Programação
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Proposta metodológica
Aulas expositivas: O curso terá 10 encontros com aulas expositivas e discussão de textos e recursos previamente disponibilizados pelo professor nesta plataforma. Os alunos devem vir para as aulas tendo lido os textos sugeridos para cada tópico.
Apresentação de trabalhos: As 5 aulas restantes do curso serão destinadas à apresentação dos trabalhos em andamento por parte dos alunos. Cada aluno deverá preparar material e apresentar o tema, eventual objeto empírio escolido, bibliografia, conceitos, autores e resultados provisórios já alcançados.
Sala virtual
O curso tem uma sala virtual que será usada para atendimento remoto aos alunos, acompanhamento das aulas ao vivo quando o professor decidir por substituir a aula presencial pela remota e, eventualmente, apresentação dos trabalhos se os encontros presenciais não forem possíveis por razões sanitárias, paralisações, greves, impedimentos de acesso por causa de eventos climáticos etc.
Link para a sala virtual: https://meet.google.com/yrk-pxzh-que
Avaliação
A nota final será composta a partir da execução das seguintes tarefas:
1) Carregamento no sistema da proposta a ser desenvolvida ao longo do curso. Apresentação da proposta já em desenvolvimento aos colegas (a partir da 11a aula, observando a ordem alfabética dos alunos inscritos quando não houver voluntários). Valor: 0-4
2) Trabalho final individual, em duplas ou triplas - a ser apresentado em até uma semana após a última aula do curso. O trabalho deverá ter de 15 a 20 páginas e poderá ser (a) um artigo escrito de acordo com as normas da ABNT ou (b) projeto de produto midiático produzido de acordo com a metodologia apresentada no curso. Valor: 0-6
A nota final será a somatória dos valores dos itens 1 e 2 acima. O professor poderá adicionar ou subtrair nota de acordo com a presença e participação de cada aluno durante o curso. A nota mínima para aprovação na disciplina é de 5.
Presença
A presença em cada aula será verificada por meio de chamada ou de lista a ser passada ao final da aula. O professor não realiza totalizações parciais de presença. Cabe a cada aluno controlar suas próprias faltas. Eventuais dificuldades de presença devem ser comunicados ao longo do curso. Após o término e atribuição final de presença, o professor não revisa nem abona faltas por meio de atestados entregues depois da conclusão do curso.
Atendimentos
O professor estará disponível para realizar atendimentos nos dias das aulas, meia hora antes do seu início.
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Apresentação dos professores e alunos
- Objetivos do curso
- Critérios de avaliação
- Trabalho final
- Presença
- Definição de Biopoder
- Definição de Dataficação
- Definição de Subjetividades
- Relação entre os conceitos
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- O que é Informação Digital - as origens da dataficação
- Cibernética - a teoria do controle por meio da informação
- Comunicação e pradoxos - a origem das distopias sociais
- Dataficação e controle social automatizado
- Benefícios e riscos da Dataficação
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Comunicação e controle
Entropia e informação -
- Origem e conceito de Biopoder (Foucault)
- Biopoder e controle social
- Exemplos históricos de Biopoder (eugenia, controle da população)
- Biopoder na sociedade contemporânea
- Impacto do Biopoder nas liberdades individuais
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- Compreendendo o conceito de Subjetividades
- A construção social da subjetividade
- Subjetividade e identidade na era digital
- A influência da mídia e da publicidade nas subjetividades
- As consequências psicológicas das narrativas midiáticas
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Até 5 aulas