Por favor, nesse fórum, relate suas experiências em EAD, incluindo disciplina do curso, explicitando se já fez cursos dessa modalidade, o que sente em relação, leituras e práticas (eventualmente profissionais) que já realizou, entre outros pontos, e, importante, tópicos que julgaria válidos serem aprofundados nessa disciplina.
Gamificação e jogos no Ensino a Distância. Direitos Autorais Acessibilidade Formatos de Educação com o Uso de Tecnologias Redes sociais, ferramentas web 2.0 e outros recursos tecnológicos em EAD
O que se solicita é que neste fórum cada estudante faça uma postagem em que observe, para cada um dos seminários dos colegas (não precisa, necessariamente, do próprio): 1a) aspecto(s) positivo(s) quanto a conteúdo (o que aprendeu no seminário, algo que foi particularmente bem explicado, a articulação discursiva da discussão, etc.), 2a) aspecto do conteúdo do ser aperfeiçoado ou que pareça faltar na discussão?; 1b) aspecto(s) formal(is) positivos (por exemplo, a desenvoltura dos apresentadores, a articulação entre os vídeos, etc.) e 2b) aspecto que poderia ser aperfeiçoado em termos formais.
Além de fazer uma postagem reflexiva desse tipo (que poderá ser breve), solicito que, por favor, cada estudante comente também a postagem de algum colega. Essa será a atividade do dia 18/09. Na próxima aula, o professor compilará as discussão para que façamos um debate síncrono.
Conforme discutimos, o desenvolvimento de atividades didáticas em EAD é um componente essencial de cursos. Nesse sentido, no debate em classe, refletimos sobre a natureza mais ou menos autêntica de certa proposta. Solicita-se que nessa atividade (que pode ser feita diretamente no fórum ou a partir de arquivo anexo que seja inserido na resposta) cada estudante elabore uma atividade que esteja relacionada ao seminário feito anteriormente no curso (estudantes que acabaram não realizando o seminário poderão escolher algum deles) e que faça uma reflexão sobre ela, podendo indicar, por exemplo, se procurou desenvolver alguns de atividade significativa ou se teve como objetivo consolidar informações e dados que o conteúdo do seminário abordou etc. Tanto o texto da atividade quanto do seminário podem ser breves (por volta de um parágrafo).
Tratando-se sobre direitos autorais e pandemia, podemos desencadear uma conversa partindo de indagações, por exemplo, como os autores lidaram com a disseminação de cópias não autorizadas de suas obras na internet?
Como a pandemia global impactou a aplicação e o respeito aos direitos autorais, especialmente no contexto das transmissões online de eventos culturais e educacionais, e quais medidas legais e éticas podem ser adotadas para equilibrar a proteção dos direitos autorais com o acesso à informação durante esses tempos desafiadores?
Com isso, seria interessante uma atividade envolvendo a realização de um estudo de caso, analisando como instituições educacionais ou organizações culturais lidaram com questões de direitos autorais durante a pandemia. Isso poderia envolver entrevistas com profissionais do setor, análise de políticas adotadas e uma reflexão crítica sobre as implicações éticas e legais das decisões tomadas. Ou ao contrário, como os autores lidaram com essas questões durante a pandemia.
Acredito que a melhor forma de realizar uma atividade autêntica temática
seria pedir para os discentes criarem conteúdos valendo-se delas. Como cada
plataforma tem suas especificidades estariam livres para desenvolver os
formatos, as temáticas estariam ligadas ao histórico de desenvolvimento da rede
escolhida, criação de tutorias sobre o uso, considerando as potencialidades e
debilidades, culminando numa leitura crítica.
Para a avaliação poderiam ser criados fóruns para os estudantes trocarem
opiniões sobre os trabalhos desenvolvidos.
Os alunos devem criar podcasts sobre temas específicos da área de
educomunicação, utilizando ferramentas online para gravar e editar o áudio.
Eles devem pesquisar, organizar o conteúdo e produzir episódios que serão
compartilhados entre os colegas.
Reflexão: Esta atividade ajudaria a estimular a criatividade dos estudantes
ao mesmo tempo que colabora para o entendimento sobre alguns assuntos. Produzir
conteúdo em formato de podcast ajuda a proporcionar o ensino de forma
alternativa, incentivando a expressão oral e a síntese de informações de forma
atrativa e acessível.
A partir das informações que foram compartilhadas no vídeo, indique a
alternativa que apresenta um aspecto positivo em relação aos avanços na
legislação que rege a EaD no Brasil.
====
Como
o vídeo apresenta muitos dados de legislação, como datas e regimentos, a
atividade tem como objetivo avaliar se o espectador compreendeu que houve
avanços quanto às leis e às possibilidades de acesso da EaD, que permitiram o
acesso ao conhecimento, independentemente de questões regionais ou impedimentos
físicos de área.
Uma vez assistido ao seminário ‘Formatos de Educação com o uso de
tecnologias”, caberá ao aluno duas funções, as quais visam aprimorar e
aprofundar o conteúdo assistido.
1º Escolher um dos dois tipos de formatos abordados “Moocs” e “Metodologias
ativas”, e buscar exemplos atuais que se assemelham ao que foi apresentado.
2º Buscar um formato diferente aos que foi apresentado, fazendo um texto
síntese de uma página sobre.
Objetivo: o objetivo dessa atividade seria ajudar o aluno a assimilar o
conteúdo apresentado, além de, como principal intuito, estimular a pesquisa e a
autonomia do aluno, fazendo com que ele seja o protagonista do seu processo de
aprendizado. Dando autonomia ao aluno para que procure e busque um formato de
sua escolha, estimulamos o que foi citado acima, uma vez que ele poderá buscar
um assunto de seu interesse, facilitando o processo.
- Debater como a modalidade EAD pode ajudar a superar os
desafios de evasão escolar
por Jovens e Adultos.
Objetivo de Aprendizagem
- Utilizar a plataforma MindMeister (https://www.mindmeister.com/pt) para
construir um mapa mental a partir das palavras chaves selecionadas pelo grupo.
Exercício de Fixação
- Apresentar exemplos de escolas que oferecem ensino de
Jovens e Adultos na
modalidade EAD.
O objetivo é apresentar o tema aos alunos por meio da
pesquisa e debate em grupo para que entendam a defasagem de aprendizagem entre
jovens e adultos e a importância da implementação de políticas públicas
educacionais que diminuam a desigualdade e o analfabetismo.
Espera-se que consigam identificar as problemáticas do
assunto, como a evasão escolar e pensar em estratégias para diminuí-la, como o
ensino de Jovens e Adultos na modalidade EAD.
A Atividade busca ser autêntica na medida em que propõe a
construção do conhecimento em grupo e da realização de um mapa mental que
consiga trazer pontos chaves do debate que foi feito a partir das pesquisas e
discussões realizadas pelos estudantes, por meio de uma plataforma digital e
colaborativa, além da apresentação de exemplos reais de escolas que oferecem o
EJA/PROEJA na modalidade EAD.
Planejar um curso a ser ministrado na modalidade a distância sem antes
compreender quem são os alunos do outro lado, aqueles que receberão os
conteúdos pensados pelos professores, é praticamente impossível e um tanto
irresponsável. Adriana Clementino explica muito bem essa premissa em seu texto
"Planejamento pedagógico para cursos EAD", de 2015. Há de se
entender, então, que a análise socioeconômica, cultural e cognitiva é
indispensável para um planejamento eficiente.
Apresento a proposta de, depois de assistirem ao vídeo do seminário do grupo
de mesmo tema, haver a elaboração de um questionário socioeconômico a ser
aplicado nos alunos alvos de um possível curso EAD.
Por fim, penso que é muito benéfico que os resultados dos testes sejam
discutidos entre a turma a fim de melhor assimilarmos os dados a respeito do
público com que trabalharemos.
Em qualquer curso a discussão é uma ferramenta importante para o ensino. A
atividade proposta para o tema "Planejamento de Cursos a distância"
será um Menti,
onde cada participante poderá colocar em uma palavra o que é importante para o
desenvolvimento de cursos. Após todos incluírem uma resposta, iremos discutir
cada ponto colocado e qual seria a importância dele nesse tema. Depois disso,
será passado o vídeo gravado pelo grupo para sintetizar a discussão e auxiliar
na fixação do conteúdo.
Também haverá um espaço para os professores compartilharem suas experiências
prévias com planejamento de aulas e cursos, mostrar os erros que já tiveram e
compartilhar dicas sobre como criar uma aula a distância. O posicionamento de
câmera, qualidade de áudio e um material visual podem ser uma ótima saída para
quem planeja o curso no futuro, e durante a atividade passada percebemos o
quanto isso faria diferença nas apresentações.
A atividade será importante para promover
discussão, pensamento crítico e interação entre alunos e professores, além de
trabalhar e incentivar a iniciativa e no compartilhamento de ideias sem medo.
Levando em consideração o tema “Planejamento de cursos a distância” é
proposto que no próprio moodle seja feito um design gamificado contendo vários
quizes. Conforme ele for avançando no curso e respondendo os quizes, o aluno
ganha pontos.
Este método consiste em auxiliar no planejamento de cursos EaD, assim é
realizado um quiz antes e outro depois da aula.
No primeiro quizz, tem perguntas mais introdutórias relacionadas à aula e,
além disso, um campo onde o aluno pode colocar palavras-chave do que ele espera
da aula, enquanto que no segundo quizz, o aluno responde a perguntas um pouco
mais complexas em relação ao assunto e além disso também tem um campo onde ele
pode falar o que ele achou da aula, se tem algo que poderia ter sido adicionado
ou até mesmo removido.
Dessa forma, ao decorrer do curso, o docente entende a forma com a qual o
aluno aprende, além de também perceber quais são as maiores dificuldades dele e
também o que o aluno espera da aula, assim, ao decorrer do curso, as aulas vão
se moldando de acordo com os feedbacks dos alunos, fazendo com que o curso seja
dinâmico e adaptável ao público em questão.
Após os estudantes assistirem o , aplicar o quiz e depois
apresentar o jogo de tabuleiro "Quanto mais acessível melhor"
Objetivos pedagógicos: Apresentar dois temas
principais:
1- o histórico de lutas das pessoas com
deficiência para conseguir o direito à acessibilidade na esfera de convenção
internacional, e com isso as determinações começaram a ser internalizadas no
ordenamento brasileiro, e em políticas públicas de desenho universal
arquitetônicas, pedagógicas e comunicacionais.
Democratização do ensino superior por meio da Educação à Distância
(EaD) em 1998
Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de
Discriminação contra a Pessoa Portadora de Deficiência de 1999
Núcleos de Acessibilidade nas Universidades Federais a partir de
2005
Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência de
2006
Políticas do Governo Federal de Educação Especial na Perspectiva da
Educação Inclusiva de 2008
Estatuto da Pessoa com Deficiência de 2015
2 - Tecnologias da Inclusão, Princípios da
Acessibilidade na EAD e do Desenho Universal
As tecnologias da inclusão são a linguagem braile, closed caprinos,
audiodescrição, janela de LIBRAS, legendas, tecnologias assistivas para
deficiência motora, software de reconhecimento de voz, amplificadores de
textos, comunicação aumentativa e aumentada.
Os princípios do design universal: equiparação nas possibilidades de uso;
flexibilidade no uso; uso simples e intuitivo; captação dos conteúdos;
tolerância ao erro; mínimo esforço.
Os princípios para acessibilidade na EAD, os produtos devem ser: Perceptíveis,
Operáveis, Compreensíveis e Robustos
Ferramentas:
Papel e caneta ou celular para o quiz. Jogo de Tabuleiro com peões, dados
e cartas.
Duração: 1 hora e 30 minutos
=====
Quiz
1- A Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de
Discriminação contra a Pessoa Portadora de Deficiência de 1999 demorou quantos
anos para ser ratificada pelo Brasil?
a) 1 b) 2
c) 3
2 - A Convenção sobre os Direitos das pessoas com deficiência foi inserida no
ordenamento brasileiro em 2009, mas em que ano ocorre a Convenção?
a- 2003
b -2005 c)- 2006
3 - Todo esse processo de lutas por acessibilidade foi consolidado em 2015 num
grande documento que estabelece as regras para a inclusão das pessoas com
deficiência no Brasil, qual documento é esse?
a)Constituição Federal
b)Estatuto da Criança e do Adolescente c)Estatudo da pessoa com deficiência
4 - A democratização do ensino superior por meio da Educação à Distância
(EaD) começou a ser discutida no Ministério da Educação em 1992
a) Verdadeiro b) Falso
5 - Em 2005 as instituições federais puderam buscar recursos para criar um
órgão interno com objetivo de eliminar barreiras físicas e pedagógicas em
comunicações e informações, este órgão é chamado Núcleo de Acessibilidade a) Verdadeiro
b) Falso
6 - Os 4 eixos definidos pelo governo federal para as instituições de ensino
superior sobre a questão da inclusão são: Pesquisa, extensão, infraestrutura e: a) Desenho Universal
b) Alimentação
c) Saúde Mental
7- As políticas de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
para o Ensino Superior estão conectadas com outras políticas de inclusão. Elas
buscam alcançar uma acessibilidade plena, abordando:
a) a acessibilidade financeira, atitudinal, política e Acessibilidade
digital b) a acessibilidade arquitetônica, atitudinal, nas comunicações e
Acessibilidade digital
c) a acessibilidade arquitetônica, musical, cultural e tecnológica
8 - Segundo a Abed – Associação Brasileira de Educação a Distância, são
princípios do design universal, exceto:
a) modelo
unico e rígido
b)uso simples e intuitivo;
c) tolerância ao erro;
d) mínimo esforço
Parte 2 - jogo de tabuleiro
"os Caminhos para ser mais Acessível. Cada jogador tem um peão e joga os
dados, pode cair nas casas de 3 assuntos diferentes Fatos históricos,
Tecnologias de Inclusão ou Princípios do Design Universal. O jogo tem 3 tipos
de cartas diferentes com perguntas para o jogador responder sobre as
convenções, leis e políticas, Tecnologias da inclusão ou princípios da
acessibilidade na EAD e do design universal, a depender da sorte nos dados. O
próprio jogo deve ter cartas em braile e instruções em áudio e LIBRAS
disponíveis.
Avaliação 50% quiz e 50% respostas das cartas do jogo
Com o apoio da plataforma QUIZIZZ, elaborar 5 questões sobre
EAD que foram citadas no seminário, como a questão acima.
Após os resultados, utilizar a técnica do storytelling, para
solucionar o enigma: “Onde vemos a gamificação?”
Era uma vez em uma cidade onde a monotonia reinava, e as
pessoas buscavam ansiosamente por algo que trouxesse mais emoção às suas vidas.
Foi nesse cenário que surgiu um enigma intrigante: "Onde vemos a
gamificação?".
Um jovem curioso chamado Mario decidiu desvendar esse
mistério. Ele começou sua jornada explorando os cantos mais remotos da cidade,
mas não encontrou vestígios da gamificação em lugar algum. Confuso, Mario
decidiu buscar orientação de pessoas sábias na esperança de encontrar pistas.
Em sua busca, Mario conheceu a Mestra Ludora, uma mulher
idosa conhecida por sua sabedoria e amor pelos jogos. Ludora explicou a ele que
a gamificação não era apenas sobre jogos de computador ou tabuleiro, mas sim
sobre a aplicação de elementos de jogos em contextos do dia a dia para tornar
atividades mais envolventes e motivadoras.
Inspirado por essa revelação, Mario começou a observar sua
cidade com uma nova perspectiva.
Ele percebeu que a gamificação estava presente em lugares
inesperados.
QR CODE (imagens de lugares da cidade que poderia ter
gamificação para discussão em grupo)
Nas escolas, os professores usavam jogos educativos para
tornar as aulas mais motivantes. Até mesmo os aplicativos de condicionamento
físico incentivavam as pessoas a atingir metas diárias como se estivessem em
uma competição saudável.
Ele começou a notar que os pontos acumulados ao completar
uma tarefa simples davam uma sensação de conquista, enquanto os níveis
alcançados proporcionavam uma progressão clara…
Reflexão
Ao utilizar o quiz, seria interessante para que pudesse
conferir o que foi absorvido pelos alunos individualmente e com uma outra
atividade em grupo como o storytelling (através de um encontro síncrono),
abrimos uma conversa para que haja a participação falada e a troca de
conhecimentos seja feita de maneira lúdica, saindo do tradicional e buscando
uma participação daquele aluno mais tímido já que essa situação cooperativa de
grupo pode dar maior abertura e proteção de emitir opiniões.
→ Após responder as 9 questões no Mentimeter sobre o conteúdo do Seminário
"Formatos de Educação com o Uso de Tecnologias" você deverá
escolher, entre as questões, alguma na qual você não tenha obtido a resposta
correta para criar um vídeo individual explicando o conteúdo daquela questão.
Caso tenha acertado todas, você deverá selecionar a questão com a maior
porcentagem de erro para fazer o vídeo. O formato do vídeo fica a critério de
vocês, desde que ele seja “postável” em redes sociais ou plataformas digitais.
Lembrando que todas as questões foram feitas com base no conteúdo do seminário,
então a princípio vocês não precisam fazer nenhuma pesquisa além.
O objetivo dessas atividades é, em primeiro lugar, verificar a apreensão ou
compreensão do seminário em questão, buscando firmar os conceitos dos Formatos
de Educação com o Uso de Tecnologias por meio de um questionário interativo e
potencialmente simultâneo (todos podem realizar o teste ao mesmo tempo e
instantaneamente verificar as porcentagens totais entre as respostas
selecionadas). E, em segundo lugar, construir um arcabouço de material e
conteúdo de simples produção sobre o assunto “Formatos de Educação com o Uso de
Tecnologias”, que poderia ser compartilhado nas redes (tanto individuais quanto
uma coletiva que poderia ser criada), criando mais conhecimento sobre o tema e
trazendo mais visibilidade para ele. Essa é uma atividade autêntica.
‘’Baseando-se nos conceitos e explicações abordadas neste curso sobre o uso de jogos e gamificação no ensino à distância, elabore uma dinâmica de gamificação virtual utilizando o site Kahoot! para alunos de um curso de línguas que precisam adquirir e melhorar seu vocabulário sobre utensílios domésticos do cotidiano. Fique à vontade para explorar todos os recursos da plataforma e para utilizar exemplos e dinâmicas que abordam o dia a dia desses alunos, como músicas e filmes, por exemplo.
Ao finalizar a atividade, deixe aqui o link da dinâmica para que ela seja avaliada!’’
O objetivo da atividade proposta é que os alunos do curso sobre jogos e gamificação consigam explorar e entender melhor como funciona a organização de uma dinâmica envolvendo gamificação para alunos de um curso de línguas em EAD. Dessa forma, eles aprendem na prática como funcionaria a construção de uma atividade nesse meio educacional.
Elaborar uma dinâmica de gamificação para educação à distância, requer elementos que prendam a atenção dos alunos do curso em questão, assim, foi proposto que a atividade trouxesse exemplos mais lúdicos e cotidianos, como filmes e músicas, para que haja uma aproximação entre o’’jogo’’ e o aluno desse hipotético curso de línguas.
Conforme discutimos, o desenvolvimento de atividades didáticas em EAD é
um componente essencial de cursos. Nesse sentido, no debate em classe,
refletimos sobre a natureza mais ou menos autêntica de certa proposta.
Solicita-se que nessa atividade (que pode ser feita diretamente no fórum
ou a partir de arquivo anexo que seja inserido na resposta) cada
estudante elabore uma atividade que esteja relacionada ao seminário
feito anteriormente no curso (estudantes que acabaram não realizando o
seminário poderão escolher algum deles) e que faça uma reflexão sobre
ela, podendo indicar, por exemplo, se procurou desenvolver alguns de
atividade significativa ou se teve como objetivo consolidar informações e
dados que o conteúdo do seminário abordou etc. Tanto o texto da
atividade quanto do seminário podem ser breves (por volta de um
parágrafo).
14ª Aula - 11 dez. - Discussão sobre avaliação do curso
A atividade propõe uma reflexão, a partir dos estudos feitos na disciplina, de aspectos que poderiam ser aperfeiçoados nas rubricas de avaliação abaixo.
Faça uma postagem sobre o tema, para que possamos consolidar o instrumento, que será utilizado para a feitura do trabalho final da disciplina.
Está com problemas para ver ou enviar este formulário?
Instrumento coletivo e colaborativo para elaboração de rubrica avaliativa de curso online
1. Caracterização do curso*
Relate
as seguintes informações: (1.a) Nome do curso; (1.b) Período em que
aconteceu; (1.c) Entidade Promotora; (1.d) Natureza do curso (livre,
fechado, com/sem certificação); (1.e) Duração en horas
2a. Interface/Plataforma*
INDICADORES: (1) Intuitiva: possui facilidade e rapidez de acesso, rápido carregamento e multiplicidade de usos em diversos dispositivos.
(2) Prática: cumpre com as necessidades básicas, mas não tem interface intuitiva. (3) Confusa: uso de dispositivos limitados, carregamento lento, interface confusa e de difícil linguagem e uso.
Coluna 1
Intutiva
Prática
Confusa
2b. Justifique*
3a. Suporte ao estudante*
INDICADORES: (1) Excelente: os alunos recebem assistência imediata e completa para suas dúvidas e problemas.
(2) Satisfatório: o suporte ao aluno é razoável, mas pode ser aprimorado. (3) Insatisfatório: o suporte ao aluno é limitado ou praticamente inexistente.
Coluna 1
Excelente
Satisfatório
Insatisfatório
3b. Justifique*
4a.
Conteúdo*
INDICADORES: (1) Excelente: o
conteúdo do curso está totalmente alinhado com os objetivos de
aprendizagem. O curso oferece informações atualizadas e aprofundadas,
indo além do básico.
(2) Satisfatório: o conteúdo do curso é satisfatório, mas possui ressalvas.
(3) Insatisfatório: não há conexão clara entre o conteúdo apresentado e os objetivos do curso.
Coluna 1
Excelente
Satisfatório
Insatisfatório
4b. Justifique*
5a.
Métodos de avaliação*
INDICADORES: (1) Adequado: as
avaliações são criteriosas e demonstram o conhecimento e as habilidades
adquiridas pelos alunos. O feedback é detalhado e contribui para o
desenvolvimento dos alunos.
(2) Regular: as formas de avaliação são adequadas, mas podem ser aprimoradas. .
(3) Inadequado: as avaliações são pouco relevantes ou não permitem aos alunos demonstrar adequadamente o que aprenderam.
Coluna 1
Adequado
Regular
Inadequado
5b. Justifique*
6a.
Material de apoio
*
INDICADORES: (1) Completo: o material é esclarecedor e aborda novos tópicos, promovendo discussão dos temas.
(2) Básico: o material é suficiente apenas para acompanhamento das aulas.
(3) Incompleto: o material é inexistente ou não corresponde às aulas.
Coluna 1
Adequado
Regular
Inadequado
6b. Justifique*
7a.
Interatividade
*
INDICADORES: (1)
Excelente: existem vários recursos interativos, como participação de
discussões ou fóruns, simulações, exercícios práticos e discussões em
grupo..
(2) Satisfatório: o curso apresenta uma quantidade razoável de recursos interativos, embora algumas melhorias possam ser feitas.
(3) Insatisfatório: o curso possui pouco ou nenhum canal de interação entre os participantes.