Programação

  • SISTEMÁTICA DO CURSO E COMPONENTES DA AVALIAÇÃO

    Como informa a ementa, um dos objetivos centrais da disciplina é proporcionar "um panorama do estado da arte do mercado de produção de subsídios para a educação formal e não formal", bem como a "possibilidade de vivenciar a produção de material educativo". Nos últimos anos, o curso optou pelo jogo educativo, geralmente analógico, como formato/suporte midiático de criação/experimentação estudantil. Entretanto, o programa do curso contempla também o estudo de outros suportes midiáticos para a educação. Assim, nessa edição da disciplina, ao lado da proposta de criação de jogo educativo (e relatório sobre ele) pelos alunos (possivelmente em grupo), vivenciaremos a produção de outro formato midiático (o videocast) como meio de estudo e construção de conhecimento sobre os temas do curso.
    Desse modo, o curso possuirá três, por assim dizer, momentos:
    1) Seminários sobre temáticas voltadas a jogos educativos e sua criação / Desenvolvimento do jogo pelo/as estudantes, socialização das produções e elaboração de relatório;
    2) Produção dos videocasts pelos estudantes (em grupo) / Discussão sobre produção (?) / Socialização das produções para colegas com elaboração de uma atividade que corresponda a aprofundamento do conteúdo, e
    3) Feitura das atividades (on-line, estarão no ambiente Moodle) propostas pelos grupos.
    Em temos da metodologia de desenvolvimento do curso, há poucas aulas expositivas, os seminários (sobre jogos), apoio do professor para o desenvolvimento dos jogos e videocasts -- observando-se que já existe uma base de conhecimento sobre as temáticas (ver aqui) --, eventuais momentos de teste dos jogos em classe, discussão e socialização dos videocasts e realização de atividades on-line. Os alunos e as alunas são estimulados a participarem e debateram os conteúdos em estudo, inclusive a partir de seus conhecimentos prévios e discussões contemporâneas que aproximem a matéria da realidade. Os videocasts poderão ser feitos no estúdio da Licenciatura ou em outro local. Existe a possibilidade, dependendo do interesse de que marquemos uma visita no SampaCast.
    A sistemática de avaliação consiste em 40% da nota relacionado ao ponto 1 (jogo/relatório), 40% ao ponto 2 (videocast e atividade on-line) e 20% ao 3 (realização das atividades propostas pelo/as colegas).

  • 1ª e 2ª AULAS – 15 (Semanda dos Calouros) e 22 (Introdução do curso) março

    - Apresentação do curso (programa, atividades/sistemática de desenvolvimento, avaliação), do professor e dos estudantes.

    - Montagem (remontagem) dos grupos para seminários de jogos e distribuição dos temas (ver temas e textos - aqui)

    - Montagem (ou conversa preliminar) dos grupos para o videocast (que poderão ter um ou dois convidados); os grupos podem ser o mesmo do seminário (ou não). As temáticas poderão envolver os seguintes temas: 1. Direitos autorais e materiais educativos; 2. Mercado editorial e material didático no Brasil; 3. Processo de produção e de distribuição do livro didático; 4. O audiovisual educativo: processo de produção e de distribuição; 5. O uso educativo da produção da televisão aberta; 6. Mercado de radiodifusão no Brasil; 7. Mercado de internet e multimídia no Brasil; 8. Suportes educativos digitais; 9. Jogos educativos e 10. Gameficação e educação. Ver temáticas, conteúdos e recursos - aqui.
     
    • Como iremos produzir videocasts, seria interessante. Então, solicita-se que os alunos que acompanham esse tipo de formato, informem (com links) os que assistem e façam eventual comentário sobre ele(s).

  • 3ª AULA - 29 março - Aula aberta - "Jogos e democracia"

    No contexto da Semana de Extensão da USP, a aula será aberta e versará sobre o tema "Jogos e Democracias". Espera-se que os jogos produzidos pelos estudantes no curso anterior de ATP possam ser jogados.
  • 5 abril - Recesso da Semana Santa

  • 4ª AULA - 12 abril - Seminários sobre Jogos e Educação - I

  • 5ª AULA - 19 abril - Seminários sobre Jogos e Educação - II

  • 6ª AULA - 26 abril - Produção do jogo educativo - I

  • 7ª AULA - 3 maio - Produção do jogo educativo - II

  • 8ª AULA - 10 maio - ENCONTRO COM VIDEOCASTER

  • 9ª AULA - 17 maio - Produção do jogo educativo - III

  • 10ª AULA - 24 maio - Demonstração mútua dos jogos e discussão sobre eles

  • 11ª AULA - 31 maio - Produção Videocast - I

  • 12ª AULA - 7 junho - Produção Videocast - II

  • 13ª AULA - 14 junho - Produção Videocast - III

  • 14ª AULA - 21 junho - Inservação videocast e atividade - I

  • 15ª AULA - 28 junho - Inservação videocast e atividade - II

  • 16ª AULA - 5 julho - Realização das atividades

  • 17ª AULA - 12 de julho - Finalização e avaliação do curso com Entrega do jogo protótipo e relatório final

  • Videocasts