Programação
-
ATENÇÃO !!!
Prova individual, a ser enviada em formato digital até a segunda-feira 10/06 e entregue impressa na aula de 11/06 !!!
(corpo 12, espaçamento 1.5) -
Segue programa atualizado
-
1.1. Estruturalismo genético – a teoria construtivista do desenvolvimento moral
Moralidade e eticidade - universalismo moral e relativismo éticoKOHLBERG, Lawrence. De lo que es a lo que debe ser [1971]. Buenos Aires, Prometeo Libros, 2009.
FREITAG, Barbara. “Estruturalismo genético e gênese da consciência moral” (Cap. 6) e “Moralidade e educação moral” (Cap. 7). In: FREITAG, B. Itinerários de Antígona: A questão da moralidade. Campinas: Papirus, 1992.
-
1.2. Direitos Humanos e opinião pública: filogênese da moralidade?
SANTOS, Boaventura de Souza. “Para uma concepção intercultural dos Direitos Humanos” (Cap.13). In: SANTOS, B. S. A gramática do tempo: por uma nova cultura política. São Paulo, Ed. Cortez, 2006.
VENTURI, Gustavo. “O potencial emancipatório e a irreversibilidade dos direitos humanos” (p. 9- 25). In: VENTURI, G. (org.) Direitos Humanos: percepções da opinião pública. Brasília, SDH-PR, 2010.
> Práticas de Pesquisa (2ª Parte da Aula)
Indicações de preferências por temas
-
1.3. (In)tolerâncias X respeito às diferenças/ valorização da diversidade
PETRONI, Lucas. Temos o dever de tolerar? Revista Brasileira de Ciência Política, nº15. Brasília, set-dez 2014, pp. 95-125.
WALZER, Michel. “Practical Issues” (Cap. 4). In: WALZER, M. On Toleration. New Haven and London, Yale Un. Press, 1997.
> Práticas de Pesquisa (2ª Parte da Aula)
- Estrutura de projeto e Problema sociológico - Indicação de Temas
- Revisão de métodos e técnicas Definição por temas/ formação de equipes/ bibliografia
-
Métodos e Técnicas
LEMIEUX, Cyril. “Problematizar”. In: PAUGAM, Serge. A pesquisa sociológica. Petrópolis, Vozes, 2015. p. 33-52
Esboço do plano de trabalho: (1) tema e problema de pesquisa, (2) técnica, amostra e instrumentos, (3) levantamento bibliográfico
-
Não temos aula.
-
2.1. Universalismo moral e fragmentações identitárias
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Riio de Janeio: Dp&A, 2006. cap. 1 e 2
DUBAR, Claude. A crise das identidades: a interpretação de uma mutação. São paulo: Editora da Universidade de São paulo, 2009. cap 1, p. 25-74. cap. 5, p. 193-256.
>> 2ª parte da aula
Esboço do projeto de pesquisa: tema, questões e hipóteses
-
2.2. Interseccionalidades e marcadores sociais da diferença
Aula Ministrada pela Prof. Márcia Couto
HENNING C.E. Interseccionalidade e pensamento feminista: as contribuições históricas e os debates contemporâneos acerca do entrelaçamento de marcadores sociais da diferença. Londrina: Mediações, 2015, jul-dez; 20 (2): 97-128.
BRAH A. Diferença, diversidade, diferenciação. Cadernos Pagu. 2006; jan-jun(26): 329-376.
>> 2ª parte da aula
Esboço dos projetos de pesquisa: técnica, amostra e instrumentos
-
2.3. Classes sociais: redistribuição X reconhecimento
HONNETH, Axel. “Desrespeito e resistência: a lógica moral dos conflitos sociais” (Cap.8). In: HONNETH, A. Luta por reconhecimento[1992]. São Paulo, Ed. 34, 2003.
FRASER, Nancy. Da redistribuição ao reconhecimento? Dilemas da justiça numa era “pós-socialista”. Cadernos de Campo, São paulo, n. 14/15, p. 231-239, 2006.
>> 2ª parte da aula
Em equipes Consolidação dos projetos de pesquisa -
2.4. Raças e racismo
COSTA, Sérgio. “Paradoxos do anti-racismo: os estudos raciais e seus críticos” (Cap.7). In: Dois Atlânticos – Teoria social, anti-racismo, cosmopolitismo. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2006.
GUIMARÃES, Antonio Sérgio. Racismo e anti-racismo no Brasil. Novos Estudos Cebrap. n.43, novembro 1995 (pp. 26-44).
>> 2ª parte da aula
Apresentação e entrega do PASSO 1 dos projetos de pesquisa
-
2.5. Gênero e misoginia
2.6. Sexualidades e LGBTfobiaSCOTT, Joan Wallach. “Algunas reflexiones adicionales sobre género y política” (Cap. 10). In: Género e historia [1999]. México, FCE/UNAM, 2008.
LUGONES, M. 2008. Colonialidad y género
MISKOLCI, Richard. A teoria queer e a sociologia: o desafio de uma analítica da normalização. Sociologias, Porto Alegre, ano 11, nº 21, jan./jun. 2009, p. 150-182.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Homofobia: limites e possibilidades de um conceitoem meio a disputas. Bagoas, v.1 n.1, 2007.
>> 2ª parte da aula
Devolução do Passo 1
Em equipes: Revisão final dos projetos
-
Atividades da SeCS
Atenção às datas:
28/05 a 11/06 PROVA - avaliação individual, a ser realizada em casa. Envio digital até 10/06 e entrega impressa na aula de 11/06
31/05 Início da realização dos trabalhos de campo
-
Análise dos resultados iniciais do campo
Recordando...
09/06 Data ideal para a finalização dos trabalhos de campo
-
Discussão e elaboração do trabalho
-
Seminários - PASSO 2
-
> Devolução e comentário das provas
> Discussão e ajustes finais do trabalho
-
Entrega e apresentação do TRABALHO FINAL