Programação

  • Introdução

    Prezados/as alunos/as, bem-vindos à disciplina de Análise Experimental do Comportamento.

    O cronograma da disciplina está disponibilizado aqui no Moodle.

    Na aula de 15/08/2023 será feita a explicação das aulas práticas e a forma como as supervisões em pequenos grupos serão conduzidas.

       

  • Orientações e materiais para as aulas práticas e relatório

  • O comportamento e o modelo de seleção por consequências

    Nesta aula estudaremos o modelo explicativo do Behaviorismo Radical por meio do modelo de seleção por consequências. Abaixo está disponibilizado um e-book "Comportamento e práticas culturais", do qual devem ser lidos os capítulos 3, 4 e 5. Esses capítulos descrevem o modelo de seleção pelas consequências. Como são 3 capítulos, a leitura deve ser iniciada na primeira semana de aula, para que vocês tenham condições de terminar a leitura em tempo para esta aula do dia 15. 

    O conceito de seleção natural proposto por Darwin é importante para a compreensão do modelo de seleção por consequências. Assista a um vídeo sobre isso  ("O que é a teoria da evolução de Charles Darwin e o que inspirou suas ideias revolucionárias").


  • Reflexos e condicionamento respondente

    O objetivo desse tópico é discutir comportamentos do tipo reflexo: os reflexos inatos, que fazem parte do repertório filogeneticamente selecionado em nossa espécie, e os reflexos condicionais, aqueles aprendidos ao longo da vida dos organismos. Para começar, leia o texto "Funções do Estímulo I" (Galvão & Barros, 2001), que está disponível abaixo.

    Ao final desse módulo você deve entender claramente os seguintes pontos (algumas aulas adicionais que podem auxiliar):

    - Estímulo

    - Resposta

    - Reflexo

    - Condicionamento respondente

    - O experimento de Pavlov

  • Comportamento operante, reforço positivo e negativo

    Nesse tópico iremos estudar o comportamento operante (aprendizagem operante). Com isso, iremos entender o papel das consequências na seleção do comportamento. Os alunos devem ler o capítulo 4 "Evolução e reforço" para a aula.

    Ao final desse tópico todos devem entender os seguintes conceitos:

    - Comportamento operante (veja o vídeo aqui)

    - Reforço positivo e reforço negativo

    - Reforçadores primários, secundários e generalizados

  • Modelagem e esquemas de reforçamento

    Para a aula, todos devem ter lido o Capítulo 4 "Teoria da Evolução de Reforço" - Baum, e o capítulo 10 "Esquemas de reforço" - Catania. Nesse módulo, os principais conceitos a serem aprendidos são:

    - Modelagem (aproximação sucessiva, reforço diferencial)

    - Esquemas de reforçamento por razão (Razão fixa e razão variável)

    - Esquemas de reforçamento por intervalo (Intervalo fixo e intervalo variável)

    - Curiosidade: nesse vídeo vocês poderão ver um pombo em uma caixa de condicionamento operante bicando um disco e uma declaração de Skinner comparando o esquema de reforço que mantém o comportamento do pombo de bicar e o esquema que mantém o comportamento de apostadores (clique para assistir o vídeo)

  • Extinção, punição e controle aversivo

    No dia 10/10/2023 iremos estudar dois processo de diminuição da frequência de respostas: a extinção e a punição.

    Iremos discutir os conceitos de extinção operante e respondente, bem como os conceitos de punição e controle aversivo. A punição é um processo de supressão do responder e está ligada ao chamado controle aversivo.

    Ao final da aula, vocês deverão saber:

    - O que é extinção operante e extinção respondente;

    - O que é punição positiva e punição negativa;

    - Qual a diferença entre os processos de punição e extinção;

    - o que é controle aversivo e suas consequências.





  • Punição e controle aversivo

    Em continuidade à aula anterior, iremos discutir uma segunda forma de diminuir a frequência de uma resposta, chamada de punição. A punição é um processo de supressão do responder e está ligada ao chamado controle aversivo.

    Nesse tópico discutiremos vários temas sobre punição e controle aversivo (que envolve, além da punição, o reforço negativo). 


    O texto abaixo, em inglês, não é propriamente sobre controle aversivo, mas fala sobre como o que sabemos sobre o comportamento pode nos ajudar a compreender o que acontece em situações de crise sanitária, como a Covid 19, e o que podemos fazer para ajudar a população a enfrentar melhor esse tipo de problema. É um texto muito bom sobre como a Psicologia pode auxiliar no manejo desse tipo de crise. Não é um texto obrigatório desta disciplina (é complementar), mas deveria ser obrigatório para todo estudante de Psicologia.


  • Controle de estímulos - Discriminação e Generalização

    Ao final desse tópico os alunos deverão ter compreendido os conceitos de:

    - Discriminação

    - Generalização respondente

    - Generalização operante

    - Controle de estímulos

    Boa parte desse conteúdo já foi, de alguma forma, estudado pelos alunos que estão fazendo trabalho prático com humanos. O objetivo geral desse tópico é fazer uma análise mais detalhada dos conceitos e relacioná-los a aspectos mais específicos do comportamento humano. Para esta aula é necessário fazer a leitura do texto disponibilizado abaixo.



    • Esse texto é um capítulo do livro:

      Sério, T. M. A. P., Andery, M. A., Gioia, P. S., & Micheletto, N. (2002). Controle de estímulos e comportamento operante: uma introduçãoSão Paulo: EDUC.

  • Instruções para entrega dos Relatórios

    Bom dia pessoal,

    Os relatórios deverão ser anexados aqui na plataforma em formato word (NÃO deve ser em pdf). O relatório poderá ser anexado até às 19 horas do dia 21/11/2023.

    • O relatório deverá ser entregue aqui em formato Word. Apenas um dos membros do grupo anexará o arquivo (não anexem mais de uma vez o mesmo arquivo).

      No título do arquivo, coloquem o número do grupo (ex: Grupo14_RelatórioAEC).

      Recomendação: quando finalizarem o relatório no google docs, baixem o arquivo e arrumem a formatação antes de enviar.