Programação
-
Proposta metodológica
O curso terá 10 encontros com aulas expositivas e discussão de textos e recursos previamente disponibilizados pelo professor nesta plataforma. Os alunos devem vir para as aulas tendo lido os textos sugeridos para cada tópico.
O professor disponibiliza nesta plataforma vídeos previamente gravados em anos anteriores (duração de 40 min a 1h 30, a depender da complexidade dos temas abordados). Estes vídeos são de apoio e não substituem a aula presencial.
O curso tem uma sala virtual que será usada para atendimento remoto aos alunos, acompanhamento das aulas ao vivo quando o professor decidir por substituir a aula presencial pela remota e, eventualmente, apresentação dos trabalhos se os encontros presenciais não forem possíveis por razões sanitárias, paralisações, greves, impedimentos de acesso por conta de eventos climáticos etc.
Link para a sala virtual: https://meet.google.com/yrk-pxzh-que
Avaliação
A nota final será composta a partir da execução das seguintes tarefas:
1) Trabalho final individual, em duplas ou triplas - a ser apresentado em até uma semana após a última aula do curso. O trabalho deverá ter de 15 a 20 páginas e poderá ser (a) um artigo escrito de acordo com as normas da ABNT ou (b) projeto de produto midiático produzido de acordo com a metodologia apresentada no curso. Valor: 0-6
2) Carregamento no sistema da proposta a ser desenvolvida ao longo do curso. Apresentação da proposta já em desenvolvimento aos colegas (a partir da 11a aula, observando a ordem alfabética dos alunos inscritos). Valor: 0-4
A nota final será a somatória dos valores dos itens 1 e 2 acima. O professor poderá adicionar ou subtrair nota de acordo com a presença e participação de cada aluno durante o curso.
-
As ODS da ONU: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
Chat GPT3: https://openai.com/
Artigo Jornal da USP: https://jornal.usp.br/cultura/chatgpt-entre-o-fascinio-e-o-temor-pela-tecnologia/
Edgar Carvalho entrevista Edgar Morin
https://www.youtube.com/watch?v=-IK1KBVjtbM
https://www.youtube.com/watch?v=3u0GxSKYyUY
https://www.youtube.com/watch?v=6Iabv5XFEAs
https://www.youtube.com/watch?v=jCvbjuUDXeA
-
A nova guerra pela hegemonia cultural
https://outraspalavras.net/geopoliticaeguerra/eua-china-duas-estrategias-na-luta-pela-hegemonia/Conhecimento Histórico e Internet (Ginzburg)
https://www.youtube.com/watch?v=QKdfsVBP20E
https://www.youtube.com/watch?v=xr0xOQ48Wzs&t=141s
Entrevista Roger Chartier
https://www.fronteiras.com/
videos/revolucao-da-leitura https://www.youtube.com/watch?
v=ZCji5oJZ-rc -
Deposite aqui sua proposta de trabalho final com:
1) Título provisório
2) Declaração se pretende fazer artigo ou projeto de produto e nomes dos membros do grupo (se for o caso)
3) Resumo
5) Justificativa relacionando às ODS
6) Referências bibliográficas iniciais (3 ou 4 livros e/ou artigos que embasaram sua proposta)
-
Jorge de Albuquerque Vieira - Visita à exposição A Arte e a Ciência - Nós entre os extremos -
-
A História da Informação digital
Entropia
Informação
-
Breve história da Internet
https://www.todamateria.com.br/historia-da-internet/
O que é o virtual:
https://www.youtube.com/watch?v=sMyokl6YJ5U
A comunicação mutante:
https://www.youtube.com/watch?v=VH5BPc2p3dc
Richard Dawkins | Memes | Oxford Union - Legendado PT-BR
https://www.youtube.com/watch?v=IZB5fcKVhQc&t=396s
Os memes colonizam nossas mentes (Daniel Dennet)
https://www.youtube.com/watch?v=M5UWcK9Znf4
TED pt_BR] Susan Blackmore: Memes e Temes https://www.youtube.com/watch?v=yx-SCfY2iU4 (parte 1/3)
https://www.youtube.com/watch?v=tPnAshD5jJo (parte 2/3)
https://www.youtube.com/watch?v=NanNzlrXFBU (parte 3/3)
-
Cultura da Conexão
A narrativa transmídia e a cultura da convergência
Ler os dois capítulos abaixo do livro Narrativas Transmídia
Narrativa transmídia: conceituação e origens. Vicente Gosciola
Transmidiação, entre o lúdico e o narrativo . Yvana Fechine
Cultura da Convergência - Henry Jenkins on transmedia Legendado em português
Entrevista com o prof Dr. Denis Porto Renó sobre transmídia e suas complexidades. Este vídeo é parte integrante do projeto de extensão Tecnologia em TV Digital sob responsabilidade do professor Dr. Francisco Machado Filho
https://www.youtube.com/watch?v=Ba4NPk-09Ow
A sociedade transestética (ler capítulos 1 e 6)
A identidade na era do Facebook:
https://www.youtube.com/watch?v=-CHRMspK95Q
O valor da liberdade:
https://www.youtube.com/watch?v=jNN0zJgCUb8&t=27s
LIpovetsky
https://www.youtube.com/watch?v=O1hGYHMZXDg
https://www.youtube.com/watch?v=O1hGYHMZXDg
Gilles Lipovetsky – A identidade na era Facebook -
A Sociedade da Plataforma: entrevista com José van Dijck
Beyond the map
https://beyondthemap.withgoogle.com/pt-br/
Rio de Janeiro Brazil
https://www.youtube.com/watch?v=ueuEF5kQFPM
Entrevista Robert Darnton no Roda Viva
Livros e artigos hackeados:
Livros :http://gen.lib.rus.ec/Artigos: https://sci-hub.tw/ -
Banco de dados como gênero cultural
Manovich
A silenciosa dominação por algoritmos
https://outraspalavras.net/posts/a-silenciosa-dominacao-por-algoritmos/
-
Série original Youtube: A era da Inteliência Artificial
https://www.youtube.com/playlist?list=PLjq6DwYksrzz_fsWIpPcf6V7p2RNAneKc
Cultura simbólica x Cultura Proxy
Estudo de caso: https://www.thispersondoesnotexist.com/
Virtual x Realidade aumentada x realidade misturada
GPT-3 explicada: a inteligência artificial que pode escrever https://www.youtube.com/watch?v=RiieBfzpNi8 Entrevista do professor Vinicius Romanini sobre IA e Semióticahttps://youtu.be/fxUcmUYcPfchttps://youtu.be/Dyo0Ky8NM6I -
-
-
-
Alunos voluntarios
Anna Barbara Goraieb
Patricia Moura Sales
Natan Zanini
Raphael Polidoro Mendes
-
Frequência: O aluno pode ter até 4 faltas ao longo do curso. Cinco faltas acarretam reprovação.
Trabalho final: O aluno poderá produzir, sozinho ou em grupo de até três pessoas, trabalho final em formato livre (artigo monográfico, estudo de caso, seminário, produção midiática ou produção artistico/cultural). Todos devem ter referência bibliográfica e, quando não for artigo, relatório de até 10 páginas com justificativa, metodologia empregada e resultados esperados).
Sorteador de alunos
https://sorteador.com.br/