Programação

  • PROGRAMA E DISTRIBUIÇÃO DOS ITENS DO CONTEÚDO NO CALENDÁRIO

    PROGRAMA E DISTRIBUIÇÃO DOS ITENS DO CONTEÚDO NO CALENDÁRIO

     

    1. Levantamento das tipologias da documentação audiovisual e problemas da diversidade de suportes em contínua renovação.

    Dias Agosto 19-26

    A Arte Fotográfica. Revista Mensal dos Progressos da Photographia e Artes Correlativas. Direcção Litteraria e Artistica. Porto: Photografia Moderna edit., 1884. (fac-símile). 

    BARATA, A. & FURTADO, J. A. Mundos da Fotografia. Orientações para a constituição de uma Biblioteca Básica. Portugal. Centro Português de Fotografia, 2006.

     

    Dias Setembro 02-16-23-30

     

     2) A especificidade da documentação audiovisual em relação à documentação escrita.

    Referências

    BELLOTTO, .H. L. CAMARGO, ..A. M. A. Dicionário de terminologia arquivística. São Paulo, AARQ-SP 1996. BETHÔNICO, J., Signos audiovisuais e ciência da informação; uma avaliação. Encontros Biblio, Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2010. CARVALHO, Vânia Carneiro de; LIMA, Solange Ferraz de. Cultura visual: tipos e estereótipos na era da reprodutibilidade técnica da imagem. Dobras (Barueri, SP), v. 11, p. 56-66, 2012. DALL´OLIO, R. L. dos S., Representações da paisagem brasileira por lentes francesas: um estudo de caso, (Dissertação de Mestrado) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 2012. ESPERANÇA, Eduardo. Para uma ontologia do arquivo de imagem em movimento. Disponível em: . Acesso em: 22 set. 2012

    3) Organização de produtos audiovisuais em bibliotecas, centros de documentação, arquivos.

     Referências

    BARRETO, A., “Mudança estrutural no fluxo do conhecimento: a comunicação eletrônica”, Revista Ciência da Informação, Disponível em http://www. scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651998000200003, 1998. 848 --------“Desafios e avanços na recuperação automática da informação audiovisual”, Revista Ciência da Informação v. 36, n. 3, p. 17-28, set./dez., Brasília, 2007.

    BARRETO, J. S. Desafios e avanços na recuperação automática da informação audiovisual, Ciência da Informação. Brasilia,v.36,n.3,p.17-28,set./dez.2007

     

    Dias Outubro 07-14-21-28

     

    4) Análise documentária audiovisual e recuperação da informação.

     

    LANCASTER, F.W. Indexação e resumos: teoria e prática. 2. ed. rev. atual. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2004. LARA, M, ORTEGA, C., “A noção de documento: de Otlet aos dias de hoje”, DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, v. 11, n. 2, abr. 2010, Rio de Janeiro, Acessado: 7 de maio de 2010.

    LIMA, Solange Ferraz . A41. Breve história de um armário de doações e suas implicações. História. Questões e Debates, v. 61, p. 155-175, 2014.

    MAIMONE, G.D., TÁLAMO, M. F. G. M., “Tratamento informacional de imagens artístico-pictóricas no contexto da Ciência da Informação”. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, abr. 2008. MADIO, .T..C.;

     

    Dias Outubro 07-14-21-28

     

    5) A organização de arquivos fotográficos e cinematográficos.

     

     

    Dias Novembro 04-18-25-

     

    6) Preservação dos documentos audiovisuais e recuperação da informação.

     

    CARVALHO, Vânia Carneiro de; LIMA, Solange Ferraz de. Cultura visual: tipos e estereótipos na era da reprodutibilidade técnica da imagem. Dobras (Barueri, SP), v. 11, p. 56-66, 2012.

     

    DIFUSÃO DE FILMES ESTEREOSCÓPICOS. Revista Universitária do Audiovisual, disponível em: . Acesso em 19 abr. 2011.

     

    7) Instituições culturais e educacionais: Arquivos, Museus, Bibliotecas e Centro de Documentação e o uso ampliado do documento audiovisual

     Avaliação - DIA 19 DE NOVEMBRO

    Dezembro

    02 -  CONTAR FREQUÊNCIA: 02 DE DEZEMBRO

     

                   

    Método

    Aulas expositivas, discussões em sala de aula, leitura, visitas técnicas e elaboração de projetos

    Critério

    Trabalhos e prova

    Norma de Recuperação

    Apresentação de trabalho e/ou realização de prova escrita pelos alunos regimentalmente habilitados e segundo prazos fixados pelo Calendário Escolar

     

    Bibliografia

                   

    A Arte Fotográfica. Revista Mensal dos Progressos da Photographia e Artes Correlativas. Direcção Litteraria e Artistica. Porto: Photografia Moderna edit., 1884. (fac-símile).

    BARATA, A. & FURTADO, J. A. Mundos da Fotografia. Orientações para a constituição de uma Biblioteca Básica. Portugal. Centro Português de Fotografia, 2006.

    BARRETO, A., “Mudança estrutural no fluxo do conhecimento: a comunicação eletrônica”, Revista Ciência da Informação, Disponível em http://www. scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651998000200003, 1998. 848 --------“Desafios e avanços na recuperação automática da informação audiovisual”, Revista Ciência da Informação v. 36, n. 3, p. 17-28, set./dez., Brasília, 2007.

    BARRETO, J. S. Desafios e avanços na recuperação automática da informação audiovisual, Ciência da Informação. Brasilia,v.36,n.3,p.17-28,set./dez.2007.

    BELLOTTO, .H. L. CAMARGO, ..A. M. A. Dicionário de terminologia arquivística. São Paulo, AARQ-SP 1996. BETHÔNICO, J., Signos audiovisuais e ciência da informação; uma avaliação. Encontros Biblio, Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2010.

    CARVALHO, Vânia Carneiro de; LIMA, Solange Ferraz de. Cultura visual: tipos e estereótipos na era da reprodutibilidade técnica da imagem. Dobras (Barueri, SP), v. 11, p. 56-66, 2012.

    DALL´OLIO, R. L. dos S., Representações da paisagem brasileira por lentes francesas: um estudo de caso, (Dissertação de Mestrado) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 2012.

    ESPERANÇA, Eduardo. Para uma ontologia do arquivo de imagem em movimento. Disponível em: . Acesso em: 22 set. 2012.

    ESPÍRITO SANTO, S.M. El presente contínuo y El documento audiovisual: consecuencias disciplarias em La enseñanza de Ciencias de La Informação. In: Antalya, Turquia, 2014

    FlUSSER, V. O mundo codificado. Por uma filosofia do Design e da Comunicação. São Paulo: Cosac & Naif, 2007.

    HOBSBAWM, E., A Era dos Extremos: o breve século XX, Edit. Cia das Letras, São Paulo, 1995. KAC, E., Luz & Letra. Ensaios de Arte, Literatura e Comunicação, Coleção NImagem, Editora Contra Capa, Rio de Janeiro, 2004.

    KOSSOY, B., Dicionário Histórico-Fotográfico Brasileiro, Fotógrafos e Ofício da Fotografia no Brasil (1833-1910), Instituto Moreira Sales, São Paulo, 2002. --------(Org.). Imagens da coleção Fotohiostorama coleção do Museu da Fotografia Agfa de Colonia – Alemania. Catálogo da exposição no Museu da Imagem e do Som, São Paulo, 1981.

    LANCASTER, F.W. Indexação e resumos: teoria e prática. 2. ed. rev. atual. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2004. LARA, M, ORTEGA, C., “A noção de documento: de Otlet aos dias de hoje”, DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, v. 11, n. 2, abr. 2010, Rio de Janeiro, Acessado: 7 de maio de 2010. LIMA, Solange Ferraz . A41. Breve história de um armário de doações e suas implicações. História. Questões e Debates, v. 61, p. 155-175, 2014.

    MAIMONE, G.D., TÁLAMO, M. F. G. M., “Tratamento informacional de imagens artístico-pictóricas no contexto da Ciência da Informação”. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, abr. 2008. MADIO, .T..C.;

     SILVA, F.C.C. O documento audiovisual inserido em ambiente de arquivo. Enancib, 2011. Disponível em http://enancib.ibict.br/index.php/xii/enancibXII/paper/view/854. Acesso em 2 abril de 2012,

    MANINI, M. P. A fotografia como registro e como documento de arquivo. In: Bartalo, L. Moreno, N. Al (org.). Gestão em arquivologia: abordagens múltiplas. Londrina: EFUEL, 2008. 

    MENESES, Bezerra, Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares, En: http://www.scielo.br/pdf/rbh/v23n45/ 16519.pdf, 2003.

    MCLUHAN, M. A., Galáxia de Gutenberg, Nacional, São Paulo, 1977. 

    SILVA, A. M., Arquivologia pós-custodial e seu arcabouço teórico. Disponível em: www.aarqes.org.br/cna2010/.../Armando%20Malheiro%20-. Recuperado el: 01 de abril de 2013. Vitória, ES - IV CNA 19 a 22 Otubro, 2010. 

    RIBEIRO, F. Gestão da Informação / Preservação da Memória na era pós-custodial: um equilíbrio precário?. Disponível em http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/artigo8861.PDF

    SANTOS, F.E. P. Documentos e Informações Audiovisuais: a teoria arquivística e as técnicas da Biblioteconomia aplicadas à organização de arquivos de TV. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação - v.14 n.5 out/13. Disponível em http://www.dgz.org.br/out13/Art_08.

    VIRILIO, P. A., A máquina da visão. Do fotograma à viodeografia, holografia e infografia (computação eletrônica): a humanidade na “era da lógica paradoxal”, José Olympio, Rio de Janeiro, 1988.

     

     


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