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FLH0121 - História Medieval (2024)
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FLH0121-2024
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Programa do curso
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Informações sobre a disciplina História Medieval I – 2024-1
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AULA 1- A construção da Idade Média: entre mitos e preconceitos – 29/2 e 1/3
AMALVI, Christian. Idade Média. In: LE GOFF, Jacques e SCHMITT, Jean-Claude (Dir.). Dicionário temático do Ocidente Medieval. Bauru, SP: EDUSC, 2002. 2 v., v. 1. p. 537-551.
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GEARY, P. Uma paisagem envenenada: etnicidade e nacionalismo no século XIX. In: Id. O mito das nações. A invenção do nacionalismo. São Paulo: Conrad, 2005. p. 27-55
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PEREIRA, Maria Cristina C. L. O Revivalismo medieval e a invenção do neogótico: sobre anacronismos e obsessões. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História. ANPUH. São Paulo: ANPUH, 2011.
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Texto complementar: BAURA GARCÍA, Eduardo. De la “media tempestas” al “medium aevum”. La aparación de los diferentes nombres de la Edad Media. Estudios Medievales Hispánicos 2, 2013, p. 27-46.
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Texto complementar: CAMILLE, Michael. The Gargoyles of Notre-Dame. Medievalism and the Monsters of Modernity. Chicago: Chicago University Press, 2009.
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Texto complementar: PEREIRA, Maria Cristina. O revivalismo medieval pelas lentes do gênero: as fotografias de Julia Margaret Cameron para a obra The Idylls of the King e outros poemas de Alfred Tennyson. Domínios da imagem 11/20, 2017
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Texto complementar: DUFAYS, Jean-Michel. La place du concept de “moyen âge” dans l’historiographie. Revue belge de philologie et d’histoire 65/2, 1987, p. 257-273.
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Texto complementar: McLAUGHLIN, M. L. Humanists concepts of renaissance and middle ages in the tre- and quattrocento. Renaissance Studies 2/2, 1988, p. 131-142
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AULA 2- Antiguidade tardia ou “decadência” do mundo clássico: uma discussão historiográfica – 7 e 8/3
McKITTERICK, Rosamond. “Introducción”. In: _______(Ed.). La Alta Edad Media. Europa, 400-1000. Barcelona: Crítica, 2002, p. 13-31
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SILVA, Daniele Gallindo Gonçalves; ALBUQUERQUE, Mauricio da Cunha. Bárbaros ou/vs Romanos? Sobre Identidades e Categorias Discursivas. Mirabilia, Vitória, v. 21, p. 345-359, 2015
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WICKHAM, Chris. Crise e continuidade, 400-550. In: _______. O legado de Roma: iluminando a idade das trevas, 400-1000. Campinas: Edunicamp, 2019, p. 131-172
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FONTES - AULA 2
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Texto complementar: RUCHESI, Fernando. Identidad y etnogénesis
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Texto complementar: MACHADO, Carlos Augusto R. A Antiguidade Tardia, queda do Império Romano e o debate sobre o fim do mundo antigo
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Fonte complementar: Tácito. A Germânia
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Texto complementar: BROWN, Peter. “Preface to the tenth anniversary revised edition”. In: ______. The rise of Western Christendom. Triumph and diversity. 200-1000. London: Blackwell, 2013. p. XI-XLVII
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Texto complementar: WICKHAM, Chris. “Roma y sus sucessores de Occidente, 500-700”. In: ______. Europa en la Edad Media. Una nueva interpretación. Barcelona: Planeta, 2017. p. 44-76
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Texto complementar: VEYNE, Paul. Quando nosso mundo se tornou cristão. São Paulo: Civilização Brasileira, 2010.
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AULA 3- Os reinos romano-germânicos e a conversão ao cristianismo – 14 e 15/3
SCHMITT, Jean-Claude. “É possível uma história religiosa da Idade Média?”. In: ______. O corpo, os ritos, os sonhos, o tempo. Petrópolis: Vozes, 2014, p. 31-40
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SCHMITT, Jean-Claude. “Do paganismo às ‘superstições’”. In: ______. História das superstições. Lisboa: Europa-América, 1997. p. 27-45
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DELL’ELICINE, Eleonora. ‘Signum vel res’? La ponderación del milagro en la sociedad visigoda (589-711). Bulletin du centre d’études médiévales d’Auxerre, Hors série n° 2 | 2008.
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Texto complementar: CÂNDIDO DA SILVA, Marcelo. História Medieval. São Paulo: Contexto, 2019. p. 15-41
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Fontes - aula 3
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AULA 4- O cristianismo e as imagens: entre apropriações e criações – 21 e 22/3
GINZBURG, Carlo. “Ecce. Sobre as raízes culturais da imagem de culto cristã”. In: ______. Olhos de madeira. Nove reflexões sobre a distância. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. p. 104-121; 256-264
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WICKHAM, Chris. O poder do visual: cultura material e sua exibição, da Roma imperial aos carolíngios. In: ______. O legado de Roma: iluminando a idade das trevas, 400-1000. Campinas: Edunicamp, 2019, p. 331-354.
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SCHMITT, Jean-Claude. “A noção de sagrado e sua aplicação à história do cristianismo medieval”. In: ______. O corpo, os ritos, os sonhos, o tempo. Petrópolis: Vozes, 2014, p. 41-50
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Texto complementar: GINZBURG, Carlo. Ídolos e imagens. Um trecho de Orígenes e sua sorte
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Texto complementar: GRABAR, André. Christian iconography. A study of its origins. Princeton: Princeton University, 1968
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Texto complementar - ELSNER, Jaś. Cultural Resistance and the Visual Image: The Case of Dura Europos. Classical Philology 96/3, 2001, p. 269-304
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Fontes - aula 4
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AULA 5- O mundo carolíngio e o primeiro “Renascimento”: correctio e renovatio – 4 e 5/4
BROWN, Giles. “Introduction: the Carolingian Renaissance”. In: McKITTERICK, Rosamond (Ed.). Carolingian culture: emulation and innovation. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. p. 1-51
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WICKHAM, Chris. “El experimento carolingio, 750-1000”. In: ______. Europa en la Edad Media. Una nueva interpretación. Barcelona: Planeta, 2017. p. 105-134
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PETERSEN, Nils Holger. “Resenha de: NOBLE, Thomas F. X. Images, iconoclasm and the carolingians. Filadélfia: University of Pennsylvania Press, 2009”. Revista de História 165, 2011, p. 297-302
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Texto complementar: BROWN, Peter. Carlos Magno: "O governo do povo cristão"
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Fontes - aula 5
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AULA 6- Dom e doadores – 11 e 12/4
MAGNANI, Eliana. “O dom entre História e Antropologia: figuras medievais do doador”. Signum 5, 2003, p. 169-193
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CORDEZ, Philippe. “O jogo de xadrez: imagem, poder e Igreja (fim do século X – início do século XII)”. Revista de História 165, 2011, p. 93-119
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Caderno de imagens do texto de P. Cordez
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[Texto complementar] SILVA, Pedro O. "A doação do monge Nevelo [...]". In: PEREIRA, Maria Cristina [...]. p. 188-203
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AULA 7- A Igreja secular e regular na Alta Idade Média – 18 e 19/4
LAUWERS, Michel. O nascimento do cemitério. Lugares sagrados e terra dos mortos no Ocidente medieval. Campinas: Edunicamp, 2015. p. 35-74
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LAUWERS, Michel. “Mosteiros, lugares de vida e espaço social: sobre a construção dos complexos monásticos no Ocidente medieval”. Territórios e fronteiras 7/2, 2014, p. 4-31
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WICKHAM, Chris. Cultura e crença no mundo cristão romano. In: _______. O legado de Roma: iluminando a idade das trevas, 400-1000. Campinas: Edunicamp, 2019, p. 97-130.
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[Texto complementar] CASTANHO, Gabriel. A polissemia (social) do deserto: uma história do tópos histórico e historiográfico da solidão monástica no contexto latino medieval. Revista de História 173, 2015, p. 115-139
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Texto complementar: RUCHESI, Fernando C. “El obispo y sus roles públicos en la Galia merovingia: designaciones, funciones y su alcance en los siglos VI y VII”. Revista Signum 13/1, 2012, p. 70-93
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Texto complementar: PEREIRA, Maria Cristina. Gregório Magno. In SOUZA, Guilherme; NASCIMENTO, Renata (Org.). Dicionário: cem fragmentos biográficos. A idade média em trajetórias. Goiânia: Tempestiva, 2020. p. 99-104
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Fontes - aula 7
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AULA 8- Do visível ao invisível: relíquias e relicários – 25 e 26/4
GEARY, Patrick. “Mercancías sagradas: la circulación de las reliquias medievales”. In: APPADURAI, Arjun (Ed.). La vida social de las cosas. Perspectivas culturales de las mercancías. México D.F.: Grijalbo, 1991, p. 211-239
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SCHMITT, Jean-Claude. “As relíquias e as imagens”. In: ______. O corpo das imagens. Ensaios sobre a cultura visual no Ocidente medieval. Bauru: Edusc, 2007. p. 279-299
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Fontes - aula 8
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AULA 9- O universo dos livros: da produção ao consumo – 2 e 3/5
PACHT, Otto. La miniatura medieval. Madrid: Alianza, 1987. p. 9-31
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SANCHÉZ PRIETO, Ana B. “Aprender a leer y escribir antes del año mil”. Estudios sobre educación 18, 2010, p. 59-81
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JÉGOU, Laurent. “Um depósito sagrado? A inserção dos atos judiciários nos livros santos da Alta Idade Média (séc. IX-XI)”. Signum 17/1, 2016, p. 67-81
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Fontes - aula 9
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AULA 10- O culto aos santos e a produção hagiográfica – 9 e 10/5
BOESCH GAJANO, Sofia. “Santidade”. In: LE GOFF, Jacques e SCHMITT, Jean-Claude (Dir.). Dicionário temático do Ocidente Medieval. Bauru, SP: EDUSC, 2002. 2 v., v. 2. p. 449-463
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CARRUTHERS, Mary. A técnica do pensamento. Meditação, retórica e a construção de imagens (400-1200). Campinas: Edunicamp, 2011, p. 303-317
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Fonte complementar - PEREIRA, Maria Cristina C. L. Tabela de capítulos do Livro Terceiro dos Diálogos de São Gregório Magno.
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[Texto complementar]. LE GOFF, Jacques. Cultura eclesiástica e cultura folclórica na Idade Média: São Marcelo de Paris e o dragão. In: Id. Para Um Novo Conceito de Idade Média. Lisboa: Estampa, 1979. p. 221-261.
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Fontes - aula 10
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AULA 11- Construções de gênero – 16 e 17/5
BASCHET, Jérôme. Masculino e feminino: dualidade da pessoa e distinção dos sexos. In: Id. Corpos e almas. Uma história da pessoa na Idade Média. São Leopoldo: EdUnisinos, 2019. p. 93-111, 315-318
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BENNETT, Judith M. “Medievalism and Feminism”. Speculum 68/2, 1993, p. 309-331
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CLOVER, Carol J. “Regardless of Sex: Men, Women, and Power in Early Northern Europe”. Speculum 68/2, 1993, p. 363-387
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Texto complementar: LESTREMAU, Arnaud; EPSTEIN, Anne. “Gender and naming in the medieval West (sixth-eleventh centuries)”. Clio. Women, Gender, History 45, 2017, p. 193-215
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Texto complementar: LINDQUIST, Sherry C. M. "Gender". Studies in Iconography 33, 2012, p. 113-130
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Fontes - aula 11
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AULA 12- O mundo bizantino e a querela iconoclasta – 23 e 24/5
BESANÇON, Alain. “A querela das imagens”. In: _____. A imagem proibida. Uma história intelectual da iconoclastia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. p. 179-238
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HALDON, John. “Iconoclasia en Bizancio: mitos y realidades”. Anales de historia antigua, medieval y moderna 42, 2010
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WICKHAM, Chris. A sobrevivência de Bizâncio, 550-850. In: ______. O legado de Roma: iluminando a idade das trevas, 400-1000. Campinas: Edunicamp, 2019. p. 357-386.
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Texto complementar: BELTING, Hans. “A imagem santa na decoração das igrejas e uma nova política das imagens”. In: _____. Semelhança e presença. A história da imagem antes da era da arte. Rio de Janeiro: Ars Urbe, 2010. p. 203-226
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Fontes - aula 12
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AULA 13- Muçulmanos e cristãos na Península Ibérica – 6 e 7/6
CARDINI, Franco. “Nas raízes do encontro-desencontro entre Europa e Islã. Um profeta e três continentes”. Signum 3, 2001, p. 37-59
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FLORI, Jean. “Cristãos e pagãos: demonização dos adversários da cristandade até o ano 1000”. In: _____. Guerra santa. Formação da ideia de cruzada no Ocidente cristão. Campinas: Edunicamp, 2013. p. 233-265
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WICKHAM, Chris. A cristalização do poder político árabe, 630-750. In: ______. O legado de Roma: iluminando a idade das trevas, 400-1000. Campinas: Edunicamp, 2019. p. 387-410.
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WICKHAM, Chris. Da Bagdá abássida à Córdoba omíada, 750-1000. In: ______. O legado de Roma: iluminando a idade das trevas, 400-1000. Campinas: Edunicamp, 2019. p. 437-474.
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Fontes - aula 13
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AULA 14- O ano mil: crenças apocalípticas e milenarismos – 13 e 14/6
FRANCO Jr., Hilário. O ano 1000. Tempo de medo ou de esperança? São Paulo: Cia das Letras, 1999
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LE GOFF, Jacques. “Tempo”. In: ______. e SCHMITT, Jean-Claude (Org.). Dicionário temático do Ocidente Medieval. Bauru, SP: EDUSC, 2002. 2 v., v. 2. p. 531-541
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Fontes - aula 14
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AULA 15- Prova – 20 e 21/6