Antropologia
Possibilitar aos alunos ingressantes no curso de Ciências Sociais uma formação básica e introdutória em Antropologia Social, estabelecendo perspectivas para o aprofundamento de certos instrumentos conceituais, teóricos e metodológicos pertinentes à reflexão antropológica. Possibilitar aos alunos, futuros professores, o conhecimento, reflexão e apresentação de conceitos centrais da antropologia como cultura, etnocentrismo, relativismo cultural, diversidade cultural.
Possibilitar aos alunos ingressantes no curso de Ciências Sociais uma formação básica e introdutória em Antropologia Social, estabelecendo perspectivas para o aprofundamento de instrumentos conceituais, teóricos e metodológicos pertinentes à reflexão antropológica.

Presentes na reflexão antropológica desde seus primórdios, Corpo, Substância e Pessoa são categorias cuja produtividade para a análise das sociedades ameríndias já estava prefigurada na obra de Lévi-Strauss em meados da década de 1960. O curso pretende acompanhar os desdobramentos do tema, considerando a importância ainda central da discussão sobre a corporalidade nas etnografias e nos modelos comparativos mais recentes.
Familiarizar o aluno de Ciências Sociais com os fundamentos teóricos e procedimentos analíticos do estruturalismo, a partir da leitura e discussão da obra de Claude Lévi-Strauss. Explorar o acervo disponível no Laboratório de Imagem e Som da Antropologia para capacitar o aluno, futuro professor, para trabalhar com seus alunos do ensino médio as questões referentes à organização e cultura de diferentes grupos e sociedades.
Oferecer uma perspectiva antropológica de interpretação do processo de formação das religiões afro-brasileiras sublinhando seus diálogos com a cultura nacional em termos de comportamento, estilo de vida, produção simbólica e construção identitária.

Objetivos: Esta disciplina visa introduzir os alunos da graduação na área dos estudos de gênero, com um enfoque que aproxima a antropologia com outras áreas das humanidades. Gênero tornou-se um campo de estudo associado à ampla reflexão teórica com diversas ênfases e abordagens. A produção teórica específica sobre gênero que vem desde a década de 1970, em forte diálogo com as teorias sociais e feministas produziu reflexões acerca das formas de poder e de desigualdade que são social e culturalmente produzidas.

A disciplina apresenta a área dos estudos de gênero mostrando inicialmente sua relação com os debates fundamentais da antropologia (como a dicotomia natureza/cultura). Reconhecendo as relações desta área com a questão das formas de poder, a disciplina aponta para a forma como o conceito de gênero advém dos estudos sobre mulheres e/ou feministas, explorando também o problema contemporâneo da identidade em seu aspecto político. A disciplina busca acompanhar os desdobramentos teóricos posteriores em diálogo intenso com a reflexão interseccional e abordando também desdobramentos mais recentes (como as perspectivas pós-colonial e decolonial), e com áreas afins à antropologia. Explora-se assim de modo mais detido as relações entre gênero e outros marcadores sociais da diferença, especialmente raça, classe e sexualidade.

Conteúdo: 

I - Apresentação à temática e a retomada da antropologia clássica: Os limites do corpo e do sexo na teoria antropológica; Sobre a oposição natureza e cultura

II – Os usos do termo Gênero: Primeiros usos nas Ciências Humanas; Mulheres ou gênero?; A abordagem de Foucault e dos estudos sobre sexualidade; Os problemas do “sexo”; Corpo e identidade; Tecnociência.

III- Marcadores sociais da Diferença: Gênero e sexualidade; Gênero e raça; Gênero, classe e raça; Interseccionalidades; Colonial, pós-colonial, decolonial

Obs: Este conteúdo não é necessariamente abordado nessa ordem, pois os temas atravessam mais de uma aula.


Métodos utilizados: Aulas expositivas e dialogadas; exposição de filmes para discussão; seminários.

Atividades discentes: Leitura da bibliografia indicada, participação nas discussões em sala de aula, seminários.

Critérios de avaliação da aprendizagem: Participação nas aulas, seminários, e prova escrita em classe e/ou trabalho.
Familiarizar o aluno de Ciências Sociais com os fundamentos teóricos e procedimentos analíticos do estruturalismo, a partir da leitura e discussão da obra de Claude Lévi-Strauss. Explorar o acervo disponível no Laboratório de Imagem e Som da Antropologia para capacitar o aluno, futuro professor, para trabalhar com seus alunos do ensino médio as questões referentes à organização e cultura de diferentes grupos e sociedades.

Objetivos: Com os avanços das tecnologias de comunicação e informação (TICs), é cada vez mais necessário que sejam debatidas as implicações e os usos que as pessoas fazem do aparato tecnológico e disso que é nomeado como digital. A pandemia de Covid-19 tornou ainda mais urgente refletir sobre estas questões, especialmente no que se refere ao caráter cotidiano das tecnologias e da internet e aos processos de acesso, marcados por desigualdades. Ainda que se trate de um campo já estabelecido dentro da Antropologia, com um conjunto de pesquisas que vêm se desenvolvendo desde o início da década de 90 e que conformam uma área temática que podemos chamar de Antropologia Digital, o que os estudos sobre tecnologia e internet mostram é a necessidade de aprofundar o entendimento dos muitos modos como as tecnologias são apropriadas e utilizadas, bem como dos contenciosos em que está envolvida (regulação, controle, vigilância, neutralidade de rede, legislação, política de dados). Por esse motivo, cabem reflexões nos âmbitos teórico, metodológico e ético, pensando em como a internet se conforma como campo, como contexto e como ferramenta de pesquisa. Desse modo, o objetivo deste curso é promover a discussão e o entendimento dos muitos modos como as tecnologias e, em especial, a internet são utilizadas. Neste sentido, quer pensar sobre modos como a internet e as conexões estabelecidas por meio dela, podem ser etnograficamente qualificadas e que implicações teóricas resultam destes esforços.

Conteúdo: O conteúdo a ser discutido percorre os estudos sobre tecnologia e internet desde os seus primórdios. Por isso, antes de entrar diretamente na discussão sobre internet, faremos um debate mais amplo sobre ciência e tecnologia, com a leitura de autores e autoras fundamentais como Bruno Latour e Donna Haraway. Em relação propriamente à internet, alguns temas serão tratados, tais como, nomenclaturas utilizadas (real/virtual, online/off-line, digital/analógico); aspectos jurídicos e legais (Marco Civil); big data; neutralidade de rede; web 1.0, 2.0 e 3.0; consumo e produção; economias digitais; acesso e desigualdade; redes sociais; deep web; mobilizações e protestos online; política de dados, algoritmos e ferramentas de busca. Além disso, parte do curso será dedicada a pensar sobre metodologia de pesquisa, apresentando os principais dilemas e questionamentos envolvidos em tomar a internet/online/digital como campo. Por fim, há uma especial atenção aos aspectos éticos em torno do uso de dados obtidos online.