Programação

  • Economia Brasileira Contemporânea

  • Tópico 1

    Conteúdo da aula

    • Apresentação do professor, dos alunos e do programa;
    • Elaboração do contrato pedagógico para o semestre destacando os seguintes itens:
    • Dinâmica de aulas - Evolução temática, Análise de conjuntura e estudos setoriais;
    • Datas de provas;
    • Definição de temas do trabalho final e dos seminários: Análise setorial e/ou temático.
    • Acesso aos textos para discussão das aulas e dinâmica;
    • Definição dos grupos para seminários temáticos e nomes dos grupos.
    • Trabalho de pesquisa sobre hábitos de consumo, marcas e empresas no Brasil nas últimas duas décadas.


    Objetivo específico da aula:

    Discutir o conteúdo da disciplina, os procedimentos didáticos adotados, o sistema de avaliação e a necessidade de corresponsabilidade dos alunos e do professor com o aprendizado do conteúdo.


  • Tópico 2

    Conteúdo da aula

    • Fontes de dados históricos e cnojunturais, relatórios de conjuntura e de perspectivas econômicas e setoriais.
    • Bibliografia:
    • Métodos de inteligência de mercado.
    • Metodologias de construção de cenários de conjuntura econômica, social e tecnológica.


    Objetivo específico da aula

    • Conhecer as fontes de dados e de pesquisa sobre a evolução da economia Brasileira. Bases de relatórios econômicos e setoriais como fonte de informação.

    • Entender as técnicas de montagem de cenários econômicos e sociais para subsidiar a elaboração de trabalhos de conjuntura e seminários.

    Bibliografia de referência

    • Sites da internet e relatórios publicados on line.
    • Descrever método do GEPHAC.
    • Keynes (cap 5.), Schumpeter e Kalechi - Os economistas. Texto para discussão do IPEA 939. Disponível em PDF no site do IPEA na área de publicações.
    • ///Cenários Prospectivos – Editora FGV, Future Shock, Porter (1992).
    • Sites: 

    https://www.bcb.gov.br/estatisticas/indicadoresconsolidados

    http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_alphacontent&view=alphacontent&Itemid=369

    https://www.economiaemdia.com.br/SiteEconomiaEmDia/Publicacoes/Cenario-Economico

    https://portalibre.fgv.br/main.jsp?lumChannelId=8A7C823325327A7C012535A0DB3A5E80

    Disponível se: Você faz parte de T-LES0561-2019201
  • Tópico 3

    Conteúdo da Aula

    • Base teórica do curso

    Objetivo específico da aula

    • Revisar e debater com os discentes as bases teóricas da disciplina; investimento, políticas públicas, instituições, desenvolvimento.

    Disponível se: Você faz parte de T-LES0561-2019201
  • Tópico 4

    Conteúdo da Aula

    • Panorama internacional do Século XX e inserção do Brasil;

    • Revisão sobre o processo de industrialização no Brasil e suas principais características e políticas; heranças para a Década de 1990;

    • Discussão das mudanças na estrutura produtiva do Brasil, no papel do Estado e nos hábitos das famílias (resultado da pesquisa dos alunos)

    Objetivo específico da aula

    • Entender a lógica da política econômica e seus impactos. Avaliar os problemas estruturais da economia brasileira neste período.
    • Debate dos dados da pesquisa sobre hábitos das famílias. – 16/08

    Bibliografia:

    Furtado (1999), cap 1, Quadros, (1991), Gremaud, Cap( 12).

    Disponível se: Você faz parte de T-LES0561-2019201
  • Tópico 5

    Conteúdo da aula

    • Panorama internacional da Década de 1990 – Livre-comércio, novos países emergentes, zonas de livre-comércio, fluxos de investimento direto e financeiro, papel do Estado, entre outros aspectos.

    • Mudanças na Inserção internacional Brasileira: exportações agrícolas, importação de manufaturados.

    Objetivo específico da aula
    • Entender a dinâmica mundial e as perspectivas de inserção do Brasil. Debater termos como Globalização e mundialização do capital.
    Bibliografia:

    Chesnais (1996) - Mundialização do capital

    Giambiagi e Moreira (1999), parte 1, texto 2 - Averbug- disponivel na pasta de bibliografia e para download no: https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2972

    Goffredo (2018).
    Disponível se: Você faz parte de T-LES0561-2019201
  • Tópico 6

    Conteúdo da aula

    Retrato do Brasil na década de 1990: Setor público (contas publicas, privatização, previdência, reformas institucionais)


    Objetivo específico da aula

    Analisar o debate sobre os problemas do Brasil nesta década de um ponto de vista setorial.


    Bibliografia de referência

    Gremaud, caps. 8, 22 e 23.

    Lazzarini

    Disponível se: Você faz parte de T-LES0561-2019201
  • Aula 13

    • Retrato do Brasil na década de 1990: Panorama Setorial de competitividade sistêmica: setores selecionados e propostas de políticas.
    • Debate e apresentação dos grupos:
    • 02 - Celulose
    • 05 - Máquinas
    • 07 - Óleos
  • Aula 14

    • Debate sobre os resultados da reestruturação produtiva e da inserção externa nos anos 1990;
    • Ocorreu a reprimarização da economia brasileira?
  • Primeira Prova

  • Aula 16

    • Revisão do estágio atual dos trabalhos
  • Aula 17

    • Brasil e a nova divisão internacional do trabalho e o papel das commodities agrícolas e do meio-ambiente a partir dos anos 2000.
  • Aula 18

    • Brasil e a nova divisão internacional do trabalho e o papel das commodities agrícolas e do meio-ambiente a partir dos anos 2000.
  • Aula 19

    • Política de desenvolvimento produtivo 2003 e 2006, PAC, crédito e nível de inovação tecnológica na economia nacional.

  • Aula 20

    • Política de desenvolvimento produtivo 2003 e 2006, PAC, crédito e nível de inovação tecnológica na economia nacional.

  • Aula 21

    • Políticas sociais; Política regional e urbana.

  • Aula 22

    • Problematizando a economia nacional e suas perspectivas futuras. Nova estratégia de desenvolvimento?

  • Aula 23

    • Revisão final dos trabalhos: apresentação e resumo do trabalho (preliminar).

  • Apresentação dos seminários

    • GRUPO 01 Regime Cambial e Agronegócios
    • GRUPO 02 Inserção Externa do Agronegócio
  • Apresentação dos seminários

    • GRUPO 03 Evolução do Agronegócio: Panorama Regional
    • GRUPO 04 Desigualdade de Renda e Social



  • Apresentação dos seminários

    • GRUPO 05 BNDES e o Investimento
    • GRUPO 06 Financiamento da Agricultura



  • Apresentação dos seminários

    • GRUPO 07 IED no Agronegócio
    • GRUPO 08 Agronegócio e Meio Ambiente


  • Apresentação dos seminários

    • GRUPO 09 Inflação e Agricultura

  • Revisão para a segunda prova

  • Segunda Prova