Aperçu des sections
-
-
Proposta de cronograma e dinâmica para a disciplina, a ser ajustada a partir dos acordos que faremos em nossa primeiro encontro (no dia 9/8).
-
-
Aula 2: Discursos sobre desenvolvimento e sustentabilidade: análise e categorização dos discursos ambientais modernos
-
DRYZEK, J. The politics of the Earth: environmental discourses. Oxford: Oxford University Press, 2005.
-
-
-
LATOUR, B. Diante de Gaia: Oito Conferências sobre a Natureza no Antropoceno. São Paulo / Rio de Janeiro: Ubu Editora / Ateliê de Humanidades Editorial, 2020. p. 181 - 233
-
-
-
BRUM, E. Banzeiro Òkòtó - uma viagem à Amazônia Centro do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2021. p. 9 - 33
-
Lembrando que nossa aula será neste dia no IEA.
-
-
-
LATOUR, B. Onde aterrar? Como se orientar politicamente no Antropoceno. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.
-
-
-
ACOSTA, A. O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Editora Elefante, 2016
-
-
-
FREEMAN, C. P., BEKOFF, M. e BEXELL, S. Givign voice to the “voiceless”> incorporating nonhuman perspectives as journalistic sources. Journalism Studies, 12(5): 590-607.
-
-
-
BRIANEZI, T. A reportagem como ponte aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na escola. Trabalho apresentado no eixo “Pedagogia da Comunicação - 5.2 Práticas de Educomunicação Socioambiental na defesa dos Direitos da Terra” do IX Encontro Brasileiro de Educomunicação. Campina Grande: ABPEducom, 2022.
-
ONU. Roteiro para a Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Implementação e Acompanhamento no nível subnacional. Brasília: Organização das Nações Unidas, 2016.
-
-
-
MATTELART, A. A construção social do direito à comunicação como parte integrante dos direitos humanos. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. São Paulo, v. 32, nº 1, p. 33-50, jan./jun. 2009.
-
-
Aula 10: O movimento internacional pela linguagem simples e sua materialização em políticas públicas no Brasil
-
FISCHER, H. Clareza em textos de e-gov, uma questão de cidadania. Rio de Janeiro: Com Clareza, 2018.
-
-
Aula 11: O papel da comunicação nas políticas socioambientais: formação de agenda, elaboração, implementação, monitoramento e avaliação
-
RAYMUNDO, M. H. A ; BRANCO, E. A. ; BIASOLI, S. . Indicadores de Políticas Públicas de Educação Ambiental: Construção à Luz do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e da Política Nacional de Educação Ambiental. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL (CURITIBA. ONLINE), v. Especial, 2018, p. 337-358.
-
-
-
BRIANEZI, Thaís; GATTÁS, Carmen. A educomunicação como comunicação para o desenvolvimento sustentável. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 21, n. 41, 2022. ps. 33-43
-
-
-
HAN, B. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
-
-
Apresentação oral da pesquisa (ou do projeto em construção), estabelecendo diálogo com temas trabalhados durante a disciplina.
A apresentação oral será nas duas últimas aulas (6 e 13/12), 5 pessoas por encontro. Cada pessoa terá até 20 minutos para apresentação, seguida de momento de até 15 minutos para diálogo com o grupo (perguntas, respostas e comentários).