Programação
-
Conteúdo da aula
- Apresentação do professor, dos alunos e do programa;
- Elaboração do contrato pedagógico para o semestre destacando os seguintes itens:
- Dinâmica de aulas - Evolução temática, Análise de conjuntura e estudos setoriais;
- Datas de provas;
- Definição de temas do trabalho final e dos seminários: Análise setorial e/ou temático.
- Acesso aos textos para discussão das aulas e dinâmica;
- Definição dos grupos para seminários temáticos e nomes dos grupos.
- Trabalho de pesquisa sobre hábitos de consumo, marcas e empresas no Brasil nas últimas duas décadas.
Objetivo específico da aula:
Discutir o conteúdo da disciplina, os procedimentos didáticos adotados, o sistema de avaliação e a necessidade de corresponsabilidade dos alunos e do professor com o aprendizado do conteúdo.
-
Conteúdo da aula
- Fontes de dados históricos e cnojunturais, relatórios de conjuntura e de perspectivas econômicas e setoriais.
- Bibliografia:
- Métodos de inteligência de mercado.
- Metodologias de construção de cenários de conjuntura econômica, social e tecnológica.
Objetivo específico da aula
Conhecer as fontes de dados e de pesquisa sobre a evolução da economia Brasileira. Bases de relatórios econômicos e setoriais como fonte de informação.
Entender as técnicas de montagem de cenários econômicos e sociais para subsidiar a elaboração de trabalhos de conjuntura e seminários.
Bibliografia de referência
- Sites da internet e relatórios publicados on line.
- Descrever método do GEPHAC.
- Keynes (cap 5.), Schumpeter e Kalechi - Os economistas. Texto para discussão do IPEA 939. Disponível em PDF no site do IPEA na área de publicações.
- ///Cenários Prospectivos – Editora FGV, Future Shock, Porter (1992).
- Sites:
https://www.bcb.gov.br/estatisticas/indicadoresconsolidados
http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_alphacontent&view=alphacontent&Itemid=369
https://www.economiaemdia.com.br/SiteEconomiaEmDia/Publicacoes/Cenario-Economico
https://portalibre.fgv.br/main.jsp?lumChannelId=8A7C823325327A7C012535A0DB3A5E80
-
Conteúdo da Aula
- Base teórica do curso
Objetivo específico da aula
- Revisar e debater com os discentes as bases teóricas da disciplina; investimento, políticas públicas, instituições, desenvolvimento.
-
Conteúdo da Aula
Panorama internacional do Século XX e inserção do Brasil;
Revisão sobre o processo de industrialização no Brasil e suas principais características e políticas; heranças para a Década de 1990;
Discussão das mudanças na estrutura produtiva do Brasil, no papel do Estado e nos hábitos das famílias (resultado da pesquisa dos alunos)
Objetivo específico da aula
- Entender a lógica da política econômica e seus impactos. Avaliar os problemas estruturais da economia brasileira neste período.
- Debate dos dados da pesquisa sobre hábitos das famílias. – 16/08
Bibliografia:Furtado (1999), cap 1, Quadros, (1991), Gremaud, Cap( 12).
-
Conteúdo da aula
Panorama internacional da Década de 1990 – Livre-comércio, novos países emergentes, zonas de livre-comércio, fluxos de investimento direto e financeiro, papel do Estado, entre outros aspectos.
Mudanças na Inserção internacional Brasileira: exportações agrícolas, importação de manufaturados.
Objetivo específico da aula- Entender a dinâmica mundial e as perspectivas de inserção do Brasil. Debater termos como Globalização e mundialização do capital.
Bibliografia:Chesnais (1996) - Mundialização do capital
Giambiagi e Moreira (1999), parte 1, texto 2 - Averbug- disponivel na pasta de bibliografia e para download no: https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2972
Goffredo (2018). -
Conteúdo da aula
Retrato do Brasil na década de 1990: Setor público (contas publicas, privatização, previdência, reformas institucionais)
Objetivo específico da aula
Analisar o debate sobre os problemas do Brasil nesta década de um ponto de vista setorial.
Bibliografia de referência
Gremaud, caps. 8, 22 e 23.
Lazzarini -
- Retrato do Brasil na década de 1990: Panorama Setorial de competitividade sistêmica: setores selecionados e propostas de políticas.
- Debate e apresentação dos grupos:
- 02 - Celulose
- 05 - Máquinas
- 07 - Óleos
-
- Debate sobre os resultados da
reestruturação produtiva e da inserção
externa nos anos 1990;
- Ocorreu a reprimarização da economia
brasileira?
- Debate sobre os resultados da
reestruturação produtiva e da inserção
externa nos anos 1990;
-
-
- Revisão do estágio atual dos trabalhos
- Revisão do estágio atual dos trabalhos
-
- Brasil e a nova divisão internacional do
trabalho e o papel das commodities
agrícolas e do meio-ambiente a partir dos
anos 2000.
- Brasil e a nova divisão internacional do
trabalho e o papel das commodities
agrícolas e do meio-ambiente a partir dos
anos 2000.
-
- Brasil e a nova divisão internacional do trabalho e o papel das commodities agrícolas e do meio-ambiente a partir dos anos 2000.
- Brasil e a nova divisão internacional do trabalho e o papel das commodities agrícolas e do meio-ambiente a partir dos anos 2000.
-
- Política de desenvolvimento produtivo 2003 e 2006,
PAC, crédito e nível de inovação tecnológica na economia nacional.
- Política de desenvolvimento produtivo 2003 e 2006,
PAC, crédito e nível de inovação tecnológica na economia nacional.
-
- Política de desenvolvimento produtivo 2003 e 2006, PAC, crédito e nível de inovação tecnológica na economia nacional.
- Política de desenvolvimento produtivo 2003 e 2006, PAC, crédito e nível de inovação tecnológica na economia nacional.
-
- Políticas sociais; Política regional e urbana.
- Políticas sociais; Política regional e urbana.
-
- Problematizando a economia nacional e suas
perspectivas futuras. Nova estratégia de desenvolvimento?
- Problematizando a economia nacional e suas
perspectivas futuras. Nova estratégia de desenvolvimento?
-
- Revisão final dos trabalhos: apresentação e
resumo do trabalho (preliminar).
- Revisão final dos trabalhos: apresentação e
resumo do trabalho (preliminar).
-
- GRUPO 01 Regime Cambial e Agronegócios
- GRUPO 02 Inserção Externa do Agronegócio
- GRUPO 01 Regime Cambial e Agronegócios
-
- GRUPO 03 Evolução do Agronegócio: Panorama Regional
- GRUPO 04 Desigualdade de Renda e Social
- GRUPO 03 Evolução do Agronegócio: Panorama Regional
-
- GRUPO 05 BNDES e o Investimento
- GRUPO 06 Financiamento da Agricultura
- GRUPO 05 BNDES e o Investimento
-
- GRUPO 07 IED no Agronegócio
- GRUPO 08 Agronegócio e Meio Ambiente
- GRUPO 07 IED no Agronegócio
-
- GRUPO 09 Inflação e Agricultura
- GRUPO 09 Inflação e Agricultura
-
-