Programação

  • Semana 1: Introdução



    Vídeo com elementos pertinentes para refletir sobre os trabalhos finais da disciplina em torno do projeto temático da ESALQ/USP 
    “Brasil, esperança alimentar do futuro!"

  • Semana 2: Ciências sociais em questão

  • Semana 3: A teoria do Processo Civilizador



    Vídeo sugerido por Marcela Mian quando da discussão em torno do pensamento de Norbert Elias sobre a interdependência humana.


    • Leitura prévia do capítulo "Evolução do conceito de civilidade" e "mudanças na agressividade", do livro de Elias:

      ELIAS, Norbert (1995), O processo civilizador. Uma história dos costumes, volume 1, São Paulo: Jorge Zahar.


    • Elias, Norbert (1994), O processo civilizador. Formação do Estado e civilização, volume 2, São Paulo: Jorge Zahar.

    • Quais ajustes ou complementos podem aprimorar o T2?

      Respostas devem ser postadas até dia 27 de agosto, terça-feira, ao meio dia. O envio deve ser realizado por um membro de cada grupo, indicando os nomes de todos que participaram da elaboração.

  • Semana 4: Exercício de redação e avaliação intermediária da disciplina

  • Semana 5: Desigualdade de gênero e introdução aos conceitos de cultura

  • Semana 6: Participação no XI Congresso Brasileiro de Turismo Rural

  • Semana 7: Introdução aos estudos da ideologia



    • Thompson, John (1995), Ideologia e cultura moderna, Petrópolis: Editora Vozes


      Questões para orientar a  leitura e a elaboração do T4:

      •Quais as principais ideias da “grande narrativa” sobre o desenvolvimento do capitalismo industrial?
      •Qual é a concepção de ideologia para os teóricos do fim das ideologias?
      •Qual conceito é proposto por Thompson para ideologia?

    • Capítulo 5: Para uma teoria social da comunicação de massa

      THOMPSON, John (1995), Ideologia e cultura moderna, Petrópolis: Editora Vozes.


      Questões para orientar a leitura e preparação do A4:

      Por que o termo "comunicação de massa" pode ser enganoso?

      Quais as principais características da comunicação de massa?

      Quais os principais pontos de debates atuais sobre a comunicação de massa, considerando uma perspectiva de sua democratização? 

    • Quais ajustes ou inclusões podem aprimorar o T4?

      Respostas até terça-feira, dia 08/10, ao meio dia, enviadas por um representante de cada grupo indicando os nomes daqueles que participaram da tarefa.

  • Semana 8: O fenômeno da globalização e o consumo consciente


  • Semana 9: Problemas agroalimentares

  • Semana 10: Problemas agroalimentares 2

  • Semana 11: Estratégias de proteção da natureza e desigualdade social no Brasil



    • DIEGUES, Antônio Carlos (1996), O mito moderno da natureza intocada, São Paulo: Hucitec

      Considerar para a aula os capítulos 1, 2 e 7.


      Quais concepções orientaram a criação dos primeiros Parques Nacionais?

      Quais são as principais críticas contra esta perspectiva e quais suas repercussões?




    • SOUZA, Jessé (2006), Para compreender a desigualdade brasileira, Teoria e Cultura, vol. nº 2, pp. 83-100.


      •Quais interpretações sobre o problema da desigualdade social no Brasil são criticados por Jessé Sousa?

      •Qual é sua explicação neste âmbito?

      •Como o conceito de ideologia é mobilizado em sua interpretação?

    • Quais ajustes e complementações podem aprimorar o T8?

      Respostas até dia 12 de novembro ao meio dia, enviadas por um representante de cada grupo indicando os nomes daqueles que participaram da elaboração.

  • Semana 12: 2º ER

    • Cada representante de grupo deve enviar o texto do trabalho final, com até 3.000 caracteres em formato para edição, até quarta-feira às 18h.

  • Semana 13: Apresentação do trabalho final


    Horários

    Dia 21/11

    Dia 22/11

    8h/10h

    Pet Gaea

    Terra/Cajan

    8h25/10h25

    GTDH

    EJEA

    8h50/10h50

    Mark ESALQ

    ENACTUS Ceres

    9h15/10h15

    ENACTUS Meraki

    GADE


    • O modelo proposto servirá como base para o trabalho escrito. Contudo serão necessárias algumas alterações:

      1. No lugar do "projeto"  mencionar o nome do grupo de extensão;

      2. No "subtítulo", inserir o título do projeto do grupo;

      3. O tamanho do resumo será de até 3000 caracteres (ao invés de 2000), caso necessário retiradas fotos/figuras.


  • Semana 14: Apresentação dos resultados da disciplina e ER Repositivo