Passer au contenu principal
Panneau latéral
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Français (fr)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Rechercher
Fermer
Rechercher
Activer/désactiver la saisie de recherche
Acessar
EDM0422 - Metodologia do Ensino de Geografia II (2019)
Accueil
Cours
2019
FE
EDM
EDM0422-2019
Aperçu des sections
Généralités
Tout replier
Tout déplier
Avisos
Forum
Cronograma da Disciplina - Metodologia de Ensino de Geografia II
Fichier
A escola, o currículo e a geografia escolar
Texto Obrigatório - LIBÂNEO, José Carlos. Sistema de ensino, escola e sala de aula: onde se produz a qualidade da aprendizagem? 2006, p.70-125.
Fichier
Texto Obrigatório - YOUNG, Michael. A teoria do currículo: o que é e porque é importante. p. 190-203.
Fichier
Texto Complementar - LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. 2012, p. 13-28.
Fichier
Texto Complementar - YOUNG, Michael. Superando a crise na teoria do currículo: uma abordagem baseada no conhecimento. 2013. p. 225-250.
Fichier
Bases teóricas e metodológicas para o ensino de Geografia
Texto Obrigatório - MERÉNNE-SCHOUMAKER. Introdução: o que é a didática da Geografia. p.09-14.
Fichier
Texto Obrigatório - MEIRIEU, Philippe. Cap. 2: O que é aprender? p.66-78.
Fichier
Texto Complementar - MOREIRA, Ruy. Conceitos, categorias e princípios lógicos para o método e o ensino de Geografia. p.105-118.
Fichier
Construção de conceitos científicos
Texto Obrigatório - YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? p.1287-1301.
Fichier
Sequência didática e ensino por investigação
Texto Obrigatório - CARVALHO, Anna Maria Pessoa & SASSERON, Lúcia. Sequência de ensino investigativas (SEIS). p.151-172.
Fichier
Texto Obrigatório - CASTELLAR, Sonia & MACHADO, Julio Epifânio. O ensino de geografia física na Educação Básica: sobre a superação do obstáculo para a aprendizagem. p.229-250.
Fichier
Texto Complementar - ZABALA, Antonio. As sequências didáticas e as sequências de conteúdo. p.53-87.
Fichier
A avaliação da aprendizagem
Texto Obrigatório - MERÉNNE-SCHOUMAKER, Bernadete. Organizar a avaliação dos conhecimentos e das aprendizagens. p.199-238.
Fichier
Texto Obrigatório - PERRENOUD, Phillipe. Não! Não mexa na minha avaliação. p. 145-168.
Fichier
Texto Complementar - (Fichamento) MACEDO, Lino de. Desafios à prática docente reflexiva.
Fichier
Pensamento espacial e a sua relação com a Cartografia
Texto Obrigatório - SIMIELLI, Maria Elena. Cartografia no Ensino Fundamental e Médio. p.92-108.
Fichier
Texto Obrigatório - CASTELLAR, Sonia & DE PAULA, Igor. Recontextualizando la educación geográfica por medio del pensamiento espacial y del raciocínio geográfico. 26 p.
Fichier
Texto Obrigatório - CASTELLAR, Sonia & JULIASZ, Paula. Educação Geográfica e o Pensamento Espacial: Conceitos e Representações. p.160-178.
Fichier
Texto Complementar - CASTELLAR, Sonia. A cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. p.121-135.
Fichier
Museu e espaços não formais
Texto Obrigatório - ALDEROQUI, S. Museo y escuela: una sociedad posible. p.29-43.
Fichier
Texto Obrigatório - CARVALHO, Anna Maria Pessoa. Os estágios em museus. p.97-103.
Fichier
Domínios morfoclimáticos
Texto Obrigatório - ROSS, Jurandyr. Relevo brasileiro: planaltos, planícies e depressões. p. 41-61.
Fichier
Ciência, tecnologia e sociedade: Alfabetização científica em Geografia
Texto Obrigatório - SANTOS, Wildson. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, desafios e perspectivas. p. 474-492.
Fichier
Texto Obrigatório - CARVALHO, Anna Maria Pessoa & SASSERON, Lúcia. Almejando a alfabetização científica no Ensino Fundamental. p.333-352.
Fichier
Texto Complementar - SASSERON, Lucia & CARVALHO, Anna Maria Pessoa. Alfabetização Cientifica: uma revisão bibliográfica. p.59-77.
Fichier
Texto Complementar - MORAES, Jerusa. Teoria e prática da Geografia Escolar. In: CASTELLAR, Sonia.Didática da Geografia. p.221-242.
Fichier
Geossistemas
Texto Obrigatório - ROSS, Jurandyr. Análise Geográfica Integrada. p. 23-61.
Fichier
Ensino sobre os conteúdos de cidade e urbano - Como ensinar?
Texto Obrigatório - VENEGAS, Cláudia. El estudio de la ciudad y lo urbano. p.167-177.
Fichier
Texto Complementar - BONAFÉ, Jaume. La ciudad en el curriculum y el curriculum en la ciudad. p.01-28.
Fichier
Trabalho de campo como metodologia do ensino
Texto Obrigatório - ALENTEJANO, Paulo & ROCHA-LEÃO, Otávio. Trabalho de campo, uma ferramenta essencial para os geógrafos ou um instrumento banalizado? p.51-68.
Fichier
Texto Obrigatório - MONBEIG, Pierre. O papel e o valor do ensino de Geografia e sua pesquisa. p.05-27.
Fichier
Diferentes linguagens na metodologia do ensino de Geografia
Texto Obrigatório - CANTO, Tania. Cartografia e Arte: novas linhas para pensar e falar de mapas, educação e geografia na atualidade. p.131-145.
Fichier
Texto Complementar - CASTELLAR, Sonia & MORAES, Jerusa. O uso das diferentes linguagens em sala de aula. p. 65-98.
Fichier
Texto Complementar - CELY, Alexander & LACHE, Núbia. Geografia e Literatura: uma leitura de Borges para o Ensino de Geografia. p.153-170.
Fichier
Jogos interativos e não interativos
Texto Obrigatório - CASTELLAR, Sonia et al. Jogos e Resolução de Problemas para o entendimento do espaço geográfico no ensino de Geografia. p. 250-275.
Fichier