Indice degli argomenti
-
Turmas 1 (14-16h00)
Local da aula: ANFITEATRO DO PAV DE CIENCIAS HUMANAS
Professora Responsável: Prof. Margarete Boteon - margo.boteon@gmail.com
Monitoria: Cristiane Mitie Ogino
PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA
DATA
MÓDULO
AULA
22/fev
Economia
1
01/mar
Economia
2
08/mar
Administração Geral / Planejamento
3
15/mar
Planejamento/Análise de Mercado
4
22/mar
Marketing + Desafios do Setor Agro
5
29/mar
Empreendedorismo e Plano de negócios
6
05/abr
AÇÕES COLETIVAS / Associativismo
7
12/abr
PROVA I
19/abr
Recesso
26/abr
COMERCIALIZAÇÃO
8
03/mai
Gestão das Propriedades Rurais
9
10/mai
Custo de Produção – indicadores
10
17/mai
Custo de Produção
11
24/mai
Análise Financeira
12
31/mai
Análise Financeira
13
07/jun
PROVA II
14/jun
Recesso
21/jun
Recesso
28/jun
Prova Repositiva (matéria toda do STOA, sem consulta)
12/07 – PROVA DE RECUPERAÇÃO – ATENÇÃO A SALA É DIFERENTE E TAMBÉM O HORÁRIO: 16:00 Sala 233
(Matéria toda do STOA, sem consulta)
-
Segue a programação das aulas e as datas das provas da disciplina LES 667.
-
atenção, as 13h00, desta sexta-feira (24), será feita a revisão de prova. O aluno vai revisar o gabarito e pode solicitar a revisão com base no gabarito.
-
VOCÊ IRÁ FAZER A PROVA SUBSTITUTIVA/REPOSITIVA NO DIA 28/06?
-
Aula 2: Economia & Agronegócio: tópicos importantes
-
Importante e premiada tese de doutorado a respeito da importância do agronegócio na economia brasileira. Leitura obrigatória: Capítulo 1,2 e 6.
-
Série do estadão com Economistas que avaliam a situação atual do Brasil & saídas.
-
1.Qual foi o crescimento do PIB em 2018? Explique o comportamento do PIB NO ANO. Quais variáveis que construíram positivamente e negativamente e porque?2.Qual a perspectiva para 2019 do PIB em números e as variáveis mais importantes que devem afetar (positivamente e negativamente) o comportamento do PIB?3.O que aconteceu com a taxa de crescimento do PIB nos anos de 2015 e 2016? Quais os fatores que levaram ao desempenho do PIB no período? Esse comportamento observado do PIB pode se repetir nos Próximos anos e porque?4.“Crescemos pouco, porque investimentos pouco” ... “O motor do crescimento precisa ser o investimento que eleve a produtividade do setor produtor.” Declarações do economista José Mendonça de Barros no Caderno de Economia do Estadão em 2/03/2014. Vc concorda com essa afirmação do ex-secretário do Ministério da Fazenda? Explique.5.“Como sair da armadilha de baixo crescimento brasileiro na média dos últimos 30 anos” (os voos de galinha)? De que forma o aumento da produtividade pode ser uma saída?6.Qual foi o desempenho do agronegócio entre os anos de 2015 e 2016 e em 2017 em comparação ao desempenho da economia em geral ? Explique e avalie as variáveis chaves que explica tal comportamento.7.Nas últimas décadas, quais são as contribuições que o agronegócio apresentou para o crescimento econômico brasileiro (PIB)? Como o agronegócio influencia na fórmula de cálculo do PIB e qual foi sua contribuição para o crescimento da economia nos últimos anos. Porque o crescimento do PIB do agronegócio nem sempre beneficia os produtores rurais?8.Os dados divulgados pelo IBGE não são os mesmos divulgados pelo Cepea sobre o PIB Agropecuário/Agronegócio. Qual metodologia é mais correta? Explique as duas metodologias e suas funcionalidades. Explique o porquê dos números divulgados pelas instituições foram muito divergentes.
-
-
Aula 22/03/2019 - Planejamento Agroindustrial: Teoria e Aplicação nas Grandes Empresas
Aula ministrada pela Ana Beatriz F. Barboza (Analista Planejamento da Raízen).
-
TAREFA: PDCA (tarefa em grupo – máximo 5 alunos)
- Crie uma empresa (de qualquer segmento);
- Elenque três problemas recorrentes na empresa criada;
- Determine se estes problemas são possíveis de serem solucionados sem mudar o plano (obs: Pelo menos 1 tem que ser um problema que exige replanejamento)
- A partir do problema que exige replanejamento utilizem:
2) Espinha de Peixe;
3) Matriz de Causa e Efeito;
4) Matriz esforço e impacto.
Deixem bem representado as etapas do PDCA que se encontram;
Proponham soluções para os problemas.
A tarefa deve ser entregue até o dia 7 de abril. Apenas 1 integrante do grupo deve endossar o documento.
Bom trabalho!
-
Teoria Geral da Comercialização, em especial, os custos de comercialização.
-
-
-
Essa atividade é individual, não será feita em grupo. O exercício é feito no STOA e cada aluno tem duas horas para responder. Use o material da disciplina para orientar.
-
Principais conceitos para a apuração do Custo de Produção Agropecuária.
-
Material completo a respeito do Custo Total de Produção - parte teórica + culturas perenes.
-
Matéria de capa da Revista Hortifuti Brasil onde aborda de um modo informal os principais conceitos a respeito do Custo de Produção agropecuário. Leitura das páginas 6-13. Ela é uma leitura complementar para a Prova II.
-
Texto-Base: Alves, L.; Barros, C.S.C; Mosaki, M. Custo de produção e gestão operacional das fazendas 18-31p. IN: "Manual de Boas Práticas de Manejo do Algodoeiro em Mato Grosso” - IMA - 2012 (http://www.imamt.com.br/system/anexos/arquivos/187/original/manual_2_cap1_1_.pdf?1359743094)
-
BARROS, Gestão de negócios agropecuários com foco no patrimônio. Série Didática D-130 (janeiro de 2014).
-
Segue a planilha em Excel da aula da pesquisadora Gabriela Ribeiro, do Cepea.
-
Complete a tabela do Exercício 1 até o dia 31/05 e depois (para valer como nota da atividade) complete falso e verdadeiro na tarefa abaixo. Lembre-se que a nota será registrada se o aluno completar a tarefa de falso ou verdadeiro.
-
Caro alunos, a Tarefa consiste em completar a tabela do Exercício 1 do arquivo do WORD acima, Avaliação Patrimonial, e depois de completado o Exercício 1 (o 2 é opcional, como complemento) do WORD, acesse essa atividade e responda FALSO ou VERDADEIRO sobre o inventário da fazenda de café. Obs: Para nota, não vale só completar a tabela no arquivo em WORD, tem que completar a atividade Falso e Verdadeiro.
O EXERCÍCIO FOI PRORROGOU PARA O DIO 31 DE MAIO.
-
-
-
Caros alunos,
Segue o excel para você similar três opções de financiamento e escolher qual é a melhor opção em termos de VPtotal (qual delas retorna o menor valor presente do fluxo de caixa total do financiamento). Após fazer os três exercícios complete a tarefa no STOA (a seguir), para que possamos avaliá-lo. Essa deve ser respondida até o dia 07/06. Não esqueça de avaliar qual é a opção mais viável de financiamento.
Margarete
-
Baixe a planilha em Excel acima e faça as três simulações dos exercícios e avalie qual é o mais viável e depois complete o formulário Verdadeiro e Falso a seguir. A tarefa deve ser respondida até o dia 07/06.
-