Programação
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Parte 1. Aula Expositiva e discussão de texto: Crise do Século XVII (Historiografia): da Crise de Expansão à Crise Climática e Guerra dos 30 Anos (1618-1648)
Parte 2. Apresentação do curso, avaliações e divisão dos grupos dos seminários
Leituras obrigatórias: ELLIOTT, John Huxtable. Spain, Europe and the Wider World, 1500-1800. Yale University Press, 2009. O aluno deve ler o seguinte capítulo: « A General Crisis in Retrospect: A Debate without End » - no pdf disponibilizado, em espanhol, trata-se do capítulo 3.
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Parte 1. Aula expositiva e discussão de texto: O Problema do Barroco
Parte 2. Aula expositiva: Introdução às Revoluções Inglesas
Leitura obrigatória: BAETA, Rodrigo Espinha. Teoria do barroco. EDUFBA: PPGAU, 2012. Ler Introdução e capítulo intitulado “As Primeiras Teorias e Discursos sobre o Barroco”. O livro pode ser baixado em https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32106
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[JÁ FOI] 16 de agosto, 14h, Sala 262 da Letras - Mesa Redonda (Optativa, presença não obrigatória) - O Iluminismo Hispânico
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Parte 1: Aula expositiva e discussão de texto: Os Tudor e as Origens das Revoluções Inglesas
Parte 2. Seminário A. Artemisia Gentileschi (lembrando que as leituras do seminário são optativas para aqueles que não estiverem realizando o seminário)
Leituras obrigatórias: STONE, L. Causas da Revolução inglesa 1529-1642. Bauru, SP: Edusc, 2000. Páginas 115-167 (52 páginas)
Leitura para o seminário (em todo este programa, a leitura dos seminários é optativa para aqueles que não estiverem realizando o seminário):
TEDESCO, Cristine. Artemisia Gentileschi: Trajetória, gênero e representações do feminino (1610-1654). 2018 (tese inteira). O texto pode ser baixado em https://lume.ufrgs.br/handle/10183/180573 [tese inteira]
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Conversa sobre História Moderna:
28/08: 19h, Auditório Fernand Braudel - Marília de Azambuja Ribeiro Machel (prof de História Moderna na UFPE)29/08: 14h, Auditório Fernand Braudel - Verônica Calsoni (prof de História Moderna na UFTM)
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[JÁ FOI] 30 de Agosto – 6 de setembro: não haverá aula e professor estará indisponível para contato (aproveite para adiantar leituras e seminários)
Professor estará em evento de História Moderna na Université du Luxembourg e, portanto, poderá demorar para responder eventuais e-mails com dúvidas e questões (contudo, fiquem à vontade para mandá-los)
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Parte 1. Aula expositiva e discussão de texto: O Parlamento, a República e a Revolução Gloriosa
Parte 2. Seminário B: Liberdade antes do Liberalismo
Leituras obrigatórias:
HILL, Christopher. O mundo de ponta-cabeça. Ideias radicais durante a Revolução inglesa de 1640. Tradução. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. . Ler Introdução (p. 27-29) e Capítulo 6, « Uma Nação de Profetas » (p. 87-99) Total 15 páginas.
Leitura para seminário:
SKINNER, Quentin. Liberdade antes do liberalismo. Unesp, 1999. [livro inteiro]
Complemento: AntiCast 308 – O Paraíso Perdido, de John Milton, com Renata Meints
https://podcasters.spotify.com/pod/show/hd158/episodes/AntiCast-308--O-Paraso-Perdido--de-John-Milton-e2f9815 -
[JÁ FOI] 18 e 19 de Setembro - Professor estará em evento de História Moderna na UFPE (aproveite para adiantar leituras e colocar os textos em dia))
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[JÁ FOI] 18 de Setembro, 18h30, Auditório István Jancsó, Espaço Brasiliana - Antoine Lilti (College de France) - O Filósofo e o Charlatão: As Luzes face ao Público (+ 19 e 20 de setembro, ver abaixo)
RELATÓRIO SIMPLES DO EVENTO IMPLICARÁ EM PONTOS EXTRAS NA DISCIPLINA. ENTREGAR O RELATÓRIO JUNTO A PROVA FINAL.
(https://www.fflch.usp.br/171385)
Início do eventoFinal do eventoAuditório / Sala / Outro localAuditório István Jancsó, Espaço BrasilianaTambém ocorrerão eventos com ele nos dias 19 e 20, conforme cartazes abaixo. Quem não puder ir no dia 18, pode também ir (e fazer o relatório) nos outros dias. Quem puder ir em todos os dias, certamente terá um ganho intelectual inestimável, trata-se de um dos maiores historiadores do mundo. -
Parte 1. Aula expositiva e discussão de texto: Thomas Hobbes e o Leviatã em perspectiva histórica
Parte 2. Seminário C: O Contrato Sexual
Leitura obrigatória: HOBBES, Thomas. Leviatã. O aluno deverá ler, na Segunda Parte, os capítulos 17, 18, 19, 20, 21, 22 e 23. Indico a edição da Martins Fontes.
Leitura para seminário: PATEMAN, Carole. O Contrato Sexual. Paz & Terra; 4ª edição (11 janeiro 2008) [livro inteiro]
Complemento: Quentin Skinner on Hobbes: 4
Quentin Skinner – O que é o Estado? https://www.sms.cam.ac.uk/media/508596;jsessionid=237B75C90BC624314C7633021E081D33 -
Parte 1. Aula expositiva e discussão de texto: John Locke e o 2º Tratado em perspectiva histórica
Parte 2: Seminário D: O Contrato Racial
Leituras obrigatórias: LOCKE, John. Dois Tradados sobre o Governo. Tradução de Júlio Fisher. São Paulo: Martins Fontes, 1998. O aluno pode ler os capítulos IV e V, Da Escravidão e Da Propriedade, páginas 401-429.
Leitura para seminário: MILLS, Charles W. O contrato racial. Companhia das Letras, 2023. [livro inteiro]
Complemento: John Locke e os Estados Unidos, com Claire Rydell Arcenas
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Parte 1. Aula expositiva e discussão de texto: As Origens da Revolução Industrial
Parte 2. Seminário E: Benjamin Lay
Leitura Obrigatória: ALLEN, Robert C. História econômica global: uma breve introdução. L&PM, 2018. Ler capítulos 1, 2 e 3.
MARKS, Robert. Mundo Global. Cap. 4. A Revolução Industrial e as suas consequências, 1750-1850-1
Leitura para seminário: REDIKER, Marcus. The fearless Benjamin Lay: The Quaker dwarf who became the first revolutionary abolitionist. Beacon Press, 2017 [livro inteiro]
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[JÁ FOI] 17 de outubro: 10-12h (Online): Oficina de Capacitação em Edição na Wikipédia (obrigatório para quem pretende realizar a atividade complementar)
Link pra oficina: meet.google.com/ruh-szmb-vrp
Link com a gravação do encontro: [EM BREVE]
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Parte 1 e 2. Aula expositiva e discussão de texto: Iluminismo – discussão conceitual
Leituras obrigatórias:
KANT, Immanuel et al. Resposta à pergunta: que é esclarecimento. Textos seletos, v. 9, 1985 (Ler Texto Integral - 9 páginas).
ISRAEL, Jonathan. A Revolução das Luzes: O Iluminismo Radical e as origens intelectuais da Democracia Moderna. São Paulo: Edipro, 2013. Ler primeiro capítulo, chamado “o progresso e as duas maneiras conflitantes do Iluminismo para melhorar o mundo” (p. 15-43)
VENTURI, Franco. Utopia e reforma no Iluminismo. Edusc, 2003. O aluno deverá ler o Capítulo 4, O Direito de Punir, p. 181-215 (34 páginas).
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Parte 1. Aula expositiva e discussão de texto: O Problema Jean-Jacques Rousseau
Parte 2. Seminário F: Adam Smith era conservador e liberal? (já adianto que ... não!)
Leitura Obrigatória: LILTI, Antoine. A invenção da celebridade. Editora José Olympio, 2018. Ler Introdução (Celebridade e Modernidade, p. 9-28) e capítulo 5 (A Solidão do homem célebre, p. 181-258)
Leitura para seminário: Capítulo 2 (“Adam Smith e a Economia Conservadora”) e 5 (“a Mão Sangrenta e a Mão Invisível”) de Rothschild, Emma. Sentimentos econômicos: Adam Smith, Condorcet, e o iluminismo. Record, 2003. Os alunos do seminário deverão ler também, para complementar, CARVALHO, Daniel Gomes de. O que é o liberalismo? O que significa ser liberal? (Artigo). In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/o-que-e-o-liberalismo-o-que-significa-ser-liberal. Publicado em: 8 jun. 2020. (porém, esse texto serve de apoio, e não deve ser o objeto do seminário)
Complemento: Podcast História Fundamental, a Vida de Adam Smith: https://encurtador.com.br/OMCcv
Podcast Iluminismo Escocês, com John Robertson https://podcasters.spotify.com/pod/show/theihpodcast/episodes/Enlightenment--Scotland--Europe-Prof--John-Robertson-e2g2l5 -
[JÁ FOI] 29 de Outubro, Terça-feira, 19h, Auditório Milton Santos - Divulgação Científica em História
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Parte 1. Aula expositiva e discussão de texto: Revoluções Europeias, Burguesas, Atlânticas ou Globais – Debates Historiográficos, Introdução Geral
Parte 2. Aula expositiva e discussão de texto: O Antigo Regime segundo Alexis de Tocqueville
Leituras obrigatórias:
MARTIN, Jean-Clément. La Revolución Francesa – Una Nueva Historia. Barcelona: Crítica, 2019. Ler capítulo El tiempo de las revolutiones. p. 11-41 (30 páginas)
TOCQUEVILLE, Alexis de. O Antigo Regime e a Revolução. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013. Os alunos deverão ler os Capítulos 1 e 3 do Livro 1 (Juízos contraditórios sobre a Revolução e A Revolução francesa foi uma revolução política que procedeu à maneira das revoluções religiosas, 6 páginas), o Capítulo 5 do Livro 2 (a centralização introduziu-se em maio aos antigos poderes e suplantou-os sem destruí-los, 3 páginas) e o Capítulo 1 do Livro 3 (Os Homens de Letras tornaram-se, em meados do século XVIII, os principais políticos do país, 7 páginas)
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Parte 1. Aula expositiva e discussão de texto: A Revolução Haitiana
Parte 2. Como pesquisar o Haiti e a Revolução Haitiana? Conversa com as historiadoras Juliana Zanezi e Isabela Rodrigues de Souza
Leitura Obrigatória:
TROUILLOT, Michel-Rolph. Silenciando o passado: poder e a produção da história, 1995. Ler capítulo 3, “uma história impensável”.
BUCK-MORSS, Susan, Hegel e o Haiti: https://www.scielo.br/j/nec/a/Rms6hs73V39nPnYsv44Z93n/?lang=ptComplemento: Cliocast – Revolução Haitiana: https://cliohistoriaeliteratura.com/2022/08/10/haiti/
Filme: Toussaint Louverture, Philippe Niang, 2012 https://www.youtube.com/watch?v=gau8RGiT5Do -
[JÁ FOI] Aula 13 - 13 e 14 de Novembro - Aula termina 16h, na turma da tarde, e começa 20h, na turma da noite
Partes 1 e 2. Aula expositiva e discussão de texto: Revolução Francesa – Introdução e Discussão historiográfica
Aula termina 16h, na turma da tarde, e começa 20h, na turma da noite
Leituras obrigatórias:
CARVALHO, Daniel Gomes de. Revolução Francesa. São Paulo: Editora Contexto, 2022. Ler do começo até a página 43 (parar no início do capítulo ("A monarquia, a reforma" etc)
A Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão (1 página) - https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/414/2018/10/1789.pdf
Leituras optativas:FURET, François. Pensando a revolução francesa. Editora Paz e Terra, 1989. O aluno deverá ler o capítulo “O Catecismo revolucionário”, que nesta edição encontra-se nas páginas 99-144 (45 páginas)
HUNT, Lynn. Política, cultura e classe na Revolução Francesa. Editora Companhia das Letras, 2007. Ler todo o capítulo 2, chamado “Formas simbólicas da prática política”
Complemento: Episódios do História Pirata sobre Revolução Francesa = #108, #113, #99, #86, #81 e #11
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Parte 1. Aula expositiva e discussão de texto: Robespierre - O Primeiro Terrorista?
Parte 2. Aula expositiva: Mary Wollstonecraft - A Primeira Feminista?
Leitura obrigatória:
CARVALHO, Daniel Gomes de. Revolução Francesa. São Paulo: Editora Contexto, 2022. Ler da página 45 até a página 109 (parar no início do capítulo ("A guerra revolucionária")
Leituras complementares:
PINORI, Gino. A invasão napoleônica do Egito: 1798-1801 (Artigo). In: Café História. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/a-invasao-napoleonica-do-egito/. Publicado em 25 set. de 2023. ISSN: 2674-5917.
ROBESPIERRE, Maximilien de. Discursos e Relatórios na Convenção. Rio de Janeiro: Contraponto Editora, 1999 – Ler discurso de 3 de dezembro de 1792 (sobre o julgamento de Luís XVI, 10 páginas), o discurso de 24 de abril de 1793 (Sobre a nova declaração de direitos 8 páginas) e o discurso de 25 de dezembro de 1793 (Sobre os princípios do governo revolucionário 10 páginas).Complemento:
Para quem souber francês, recomendo muito o canal da Sociedade de Estudos Robespierristas (bom demais): https://www.youtube.com/@revolutionfrancaisechained8135
Direitos Humanos, com Samuel Moyn (ele é uma das maiores autoridades do mundo no tema, vale a pena) https://podcasters.spotify.com/pod/show/theihpodcast/episodes/Beyond-Human-Rights-Prof--Samuel-Moyn-e2g2l3
QUESTÕES DA PROVA:
ESCOLHAM APENAS UMA DENTRE AS DUAS QUESTÕES ABAIXO
1. Crítica, Crises e Revoluções: as heranças ambíguas da Época Moderna (Europa e Caribe, Séculos XVII-XVIII)
2. Leia os seguintes artigos:
SKINNER, Quentin. Significado e interpretação na História das Ideias. Revista Tempo e Argumento, 2017, vol. 9, no 20, p. 358-399. (disponível aqui https://www.revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180309202017358)
LILTI, Antoine. Seria Rabelais nosso contemporâneo? História Intelectual e Hermenêutica Crítica. In: SALOMON, Marlon (org). Heterocronias - Estudos Sobre a Multiplicidade dos Tempos Históricos. Goiânia: Ricochete, 2018. [ABAIXO, TEXTO ANEXO]
Fazendo uso dessas leituras - especialmente, daquilo que elas levantam do ponto de vista teórico-metodológico - discuta as possibilidades e modos de fazer História Intelectual na Europa e no Caribe nos séculos XVII e XVII, tendo como fundamentos os textos e aulas de nosso curso.
A partir das questões propostas, é preciso elaborar um texto dissertativo, que contenha uma introdução (na qual você enuncia seus argumentos centrais e a estrutura do texto), um desenvolvimento e uma conclusão. A fonte solicitada é Times New Roman 12, espaçamento 1,5, e o mínimo de 7 páginas. Títulos são bem-vindos, mas não obrigatórios; não é necessária uma "capa" ou algo do tipo. Não há máximo de páginas, mas conto com o bom senso de vocês a esse respeito. A prova deve demonstrar que o discente acompanhou o curso, leu os textos e, assim, dominou o debate sobre o período. Clichês de vídeos de internet, manuais escolares ou de alguma historiografia ultrapassada sofrerão severos descontos. Não se esqueçam de enviar, junto a prova, os trabalhos feitos para obterem pontos extras. Bom trabalho! -
Parte 1. Aula expositiva e discussão de texto: Edmund Burke: o primeiro conservador? Thomas Paine: o primeiro progressista?
Parte 2. Aula expositiva e discussão de texto: Joseph de Maistre: o primeiro reacionário?
Nesse dia, estou disponível para conversamos sobre as provas. Vocês poderão trazer trechos, pedir opiniões, etc.
Leituras obrigatórias:
CARVALHO, Daniel Gomes de. A Revolução Francesa. São Paulo: Editora Contexo, 2022. Ler o restante do livro, até o fim (p. 109-173).
Complemento: Filme Casanova e Revolução, Ettore Scola, 1982 e filme Problemas com a Natureza, 2020.
Filme - A Revolução em Paris, 2019, Pierre Schoeller.
Podcast Burke and Political Tradition, com a historiadora Emily Jones - https://podcasters.spotify.com/pod/show/theihpodcast/episodes/Burke-and-Political-Traditions-Dr-Emily-Jones-e2g2ke
Alguns textos do professor sobre o tema (nenhum é para leitura obrigatória, eu só quis colocar aqui mesmo caso alguém tenha curiosidade):
CARVALHO, Daniel Gomes de et FLORENZANO, Modesto. A (des) fortuna de Thomas Paine: um problema histórico e historiográfico. Tempo, 2019, vol. 25, p. 320-341.
CARVALHO, Daniel Gomes de. O pensamento radical de Thomas Paine (1793-1797): artífice e obra da Revolução Francesa. 2017. Universidade de São Paulo.
CARVALHO, Daniel Gomes de. Revolução Francesa. São Paulo: Contexto, 2022
CARVALHO, Daniel Gomes de. A Revolução Francesa dos historiadores: os trabalhos que formaram o nosso conhecimento sobre o tema (Artigo). In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/historiografia-da-revolucao-francesa/. Publicado em: 6 out. 2019.
CARVALHO, Daniel Gomes de. Napoleão Bonaparte e a Escravidão (Artigo). In: Café História. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/napoleao-e-a-escravidao/. Publicado em: 4 dez. 2023. ISSN: 2674-5917.
CARVALHO, Daniel. Nova historiografia da Revolução Francesa: uma bibliografia comentada. In: Café História. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/nova-historiografia-da-revolucao-francesa/. Publicado em: 13 fev. 2023. ISSN: 2674-5917.
CARVALHO, Daniel Gomes de. O Apocalipse da natureza de Walking Stewart (1747-1822): Um excêntrico no Iluminismo?. Varia Historia, 2022, vol. 38, p. 125-160.
CARVALHO, Daniel Gomes de. THOMAS PAINE E A REVOLUÇÃO FRANCESA: ENTRE O LIBERALISMO E A DEMOCRACIA (1794-1795). Revista de História (São Paulo), 2021, p. a01920.
CARVALHO, Daniel Gomes de. Thomas Paine e a Revolução Francesa: religião, democracia e justiça social (1793-1797). Editora Fino Traço, 2023. -