Aperçu des sections

  • Orientações de PEBio II

    A disciplina de PEBio II será desenvolvida por meio das seguintes abordagens:

     1)      Ensinando o estudo da VIDA:

    Temas de ensino de Biologia e de formação docente em uma perspectiva curricular sociocultural. Trata de uma formação voltada para a autonomia pedagógica do professor, que é um intelectual e protagonista nos processos curriculares e de ensino e aprendizagem na escola. Quanto aos temas e conteúdos de ensino de Biologia, parte daqueles centrais para a ciência biológica, rumo aqueles que perpassam/atravessam e interfaceiam essa ciência - temas sociocientíficos, interdisciplinares, intersaberes e os que promovem uma ruptura ao modelo curricular mais tradicional de ensino e vão em direção à perspectiva curricular sociocultural.

     2)      Aprendendo modos de ensinar o estudo da vida no cenário remoto:

    Metodologias de ensino de Biologia que enfrentem questões de ensino e aprendizagem já postas anteriormente no ensino presencial acrescidas das atuais postas pelo ensino remoto. Desenvolve abordagens e estratégias metodológicas, desde as mais tradicionais até as alternativas, explorando variados métodos, estratégias, materiais e espaços não-formais de ensino e socioculturais. Aborda ainda, a educação midiática, a ressignificação da sala de aula, as estratégias comunicacionais (participativas e interativas) e o papel do professor no atual cenário do ensino remoto.

     3)      Promovendo interação universidade-escola por meio do estágio supervisionado:

    Por meio de interações remotas com a escola, promover trocas e compartilhamentos de experiências, conhecimentos e ações entre a comunidade escolar e os participantes da disciplina de PEBio II (licenciandos, docentes e educadora). Além das relações interpessoais virtuais (entre coordenação, direção, professores, alunos e licenciandos), construir coletivamente um espaço virtual para a disponibilizar as atividades e materiais propostos e para as interações (Blog dos Estágios).

     

    As abordagens ocorrerão das seguintes formas:

     a) Nos momentos síncronos (4ª f, 9 às 12h): variadas estratégias de ensino - exposição dialogada, planejamento das atividades do estágio, oficina de instrumentos de pesquisa, materiais didáticos e ferramentas virtuais, conversa com convidado(s), discussão em pequenos grupos e debate em sala. 

    b) Nos momentos assíncronos: atividades complementares (tarefas de casa), conforme guia de estudo da semana enviado por e-mail.

    c) Nos momentos de estágio com a escola: atividades desenvolvidas pelos grupos-escola, promovendo encontros, eventos e reuniões e construindo o Blog dos Estágios de PEBio II, contendo: a) MATERIAIS de ENSINO e ATIVIDADES para os PROFESSORES (a partir do Centro de Mídias); b) MINI-CURSOS (currículo sociocultural) e c) CHAT de discussão e de apoio aos ALUNOS.

     


  • Cronograma de PEBio II

    CRONOGRAMA 2020

    Data

    TEMAS

    ATIVIDADES SÍNCRONAS

    (9 às 12h)

    REFERÊNCIAS

    16/09

    1) Ensinando o estudo da vida:

    2) Aprendendo modos de ensinar o estudo da vida no cenário remoto:

    3) Promovendo interação universidade-escola por meio do estágio supervisionado.

    Apresentação do Cronograma de Aulas e do Cronograma de Estágios de PEBio II/2020

    “O ensino de Biologia ensina Biologia”

                                            Gravação da Aula 1

    Texto 1

     

    23/09

    Currículo Escolar Sociocultural de Biologia e a Formação Docente.

     

    Conversa com convidada: ANDREA C. LASTÓRIA

    “Grupos colaborativos e comunidades de aprendizagem: a experiência do Grupo ELO”

    Gravação da Aula 2

    Podcast 1

    Vídeo 1

    Textos 2

    30/09

    Democracia digital e educação midiática.

    Construção do Blog dos Estágios.

    Conversa com convidado: MAURÍCIO S. MATOS

    “Visão crítica da tecnologia da comunicação e informação no ensino remoto” (c/oficina de construção de um blog)

    Gravação da Aula 3

    Podcasts 2 e 3

    07/10

    A história e filosofia da ciência aplicada ao ensino.

    “Principais paradigmas, conceitos e contextos de produção da Biologia”

    Gravação da Aula 4

    Textos 3

    14/10

    (11h30)

    A história natural e seus espaços de exposição e divulgação.  

    O uso de acervos e museus na ciência e no ensino da ciência.

    Conversa com convidada: GIULIA CRIPPA

    “Os naturalistas, os gabinetes de curiosidades e os museus de história natural” (12h30).

    Gravação da Aula 5

    Textos 4

     

    21/10

    Temas e conceitos centrais do ensino de Biologia.

    O uso de laboratórios e a experimentação no ensino da ciência.

    Conversa com convidado: ANTONIO VITOR ROSA

    “Saúde alimentar e saúde planetária: os ODS/ONU”

     Gravação da aula 6

    “A vida nos laboratórios”

    Texto 5

    Podcasts 4, 5 e 6

    Link 1

    28/10

    A sala de aula e o professor no ensino remoto.

    Espaços não-formais de ensino.

    Conversa com convidados: 

    CIRO A.B. MONTEIRO e CAROLINA L. GREGÓRIO

    "Biblioteca: dispositivo de impacto ambiental e social"

     Gravação da aula 7

    Texto 6

    Links 2.

    04/11

    Conteúdos e Estratégias de ensino de Biologia: uma abordagem científica e humanizada.

    Materiais e Recursos pedagógicos alternativos.

    O ensino de Biologia e a necessidade de uma ética cordial: a temática do corpo, gênero e sexualidade em sala de aula.

    Gravação da aula 8

    Podcasts 7 e 8

    Textos 7

    11/11

    Temas sociocientíficos relacionados ao estudo da vida.

    Conversa com convidada: BIANCA SANTANA

    “Quando me descobri negra: identidade e escrita de si como resistência ao racismo”

    Gravação da aula 9

    Texto 8

    18/11

    Temas interdisciplinares e outros saberes relacionados ao estudo da vida.

    O trabalho de campo na Biologia e no ensino.

    Conversa com convidados: 

    PAULO T. SANO e DIÓGENES VALDANHA NETO

    “O naturalista amador e a comunidade tradicional do capim-dourado no Jalapão”

    “Os saberes das comunidades tradicionais da Amazônia e a escola”

    Gravação da aula 10

    Podcast 9

    Textos 9

    25/11

    Temas interdisciplinares e outros saberes relacionados ao estudo da vida: calendário biológico, criptobiologia, etc.

    Conversa com convidadas: 

    MARINA TAVARES e WERYMEHE PATAXOOP

    “A licenciatura indígena na FE/UFMG”.

    Gravação da aula 11

    Textos 10

    02/12

    Relatos dos ex-alunos de PEBio-II sobre as atividades de estágio e apresentação do catálogo de árvores frutíferas do campus da USP

    Conversa com convidados:
    Jone, Ricardo, Pamela, Leonardo, Gabriel, Déborah e Samantha

    Gravação da aula 12

     

    09/12

    Os estágios na escola e a formação docente.

    MOSTRA dos Estágios - Semana 1

    Gravação da Mostra

     

    16/12

    Os estágios na escola e a formação docente.

    MOSTRA dos Estágios - Semana 2

    Gravação da Mostra

     


  • Cronograma de Estágio

    CRONOGRAMA DE ESTÁGIO

    Prática de Ensino de Biologia II - 2020

     

    DOCENTES RESPONSÁVEIS: CLARICE SUMI KAWASAKI e RAFAEL MORETTO

    EDUCADORA / SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: DANIELA CASSIA SUDAN

     

    Observações gerais:

    ü  O estágio de PEBIO II tem carga horária de 90 horas;

    ü  As supervisões ocorrerão no período de 07/10 a 09/12 (5 a 10 encontros/grupo escola);

    ü  As supervisões de atividades de estágio acontecerão remotamente, às quartas-feiras, no intervalo das 8 as 9h, de 30 a 60 minutos para cada grupo escola, em horários agendados com antecedência. Alguns encontros serão de 60 minutos/grupo escola;

    ü  Estes momentos são para: i) planejar parte das ações, ii) discutir dúvidas; iii) refletir sobre as atividades já realizadas e orientar sobre como desenvolver as atividades e apresentações de estágio;

    ü  É recomendável que todos do grupo participem desses momentos;

    ü  A agenda de supervisões e o revezamento de horários dos grupos serão acordados com a educadora, oportunamente, nas aulas síncronas;

    ü  Supervisões extras poderão ser requisitadas pelos licenciandos, docentes ou pela educadora durante o processo; 

    ü  As atividades de estágio são: ii) a produção de materiais e recursos didáticos para complementar o Centro de Mídias e auxiliar o professor; ii) a proposição de atividades de apoio aos alunos (ex. criação de chats para tirar dúvidas, fazer exercícios, tarefas, sobre vestibular e ENEM); iii) a oferta de minicursos virtuais para os alunos e iiii) a construção do SITE dos Estágios (que vai abrigar todo esse material, divulgar as atividades de estágio e oferecer espaços virtuais para trocas entre os participantes).

    ü  Os minicursos de 6 horas deverão ser ministrados até 27/11/20.

    ü  A mostra das atividades remotas de estágio ocorrerá nas duas últimas aulas – 16 e 23 de dezembro/2020, com 30 minutos de apresentação / grupo escola. O formato de apresentação será combinado oportunamente

     

    Atividades de Estágio

    Período

    Horas

    Reuniões de planejamento das atividades de estágio (do grupo-escola com docentes e/ou educadora da disciplina e com professores e coordenadores pedagógicos das escolas).

    setembro

    10h

    Produção de materiais e recursos pedagógicos complementares ao CM para os professores.

    setembro

    15h

    Pesquisa bibliográfica e pesquisa junto aos alunos sobre os temas de Biologia para o planejamento e produção dos minicursos.

    setembro e outubro

    05h

    Elaboração, divulgação e aplicação dos minicursos.

    outubro e novembro

    20h

    Criação e atuação nos chats de apoio aos alunos.

    outubro e novembro

    10h

    Elaboração e manutenção do BLOG dos Estágios.

    setembro, outubro, novembro e dezembro

    20h

    Supervisões

    outubro, novembro e dezembro

    10h

     

     

    90h

     


  • AVALIAÇÃO DE PEBIO II

     

    N

    INSTRUMENTOS DE AVALIÇÃO

    PESOS

    1

    Site dos Estágios (com materiais de ensino, recursos pedagógicos, atividades para professores e alunos e minicursos)

    2,5

    2

    Minicursos e outras atividades (lives, saraus, feiras, experimentos, jogos, brincadeiras, exposições, etc)

    2,5

    3

    Supervisões de Estágio e reuniões de planejamento

    1,5

    4

    Prova escrita

    1,0

    5

    Presença e participação

    1,0

    6

    Mostra de Estágios

    1,0

    7

    Auto avaliação

    0,5

     


  • GUIAS DE ESTUDO

    Guia de Estudo da Semana 1 (16/09/20):

    Ler o Texto 1 e responder à seguinte questão:

    Identifiquem e discutam os diversos pontos do texto que explicam o seu título “Este artigo não contém colesterol: pelo fim das imposturas intelectuais no ensino de ciências”.


    Guia de Estudo da Semana 2 (23/09/20):

    Ouvir o podcast 1 (https://www.youtube.com/watch?v=j0zZBbaAEfo&t=2070s) e responder às seguintes questões:

    1)      Situe e discuta a proposta do Currículo Escolar Cultural no momento social que Marcos Neira chama de pós-moderno e pós-crítico (EE Alcides Corrêa).

    2)      Discuta a relação entre a função social da escola, em virtude da democratização do acesso à escola, e a proposta do Currículo Escolar Cultural (EE Eugênia Vilhena).

    3)      Descreva a proposta do Currículo Escolar Cultural, em relação a conhecimentos, linguagem, formação docente e práticas pedagógicas (EE Paiva II).

    4)      Apresente e discuta a concepção de conhecimento científico e as práticas pedagógicas propostas neste Currículo Escolar Cultural (EE Romeu Alberti).

    Guia de Estudo da Semana 4 (07/10/20):

    Nesta aula, abordaremos aspectos históricos e filosóficos da Biologia, trazendo alguns paradigmas, conceitos e contextos de produção dessa ciência. Nesse sentido, peço que pesquisem e reflitam sobre a questão abaixo:

    Quais eram os conceitos e as explicações anteriores às teorias biológicas atuais (origem da vida, teoria celular, teoria da evolução, teoria do contagium vivo, etc), em relação a:

    1)      SERES VIVOS e ORIGEM DA VIDA (EE Alcides Corrêa).

    2)      DIVERSIDADE dos SERES VIVOS (EE Eugênia Vilhena).

    3)      REPRODUÇÃO dos SERES VIVOS e HERANÇA BIOLÓGICA (EE Jardim Paiva II).

    4)      MICRORGANISMOS (EE Romeu Alberti).

    5)      Por que Mayr (2005) afirma ser a Biologia, uma ciência única? (voluntários)


    Guia de Estudo da Semana 6 (14/10/20):

    Nesta aula, trataremos do tema da experimentação e do uso do laboratório no ensino de Ciências e Biologia. Em relação a este segundo tópico, respondam as questões abaixo:

    1) Quais são as diferenças entre uma atividade de DEMONSTRAÇÃO, de ILUSTRAÇÃO e de EXPERIMENTAÇÃO? (EE Alcides Corrêa).

    2) Qual é a importância do uso do laboratório para o Ensino de Ciências e Biologia? Como deveria ser e estar organizado o espaço deste laboratório? (EE Eugênia Vilhena).

    3) Qual é a importância da experimentação para a ciência e para o Ensino de Ciências e Biologia? (EE Jardim Paiva II).

    4) O que é uma atividade prática no Ensino de Ciências e Biologia? (EE Romeu Alberti).

    Trataremos ainda da temática da "Saúde Alimentar e Saúde Planetária", que será abordada pelo nosso convidado Antonio Vitor Rosa.

    Para realizarmos uma dinâmica, precisamos que cada grupo escola traga pelo menos 3 slogans de produtos e/ou serviços de empresas do setor do agronegócio. Como foi algo que acordamos de último momento com o palestrante, pedimos desculpa por enviar o email muito em cima do dia da aula.

     1) Transgenia e defensivos agrícolas. Outras palavras chaves que pode-se procurar: agrotóxicos, alimentos tecnológicos. (EE Alcides Corrêa).

    2) Agricultura Natural/Biológica. (EE Eugênia Vilhena).

    3) Agrobusiness e agricultura de alta tecnologia (EE Jardim Paiva II).

    4) Alimentos saudáveis. (EE Romeu Alberti).


    Guia de Estudo da Semana 7 (28/10/20):

    Nesta aula, abordaremos os espaços e metodologias alternativos de ensino e aprendizagem. Pedimos que dois grupos-escola respondam às questões abaixo:

    1)      Elaborem duas questões a partir do texto sobre a proposta de aula invertida (EE Jardim Paiva).

    2)      Levantem os principais aspectos, vantagens e desvantagens do uso de espaços não formais para o ensino de Biologia (EE Romeu Alberti).


  • Bibliografia e outros

     

    BIBLIOGRAFIA

    1

    BIZZO, N.; KAWASAKI, C. S. Este Artigo Não Contém Colesterol: pelo fim das imposturas intelectuais no ensino de ciências. Projeto: Revista de Educação, 1(1):25-34, 1999.

    2

    CHAVES, S. Um chão sem fronteiras: ciência e arte na sala de aula. In: FERREIRA, M.S. e outros (org.) Vidas que ensinam o ensino da vida. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2020, pp. 99-105.

    KATO, D.S. (org.) Bionas para a formação de professores de Biologia: experiências no observatório da educação para a biodiversidade. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2020 (apresentação).

    LASTORIA, A. C.; ROSA, V.; ASSOLINI, F. E. P. (Org). Almanaque de espaços não formais de ensino da região metropolitana de Ribeirão Preto. FFCLRP/USP, 2018.

    3

    DAWKINS, R. O gene egoísta. São Paulo: Cia. Das Letras, 2007.

    GOULD, S.J. Darwin e os grandes enigmas da vida. Trad. Maria Elizabeth, São Paulo: Martins Fontes, 1982.

    MAYR, E. Biologia, ciência única: reflexões sobre a autonomia de uma disciplina científica. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

    SACKS, O. Darwin e o significado das flores. In: SACKS,O. O rio da consciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2017, pp. 11-27.

    4

    MUSEU DA VIDA e MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS (MAST).  O formal e o não-formal na dimensão educativa do museu. Caderno do Museu da Vida, 2001 e 2002.  

    MARANDINO, M.; ROCHA, P. E. D. La Biodiversidad en Exposiciones inmersivas de museos de ciencias: implicaciones para educación en museos. Enseanza de las Ciencias, v. 29 (2): 221-236, 2011.

    5

    LATOUR, B; WOOLGAR, S. A Vida de Laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.

    6

    BERGMANN, J. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2019 (capítulos 2 e 4).

    7

    SANTOS, S.P.; SILVA, E.P.Q. Experiências de pessoas trans: corpo, gênero, sexualidade e o ensino de Biologia. In: TEIXEIRA, P.P. e outros (org.) Conteúdos cordiais: biologia humanizada para uma escola sem mordaça. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2019, pp. 18-31.

    COSTA, A.B.S. e SILVA, E.D. Níquel Náusea vai à escola: usos dos quadrinhos em sala de aula. Comunicação & Educação, Ano XIX N.2, 2014, pp. 27-38.

    BOFFA, A. Você é um animal Voskovitz! São Paulo: Ed. Saraiva, 1999.

    8

    SANTANA, B. Quando me descobri negra. São Paulo: SESI-SP Editora, 2015.

    9

    VERRANGIA, D.; CASTRO, M.A.T. O ensino de Evolução: contribuição de tradições culturais africanas e afro-brasileiras para a produção de conteúdos cordiais. In: TEIXEIRA, P.P. e outros (org.) Conteúdos cordiais: biologia humanizada para uma escola sem mordaça. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2019, pp. 70-83.

    10

    TAVARES, M.L.; VALADARES, J.M. e SILVEIRA JR, C. O currículo da área de Ciências e a construção de uma pedagogia intercultural: a formação de educadores indígenas na Universidade Federal de Minas Gerais.  Cadernos CIMEAC, v. 7: 1, 2017.

    MARTEL, Y.  A vida de Pi. São Paulo: Ed. Rocco, 2004.

    PODCASTS:

    VIDEO e SITES:

     

    1 – Drops 19 (Marcos Neira)

    2 – Drops 5 (Marco Antonio de Almeida)

    3 – Drops 8 (Márcia Regina da Silva)

    4 – Drops 14 (Eduardo A.B. de Almeida)

    5 – Drops 14 (Rosa W. D. Garcia)

    6 – Entrevistas c/docentes do DB/FFCLRP-USP

    7 - Drops 12 (Antonio Carlos Roque)

    8 – Drops 20 (Domingos Alves)

    9 – Drops 13 (Marcus Vinicius da Cunha)

    LASTORIA, A. C. (Org.) Atlas Escolar HistóricoGeográfico e Ambiental de Ribeirão Preto, 2008.

     

    https://nacoesunidas.org/pos2015/ (ONU/ODS/Agenda 2030)

    www.wdl.org (Biblioteca Digital Mundial/UNESCO).

    https://www.facebook.com/bibliotecasinhajunqueira/ (Biblioteca Sinhá Junqueira/RP).

     


  • Roteiro Minicursos

    Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP

    Departamento de Educação, Informação e Comunicação

    Prática de Ensino de Biologia II

    outubro de 2020

     

     

    ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO

    PROJETO TEMÁTICO DO MINICURSO

     

     

    Escola:

    Proponentes do minicurso:

    No de alunos e professores participantes (anexar listas de presença):

    Descrição da escola e do público:

     

    Tema:

     

    1. Introdução (apresentar, descrever e justificar o tema escolhido, ressaltando a sua relevância científica e social para a formação do aluno e outros aspectos relevantes).

     

    2. Objetivos Gerais (incluir objetivos para além da Biologia e dos conteúdos conceituais).

     

    3. Sequência Didática (4-6 horas de atividades síncronas e 10-12 horas de atividades assíncronas, incluindo uso de vídeos, podcasts e outros objetos de aprendizagem, e realização de atividades com professores, coordenadores e alunos, por meio de lives, fóruns, chats, etc., no minicurso).

     

    3.1. Objetivos específicos da aula (descrição dos objetivos conceituais, atitudinais e procedimentais).

    3.2. Conteúdos (descrição dos tópicos das aulas).

    3.3. Desenvolvimento (o passo-a-passo das aulas, descrevendo os conteúdos, as formas de abordagem do conteúdo, as atividades e estratégias de ensino e os objetos de aprendizagem, tais como, vídeos, podcasts e outros materiais/recursos didáticos, que serão utilizados nestas aulas).

    3.4. Avaliação (descrição dos instrumentos e critérios de avaliação).

    3.5. Bibliografia e sites para o aluno.

    3.6. Protocolos/roteiros de atividades práticas e exercícios.

     

    4. Bibliografia Geral (utilizada na elaboração do PTE).

     

    5. Anexos (listas de presença, relatórios das aulas, etc.).

     

    6. Avaliação do desenvolvimento e aplicação do minicurso (análise crítica, em relação ao planejamento, produção e aplicação).

     

    7. Avaliação da experiência pedagógica vivenciada neste estágio para a sua formação docente (individual).

     

    **Os itens (1), (2) e (3) devem ser entregues antes da aplicação do minicurso; os itens (4), (5), (6) e (7), ao final da disciplina**


  • Section 8

  • Section 9