Programação
-
-Apresentação dos estudantes e do Programa da Disciplina
-Discussão sobre o Programa de Aperfeiçoamento do Ensino-PAE.
Texto 1: RIVAS, N. P. P.; SILVA, G. M. ; GONÇALVES, M.F. ; SCARPINI, N. A. M. O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Universidade de São Paulo. In: Adriana Katia Corrêa; Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza. (Org.). Formação de Professores em debate: educação superior, educação profissional e licenciatura em enfermagem. 1ed. Curitiba, Paraná: Editora CRV e CAPES, 2016, v. 1, p. 113-129.
Texto 2: HARLAND, Tony. Enseñanza universitária: uma guia introductoria. Madrid, España: Ediciones Morata, 2017. Cap. 8. p. 119-129.
Texto 3: ANASTASIOU, Léa. G.C ; ALVES, Leonir .P. Estratégias de ensinagem. In: Anastasiou , L. G. C.; Alves ,L .P. Processos de ensinagem na universidade- pressupostos para as estratégias de trabalho em aula.8. ed. Joinville-SC UNIVILLE, 2015. Capítulo 3.
Texto 4: HERNÁNDEZ, Cruz A.;GUARATÉ, ANA YELENA. Modelos didácticos para situaciones y contextos de aprendizaje. Madrid, Espana: Narcea , 2017. Caps. 03 e 04. p. 39 – 188.
-
UNIDADE I - A universidade brasileira e as políticas para a educação superior: modelos de universidade, lei 9394/96 e o plano nacional de educação.
Texto 05: CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Conferência de Abertura da 26ª. Reunião Anual da ANPEd. Poços de Caldas, MG, 2003. (Site www.anped.org.br ).
Texto 06. DIAS SOBRINHO, José. Universidade em tempos de precarização e incertezas. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 3, p. 736-753, nov. 2018.
Atividades:
1. Orientações Gerais sobre a retomada da disciplina - Reunião Google-meet: Dia – 13/5/2020 -14: 00 hs Tema: Retomada da Disciplina.
2. O Ensino Superior brasileiro: breves notas – Docente responsável Profa. Dra. Noeli Prestes Padilha Rivas – DEDIC/FFCLRP/USP. GEPEFOR (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação do Professor e Currículo), cadastrado no CNPQ.
3. Reunião Google-meet: Dia: 20/5 - Horário: 14:00 hs; Tema: A universidade brasileira e as políticas para a educação superior.
4.Postagem da síntese reflexiva (1) referente à Unidade I – até o dia 20/05/2020. (Escolha de um dos textos (5 ou 6- síntese individual). -
UNIDADE II - Docência universitária: concepções, identidade, formação pedagógica, profissionalização e pesquisa.
Texto 7- CUNHA, Maria Isabel. A docência como ação complexa. In: Cunha, M.I. Trajetórias e lugares de Formação da docência Universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin Editores; Brasília, DF: CAPES: CNPq, 2010. (p.19 -34)
Texto 8 - CUNHA, Maria Isabel. Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção. Educação (Porto Alegre), v. 41, n. 1, p. 6-11, jan.-abr. 2018.
Texto 9 - ZABALZA, Miguel A Beraza. Os Professores Universitários. In: _____. O ensino universitário, seu cenário e seus protagonistas – Rumos da Universidade para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2007, p. 105 a 144. Cap.3.
Atividades:
1. Introdução ao Tema: Docência Universitária- Professora Responsável – Textos 7, 8 e 9.
2. Reunião Google-meet: Dia 27/05/2020 -Horário: 14:00 hs; Tema: Docência universitária: concepções, ide.3. Discussão e análise dos principais conceitos/ideias.
4. Postagem da síntese reflexiva (2) referente à Unidade II – até o dia 27/05/2020. (síntese individual- Escolha de um texto (7, 8 e ou 9). -
UNIDADE III - FUNDAMENTOS DO CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR
Documentos Legais: Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Superior referente a área de conhecimento de formação dos estudantes matriculados na disciplina. Site do MEC – Conselho Nacional de Educação -Diretrizes Curriculares Nacionais.
Texto 10. PACHECO, José Augusto. CURRÍCULO: ENTRE TEORIAS E MÉTODOS. Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 137, maio/ago. 2009; p.383-400.
Texto 11. TAVANO, Patricia Teixeira; ALMEIDA, Maria Isabel. CURRÍCULO: UM ARTEFATO SÓCIO- HISTÓRICO-CULTURAL . Rev. Espaço do Currículo (online), João Pessoa, v.11, n.1, p. 29-44, jan./abr, 2018.
Atividades:
Introdução ao tema: Currículo e Docência Universitária - Docente Responsável -Discussão e análise dos principais conceitos/ideias.
Reunião Google-meet: Dia 03/06/2020- Horário: 14:00 hs; Tema: Currículo e Docência Universitária.
Postagem da síntese reflexiva (3) referente à Unidade III – até o dia 03/06/2020. (síntese individual- Escolha de um texto :10 ou 11. -
UNIDADE III - Fundamentos do currículo para a educação superior.
Texto 10. PACHECO, José Augusto. CURRÍCULO: ENTRE TEORIAS E MÉTODOS. Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 137, maio/ago. 2009; p.383-400.
Texto 11. TAVANO, Patricia Teixeira; ALMEIDA, Maria Isabel. CURRÍCULO: UM ARTEFATO SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL . Rev. Espaço do Currículo (online), João Pessoa, v.11, n.1, p. 29-44, jan./ab, 2018.
Atividades:1.Introdução ao tema: Currículo e Docência Universitária - Docente Responsável -Discussão e análise dos principais conceitos/ideias.
2. Reunião Google-meet: Dia 03/06/2020- Horário: 14:00 hs; Tema: Currículo e Docência Universitária.
3. Postagem da síntese reflexiva (3) referente à Unidade III – até o dia 03/06/2020. (síntese individual- Escolha de um texto :10 ou 11. -
UNIDADE IV- Diretrizes curriculares nacionais para o ensino superior e suas implicações para os projetos político-pedagógicos de cursos de graduação.
Texto 12. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico: Continuidade ou Transgressão para acertar? In: Veiga, I.P.A. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político-Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. ( p.13-45)
Texto 13. ANASTASIOU, Léa C. Propostas curriculares em questão: saberes docentes e trajetórias de formação. In: CUNHA, Maria Isabel (org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas-SP: Papirus, 2007. Cap.3. (p.43-62).
Texto 14. MASETTO, Marcos Tarciso. INOVAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR. Revista e-curriculum, São Paulo, v.7, n.2 , agosto, 2011; p.1-20.
Atividades: (Nova -alteração)
1. Introdução ao Tema: Propostas Curriculares e Projeto Pedagógico de Curso- Docente Responsável – Texto 13
2. Reunião Google-meet: Dia 17/06/2020 - Horário: 14:00hs; Tema: Diretrizes curriculares nacionais para o ensino superior e suas implicações para os projetos político-pedagógicos de cursos de graduação. Discussão e análise dos principais conceitos/ideias.
3. Postagem da síntese reflexiva (4) referente à Unidade IV– até o dia 17/6/2020. (Síntese individual -Escolha de um dos textos- 12, 13 ou 14. -
UNIDADE V- ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DIDÁTICO: A PRÁTICA DO PLANEJAMENTO DE ENSINO (PLANO DE ENSINO)
Texto 15- VEIGA, Ilma Passos. Organização didática da aula: um projeto colaborativo de ação imediata. In: VEIGA, I. P. A . (org.) Aula: Gênese, Dimensões, Princípios e Práticas. Campinas-SP: Papirus, 2008.Cap.10.
Texto 16: LEVINSKI, Eliara Z.; CORREA, Carina T; MATTOS, M. Docência Universitária: O Planejamento da Disciplina e a Organização da aula. In: FÁVERO, Altair Alberto et al. Docência Universitária: Pressupostos Teóricos e Perspectivas Didáticas. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2015. Cap.10.(p.207-221).
Texto 17. SANCHEZ BLANCO, G.; VALCÁRCEL PÉREZ, M. V.Diseño de unidades didácticas em el área de ciências experimentales. Enseñanza de las ciências, v. 11 (1), 1993, p. 33-44. (Texto para consulta).
Atividades:
1. Introdução ao Tema: Planejamento e Organização do Processo Didático. Docente Responsável – Texto 16.2. Reunião Google-meet: Dia 24/06/2020 - Horário: 14:00 hs; Tema: Organização do processo didático: a prática do planejamento de ensino (plano de ensino)
3. Análise e discussão de Programas de Disciplina de Graduação, a partir de um roteiro.
4.Entrega de um Plano de Ensino/Curso (Individual), referente ao Ensino de Graduação, em sua área de formação- analisado de acordo com Roteiro encaminhado. Postagem na plataforma Moodle. Data: Até 01/07/2020). (Atividade Individual). -
UNIDADE VI - Processo ensino – aprendizagem: o papel da avaliação da aprendizagem (conceitos, critérios e instrumentos)
Texto 18. DEMO, Pedro. Mitologias da avaliação. 4ª Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.
Texto 19. SILVA, Natália Luiza; MENDES, Olenir Maria. Avaliação formativa no ensino superior: avanços e contradições. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 271-297, mar. 2017.
Texto 20. SORDI, Mara Regina Lemes De. Avaliação como instrumento qualificador da docência universitária. 2012. https://www.cidui.org/revistacidui/index.php/cidui/article/view/323.Atividades:
1. Introdução ao Tema: Avaliação no Ensino Superior -Docente Responsável
2. Reunião Google-meet: Dia 01/07/2020; Horário:14:00 hs; Tema: Processo ensino – aprendizagem; Discussão e análise dos principais conceitos/ideias.
3. Entrega de um artigo ou texto reflexivo sobre a docência universitária (abordando os temas das seis unidades trabalhados na disciplina) ou escolha de um tema a partir das seis Unidades. Data: Até dia 08 de julho de 2020. Colocar na Plataforma Moodle.
4. Fechamento e avaliação da Disciplina.