Programação

  • Aula 1 - 14/08

    Sejam bem-vindes! 😄


    Neste primeiro encontro faremos a abertura da nossa disciplina e nossos combinados. Nosso objetivo é fazer nossas apresentações e alinhar com vocês cronograma, atividades avaliativas e dúvidas sobre esta disciplina. O cronograma e proposta da disciplina está disponibilizado abaixo e os textos relativos a cada aula estão inseridos nos dias correspondentes. Portanto, para a próxima aula vocês devem acessar os textos em "Aula 02", e assim por diante.


    Qualquer dúvida que tiverem podem nos procurar! Pretendemos em breve colocar todo o material do semestre aqui no Moodle! Desejamos ótimos estudos e até breve!


  • Aula 2 - 21/08

    Semana da Psicologia!

    Não teremos aula presencial!

  • Aula 3 - 28/08

    Início da Unidade 1

    Tema: Introdução à abordagem cognitivo-comportamental

    Neste dia teremos aula presencial 😁

    A atividade deste dia corresponde ao nosso encontro presencial com a turma toda em sala de aula para discussão teórica do tema da aula.

    Como descrito no cronograma, neste dia também corresponde à entrega do Estudo Dirigido (ED) 01, que se encontra anexado abaixo, juntamente com os textos correspondentes.  Os EDs serão individuais e deverão ser entregues via Moodle. Os EDs são a atividade avaliativa desta unidade e são 4, dispostos aqui no Moodle em 4 dias, correspondentes às aulas (28/08, 11/09, 18/09 e 25/10).  A entrega dos EDs possui peso 2.

    O envio deve ser feito na aula correspondente ao estudo. Portanto, o ED 01 deve ser entregue aqui e o restante nos dias correspondentes.

    Desejamos bom trabalho a vocês! 😄


    Literatura básica:

    1. Rangé, Falcone, & Sardinha, (2007). História e panorama atual das terapias cognitivas no Brasil., p.1-11
    2. Wenzel (2018). Evolução da Terapia Cognitivo-Comportamental

    Literatura complementar:
    1. Beck (1997) Uma visão geral da depressão.


  • Aula 4 - 04/09

    RECESSO

    Não teremos aula presencial!

  • Aula 5 - 11/09

    Unidade 1
    Tema: Teoria de Beck - pressupostos


    Neste dia teremos aula presencial 😁. 

    A atividade deste dia corresponde ao nosso encontro presencial com a turma toda em sala de aula para discussão teórica do tema da aula.

    A atividade deste dia também corresponde à entrega do Estudo Dirigido (ED) 02, que se encontra anexado abaixo, juntamente com os textos correspondentes. O ED 02 deve ser entregue aqui.

    Desejamos bom trabalho a vocês! 😄


    Literatura básica:

    1. Beck, J. (2021) Capítulo 1: Introdução à Terapia Cognitivo Comportamental (pp. 28-50).
    2. Beck, J. (2021) Capítulo 2: Visão geral do tratamento (pp.55-68)

    Literatura complementar:
    1. Wright (2008). RelaçãoTerapêutica: empirismo colaborativo em ação


  • Aula 6 - 18/09

    Unidade 1
    Tema: Teoria de Beck - modelo linear 


    Neste dia teremos aula presencial. 

    A atividade deste dia corresponde ao nosso encontro presencial com a turma toda em sala de aula para discussão teórica do tema da aula.

    A atividade deste dia corresponde à entrega do Estudo Dirigido (ED) 03, que se encontra anexado abaixo, juntamente com os textos correspondentes. O ED 03 deve ser entregue aqui. 

    Desejamos bom trabalho a vocês! 😄


    Literatura básica:
    1. Wright (2019). Aprendendo a TCC - Um Guia Ilustrado. 2a ed - Cap. 1 - Princípios básicos da TCC - p. 29-60

    Literatura complementar:
    1. Knapp & Beck (2008). Fundamentos, modelos conceituais, aplicações e pesquisa da terapia cognitiva.



  • Aula 7 - 25/09

    Unidade 1
    Tema: Teoria de Beck - modelo linear e modal

    Neste dia teremos aula presencial 😁

    A atividade deste dia corresponde ao nosso encontro presencial com a turma toda em sala de aula para discussão teórica, além da realização do Estudo Dirigido (ED) 04, que se encontra anexado abaixo, juntamente com os textos correspondentes. A entrega do ED 04 ser feita aqui.  


    Literatura básica:
    1. Beck (2004): Além da crença: uma teoria dos modos, personalidade e psicopatologia.

    Literatura complementar:
    1. Beck & Haigh (2014). Advances in Cognitive Theory and Therapy: The Generic Cognitive Model.
    2. Beck e Alford (2000) O poder integrador da terapia cognitiva


  • Aula 8 - 02/10


    Neste dia não teremos encontro presencial ou online devido à paralisação. 


  • Aula 9 - 09/10

    Bom dia, pessoal! Hoje, faremos nosso primeiro encontro presencial de monitorias! 😁

    Nos encontraremos presencialmente para que cada grupo, juntamente de sua monitora responsável, discuta a conceitualização cognitiva de um estudo de caso de um paciente fictício. Os casos estão abaixo, bem como a distribuição de monitoras e de qual grupo deve analisar cada caso.

    Também estão abaixo 3 textos para os orientar na elaboração do relatório. Lembrando que todo o material disponível na unidade anterior também pode e deve ser usado para o relatório!

    Abaixo, estão o modelo de relatório para ser preenchido, bem como o modelo de conceitualização para ser preenchido. Há dois arquivos de exemplo, um ilustrando o relatório e outro ilustrando o preenchimento da conceitualização.

    As monitorias têm duração de 1h, sendo tipicamente das 10h até as 11h. No restante do tempo, deixamos disponível para que vocês se reúnam entre si e trabalhem na elaboração do relatório psicológico do caso estudado!

    Até nosso próximo encontro, pessoal! 


    Grupos

    Caso

    Monitora

    Grupo 1: Rhuan Gabriel, Mariana Mioto, Warly, Sofia Dragan

    Pedro

    Beatriz Lobo

    Grupo 2: Ana Carol, Carlos, Isabela, Parmênides.

    Aline

    Alessandra

    Grupo 3: Mayara, Andrey, Vitória, Lívia

    Ricardo

    Isabela Rebessi

    Grupo 4: Milena, Kaine, Giulia, Victoria

    Maria Helena

    Isabella Wada

    Grupo 5: Mariana Cirelli, Letícia Passos, Thais Codo e Camila Bonse

    Javier

    Myrian

    Grupo 6: Francisco, Guilherme Mello, Bianca Faneli e Ana Caroline.

    Luciana

    Camila

    Grupo 7: Fábio, João, Kaio, Luca

    Rafael

    Fernanda

    Grupo 8: Ana Clara Lopes, Guilherme Barichello, Igor e Marianna Tararam

    Larissa

    Mariana Risso

    Grupo 9: Clara Perciani, Mariana Stefani, Nicolas Ramos, Laura Romão

    Vitor

    Juliana Maltoni

    Grupo 10: Clara Neiva, Gabriela Melo e Lucca Miguel

    Ana Maria

    Eloha




  • Aula 10 - 16/10

    Bom dia, pessoal! Hoje, faremos nosso segundo encontro presencial de monitorias! 😁

    As atividades em pequenos grupos acontecerão das 10h até as 11h, como semana passada. Os materiais continuarão sendo os mesmos: o foco será trabalhar na elaboração do relatório psicológico dos casos disponibilizados na semana anterior.

    Qualquer dúvida, escrevam para as respectivas monitoras de cada grupo ou para a professora da disciplina!

    Até a próxima aula!

  • Aula 11 - 23/10

    Não houve encontro essa semana.

  • Aula 12 - 30/10

    Não houve encontro essa semana.

  • Aula 13 - 06/11

    Bom dia, pessoal! 😃

    Para o nosso encontro de hoje, continuaremos com as monitorias presenciais para trabalhar nos casos.

    Na tabela abaixo também constam os textos bases para cada um dos casos, que estão disponíveis em anexo neste tópico. Cada grupo deve se basear no texto básico específico de seu caso para elaborar o roteiro da dramatização, mas também pode usar outras literaturas como complementar, se necessário! O roteiro não será mais dramatizado na frente da sala toda, mas sim, discutido nos pequenos grupos na ultima atividade do semestre.

    Grupos

    Caso e Técnica

    Texto Base

    Monitora

    Grupo 1: Rhuan Gabriel, Mariana Mioto, Warly, Sofia Dragan

    Pedro - Respiração Diafragmática/Relaxamento Muscular Progressivo

    Respiração diafragmática e relaxamento

    Beatriz Lobo

    Grupo 2: Ana Carol, Carlos, Isabela, Parmênides.

    Aline - Treino de Assertividade

    Cap. 13 - Guimarães, S. S. (2011) Técnicas cognitivas e comportamentais. In B. Rangé e col., Psicoterapias cognitivo-comportamentais. Artmed (parte específica sobre treino de assertividade)

    Alessandra

    Grupo 3: Mayara, Andrey, Vitória, Lívia

    Ricardo - Ativação Comportamental

     14. Básico - Wright (2019). Aprendendo a TCC 

    Isabela Rebessi

    Grupo 4: Milena, Kaine, Giulia, Victoria

    Maria Helena - Tomada de Decisões

    Resolução de Problemas (Jacob, 2004) (2)

    Isabella Wada

    Grupo 5: Mariana Cirelli, Letícia Passos, Thais Codo e Camila Bonse

    Javier - Psicoeducação

    1. TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL TEORIA E PRATICA- Judith S. Beck - Cap. 5 - Estrutura da primeira sessão 2. A TCC baseada em evidências - Dobson e Dobson (2011) - Cap. 5

    Myrian

    Grupo 6: Francisco, Guilherme Mello, Bianca Faneli e Ana Caroline.

    Luciana - Técnicas de Autocompaixão

    Rijo, D. et al. (2004). TFC. In Melo, W. V (org.). Estratégias psicoterápicas e a 3ª onda


    Escrita carta compassiva

    Camila

    Grupo 7: Fábio, João, Kaio, Luca

    Rafael - Continuum Cognitivo

    Continuum Cognitivo

    Fernanda

    Grupo 8: Ana Clara Lopes, Guilherme Barichello, Igor e Marianna Tararam

    Larissa - Registro de Pensamentos Automáticos

     

    13. Básico. Beck, J. (2021). Identificação de pensamentos automáticos. In. J. Beck, Terapia Cognitivo- Comportamental_Teoria e Prática..pdf

    Mariana Risso

    Grupo 9: Clara Perciani, Mariana Stefani, Nicolas Ramos, Laura Romão

    Vitor - Dessensibilização Sistemática

    Cap. 13 - Guimarães, S. S. (2011) Técnicas cognitivas e comportamentais. In B. Rangé e col., Psicoterapias cognitivo-comportamentais. Artmed (parte específica sobre dessensibilização)

    Juliana Maltoni

    Grupo 10: Clara Neiva, Gabriela Melo e Lucca Miguel

    Ana Maria - Diálogo/Questionamento Socrático

    TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL TEORIA E PRATICA- Judith S. Beck - Cap. 11 - Avaliando os pensamentos automáticos

    Eloha

     


  • Aula 14 - Dia 13/11

    Bom dia, pessoal! 😁

    Hoje iremos nos encontrar às 10h novamente de modo presencial, a fim de realizar a última monitoria do ano. Neste encontro, os pequenos grupos poderão utilizar o tempo para tirar dúvidas e finalizar a escrita dos relatórios de caso. Também poderá ser discutido o roteiro da dramatização da técnica de cada grupo (na tabela do tópico anterior). Lembrando que o roteiro não será mais dramatizado, mas sim discutido no último encontro da disciplina, dia 27 de novembro.

    A literatura disponível no tópico anterior continua sendo a que irá fundamentar a realização dos roteiros, porém, sintam-se livres para buscar outras literaturas também.

    Até nossa próxima aula, pessoal!

  • Aula 15 - Dia 20/11

    Não haverá encontro devido ao feriado.

  • Aula 16 - Dia 27/11

    Bom dia, pessoal! 😀

    Hoje iremos nos encontrar às 10h presencialmente, para finalizar a disciplina. Abaixo estão as atividades para entrega do relatório final do caso e autoavaliação.

    Importante: não é necessário que todos do grupo enviem o relatório. Apenas uma pessoa de cada grupo deve enviar o relatório final, contendo o nome de todos os participantes na capa. A autoavaliação é o único arquivo individual, que cada aluno matriculado deve enviar pelo moodle. 

    Abaixo estão as tarefas para envio das 2 atividades (relatório e autoavaliação) e também um modelo de autoavaliação para que vocês usem de exemplo.

    Durante o nosso encontro presencial, iremos realizar a dinâmica de discussão das tecnicas entre os grupos, de modo que 1 pessoa de cada grupo irá se fixar em lugares específicos na sala, e os outros membros dos grupos irão revezar entre estas duplas. O intuito é que todos discutam a aplicação da técnica no caso, como seria feita a partir do roteiro elaborado e o motivo da escolha dessa técnica em específico para aquele caso.

    Após essa dinâmica, iremos realizar o fechamento da disciplina e demais discussões importantes.

    Até a próxima aula!