Programação
-
-
Versão preliminar do Plano de aulas.
-
-
Apresentação atualizada de aula temática produzida em 2013
-
Aqui você pode assistir ao debate histórico entre Paulo Freire e Seymour Papert sobre os possíveis cenários futuros para a instituição escolar.
É recomendável fazer o download o vídeo antes de assistir.
Autores: Priolli, Gabriel e Ramos, Eduardo
Produzido por: Centro de Referência Paulo Freire
-
Este artigo, sob o título de Processos Educativos e Canais de Comunicação, foi originalmente apresentado no I Congresso Internacional de Comunicação e Educação - Multimídia e Educação em um Mundo Globalizado -, em maio de 1998, São Paulo, Brasil, e organizado pelo Núcleo de Comunicação e Educação, CCA-ECA-USP e pelo WCME - World Council for Media Education.
-
Texto-relato de Ismar Soares sobre o Projeto Educom.TV, desenvolvido na parceria entre a Secretaria de estado de Educação de SP e o NCE-ECA/USP.
-
-
-
Apresentação-resumo
-
Texto de Philippe Perrenoud extrato de livro.
REF.: PERRENOUD, Philippe. A avaliação entre duas lógicas. In PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999, p. 9-23. -
AVALIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE ESTUDOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DE ERUBRICAS
Autores: Paulo Duarte, Regina Canelas, Rui Soares, Lúcia Pombo, Maria João Loureiro
Departamento de Educação, Universidade de Aveiro paulo.duarte@ua.pt; regina.canelas@ua.pt; ruisoares65@ua.pt; lpombo@ua.pt; mjoao@ua.pt
Texto apresentado no II Congresso Internacional TIC e Educação (Lisboa Portugal, Dezembro de 2012)
Apresentação-resumo: Rubricas na Avaliação
-
Apresentação-resumo.
-
-
-
Este artigo foi, originalmente, publicado em inglês como um capítulo no livro "Princípios Teóricos de Educação a Distância", editado por D. Keegan (Londres: Routlege, 1993). Foi traduzido, com a permissão do autor, por Wilson Azevêdo e José Manuel da Silva para colocar o conteúdo acessível aos leitores de língua portuguesa. Foi considerado apropriado abrir a seção de teoria deste número da nossa revista com uma discussão sobre educação a distância numa perspectiva que é diferente e e mais útil do que os conceitos normalmente encontrados na maioria das publicações e nos pronunciamentos governamentais sobre o assunto. No processo ensino-aprendizagem o conceito da "distância" - ou do seu inverso "proximidade" - pode ser mais útil, se concebido em termos de suas variáveis psicológicas e pedagógicas do que sob os fatores geográficos e tecnológicos que dominam a maior parte das discussões.
-
Disponibilizamos aqui o livro "Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem", de Romero Tori.
-
-