Ciência Política
O objetivo do curso consiste em introduzir os alunos na discussão sobre a esfera pública no debate da teoria política e da teoria crítica contemporâneas, apresentando os principais nomes do cenário teórico internacional e nacional.
O curso está voltado à formação básica dos alunos. A teoria dos jogos é uma ferramenta analítica poderosa e usada com frequência cada vez maior por cientistas sociais. O curso cobre uma lacuna.
O curso está voltado à formação básica dos alunos. A teoria dos jogos é uma ferramenta analítica poderosa e usada com frequência cada vez maior por cientistas sociais. O curso cobre uma lacuna.
O objetivo é apresentar aos alunos os principais temas e conceitos da teoria política moderna. Trata-se de examinar as teses sobre as origens e os fundamentos do poder político, a gênese dos conceitos de contrato social, Estado e soberania (estatal e popular), a estrutura das concepções que anteciparam e expressaram o processo de construção do Estado nacional moderno. O curso está dividido em três partes: a primeira esquematiza o modo pelo qual Aristóteles pensou a política e a comunidade política, a segunda examina a inovação teórica efetivada pela obra de Maquiavel, e a terceira investiga como os pensadores jusnaturalistas e contratualistas (Hobbes, Locke, Rousseau) lançaram as bases de uma nova ciência para os novos tempos. Por fim, busca-se desenvolver a compreensão nos alunos de conceitos clássicos da Ciência Política bem como de sua constituição histórico-filosófica, a partir do conhecimento dos debates ocorridos entre os principais autores desse campo científico, de modo que o futuro professor tenha condições de atuar no ensino médio trazendo para a realidade dos alunos deste nível de ensino referências para a sua formação como cidadão.
Países democráticos apresentam taxas mais altas de gastos sociais que países com governos autocráticos? Políticos eleitos têm maior chance de serem reeleitos? Como medir o impacto das políticas públicas? Como avaliar o comportamento eleitoral por estados e regiões? A finalidade principal desta disciplina é introduzir os alunos aos métodos utilizados na ciência política para responder a esse tipo de perguntas. Este é um curso de introdução à analise quantitativa de dados para alunos de graduação em Ciências Sociais. Espera-se que após cursar a disciplina os alunos tenham desenvolvido conhecimentos e habilidades de programação e uso de softwares para a utilização de métodos estatísticos e realização de análises a partir de dados sociais e políticos. Com vistas à formação de professores, o curso tem como objetivos específicos a) aprimorar competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa por meio da realização de atividades de interpretação e análise de textos, imagens e vídeos, bem como de produção textual (verbal e escrita); b) explorar questões, conteúdos, materiais (textos de divulgação, filmes – documentários e ficções –, ensaios fotográficos, reportagens etc.) relacionados ao curso de forma a instrumentalizá-los na capacitação dos alunos como docentes c) estabelecer como rotina o acesso às tecnologias de informação e comunicação na interface do ensino-aprendizagem (por exemplo, uso da plataforma moodle, disponibilização de materiais em nuvem e a exposição de conteúdos com apoio de recursos multimídia.
A disciplina tem por objetivo introduzir os alunos no estudo das instituições políticas brasileiras em perspectiva comparada. Serão examinadas as principais dimensões dos sistemas políticos e de que modo elas afetam a escolha de representantes, a formação de governos, a dinâmica dos partidos, a organização do Estado, o processo decisório, a participação política e o controle constitucional. Antes, a introdução do curso trata da questão da democratização e dos modelos de democracia. Em cada tópico, ênfase será dada ao caso brasileiro e aos períodos históricos mais relevantes, sem perder de vista a perspectiva comparada com outros países. O programa contemplará assim aulas teóricas sobre dimensões institucionais da democracia, sobre o método comparativo e sobre a experiência institucional brasileira. Para que o aluno, futuro professor, possa debater com seus alunos do ensino médio a presença de tais questões em seu cotidiano, o curso promove atividades que estimulam o engajamento dos estudantes no processo de ensino dos conteúdos pertinentes, como a formação de grupos para discussão e exposição das ideias centrais contidas em cada texto por meio de seminários.
Este curso visa a abrir a oportunidade para que as alunas e os alunos de ciências sociais desenvolvam atividades de leitura e redação dirigidas para teoria política. Neste curso, o foco incide sobre duas obras consideradas canônicas: os Discursos sobre a década de Tito Lívio, de Maquiavel, e Leviatã, de Thomas Hobbes. O objetivo é discutir alguns dos principais princípios teóricos apresentados por esses dois autores e investigar algumas interpretações contemporâneas, a fim de demonstrar o caráter polêmico e controvertido de conceitos centrais mobilizados pelos autores. O curso procura contribuir tanto para a formação de pesquisadoras e pesquisadores, como de professoras e professores de ciências sociais. Ferramentas como moodle- usp serão utilizadas no curso.

Este curso visa abrir a oportunidade para que os alunos de ciências sociais desenvolvam uma atividade dirigida de pesquisa em ciência política. Do ponto de vista metodológico, o curso explora o emprego de técnicas de estudo de caso na análise de fenômenos políticos. O objetivo do curso é, portanto, apresentar as técnicas comuns empregadas na coleta e análise de evidências empíricas em estudos de caso, discutir alternativas de análise e o potencial de generalização dessa forma de pesquisa, com ênfase especial à estratégias comparativas empregadas na análise de múltiplos casos.

Neste semestre, além da disciplina discutir questões centrais na definição do desenho de pesquisa e das formas de coleta e análise de dados qualitativos, debaterá estudos qualitativos de políticas públicas. Serão discutidos estudos que analisam conceitos centrais para o campo de políticas públicas e as metodologias empregadas neles.

A disciplina tem por objetivo oferecer aos alunos um panorama sobre o desenvolvimento das políticas sociais familiarizando-os com os principais processos históricos de construção dos sistemas de proteção social, com os modelos analíticos construídos para explicar esse desenvolvimento, e com o debate que vem sendo travado em torno do futuro dessas políticas. Pretende ainda discutir as relações entre direitos civis, direitos políticos e direitos sociais no Brasil, explorando as relações entre democracia, cidadania e redução das desigualdades.