Objetivos: Com os avanços das tecnologias de comunicação e informação (TICs), é cada vez mais necessário que sejam debatidas as implicações e os usos que as pessoas fazem do aparato tecnológico e disso que é nomeado como digital. A pandemia de Covid-19 tornou ainda mais urgente refletir sobre estas questões, especialmente no que se refere ao caráter cotidiano das tecnologias e da internet e aos processos de acesso, marcados por desigualdades. Ainda que se trate de um campo já estabelecido dentro da Antropologia, com um conjunto de pesquisas que vêm se desenvolvendo desde o início da década de 90 e que conformam uma área temática que podemos chamar de Antropologia Digital, o que os estudos sobre tecnologia e internet mostram é a necessidade de aprofundar o entendimento dos muitos modos como as tecnologias são apropriadas e utilizadas, bem como dos contenciosos em que está envolvida (regulação, controle, vigilância, neutralidade de rede, legislação, política de dados). Por esse motivo, cabem reflexões nos âmbitos teórico, metodológico e ético, pensando em como a internet se conforma como campo, como contexto e como ferramenta de pesquisa. Desse modo, o objetivo deste curso é promover a discussão e o entendimento dos muitos modos como as tecnologias e, em especial, a internet são utilizadas. Neste sentido, quer pensar sobre modos como a internet e as conexões estabelecidas por meio dela, podem ser etnograficamente qualificadas e que implicações teóricas resultam destes esforços.
Conteúdo: O conteúdo a ser discutido percorre os estudos sobre tecnologia e internet desde os seus primórdios. Por isso, antes de entrar diretamente na discussão sobre internet, faremos um debate mais amplo sobre ciência e tecnologia, com a leitura de autores e autoras fundamentais como Bruno Latour e Donna Haraway. Em relação propriamente à internet, alguns temas serão tratados, tais como, nomenclaturas utilizadas (real/virtual, online/off-line, digital/analógico); aspectos jurídicos e legais (Marco Civil); big data; neutralidade de rede; web 1.0, 2.0 e 3.0; consumo e produção; economias digitais; acesso e desigualdade; redes sociais; deep web; mobilizações e protestos online; política de dados, algoritmos e ferramentas de busca. Além disso, parte do curso será dedicada a pensar sobre metodologia de pesquisa, apresentando os principais dilemas e questionamentos envolvidos em tomar a internet/online/digital como campo. Por fim, há uma especial atenção aos aspectos éticos em torno do uso de dados obtidos online.
- Docente: Carolina Parreiras Silva
- Docente: Heloisa Buarque de Almeida