OBJETIVOS: Discutir aspectos do ensino de literatura que se relacionam à performance e à experiência interpessoal da sala de aula como acontecimentos na linguagem, bem como aspectos da vida material de um docente, como a relação com a instituição e sua hierarquia, as exigências de participação social na comunidade escolar e a administração do trabalho doméstico.
CONTEÚDOS:
1. A disposição emocional na sala de aula e o conceito de pedagogia engajada, de Bell Hooks;
2. O sentido moral da leitura literária;
3. A Escola Nova, Georg Kerschensteiner e a escola do trabalho, a gestão de tarefas domésticas na atividade docente;
4. Proposição de trabalhos como recurso de aprofundamento da leitura literária;
5. Depressão, ansiedade e apatia na sala de aula;
6. A escola e os regimes disciplinares;
7. Livros infantis como recursos de ensino de literatura;
8. Recursos iconográficos no ensino de literatura;
9. A emergência do debate sobre racismo na educação;
10. Ritual, experiência e performance: dispositivos de ação e atuação coletiva na sala de aula.- Docente: Iuri Pereira Jaime
- Docente Avançado: Claire Parot
- Docente Avançado: Hyanna Carollyne Dias de Medeiros
- Docente Avançado: Livia Miranda de Paulo
- Docente: Fabiana Nassif Jorge Traldi
- Docente: Heloisa Brito de Albuquerque Costa
- Docente: Idalia Morejon Arnaiz
- Docente: Helio de Seixas Guimaraes
- Docente: Marcelo Pen Parreira
- Docente: Flavia Maria Ferraz Sampaio Corradin
- Docente: Jose da Silva Simoes
- Docente: Sibele Paulino