Programação
-
Caríssimos estudantes,
Espero que este semestre possa trazer novas reflexões, aprendizados e um relacionamento interpessoal de qualidade. Desejo que a nossa convivência propicie um maior contato com a nossa humanidade, criatividade e com a nossa capacidade de acolhida a nós mesmos e aos outros... Estarei sempre disponível pelo e mail carmen@ffclrp.usp.br
-
No cronograma de atividades da disciplina constam as datas de entrega dos trabalhos e da prova. A cada semana as atividades serão disponibilizadas no e-disciplinas. Fiquem atentos! Qualquer dúvida estou à disposição através do e mail carmen@ffclrp.usp.br
-
-
Teremos a oportunidade de participar de uma dinâmica de grupo que propiciará a discussão sobre conceitos que são basilares e estarão permeando o conjunto das atividades da disciplina.
-
Vamos assistir "Os intocáveis", um filme francês de 2011, escrito e dirigido por Olivier Nakache e Éric Toledano, com François Cluzet e Omar Sy nos papéis principais. Vocês terão como foco de atenção a relação de cuidado estabelecida entre os protagonistas. Iremos discutir o filme em conjunto com o texto "Ciência, técnica e humanismo" na próxima aula, dia 30/08. A leitura deverá ser realizada antes da próxima aula .
-
Nesta aula iremos discutir o filme e o texto "Ciência, Técnica e Humanismo" e o filme. Segue abaixo o texto para leitura referente a aula de 13/09. Reitero que os textos deverão ser lido antes da aula.
-
Este tópico possibilita um olhar atento às experiências vividas. É importante, também, problematizarmos as nossas vivências como futuros profissionais e o percurso como estudantes de Odontologia.
-
Nessa aula vamos oferecer subsídios teóricos para que você compreenda a importância do brincar para o desenvolvimento da criança e como um recurso no atendimento odontológico. Assim, iniciaremos com um exercício que envolve uma maior aproximação com as suas experiências com brinquedos e brincadeiras na infância.
-
Esse exercício tem por objetivo uma maior aproximação com a sua própria infância e as brincadeiras que você realizava.
-
Leia o texto que introduz a questão do desenvolvimento infantil a partir da ótica do brincar. Prestem atenção nas especificidades de cada fase e a adequação do brinquedo o que poderá ser muito útil para a aproximação com os seus pacientes - crianças. Lembrem-se que temos muitos livros infantis que abordam a questão do tratamento odontológico à criança, o cuidado com os dentes, o medo de dentista, entre outros. Essa literatura poderá ser útil para ajudar a criança a compreender melhor o tratamento odontológico e as suas ações de cuidado com a mesma.
-
-
Nesta aula vocês irão responder ao Exercício 1 - Autopercepção da maneira de responder ao outro, que objetiva ampliar o conhecimento a respeito de si mesmo na relação com outro.
-
Respondam o Exercício I "Autopercepção da maneira de responder ao outro" e na aula síncrona do dia 20/09, levem as respostas da tabela que faremos a correção e a discussão conjuntamente. Não será necessário enviar essa primeira etapa do exercício no e-disciplinas. Bom trabalho!!
-
Você deverá anexar o resumo feito em aula, no dia 20/09/2021. Após a correção do exercício 1 - Vocês deverão elaborar um resumo conforme instruções contidas no arquivo acima. Vejam que a sugestão é que refaçam o exercício 1 - a partir de lembranças de situações reais. Observando como você se sente, se posiciona, responde ao outro, entre outras...
-
-
Pessoal o objetivo desta aula é oportunizar a autorreflexão sobre os comportamentos e atitudes frente aos outros e ainda, conversarmos sobre as Habilidades Interpessoais.
-
Escutar é uma habilidade essencial ao humano, esse pequeno texto do Rubem Alves nos ajuda a compreeender e a qualificar melhor tal habilidade.
-
Essa aula objetiva sintetizar as leituras e discussões efetuadas acerca da experiência e da formação da pessoa. Lembrando que esse olhar em primeira pessoa possibilita nos posicionarmos diante das circunstâncias a partir da nossa pessoalidade, singularidade. Acrescentei outros autores que nos ajudam a trilhar esse caminho de maior conexão com nós mesmos. Desejo que possam aproveitar esse material!
-
Vocês encontrarão neste tópico as orientação para a realização do trabalho 1. Esse trabalho deverá ser apresentado e entregue no dia 18 de outubro.
-
A idea é que vocês façam uma aproximação com a realidade que irão enfrentar no futuro e possam refletir e se instrumentalizar para enfrentá-la. Bom trabalho.
-
-
Pessoal vamos conhecer um pouco mais sobre o desenvolvimento humano. inicialmente, vamos ver o clipe da música: "Bola de meia, bola de gude" (Milton Nascimento), que possibilita entrarmos no tema a partir de uma faceta estética.
-
Para complementar esse percurso disponibilizo um texto que poderá ajudar na compreeensão das etapas do desenvolvimento a partir das contribuições de Erikson.
-
-
Vamos aprender um pouco mais sobre as práticas educativas e como as mesmas foram alteradas ao longo dos anos. A ênfase será nas dimensões da educação, ou seja, aspectos presentes na relação adulto-criança que favorecem o seu desenvolvimento. Tendo em vista que o cirurgião dentista atende crianças, conhecer tais dimensões e seus pontos ótimos pode ser de ajuda no cuidado integral a esses pacientes.
-
Após ter assistido ao vídeo avalie a adequação das atitudes do garçom (um adulto) em relação as dimensões da educação, bem como o uso de técnicas disciplinares (uso de punições). Por exemplo, na dimensão Autoridade x permissividade – como foi a autoridade exercida pelo garçom e que elementos do vídeo possibilitaram tal conclusão. Lembrem-se que o norteador é a relação adulto/criança. Bom trabalho!!
-
Vamos aprender alguns manejos que ajudam as pessoas, em especial as crianças, a enfrentarem o tratamento odontológico. Leiam o texto e faremos um exercício, que objetiva aplicar esse conhecimento.
-
Leiam o texto, que é um recorte da minha tese de doutorado, que descreve os manejos técnicos preconizados. Na sequência encontrarão uma pequena parte dos resultados que apresentam a categorização dos comportamentos das crianças e dos estudantes frente a situações de dificuldades no atendimento à criança na clínica de Odontopediatria. Boa leitura.
-
-
Nesta aula vamos conhecer um pouco das transformações que ocorreram no campo da Saúde Mental, quais as são áreas avaliadas no Exame do Estado Mental e os diagnósticos psiquiátricos. Penso que esse é um conhecimento importante para que tenham elementos para avaliar se um paciente está em sofrimento mental e se necessita de ajuda especializada e, ainda, diminuir preconceitos ligados à loucura. Finalizaremos com dois videos que mostram uma atividade inovadora no campo da Saúde mental - O Grupo Comunitário de Saúde Mental.
-
-
Leiam atentamente as orientações.
-