Programação

  • AULA 1 - 10/08 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

  • AULA 2 - 17/08 Bases teórico-filosóficas que sustentam a análise e atuação crítica em Psicologia Escolar: o conceito marxista de ideologia

  • AULA 3 - 24/08 Semana da psicologia

  • AULA 4 - 31/08 Relações entre Escola e Sociedade

    •  O que é BNCC?


      Base  Nacional Comum Curricular é um documento criado com o intuito de estabelecer os conteúdos mínimos que devem ser trabalhados ao longo da educação básica. Ela também busca promover a qualidade do ensino, pois define níveis de desenvolvimento que os alunos têm direito em sua formação.

      A primeira versão da BNCC foi publicada em 2015. Em 2017 ocorreu a homologação da BNCC da Educação Infantil e Ensino Fundamental e no ano de 2018 foi aprovada a BNCC do ensino médio.

      A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece 10 competências gerais  que deverão ser trabalhadas da educação infantil ao ensino médio. A BNCC é um documento que define as principais diretrizes da educação básica brasileira. Ela define que a educação deve promover o desenvolvimento global dos alunos para serem capazes de contribuir com a formação de uma sociedade igualitária, ética e sustentável. 

      Dessa forma, o objetivo é que as escolas deixem de ser apenas transmissoras de conteúdos, mas auxiliem o estudante a lidar com questões do âmbito emocional, cultural, tecnológica, socioambiental, responsabilidade, criatividade, entre outros. 

      Competências Gerais da BNCC


      Cada uma das competências estabelecidas possui áreas que contribuem para o seu aprendizado e aspectos específicos que o estudante deve desenvolver. O esforço para aplicação das competências gerais da BNCC não deve partir somente das instituições de ensino, mas envolve a união de diferentes atores, como os gestores escolares, professores, alunos, famílias, secretarias de educação e a sociedade em geral. O objetivo é proporcionar uma transformação na educação para que as escolas possam se adequar as novas demandas e problemas da sociedade.

      Competências gerais de forma resumida:

      1. Conhecimento
      2. Pensamento científico, crítico e criativo
      3. Repertório cultural
      4. Comunicação
      5. Cultura digital
      6. Trabalho e projeto de vida
      7. Argumentação
      8. Autoconhecimento e autocuidado
      9. Empatia e cooperação
      10. Responsabilidade e cidadania
      Competências gerais de forma ampla, conforme texto da BNCC:

      • Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social e cultural para entender e explicar a realidade (fatos, informações, fenômenos e processos linguísticos, culturais, sociais, econômicos, científicos, tecnológicos e naturais), colaborando para a construção de uma sociedade solidária.
      • Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e inventar soluções com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
      • Desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
      • Utilizar conhecimentos das linguagens verbal (oral e escrita) e/ ou verbo-visual (como Libras), corporal, multimodal, artística, matemática, científica, tecnológica e digital para expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e, com eles, produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
      • Utilizar tecnologias digitais de comunicação e informação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas do cotidiano (incluindo as escolares) ao se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas.
      • Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao seu projeto de vida pessoal, profissional e social, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
      • Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
      • Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas e com a pressão do grupo.
      • Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de origem, etnia, gênero, orientação sexual, idade, habilidade/necessidade, convicção religiosa ou de qualquer outra natureza, reconhecendo-se como parte de uma coletividade com a qual deve se comprometer.
      • Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões, com base nos conhecimentos construídos na escola, segundo princípios éticos democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

      Qualificação para educadores

      formação continuada para professores é uma das principais alternativas para melhorar a prática docente. Os educadores são responsáveis por conduzir o processo de ensino-aprendizagem e são fundamentais na formação dos estudantes. Ela acontece de diferentes formas, com cursos de especialização, simpósios, congressos, reuniões e outras práticas de formação coletiva ou individual. Importante ressaltar que a formação continuada também é um processo, construído no dia a dia do ambiente escolar. 

      (Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/bncc-conheca-as-10-competencias-gerais-da-educacao-basica)

  • AULA 5 - 14/09 Papel da Psicologia no estudo (e intervenção) das dificuldades escolares: retrospectiva histórica

  • AULA 6 - 21/09 Papel da família nas dificuldades escolares - Crítica à “teoria” da carência cultural

  • AULA 7 - 28/09 Medicalização da Educação: visão crítica dos transtornos de aprendizagem

  • 19/10 - AULA 7 (8h às 10h) - MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

    • (Realização individual ou em duplas; as respostas devem ser postadas no moodle até 18/10)

      1.      Segundo Moysés e Collares (2010), o que se entende por processo de “medicalização da educação” e quais as consequências sociais e individuais desse processo?

      2.      Que análise é feita pelos críticos da “medicalização da educação” aos distúrbios de aprendizagem quanto à origem, diagnóstico e tratamento da dislexia e do TDAH?

      3.      Como o médico Luís Rhode (vídeo) rebate os argumentos a respeito da “inexistência” do TDAH?

      4. Com base no material lido e nos vídeos assistidos, qual a sua opinião sobre os distúrbios de aprendizagem? Concorda mais com a crítica à medicalização da educação ou com a visão médica/neuropsicológica do problema? Qual sua síntese pessoal a respeito do tema?




  • 19/10 (10h-12h) PSICOPEDAGOGIA: Abordagem clínica e institucional

  • TRABALHO FINAL DO MÓDULO I - ENTREGA OPCIONAL

    • Realizar uma análise das questões educacionais apresentadas no filme "Entre os Muros da Escola" ( Laurent Cantet ,  2008) com base nos conteúdos estudados no módulo I da disciplina Psicologia Escolar.

      Parte 1 - Breve contextualização do filme (Sinopse) - máx. 1 pág.

      Parte 2 - Identificar os principais problemas educacionais apresentados no filme discutindo suas possíveis causas, com base nos conteúdos teóricos estudados. - máx. 3 páginas

      Parte 3 - Sugerir possíveis intervenções para o/a psicólogo/a no referido contexto escolar. - máx. 3 páginas

      - O trabalho pode ser realizado em grupos compostos por até 4 alunos e deve conter de 3 a 7 páginas (excluindo capa e referências bibliográficas)



  • 19/10- Contrato Módulo II- Luciana Carla

    Boa tarde turma, frente a tudo que passamos nas últimas semanas, o contrato que havíamos feito em sala e destacado abaixo, acredito que não poderá ser cumprido no dia 09/11. Não se preocupem, vamos conversar e juntos decidirmos os próximos passos. Espero vocês na aula, "Juntos somos mais fortes", até quinta-feira, um abraço carinhoso a todos.



    Olá Pessoal, frente as adversidades ocorridas, eu e Profa. Sylvia tivemos que reorganizar o cronograma. Assim os textos anexos são para guiar a atividade em grupo que farão na próxima semana 26/10 (estaremos fora na SBP) e trarão após o feriado de 02/11, ou seja, na aula de 09/11. 

    Vocês devem se organizar em grupos de até 7 pessoas para realizar a tarefa, a qual discutiremos na aula do dia 09/11.

  • 26/10- Realizar trabalho em grupo

    Pessoal o trabalho em grupo consiste em pensar as principais características de uma etnografia co contexto escolar, dificuldades, possibilidades e contribuições para a compreensão do fenômeno escolhido. Os textos postados anteriormente auxiliam na reflexão, mas podem procurar outros. Após a discussão procurar por um relato de etnogria na escola, ler o texto e fazer uma breve apresentação do estudo realizado (tema, objetivos, metodologia- etnografia destacando os processos e resultados).

    Essa apresentação deverá ser realizada em slides e postada no dia 09/11, o trabalho vale 3 pontos.

  • 09/11- Apresentação dos trabalhos e aula - Atuações em Psicologia Escolar

    Pessoal além da apresentação dos trabalhos, teremos aula e os textos a serem lidos estão em anexo.

  • 16/11- Aula- Intervenção institucional

  • 23/11- Práticas grupais na escola

  • 30/11- BNCC e o Psicólogo Escolar

  • 07/12- Prevenção em PSicologia Escolar

  • 14/12- Apresentação de trabalho final de intervenção

    Pessoal o trabalho final deverá ser realizado em grupo e constitui em elaborar um projeto de intervenção no contexto escolar a partir de um caso escolhido previamente. Além do texto escrito (introdução, queixa, justificativa, procedimento, agenda, avaliação e referências), vocês deverão apresentar para a turma no formato de slides (até 5). Esse trabalho valerá 7 pontos.