Aula 3 - Escrita Criativa

TEMA - Escrita Criativa de Projetos

Metodologia

14h00 às 14h20 - Memória e presentes Grupo I

14h20 às 14h50 Atividades de casa

Apresentação individual sobre a leitura do Bem Viver e suas reflexões - Diário de bordo

Apresentação individual sobre as elaborações do projeto individual - manual de projetos e a questão geradora do projeto.


15h às 16h Escrita Criativa de Projetos

Escrita

Escrever a colheita dos temas de interesse, escritos em papel

Mistura e sorteio dos papéis

Escrita contínua (não pode voltar, nem corrigir) sobre o tema sorteado. A mão tem que ser mais rápida que a cabeça.

Verificar sombreamentos, repetições, ausências e destacar ideias fortes, fazendo um novo texto.

Trocar o que foi escrito para o colega ler e dar uma devolutiva sobre sua percepção de leitor

Projeto

Separar os papeis A4, com o título O quê? Por quê? Para quê? Para quem?  Como? Quando?

Em seguida escrever em papéis diferentes (e sem identificar) as questões.

Mistura os papéis novamente e no coletivo tentar identificar o que era cada coisa (agrupar os papéis em cada categoria - O quê, Por quê, etc.)

  • deu para separar facilmente? A escrita está compreensiva?

Comunicar e sistematizar

Festeje sua conquista. Comemore os aprendizados, compartilhe: vamos divulgar, ampliar e fortalecer as experiências.

Vamos fazer um standart. O standart deve ser a síntese da proposta, seja por símbolos ou palavras (ou ambos). deve ser bonito! iremos passar a mensagem e deixar nela já as expressões daquilo que queremos dizer.

Vamos separar em duplas para fazer essa atividade

16h às 16h20 Lanche

16h20 às 17h30 Escrita Criativa

Comunicar e sistematizar

Festeje sua conquista. Comemore os aprendizados, compartilhe: vamos divulgar, ampliar e fortalecer as experiências.

Vamos fazer um standart. O standart deve ser a síntese da proposta, seja por símbolos ou palavras (ou ambos). deve ser bonito! iremos passar a mensagem e deixar nela já as expressões daquilo que queremos dizer.

Vamos separar em duplas para fazer essa atividade

17h30 às 18h Avaliação e encaminhamentos