Programação
-
-
-
-
Slides Aula 2 Arquivo
-
-
Slides - Aula 3 Arquivo
-
-
Slides - Aula 4 Arquivo
-
-
Entrega do Trabalho I - Terça Tarefa
-
Entrega do Trabalho I - Quinta Tarefa
-
-
-
Slides - Aula 5 Arquivo
-
Aula 6 (24-26/set) - Eleições no regime militar: voto de oposição, centralidade e a Síndrome do Flamengo
-
Aula 6 - Slides Arquivo
-
-
Slides - Aula 7 Arquivo
-
Em até 5 páginas:
Compare as visões sobre o eleitorado brasileiro apresentadas em pelo menos um texto de cada aula da segunda parte da disciplina (aulas 5, 6 e 7), fazendo referências, ainda, à metodologia e ao tipo de dado que o texto mobilizou.
-
-
Slides - Aula 8 Arquivo
-
Aula 9 (15-17/out) - Eleições presidenciais – Explicações: Identificação partidária, ideologia e sofisticação política I
-
Slides - Aula 9 Arquivo
-
Aula 10 (29-31/out) - Eleições presidenciais – Explicações: Identificação partidária, ideologia e sofisticação política II
-
Slides - Aula 10 Arquivo
-
Aula 11 (05-07/nov) - Eleições presidenciais – Explicações: Lulismo, realinhamento e políticas sociais I
-
Slides - Aula 11 Arquivo
-
Aula 12 (12-14/nov) - Eleições presidenciais – Explicações: Lulismo, realinhamento e políticas sociais II
-
Slides - Aula 12 Arquivo
-
Aula 13 (19-21/nov) - Eleições presidenciais – Explicações: Bolsonarismo, antipetismo, ideologia e clivagens I
-
Slides - Aula 13 Arquivo
-
Aula 14 (26-28/nov) - Eleições presidenciais – Explicações: Bolsonarismo, antipetismo, ideologia e clivagens II
-
Slides - Aula 14 Arquivo
-
-
Slides - Aula 15 Arquivo
-
O trabalho final pode ter até 8 páginas (com alguma tolerância) e podem ser de dois tipos:
1-Resposta a 1 (uma) das seguintes perguntas:A) Faça relações entre algumas das explicações formuladas para o comportamento eleitoral no período democrático atual e as grandes teorias de comportamento eleitoral que vimos nas primeiras aulas. Além de textos das aulas de número 2 (dois) a 4 (quatro), contemple textos de ao menos 4 (quatro) aulas da Parte III - aulas 8 (oito) a 15 (quinze).
B) Discuta de maneira mais comparativa possível as diferentes explicações formuladas para o comportamento eleitoral no período democrático atual - Parte III - aulas 8 (oito) a 15 (quinze) -, ressaltando semelhanças e diferenças de argumentos, bem como as abordagens metodológicas empregadas. Utilize textos de ao menos 6 (seis) aulas.
2-Proposta de pesquisa ou elaboração de breve análise empírica, por meio de dados quantitativos ou qualitativos primários ou secundários, em diálogo com textos da disciplina.
Os dados podem ser coletadas em bases públicas, como TSE, Cesop, CIS, etc. ou mesmo em material da imprensa.
--------------------------------------Para intercambistas:
Utilizando textos da Parte III - aulas 8 (oito) a 15 (quinze) -, apresente o que aprendeu sobre a política brasileira recente, especificamente sobre as eleições presidenciais.