Programação

  • Entrega da Avaliação -10/06

    ATENÇÃO !!! 

    Prova individual, a ser enviada em formato digital até a segunda-feira 10/06 e entregue impressa na aula de 11/06 !!!

    (corpo 12, espaçamento 1.5)

  • Programa da Disciplina - versão 2

    Segue programa atualizado

  • 19/03

    1.1. Estruturalismo genético – a teoria construtivista do desenvolvimento moral
    Moralidade e eticidade - universalismo moral e relativismo ético


    KOHLBERG, Lawrence. De lo que es a lo que debe ser [1971]. Buenos Aires, Prometeo Libros, 2009.

    FREITAG, Barbara. “Estruturalismo genético e gênese da consciência moral” (Cap. 6) e “Moralidade e educação moral” (Cap. 7). In: FREITAG, B. Itinerários de Antígona: A questão da moralidade. Campinas: Papirus, 1992.

  • 26/03

    1.2. Direitos Humanos e opinião pública: filogênese da moralidade?


    SANTOS, Boaventura de Souza. “Para uma concepção intercultural dos Direitos Humanos” (Cap.13). In: SANTOS, B. S. A gramática do tempo: por uma nova cultura política. São Paulo, Ed. Cortez, 2006. 

    VENTURI, Gustavo. “O potencial emancipatório e a irreversibilidade dos direitos humanos” (p. 9- 25). In: VENTURI, G. (org.) Direitos Humanos: percepções da opinião pública. Brasília, SDH-PR, 2010.


    > Práticas de Pesquisa (2ª Parte da Aula)

    Indicações de preferências por temas

  • 02/04

    1.3. (In)tolerâncias X respeito às diferenças/ valorização da diversidade 

    PETRONI, Lucas. Temos o dever de tolerar? Revista Brasileira de Ciência Política, nº15. Brasília, set-dez 2014, pp. 95-125. 

    WALZER, Michel. “Practical Issues” (Cap. 4). In: WALZER, M. On Toleration. New Haven and London, Yale Un. Press, 1997.


    Práticas de Pesquisa (2ª Parte da Aula)

    - Estrutura de projeto e Problema sociológico - Indicação de Temas

    Revisão de métodos e técnicas Definição por temas/ formação de equipes/ bibliografia


  • 09/04

    Métodos e Técnicas  


    LEMIEUX, Cyril. “Problematizar”. In: PAUGAM, Serge. A pesquisa sociológica. Petrópolis, Vozes, 2015. p. 33-52


    Esboço do plano de trabalho: (1) tema e problema de pesquisa, (2) técnica, amostra e instrumentos, (3) levantamento bibliográfico

  • 16/04 - Semana da Páscoa

    Não temos aula.

  • 23/04

    2.1. Universalismo moral e fragmentações identitárias          

    HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Riio de Janeio: Dp&A, 2006. cap. 1 e 2

    DUBAR, Claude. A crise das identidades: a interpretação de uma mutação. São paulo: Editora da Universidade de São paulo, 2009. cap 1, p. 25-74. cap. 5, p. 193-256.


    >> 2ª parte da aula

    Esboço do projeto de pesquisa: tema, questões e hipóteses

  • 30/04

    2.2. Interseccionalidades e marcadores sociais da diferença

    Aula Ministrada pela Prof. Márcia Couto


    HENNING C.E. Interseccionalidade e pensamento feminista: as contribuições históricas e os debates contemporâneos acerca do entrelaçamento de marcadores sociais da diferença.  Londrina: Mediações, 2015, jul-dez; 20 (2): 97-128.

     

    BRAH A. Diferença, diversidade, diferenciação. Cadernos Pagu. 2006; jan-jun(26): 329-376.


    >> 2ª parte da aula

    Esboço dos projetos de pesquisa: técnica, amostra e instrumentos

  • 07/05

    2.3. Classes sociais: redistribuição X reconhecimento


    HONNETH, Axel. “Desrespeito e resistência: a lógica moral dos conflitos sociais” (Cap.8). In:  HONNETH, A. Luta por reconhecimento[1992]. São Paulo, Ed. 34, 2003.

    FRASER, Nancy. Da redistribuição ao reconhecimento? Dilemas da justiça numa era “pós-socialista”. Cadernos de Campo, São paulo, n. 14/15, p. 231-239, 2006.


    >> 2ª parte da aula

    Em equipes Consolidação dos projetos de pesquisa

  • 14/05

    2.4.      Raças e racismo 

     

    COSTA, Sérgio. “Paradoxos do anti-racismo: os estudos raciais e seus críticos” (Cap.7). In: Dois Atlânticos – Teoria social, anti-racismo, cosmopolitismo. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2006.

    GUIMARÃES, Antonio Sérgio. Racismo e anti-racismo no Brasil.  Novos Estudos Cebrap. n.43, novembro 1995 (pp. 26-44).


    >> 2ª parte da aula

    Apresentação e entrega do PASSO 1 dos projetos de pesquisa

  • 21/05

    2.5.   Gênero e misoginia
    2.6.   Sexualidades e LGBTfobia

     SCOTT, Joan Wallach. “Algunas reflexiones adicionales sobre género y política” (Cap. 10). In: Género e historia [1999]. México, FCE/UNAM, 2008.

    LUGONES, M. 2008. Colonialidad y género

    MISKOLCI, Richard. A teoria queer e a sociologia: o desafio de uma analítica da normalização. Sociologias, Porto Alegre, ano 11, nº 21, jan./jun. 2009, p. 150-182.

    JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Homofobia: limites e possibilidades de um conceitoem meio a disputas. Bagoas, v.1 n.1,  2007.


    >> 2ª parte da aula

    Devolução do Passo 1 

    Em equipes: Revisão final dos projetos

  • PPTs Aulas

  • 28/05

    Atividades da  SeCS


    Atenção às datas:

    28/05 a 11/06 PROVA - avaliação individual, a ser realizada em casa. Envio digital até 10/06 e entrega impressa na aula de 11/06 

    31/05 Início da realização dos trabalhos de campo

  • 04/06

    Análise dos resultados iniciais do campo 


    Recordando... 

    09/06 Data ideal para a finalização dos trabalhos de campo

  • 11/06

    Discussão e elaboração do trabalho

  • 18/06

    Seminários - PASSO 2
  • 25/06

    > Devolução e comentário das provas 

    > Discussão e ajustes finais do trabalho

  • 02/07

    Entrega e apresentação do TRABALHO FINAL