Programação
-
Prezados/as alunos/as, bem-vindos à disciplina de Análise Experimental do Comportamento.
O cronograma da disciplina está disponibilizado aqui no Moodle.
Na aula de 15/08/2023 será feita a explicação das aulas práticas e a forma como as supervisões em pequenos grupos serão conduzidas.
-
INSTRUÇÕES GERAIS E ARQUIVOS
E-mail dos monitores (enviar para o monitor do seu grupo, somente):
- Gianndre: gianndreroberto@usp.br
- Lucas: manfredolucascardoso@usp.br
- Beatriz: beatriz.miyazaki@usp.br
-
Aqui você encontra as orientações para as monitorias (p. ex., como nomear o relatório).
-
Nesta aula estudaremos o modelo explicativo do Behaviorismo Radical por meio do modelo de seleção por consequências. Abaixo está disponibilizado um e-book "Comportamento e práticas culturais", do qual devem ser lidos os capítulos 3, 4 e 5. Esses capítulos descrevem o modelo de seleção pelas consequências. Como são 3 capítulos, a leitura deve ser iniciada na primeira semana de aula, para que vocês tenham condições de terminar a leitura em tempo para esta aula do dia 15.
O conceito de seleção natural proposto por Darwin é importante para a compreensão do modelo de seleção por consequências. Assista a um vídeo sobre isso ("O que é a teoria da evolução de Charles Darwin e o que inspirou suas ideias revolucionárias").
-
O objetivo desse tópico é discutir comportamentos do tipo reflexo: os reflexos inatos, que fazem parte do repertório filogeneticamente selecionado em nossa espécie, e os reflexos condicionais, aqueles aprendidos ao longo da vida dos organismos. Para começar, leia o texto "Funções do Estímulo I" (Galvão & Barros, 2001), que está disponível abaixo.
Ao final desse módulo você deve entender claramente os seguintes pontos (algumas aulas adicionais que podem auxiliar):
- Estímulo
- Resposta
- Reflexo
- Condicionamento respondente
- O experimento de Pavlov
-
Nesse tópico iremos estudar o comportamento operante (aprendizagem operante). Com isso, iremos entender o papel das consequências na seleção do comportamento. Os alunos devem ler o capítulo 4 "Evolução e reforço" para a aula.
Ao final desse tópico todos devem entender os seguintes conceitos:
- Comportamento operante (veja o vídeo aqui)
- Reforço positivo e reforço negativo
- Reforçadores primários, secundários e generalizados
-
Para a aula, todos devem ter lido o Capítulo 4 "Teoria da Evolução de Reforço" - Baum, e o capítulo 10 "Esquemas de reforço" - Catania. Nesse módulo, os principais conceitos a serem aprendidos são:
- Modelagem (aproximação sucessiva, reforço diferencial)
- Esquemas de reforçamento por razão (Razão fixa e razão variável)
- Esquemas de reforçamento por intervalo (Intervalo fixo e intervalo variável)
- Curiosidade: nesse vídeo vocês poderão ver um pombo em uma caixa de condicionamento operante bicando um disco e uma declaração de Skinner comparando o esquema de reforço que mantém o comportamento do pombo de bicar e o esquema que mantém o comportamento de apostadores (clique para assistir o vídeo)
-
Este é um questionário opcional para auxiliar no estudo para a prova.
-
No dia 10/10/2023 iremos estudar dois processo de diminuição da frequência de respostas: a extinção e a punição.
Iremos discutir os conceitos de extinção operante e respondente, bem como os conceitos de punição e controle aversivo. A punição é um processo de supressão do responder e está ligada ao chamado controle aversivo.
Ao final da aula, vocês deverão saber:- O que é extinção operante e extinção respondente;
- O que é punição positiva e punição negativa;
- Qual a diferença entre os processos de punição e extinção;
- o que é controle aversivo e suas consequências.
-
Em continuidade à aula anterior, iremos discutir uma segunda forma de diminuir a frequência de uma resposta, chamada de punição. A punição é um processo de supressão do responder e está ligada ao chamado controle aversivo.
Nesse tópico discutiremos vários temas sobre punição e controle aversivo (que envolve, além da punição, o reforço negativo).
O texto abaixo, em inglês, não é propriamente sobre controle aversivo, mas fala sobre como o que sabemos sobre o comportamento pode nos ajudar a compreender o que acontece em situações de crise sanitária, como a Covid 19, e o que podemos fazer para ajudar a população a enfrentar melhor esse tipo de problema. É um texto muito bom sobre como a Psicologia pode auxiliar no manejo desse tipo de crise. Não é um texto obrigatório desta disciplina (é complementar), mas deveria ser obrigatório para todo estudante de Psicologia.
-
Esse é um texto complementar extraído e traduzido do livro:
Rasmussen, E. B., Clay, C. J., Pierce, W. D., & Cheney, C. D. (2023). Behavior Analysis and Learning: A Biobehavioral Approach. Taylor & Francis.
-
Ao final desse tópico os alunos deverão ter compreendido os conceitos de:
- Discriminação
- Generalização respondente
- Generalização operante
- Controle de estímulos
Boa parte desse conteúdo já foi, de alguma forma, estudado pelos alunos que estão fazendo trabalho prático com humanos. O objetivo geral desse tópico é fazer uma análise mais detalhada dos conceitos e relacioná-los a aspectos mais específicos do comportamento humano. Para esta aula é necessário fazer a leitura do texto disponibilizado abaixo.
-
Esse texto é um capítulo do livro:
Sério, T. M. A. P., Andery, M. A., Gioia, P. S., & Micheletto, N. (2002). Controle de estímulos e comportamento operante: uma introdução. São Paulo: EDUC.
-
-
Bom dia pessoal,
Os relatórios deverão ser anexados aqui na plataforma em formato word (NÃO deve ser em pdf). O relatório poderá ser anexado até às 19 horas do dia 21/11/2023.
-
Fazer um envio
O relatório deverá ser entregue aqui em formato Word. Apenas um dos membros do grupo anexará o arquivo (não anexem mais de uma vez o mesmo arquivo).
No título do arquivo, coloquem o número do grupo (ex: Grupo14_RelatórioAEC).Recomendação: quando finalizarem o relatório no google docs, baixem o arquivo e arrumem a formatação antes de enviar.
-