Topic outline

  • Material de Apoio

  • 21/02 Aula 1 - Vivência Acampamento Elizabeth Teixeira

  • 28/02 Aula 2 - Utopia e Bem Viver

  • 07/03 Aula 3 - Escrita Criativa

    • TEMA - Escrita Criativa de Projetos

      Metodologia

      14h00 às 14h20 - Memória e presentes Grupo I

      14h20 às 14h50 Atividades de casa

      Apresentação individual sobre a leitura do Bem Viver e suas reflexões - Diário de bordo

      Apresentação individual sobre as elaborações do projeto individual - manual de projetos e a questão geradora do projeto.


      15h às 16h Escrita Criativa de Projetos

      Escrita

      Escrever a colheita dos temas de interesse, escritos em papel

      Mistura e sorteio dos papéis

      Escrita contínua (não pode voltar, nem corrigir) sobre o tema sorteado. A mão tem que ser mais rápida que a cabeça.

      Verificar sombreamentos, repetições, ausências e destacar ideias fortes, fazendo um novo texto.

      Trocar o que foi escrito para o colega ler e dar uma devolutiva sobre sua percepção de leitor

      Projeto

      Separar os papeis A4, com o título O quê? Por quê? Para quê? Para quem?  Como? Quando?

      Em seguida escrever em papéis diferentes (e sem identificar) as questões.

      Mistura os papéis novamente e no coletivo tentar identificar o que era cada coisa (agrupar os papéis em cada categoria - O quê, Por quê, etc.)

      • deu para separar facilmente? A escrita está compreensiva?

      Comunicar e sistematizar

      Festeje sua conquista. Comemore os aprendizados, compartilhe: vamos divulgar, ampliar e fortalecer as experiências.

      Vamos fazer um standart. O standart deve ser a síntese da proposta, seja por símbolos ou palavras (ou ambos). deve ser bonito! iremos passar a mensagem e deixar nela já as expressões daquilo que queremos dizer.

      Vamos separar em duplas para fazer essa atividade

      16h às 16h20 Lanche

      16h20 às 17h30 Escrita Criativa

      Comunicar e sistematizar

      Festeje sua conquista. Comemore os aprendizados, compartilhe: vamos divulgar, ampliar e fortalecer as experiências.

      Vamos fazer um standart. O standart deve ser a síntese da proposta, seja por símbolos ou palavras (ou ambos). deve ser bonito! iremos passar a mensagem e deixar nela já as expressões daquilo que queremos dizer.

      Vamos separar em duplas para fazer essa atividade

      17h30 às 18h Avaliação e encaminhamentos


    • Leitura - Livro Educação, Agroecologia e Bem Viver, capítulo “Agroecologia, Movimentos Sociais e Bem Viver" página 135
      http://www.nacepteca.esalq.usp.br/sites/default/files/publicacao_arq/Educacao-agroecologia-e-bem-viver%20final.pdf

      Pergunta sobre o texto:

      Na sua perspectiva, como se relacionam a Agroecologia, Bem Viver e os Movimentos Sociais Populares?

      Questão do PI para Diário de Bordo: 
      Aprofundar no O que?  e o Por que? do Projeto Individual

  • 14/03 Aula 4 - Projetos, Agroecologia e Permacultura

    • TEMA - Projetos, Agroecologia e Permacultura

      Questão do PI:  Metas

      METODOLOGIA

      14h00 às 14h15 - Indo até a Casinha do Bem Viver

      14h15 às 14h35 Conhecendo a Casinha e suas histórias

      14h40 às 15h Memória e presentes Grupo II

      15h às 15h30 Atividades de casa

      • Apresentação individual sobre a leitura do texto  do Livro Educação, Agroecologia e Bem Viver, capítulo “Agroecologia, Movimentos Sociais e Bem Viver" página 135

      http://www.nacepteca.esalq.usp.br/sites/default/files/publicacao_arq/Educacao-agroecologia-e-bem-viver%20final.pdf

      Pergunta sobre o texto: Na sua perspectiva, como se relacionam a Agroecologia, Bem Viver e os Movimentos Sociais Populares?

      • Questão do PI para Diário de Bordo:

      Aprofundar no O que?  e o Por que? do Projeto Individual


      15h30 às 15h50 Intervalo e Lanche Coletivo

      15h50 às 16h10 Apresentação sobre Permacultura

      16h10 às 16h30 Apresentação sobre Agroecologia

      16h30 às 17h30 Leitura e diálogo dos editais e projetos aprovados: Santander, PUB e Aprender na Comunidade (em duplas)

      Questão para responderem: Na sua perspectiva como a Agroecologia e Bem Viver se relacionam com esses projetos?

      Quadro de Análise de projetos:  A partir do Quadro de análise de projeto apresentarem uma leitura crítica

      17h30 Avaliação

      17h40 - Arrumação do espaço e retorno.


      PI: Metas *aproveitem o material  de apoio que está como uma das primeiras pastas

      “Um sonho é apenas um desejo, até o momento em que você começa a atuar sobre ele, e propõe-se a transformá-lo em uma meta.” Mary Kay Ash


    • Leitura de Casa:

      Livro O negócio é ser pequeno. Capítulo: O maior Recurso - A Educação, pag 81.

      Avançar no Projeto Individual (PI):

      Metas do projeto

    • Autor: Francisco Roberto Caporal

      Observem como o Caporal define a Agroecologia e como ele à emprega, mostrando as similaridades e as diferenças do conceito da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) (que foi apresentada em aula)

      Leiam a: Introdução; O que não é Agroecologia; Sobre as bases espistemológicas e o que é Agroecologia

  • 21/03 Aula 5 - Agroecologia e Educação Ambiental

  • 28/03 Aula 6 - Metodologias participativas e a Escrita Oficina Coletiva

    • 14h00 às 14h20 - Memória e presentes Grupo I

      14h20 às 14h50 Projetos individuais

      Apresentação individual da escrita dos projetos individuais (PI)


      14h50 às 15h20 Diálogo Pedagogia da Autonomia

      Diálogo sobre o Livro: Pedagogia da Autonomia e os saberes necessários a pratica educativa - Paulo Freire. Páginas 15 à 35.

      • A partir da leitura de Paulo Freire, contextualize a centralidade da Participação na prática educativa


      15h20 às 16h Metodologias participativas

      https://docs.google.com/presentation/d/1u7Zmc5y5YZrqacZAoO9xHnLjNdkqH8m3Ut41beEQHok/edit#slide=id.p11


      16h às 16h20 Intervalo


      16h20 - 17h20 Elaboração da Oficina Coletiva

      Separar nos grupos dos projetos coletivos. A partir do edital “Aprender na Comunidade” elaborar a proposta da oficina a ser realizada.(trazer o edital e o projeto Aprender na Comunidade)

      Pergunta animadora: A partir do contexto do edital e do projeto apresentado, qual é a contribuição em forma de oficina que os alunos querem desenvolver?

      Elaborar a Oficina a partir do: Objetivo, Justificativa, Público Alvo, Metodologia, Recursos, Cronograma das atividades e Resultados esperados

      17h20 às 17h40 - Socialização e diálogo

      17h40 às 18h - Avaliação e encaminhamentos


      Próxima aula: Entregar o Projeto Individual (PI) impresso e via Stoa (word), contendo:

      Objetivo Geral, Objetivo específica, Justificativa , Público Alvo, Metodologia, Cronograma de atividades. Colocar Referência Bibliográfica

      • Olhar os arquivos de apoio para escrita de projetos

      • Olhar as normas da ABNT na inclusão das referências bibliográficas.

      Trazer o que foi gerado nos projetos coletivos para a próxima aula


  • 04/04 Aula 7 - Projeto Coletivo e Entrega 1 Versão -Projetos Individuais

    • ENTREGA DE PROJETOS INDIVIDUAIS (PI) primeira versão

      14h00 às 14h20 - Memória e presentes Grupo II


      14h20 às 14h50 Projetos individuais

      Comentários sobre a escrita dos projetos individuais (PI)

      Entrega 1a versão do Projeto Individual - impressa e via stoa (word)


      14h50 às 15h20 Revisitar o projeto coletivo

      Contendo: Objetivo, Justificativa, Público Alvo, Metodologia, Recursos, Cronograma das atividades e Resultados esperados

      Tendo como base o Edital do Aprender na Comunidade e o Projeto aprovado no Aprender na Comunidade

      15h20  às 15h40 Olhar o projeto do outro grupo e dar sugestões - na escrita, em ideias e nas ferramentas utilizadas

      15h40 às 16h00 - intervalo

      16h às 16h10 Os grupos apresentam as sugestões dos projetos

      16h10 às 17h Retorna aos grupos e avança na escrita do projetos coletivos

      17h às 17h30 Avaliação e encaminhamentos

    • Entre neste link e adicione seu arquivo em Word.

      O projeto precisa ter: Objetivo Geral, Objetivo específica, Justificativa , Público Alvo, Metodologia, Cronograma de atividades. Colocar Referência Bibliográfica

    • Fórum para dialogarmos sobre as questões relativas à escrita do projeto individual

  • 11/04 Aula 8 - Gestão de Projetos e Financiamento

    • ENTREGA E APRESENTAÇÃO DO PROJETO COLETIVO (PO)

      Devolutiva dos projetos individuais

  • 18/04 - Não haverá Aula

  • 24/04- Aula 9 - Projetos Coletivos

    • ENTREGA DO PROJETO COLETIVO (PO)

      14h00 às 14h20 - Memória e presentes Grupo I


      14h20 às 14h50 Projetos individuais

      Comentários sobre a escrita dos projetos individuais (PI)


      14h50 às 15h30 Construção de indicadores de avaliação do projeto coletivo

      Leitura do Texto sobre Indicadores

      15h30  às 16h Construção do Plano de Ação do Projeto Coletivo

      16h às 16h20 - intervalo

      16h20 às 17h10 Oficina de trabalho sobre os projetos coletivos

      17h10 às 17h30 Avaliação e encaminhamentos


      PI - Avançar na construção de Indicadores de Avaliação do Projeto Coletivo


  • 02/05 - Aula 10 - Oficina 1

  • 09/05 - Aula 11 - Oficina 2

  • 16/05 - Aula 12 - Avaliação Oficinas

  • 23/05 - Aula 13 - Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária

  • 30/05 - Aula 14 - Estudo de Caso - Projeto Assentamentos Agroecológicos

  • 06/06 - Aula 15 - Apresentação projetos Individuais

  • 13/06 - Não Haverá Aula - Feriado

  • 20/06 - Não Haverá Aula -Corpus Christ

  • 27/06 - Entrega trabalhos e Celebração

    • ENTREGA ESCRITA DOS PROJETOS INDIVIDUAIS (PI)

      AVALIAÇÃO DISCIPLINA

      CONFRATERNIZAÇÃO

  • Projetos Individuais

  • Topic 22