Filosofia
O curso busca traçar a evolução do estilo da escrita de Wittgenstein desde o Tractatus Logico-Philosophicus até as Investigações Filosóficas, mostrando as razões filosóficas que tornaram necessárias a invenção de um novo modo de articular um texto.
O curso tem como objetivo introduzir e discutir questões relativas ao conceito e aos métodos da lógica, através da consideração da maneira como essa disciplina se constituiu historicamente. Trata-se também de introduzir, por meio dessa consideração, os conceitos mais fundamentais da lógica tradicional, de inspiração aristotélica, e da chamada lógica matemática contemporânea, acentuando-se sua relevância filosófica. Ademais, tendo em vista a formação de professores, o curso tem ainda como objetivos específicos: a) aprimorar competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa através do desenvolvimento de atividades específicas de interpretação e produção de texto e do uso de outras linguagens como imagens, vídeos, etc.; b) propor questões e conteúdos, relacionados à temática do programa, relevantes à capacitação do estudante para a atividade docente na área de filosofia no ensino médio.
Investigação de problemas e conceitos fundamentais da estética e da filosofia da arte, a partir de abordagem histórica e temática, tendo em vista a reflexão sobre a natureza do belo e da obra de arte. Ademais, tendo em vista a formação de professores, o curso tem ainda como objetivos específicos: a) aprimorar competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa através do desenvolvimento de atividades específicas de interpretação e produção de texto e do uso de outras linguagens como imagens, vídeos, etc.; b) propor questões e conteúdos, relacionados à temática do programa, relevantes à capacitação do estudante para a atividade docente na área de filosofia no ensino médio.
Investigação de temas de estética e filosofia da arte da Antiguidade ao Renascimento.

Este é um curso introdutório sobre a “filosofia da ciência da mente e do encéfalo”, denotando estudos de filosofia da mente acoplados à neurociência da consciência. O objetivo é estudar alguns textos clássicos da filosofia da mente e examinar alguns tópicos da neurociência do último século. O professor acredita que grandes avanços e surpresas estão em gestação nos estudos científicos da consciência, e que filósofas e filósofos podem contribuir para esta provável revolução científica.

Nesta disciplina optativa procura-se abordar, analisar e comentar temas relacionados às filosofias de Platão e Aristóteles que não estão contemplados na ementa da disciplina obrigatória História da Filosofia Antiga I, mas que são igualmente de influência inegável para as filosofias posteriores. As análises sempre privilegiarão os textos dos dois filósofos.
A disciplina propõe fazer um percurso da história da ética e filosofia moral guiado pela obra mais importante do filósofo canadense Charles Taylor, As Fontes do Self, sobre a construção da identidade moderna. Complementarmente, o curso vai explorar textos do mesmo autor nos quais extrai algumas implicações de sua leitura sobre a identidade e as fontes morais para o campo da política.