Programação

  • Vamos iniciar o nosso percurso...

    Caríssimos estudantes,

    Espero que este semestre possa trazer novas reflexões, aprendizados e  um relacionamento interpessoal de qualidade. Desejo que a nossa convivência propicie um maior contato com a nossa humanidade, criatividade e com a nossa capacidade de acolhida a nós mesmos e aos outros...  Estarei sempre disponível pelo e mail carmen@ffclrp.usp.br


    • No cronograma de atividades da disciplina constam as datas de entrega dos trabalhos e da prova. A cada semana as atividades serão disponibilizadas no e-disciplinas. Fiquem atentos! Qualquer dúvida estou à disposição através do e mail carmen@ffclrp.usp.br 


  • Apresentação e Conceitos Fundamentais - 09/08

    Teremos a oportunidade de participar de uma dinâmica de grupo que propiciará a discussão sobre conceitos que são basilares e estarão permeando o conjunto das atividades da disciplina. 

  • A relação interpessoal profissional-paciente 16/08

    Vamos assistir "Os intocáveis", um filme francês de 2011,  escrito e dirigido por Olivier Nakache e Éric Toledano, com François Cluzet e Omar Sy nos papéis principais. Vocês terão como foco de atenção a relação de cuidado estabelecida entre os protagonistas. Iremos discutir o filme em conjunto com o texto "Ciência, técnica e humanismo" na próxima aula, dia 30/08. A leitura deverá ser realizada antes da próxima aula .  

  • O cuidado em saúde - 30/08

    Nesta aula iremos discutir o filme e o texto "Ciência, Técnica e Humanismo" e o filme. Segue abaixo o texto para leitura referente a aula de 13/09. Reitero que os textos deverão ser lido antes da aula. 

  • Fundamentos e capacitação para as ações em saúde - 13/09

    Este tópico possibilita um olhar atento às experiências vividas. É importante, também, problematizarmos as nossas vivências como futuros profissionais e o percurso como  estudantes de Odontologia.   


  • O brincar e o desenvolvimento infantil - 20/09

    Nessa aula vamos oferecer subsídios teóricos para que você compreenda a importância do brincar para o desenvolvimento da criança e como um recurso no atendimento odontológico. Assim, iniciaremos com um exercício que envolve uma maior aproximação com as suas experiências com brinquedos e brincadeiras na infância.


  • Autopercepção - 27/09

    Nesta aula vocês irão responder ao Exercício 1 - Autopercepção da maneira de responder ao outro, que objetiva ampliar o conhecimento a respeito de si mesmo na relação com outro.  


  • Habilidades interpessoais e exercício de autopercepção - 04/10

    Pessoal  o objetivo desta aula  é oportunizar a autorreflexão sobre os comportamentos e atitudes frente aos outros e ainda, conversarmos sobre as Habilidades Interpessoais.

  • Experiência e formação - percurso realizado - 11/10

    Essa aula objetiva sintetizar as leituras e discussões efetuadas acerca da experiência e da formação da pessoa. Lembrando que esse olhar em primeira pessoa possibilita nos posicionarmos diante das circunstâncias a partir da nossa pessoalidade, singularidade. Acrescentei outros autores que nos ajudam a trilhar esse caminho de maior conexão com nós mesmos. Desejo que possam aproveitar esse material!

  • Trabalho 1 - 18/10

    Vocês encontrarão neste tópico as orientação para a realização do trabalho 1. Esse trabalho deverá ser apresentado e entregue no dia 18 de outubro. 

    • A idea é que vocês façam uma aproximação com a realidade que irão enfrentar no futuro e possam refletir e se instrumentalizar para enfrentá-la. Bom trabalho.

  • Desenvolvimento Humano - 01/11

    Pessoal vamos conhecer um pouco mais sobre o desenvolvimento humano. inicialmente, vamos ver o clipe da música: "Bola de meia, bola de gude" (Milton Nascimento), que possibilita entrarmos no tema a partir de uma faceta estética.


  • Dimensões da Educação - 08/11

    Vamos aprender um pouco mais sobre as práticas educativas e como as mesmas foram alteradas ao longo dos anos. A ênfase será nas dimensões da educação, ou seja, aspectos presentes na relação adulto-criança que favorecem o seu desenvolvimento. Tendo em vista que o cirurgião dentista atende crianças, conhecer tais dimensões e seus pontos ótimos pode ser de ajuda no cuidado integral a esses pacientes.



    • Após ter assistido ao vídeo avalie a adequação das atitudes do garçom (um adulto) em relação as dimensões da educação, bem como o uso de técnicas disciplinares (uso de punições). Por exemplo, na dimensão  Autoridade x permissividade – como foi a autoridade exercida pelo garçom e que elementos do vídeo possibilitaram tal conclusão. Lembrem-se que o norteador é a relação adulto/criança. Bom trabalho!!

  • Técnicas de Manejo Comportamental - 22/11

    Vamos aprender alguns manejos que ajudam as pessoas, em especial as crianças, a enfrentarem o tratamento odontológico. Leiam o texto e faremos um exercício, que objetiva aplicar esse conhecimento.

  • Sofrimento Mental e Psicopatologia - 29/11 e 06/12

    Nesta aula vamos conhecer um pouco das transformações que ocorreram no campo da Saúde Mental, quais as são áreas avaliadas no Exame do Estado Mental e os diagnósticos psiquiátricos. Penso que esse é um conhecimento importante para que tenham elementos para avaliar se um paciente está em sofrimento mental  e se  necessita de ajuda especializada e, ainda, diminuir preconceitos ligados à loucura. Finalizaremos com dois videos que mostram uma atividade inovadora no campo da Saúde mental - O Grupo Comunitário de Saúde Mental.

  • Avaliação de Psicologia - 13/12