Topic outline
-
-
Para contribuir no embasamento e escrita em projetos
-
Aqui estão alguns textos importantes sobre educação ambiental. Fica a sugestão de leitura!
-
-
-
Tema central - Utopia e Bem Viver
Apresentação da equipe
Apresentação e expectativas
Apresentação do programa da disciplina
Acordos coletivos
Utopia e Bem Viver
Próxima aula, avaliação e encaminhamentos
-
Aqui você irá encontrar diversas publicações sobre o Bem Viver, bem como a apresentação feita pela Isabela.
Vale a pena fazer a leitura desses materiais!
-
- Fazer a leitura do manual
- Trazer para aula seguinte:
1) Escolher um tema/área do seu projeto individual, pensando naquilo que você busca enquanto projeto de vida.
Exemplo: Desperdício2) O que você queira fazer ou aprender dentro desse tema/área ?
Exemplo: aproveitar os resíduos orgânicos3) O que justifica isso que voce quer fazer?
Exemplo: O resíduo organico é a maior parte do peso do lixo e ele pode ser aproveitado como adubo!4) Construir uma Questão que te ajude a entender COMO realizar essa atividade.
Exemplo: Como reaproveitar os resíduos orgânicos das escolas da cidade de Piracicaba?
-
-
-
TEMA - Escrita Criativa de Projetos
Metodologia14h00 às 14h20 - Memória e presentes Grupo I
14h20 às 14h50 Atividades de casa
Apresentação individual sobre a leitura do Bem Viver e suas reflexões - Diário de bordo
Apresentação individual sobre as elaborações do projeto individual - manual de projetos e a questão geradora do projeto.
15h às 16h Escrita Criativa de Projetos
Escrita
Escrever a colheita dos temas de interesse, escritos em papel
Mistura e sorteio dos papéis
Escrita contínua (não pode voltar, nem corrigir) sobre o tema sorteado. A mão tem que ser mais rápida que a cabeça.
Verificar sombreamentos, repetições, ausências e destacar ideias fortes, fazendo um novo texto.
Trocar o que foi escrito para o colega ler e dar uma devolutiva sobre sua percepção de leitor
Projeto
Separar os papeis A4, com o título O quê? Por quê? Para quê? Para quem? Como? Quando?
Em seguida escrever em papéis diferentes (e sem identificar) as questões.
Mistura os papéis novamente e no coletivo tentar identificar o que era cada coisa (agrupar os papéis em cada categoria - O quê, Por quê, etc.)
deu para separar facilmente? A escrita está compreensiva?
Comunicar e sistematizar
Festeje sua conquista. Comemore os aprendizados, compartilhe: vamos divulgar, ampliar e fortalecer as experiências.
Vamos fazer um standart. O standart deve ser a síntese da proposta, seja por símbolos ou palavras (ou ambos). deve ser bonito! iremos passar a mensagem e deixar nela já as expressões daquilo que queremos dizer.
Vamos separar em duplas para fazer essa atividade
16h às 16h20 Lanche
16h20 às 17h30 Escrita Criativa
Comunicar e sistematizar
Festeje sua conquista. Comemore os aprendizados, compartilhe: vamos divulgar, ampliar e fortalecer as experiências.
Vamos fazer um standart. O standart deve ser a síntese da proposta, seja por símbolos ou palavras (ou ambos). deve ser bonito! iremos passar a mensagem e deixar nela já as expressões daquilo que queremos dizer.
Vamos separar em duplas para fazer essa atividade
17h30 às 18h Avaliação e encaminhamentos
-
Leitura - Livro Educação, Agroecologia e Bem Viver, capítulo “Agroecologia, Movimentos Sociais e Bem Viver" página 135
http://www.nacepteca.esalq.usp.br/sites/default/files/publicacao_arq/Educacao-agroecologia-e-bem-viver%20final.pdfPergunta sobre o texto:
Na sua perspectiva, como se relacionam a Agroecologia, Bem Viver e os Movimentos Sociais Populares?
Questão do PI para Diário de Bordo:Aprofundar no O que? e o Por que? do Projeto Individual
-
-
-
TEMA - Projetos, Agroecologia e Permacultura
Questão do PI: Metas
METODOLOGIA14h00 às 14h15 - Indo até a Casinha do Bem Viver
14h15 às 14h35 Conhecendo a Casinha e suas histórias
14h40 às 15h Memória e presentes Grupo II
15h às 15h30 Atividades de casa
Apresentação individual sobre a leitura do texto do Livro Educação, Agroecologia e Bem Viver, capítulo “Agroecologia, Movimentos Sociais e Bem Viver" página 135
Pergunta sobre o texto: Na sua perspectiva, como se relacionam a Agroecologia, Bem Viver e os Movimentos Sociais Populares?
Questão do PI para Diário de Bordo:
Aprofundar no O que? e o Por que? do Projeto Individual
15h30 às 15h50 Intervalo e Lanche Coletivo
15h50 às 16h10 Apresentação sobre Permacultura
16h10 às 16h30 Apresentação sobre Agroecologia
16h30 às 17h30 Leitura e diálogo dos editais e projetos aprovados: Santander, PUB e Aprender na Comunidade (em duplas)
Questão para responderem: Na sua perspectiva como a Agroecologia e Bem Viver se relacionam com esses projetos?
Quadro de Análise de projetos: A partir do Quadro de análise de projeto apresentarem uma leitura crítica
17h30 Avaliação
17h40 - Arrumação do espaço e retorno.
PI: Metas *aproveitem o material de apoio que está como uma das primeiras pastas
“Um sonho é apenas um desejo, até o momento em que você começa a atuar sobre ele, e propõe-se a transformá-lo em uma meta.” Mary Kay Ash
-
Leitura de Casa:
Livro O negócio é ser pequeno. Capítulo: O maior Recurso - A Educação, pag 81.
Avançar no Projeto Individual (PI):
Metas do projeto
-
Autor: Francisco Roberto Caporal
Observem como o Caporal define a Agroecologia e como ele à emprega, mostrando as similaridades e as diferenças do conceito da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) (que foi apresentada em aula)
Leiam a: Introdução; O que não é Agroecologia; Sobre as bases espistemológicas e o que é Agroecologia
-
-
-
Materiais extras para consulta e aprofundamento em Permacultura.
-
Avançar no Projeto Individual (PI) - Atividades a serem executadas
Leitura: Livro: Pedagogia da Autonomia e os saberes necessários a pratica educativa - Paulo Freire. Páginas 15 à 35.
A partir da leitura de Paulo Freire, contextualize a centralidade da Participação na prática educativa
Leitura de Apoio: Manual do Diagnóstico Rural Participativo (DRP)
-
-
-
14h00 às 14h20 - Memória e presentes Grupo I
14h20 às 14h50 Projetos individuaisApresentação individual da escrita dos projetos individuais (PI)
14h50 às 15h20 Diálogo Pedagogia da Autonomia
Diálogo sobre o Livro: Pedagogia da Autonomia e os saberes necessários a pratica educativa - Paulo Freire. Páginas 15 à 35.
A partir da leitura de Paulo Freire, contextualize a centralidade da Participação na prática educativa
15h20 às 16h Metodologias participativas
16h às 16h20 Intervalo
16h20 - 17h20 Elaboração da Oficina Coletiva
Separar nos grupos dos projetos coletivos. A partir do edital “Aprender na Comunidade” elaborar a proposta da oficina a ser realizada.(trazer o edital e o projeto Aprender na Comunidade)
Pergunta animadora: A partir do contexto do edital e do projeto apresentado, qual é a contribuição em forma de oficina que os alunos querem desenvolver?Elaborar a Oficina a partir do: Objetivo, Justificativa, Público Alvo, Metodologia, Recursos, Cronograma das atividades e Resultados esperados
17h20 às 17h40 - Socialização e diálogo17h40 às 18h - Avaliação e encaminhamentos
Próxima aula: Entregar o Projeto Individual (PI) impresso e via Stoa (word), contendo:
Objetivo Geral, Objetivo específica, Justificativa , Público Alvo, Metodologia, Cronograma de atividades. Colocar Referência Bibliográfica
Olhar os arquivos de apoio para escrita de projetos
Olhar as normas da ABNT na inclusão das referências bibliográficas.
Trazer o que foi gerado nos projetos coletivos para a próxima aula
-
-
-
ENTREGA DE PROJETOS INDIVIDUAIS (PI) primeira versão
14h00 às 14h20 - Memória e presentes Grupo II
14h20 às 14h50 Projetos individuais
Comentários sobre a escrita dos projetos individuais (PI)
Entrega 1a versão do Projeto Individual - impressa e via stoa (word)
14h50 às 15h20 Revisitar o projeto coletivo
Contendo: Objetivo, Justificativa, Público Alvo, Metodologia, Recursos, Cronograma das atividades e Resultados esperados
Tendo como base o Edital do Aprender na Comunidade e o Projeto aprovado no Aprender na Comunidade
15h20 às 15h40 Olhar o projeto do outro grupo e dar sugestões - na escrita, em ideias e nas ferramentas utilizadas
15h40 às 16h00 - intervalo
16h às 16h10 Os grupos apresentam as sugestões dos projetos
16h10 às 17h Retorna aos grupos e avança na escrita do projetos coletivos
17h às 17h30 Avaliação e encaminhamentos -
Entre neste link e adicione seu arquivo em Word.
O projeto precisa ter: Objetivo Geral, Objetivo específica, Justificativa , Público Alvo, Metodologia, Cronograma de atividades. Colocar Referência Bibliográfica
-
Fórum para dialogarmos sobre as questões relativas à escrita do projeto individual
-
-
-
ENTREGA E APRESENTAÇÃO DO PROJETO COLETIVO (PO)
Devolutiva dos projetos individuais
-
-
-
-
ENTREGA DO PROJETO COLETIVO (PO)
14h00 às 14h20 - Memória e presentes Grupo I
14h20 às 14h50 Projetos individuais
Comentários sobre a escrita dos projetos individuais (PI)
14h50 às 15h30 Construção de indicadores de avaliação do projeto coletivo
Leitura do Texto sobre Indicadores15h30 às 16h Construção do Plano de Ação do Projeto Coletivo
16h às 16h20 - intervalo
16h20 às 17h10 Oficina de trabalho sobre os projetos coletivos
17h10 às 17h30 Avaliação e encaminhamentos
PI - Avançar na construção de Indicadores de Avaliação do Projeto Coletivo
-
-
-
Execução do PROJETO COLETIVO (PO) 1
-
-
-
Execução do PROJETO COLETIVO (PO) 2
-
-
-
-
-
-
-
-
ENTREGA ESCRITA DOS PROJETOS INDIVIDUAIS (PI)
AVALIAÇÃO DISCIPLINA
CONFRATERNIZAÇÃO
-
-
-