Programação
-
-
Atualizado em 09.11
-
Atualizado em 09.11
-
Título da Mesa Temática
Aluno(a)
CRITÉRIOS PARA A AUTOAVALIAÇÃO
- Pesquisa de notícia (Breve descrição e nota )Leitura de material bibliográfico indicado e/ou pesquisa e leitura de material adicional (idem)
- Participação de discussão em grupo com os monitores (idem)
- Colaboração na elaboração de material para apresentação (idem)
- Apresentação Individual (idem)
- Resultado final do grupo (idem)
NOTA FINAL =Média
-
-
-
-
Questões norteadoras para a aula ("Estudo dirigido")
1. Qual a "descoberta" (hipótese) Freudiana que fundou a psicanálise e veio revolucionar a forma com o ser humano era percebido pela filosofia, ciência e religião até o início do século XX? Qual o embasamento empírico utilizado por Freud Para sustentar sua hipótese?
2. Como podemos descrever a teoria da personalidade criada por Freud para explicar o funcionamento psicológico humano? De que instâncias ela é formada? Quais as principais características de cada uma delas e como elas se relacionam?
3. Como Freud concebe as fases do desenvolvimento humano e quais suas principais características?
4. Qual a visão de Freud sobre as relações entre indivíduo e cultura? Como essa visão influencia sua concepção de educação?
5. Quais as principais contribuições e limites da teoria psicanalítica para a educação?
-
-
-
Nos slides há links para acessar vídeos curtos sobre condicionamento clássico e operante e sobre a máquina de ensinar criada por Skinner.
-
https://www.youtube.com/watch?v=cFoDe9KoK74
-
https://www.bing.com/videos/riverview/relatedvideo?&q=Birds+Playing+Ping+Pong&&mid=34FF338329A00F83707C34FF338329A00F83707C&&FORM=VRDGAR
-
https://www.redepsi.com.br/2007/02/20/educa-o-em-walden-two/
-
-
Realização: em duplas
ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS À LUZ DAS TEORIAS PSICOLÓGICAS CLÁSSICAS
Filmes (Escolher um dos dois): Mentes Perigosas (John N. Smith, 1995) ou
Sociedade dos Poetas Mortos (Peter Weir, 1989)
Objetivo: Realizar uma análise das práticas educativas apresentadas no filme, em função das abordagens clássicas em Psicologia estudadas: psicanálise, behaviorismo e humanismo.
parte 1 (Introdução)- Discorrer sobre a concepção de homem, mundo/sociedade e educação subjacentes a cada uma das abordagens estudadas (4,5)
Parte 2 (Desenvolvimento)- Para cada teoria estudada, descrever brevemente 3 cenas do filme que ilustrem as concepções, conceitos e/ou princípios das abordagens psicológicas estudadas, justificando a escolha das mesmas, ou seja, sua relação com as teorias psicológicas. (4,5)
Parte 3 (Conclusão) - identificar e justificar qual das abordagens estudadas poderia ser considerada aquela que norteia a prática pedagógica da personagem principal (1,0)
Total de páginas - Máx. de 10 páginas.
-
-
(atividade a ser realizada em sala de aula)
QUESTÃO 1
a) Qual o outro nome que costuma ser atribuído à Teoria da Aprendizagem Verbal Significativa l de D. Ausubel ?
b) Quando essa teoria foi elaborada e quais as principais características que a diferenciam de outras teorias da aprendizagem?
c) A quais abordagens teóricas ela se opõe e quais as críticas feitas às concepções de aprendizagem dessas abordagens?
QUESTÃO 2
a) De acordo com Ausubel, quais as duas dimensões da aprendizagem e os quatro tipos (categorias) de aprendizagem identificados pelo autor? Exemplifique cada um deles.
b) Qual o tipo de aprendizagem defendido pelo autor como o mais relevante para a aprendizagem escolar? Justifique.
QUESTÃO 3
a) De acordo com Ausubel, quais as condições para que ocorra a aprendizagem significativa? Explique com suas próprias palavras.
b) Qual o processo psicológico subjacente à aprendizagem significativa? Como ele ocorre?
QUESTÃO 4
Descreva as três formas de assimilação cognitiva propostas por Ausubel para explicar os processos de aprendizagem humana e explique os conceitos de “diferenciação progressiva” e “reconciliação integradora”.
QUESTÃO 5
Como a teoria da assimilação cognitiva de Ausubel explica o fenômeno do esquecimento do que foi aprendido?
QUESTÃO 6
a. Qual o método de ensino escolar defendido por Ausubel e quais os aspectos frequentemente presentes nesse tipo de metodologia que deveriam ser evitados, segundo o autor?
b. Quais as sugestões do autor para contornar esses problemas?
QUESTÃO 7
O que são “organizadores prévios”? Qual a sua função e seus subtipos?
QUESTÃO 8
Que suportes e críticas (limitações) vem sendo atribuídos à teoria de Ausubel no contexto da psicologia cognitiva atual?