Programação
-
-
A disciplina traduz, em seu programa, a natureza teórico-prática. Nesse sentido, as aulas teóricas desenvolverão conteúdos voltados para epistemologia e a metodologia da pesquisa, a partir dos resultados das pesquisas acadêmicas sobre o campo, documentadas no banco de teses da CAPES e nos papers apresentados e defendidos nos congressos das sociedades científicas de Comunicação e Educação. O aluno deverá elaborar exercícios (protótipos) que permitam o domínio sobre todas as fases de uma pesquisa, de forma a garantir as condições mínimas para passar à fase da elaboração de seu Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
P
O/A discente poderá escolher entre três tipos de TCC:
- Monografia Acadêmica individual
- Produção Midiática em grupo de até 3 discentes, com memorial descritivo
- Intervenção Educomunicativa em grupo de até 3 discentes, com memorial descritivo
-
A Pesquisa em Comunicação
Leitura dos textos
– Pesquisa em Comunicação: formulação de um modelo metodológico. Maria Immaculattta Vassallo de Lopes. In. MOURA, C. P.; LOPES, M. I. V. Pesquisa em Comunicação: metodologias e práticas acadêmicas. EdiPUCRS. 2016
– ”Aprender metodologia ensinando pesquisa: incidências mútuas entre metodologia pedagógica e metodologia científica.” José Luiz Braga. In. MOURA, C. P.; LOPES, M. I. V. Pesquisa em Comunicação: metodologias e práticas acadêmicas. EdiPUCRS. 2016 P.77-97
– "O objeto e a pesquisa em comunicação: uma abordagem relacional". Vera Veiga França. In. MOURA, C. P.; LOPES, M. I. V. Pesquisa em Comunicação: metodologias e práticas acadêmicas. EdiPUCRS. 2016 P. 153-174
-
Wikipédia em Sala de aula
Objetivos:
Ao final das atividades, os estudantes estarão aptos a:
identificar aspectos que delimitam a boa qualidade de um artigo e atrelá-los à produção do TCC;
compreender práticas e políticas da Wikipédia;
realizar edições em artigos da Wikipédia.
1a aula - 19/04
Tópicos:
Boas-vindas e proposta geral
Wikipédia: comunidade de práticas em torno do conhecimento livre
Editar na Wikipédia: oficina introdutória - CLIQUE AQUI
Para a primeira atividade, indicamos alguns artigos para praticarem edição (nada impede que escolham outros. Importante selecionar alguns que dialoguem com o curso)
https://www.mentimeter.com/app/presentation/al133iurx77mwi7q6vvf62sxa6574g86/jwbnnuqqbdq6
São estes (também estão indicados na página)
Para saber mais:
Módulos de treinamento Wikipédia: Um conjunto de módulos de treinamento que auxilia novos editores a começar a editar a Wikipédia (faça o login para ter acesso ao conteúdo em português).
Tutorial da Wikipédia: Um apanhado geral que tem por finalidade introduzir rapidamente os editores à Wikipédia
Orientações para ações após a aula para serem realizadas até a proxima aula em anexo.2a aula - 10/05
Tópicos:
O que tem na Wikipédia: critério de notabilidade
Indicativos de qualidade de um artigo
Editar na Wikipédia: oficina
Além da parte prática de edição, a atividade proposta é que em trios ou duplas, leiam e avaliem a qualidade de alguns artigos a partir de certos critérios que serão colocados previamente. Depois, fazemos a socialização da experiência e as devidas amarras. Para essa atividade foram destacados os seguintes artigos:
Para saber mais:
3a aula - 05/07
Tópicos:
Editar e publicar na Wikipédia: dúvidas e publicação dos textos
O ideal de compartilhamento da soma de todo o conhecimento humano: desafios e possibilidades
Avaliação da atividade e impressões sobre a Wikipédia
Para saber mais:
-
-
-
produção acadêmica sobre a Educomunicação no Brasil
De 1998 a 2011 (Profa. Dra. Rose Pinheiro) - Ciências da Comunicação ECA USPPanorama sobre pesquisas e práticas em educomunicação pela América Latina nas ultimas décadas do século XX.
Sistematizações sobre a epistemologia da educomunicação.
-
-
Exercício Individual
Encerramento prazo para Exercício Protótipo 1
Exercício - Resumo Expandido do Pré Projeto (publicar no STOA- Tópico 8)
-
Normalização de trabalhos acadêmicos (referências e citações).
Enviar Projeto de Pesquisa até 26/06/2019, publicando-o neste tópico.
Preencher Ficha de inscrição de Orientação do TCC disponível neste tópico, até 26/06/2019.
Revisão dos itens que constituem o Projeto de Pesquisa.
-
Espaço destinado ao material decorrente da tutoria oferecida na disciplina
-
oa caras e caros
Neste tópico, encerraremos o tema Wikipédia e Educom com o 3o. encontro - 05/07/23.
Faremos o encontro de modo remoto pelo meet, das 19h30 as 22h.
Abaixo, as orientações enviadas pela Lilian Viana, que fará a mediação da oficina.
Até lá,
Na parte prática planejei mostrar brevemente algumas ações/edições e na sequência deixar um espaço para trabalharmos edições a partir dos conteúdos que eles fizeram.
Para que essa dinâmica flua bem, será importante que eles tenham criado os conteúdos, inserido as referências, etc. na página de teste
Se possível, por favor, retome com eles que estou disponível para esclarecer quaisquer dúvidas (aqui na biblioteca ou remotamente). Podem entrar em contato comigo no email lilianviana@usp.br
Caso não tenham finalizado, nós praticamos de outro modo as edições.
A seguir a programação para que avalie e sugira quaisquer ajustes.Objetivo
Na Wikipédia: categorias, imagens, publicar conteúdos, esclarecer dúvidas prévias à publicação do artigo.
Compreender o conhecimento como uma produção socialmente contextualizada
Programa
Retomada das aulas anteriores
Leitura e escrita : recomendações
Parte prática: editar na Wikipédia: dúvidas e publicação dos textos
O ideal de compartilhamento da soma de todo o conhecimento humano: desafios e possibilidades
Nesta parte reservei um espaço para apresentar e discutirmos algumas experiências. Ler a Wikipédia na sala de aula - guias voltados à formação de professores ;
Ilustratona Mulheres Visíveis, promovida pela Whoseknowledge (exemplos 1 e 2) , História oral - Nigéria , Wikipeetia - Povo Wayuu (planejo apresentar este )
Para saber: recursos financeiros para projetos
Avaliação da atividade
Normalização de trabalhos acadêmicos - guia