Disciplinas Interdepartamentais da FFLCH

OBJETIVOS: Discutir aspectos do ensino de literatura que se relacionam à performance e à experiência interpessoal da sala de aula como acontecimentos na linguagem, bem como aspectos da vida material de um docente, como a relação com a instituição e sua hierarquia, as exigências de participação social na comunidade escolar e a administração do trabalho doméstico.

CONTEÚDOS:

1. A disposição emocional na sala de aula e o conceito de pedagogia engajada, de Bell Hooks;

2. O sentido moral da leitura literária;

3. A Escola Nova, Georg Kerschensteiner e a escola do trabalho, a gestão de tarefas domésticas na atividade docente;

4. Proposição de trabalhos como recurso de aprofundamento da leitura literária;

5. Depressão, ansiedade e apatia na sala de aula;

6. A escola e os regimes disciplinares;

7. Livros infantis como recursos de ensino de literatura;

8. Recursos iconográficos no ensino de literatura;

9. A emergência do debate sobre racismo na educação;

10. Ritual, experiência e performance: dispositivos de ação e atuação coletiva na sala de aula.
Propiciar aos estudantes oportunidade de realizar estágios, atividades práticas e projetos relativos ao ensino e aprendizagem de línguas (materna e/ou estrangeira). Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor/educador, solidificando sua formação pedagógica, o que lhes possibilitará desenvolver eficientemente atividades de oralidade, leitura e escrita no nível Médio.
Refletir criticamente sobre os processos de configuração das literaturas espanhola e hispano-americana nas suas relações com os âmbitos da pesquisa universitária e da docência em diferentes níveis do ensino.
Propiciar aos estudantes a aquisição de habilidades didáticas que permitam conjugar conhecimentos adquiridos ao longo do curso de graduação em Letras, em sua habilitação em Português, e desafios práticos na sala de aula. Examinar livros didáticos e outros recursos para o ensino, em perspectiva crítica. Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor, consolidando sua formação pedagógica.
Propiciar aos estudantes a aquisição de habilidades didáticas que permitam conjugar conhecimentos adquiridos ao longo do curso de graduação em Letras, em sua habilitação em Português, e desafios práticos na sala de aula. Examinar livros didáticos e outros recursos para o ensino, em perspectiva crítica. Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor, consolidando sua formação pedagógica.
Propiciar aos estudantes a aquisição de habilidades didáticas que permitam conjugar conhecimentos adquiridos ao longo do curso de graduação em Letras, em sua habilitação em Português, e desafios práticos na sala de aula. Examinar livros didáticos e outros recursos para o ensino, em perspectiva crítica. Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor, consolidando sua formação pedagógica.
Propiciar aos estudantes a aquisição de habilidades didáticas que permitam conjugar conhecimentos adquiridos ao longo do curso de graduação em Letras, em sua habilitação em Português, e desafios práticos na sala de aula. Examinar livros didáticos e outros recursos para o ensino, em perspectiva crítica. Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor, consolidando sua formação pedagógica.
Propiciar aos estudantes oportunidade de realizar estágios, atividades práticas e projetos relativos ao ensino e aprendizagem de língua alemão como língua estrangeira. Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor/educador, solidificando sua formação pedagógica, o que lhes possibilitará desenvolver eficientemente atividades de oralidade, leitura e escrita no nível Médio.