Aperçu des sections
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Introdução: As pinturas rupestres, os cultos cerimoniais e a discussão sobre a origem da Arte.
Apresentação do programa.
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Aula expositiva: As figurações do humano na arte.
Divisão dos grupos de seminários.
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Não haverá aula.
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Aula expositiva: Arte e ciência: transformações na cultura artística durante o Renascimento.
Discussão coletiva sobre o texto: BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica” (p. 165 - 196).
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Aula expositiva: Renascimento – Giotto e as novas funções da arte
Seminário 1. Referências:
ARGAN, Giulio Carlo. “O Trezentos”, in História da arte italiana vol. 2 (pp.21-83).
FRY, Roger. “Giotto”, in Visão e forma (pp. 167-203).
LONGHI, Roberto. “Giotto e o estilo plástico”, in Breve mas verídica história da pintura italiana (pp. 36-44).
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Aula expositiva: Arte, religiosidade e representação da vida cotidiana no Norte da Europa.
Seminário 2.
FRY, Roger. “Dürer e seus contemporâneos”, in Visão e forma (pp. 219-228).
ARGAN, Giulio Carlo. “Cultura e realismo de Pieter Bruegel”, in Clássico anticlássico (pp. 459-471).
HUIZINGA, Johan. “A arte na vida”, in O outono da Idade Média (pp. 413-463).
FERRO, Sérgio. “O virtuosismo em Dürer”, in Artes plásticas e trabalho livre (pp. 31-50).
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Não haverá aula.
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Aula expositiva: A condição social des artistes do século XV ao XVII. Referências:
Galileu Galilei, de Bertolt Brecht.
Filme Moça com brinco de pérola, de Peter Weber, 2004.
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Aula expositiva: Renascimento e Maneirismo, o caso Michelangelo.
Seminário 3.
ARGAN, Giulio Carlo. “Matéria e furor”, in Clássico anticlássico (pp. 311-318).
BLUNT, Anthony. “Michelangelo”, in Teoria artística na Itália 1450 – 1600 (pp. 83-116).
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Aula expositiva: A dialética entre desenho e cor da pintura veneziana à Academia Francesa.
Seminário 4.
LICHTENSTEIN, Jacqueline. A Pintura. Textos Essenciais. Vol. 9: O desenho e a cor (pp. 9-28; pp. 63 – 71).
GOMBRICH, E. H. “Cap 6. Luz e cor: Veneza e Itália setentrional no início do século XVI”, in A história da arte (pp. 247-259).
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Dia livre para pesquisa e levantamento bibliográfico acerca da monografia.
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Aula expositiva: As metamorfoses do Barroco entre Europa e América Latina nos séculos XVIII e XIX: o caso Aleijadinho.
Seminário 5:
MACHADO, Lourival Gomes. “A arte do santuário de Congonhas – A igreja, O adro, Os Passos, in: Barroco Mineiro (pp. 285-300).
MOURA, Rodrigo (org.). Imagens do Aleijadinho (catálogo de exposição, MASP).
OLIVEIRA, Miriam Andrade Ribeiro de. “Escultura colonial brasileira”, in: ÁVILA, Affonso. Barroco: teoria e análise (pp. 263-303).
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Aula expositiva: Caravaggio e o naturalismo na pintura europeia do séc. XVII.
Seminário 6.
WÖLFFLIN, Heinrich. “O linear e o pictórico”, in Conceitos fundamentais de história da arte (pp. 25-97).
CHASTEL, André. “O Barroco”, in A arte italiana (pp. 489-551).
FOUCAULT, Michel. “Las meninas”, in As palavras e as coisas (pp. 19-32).
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Aula expositiva: A cultura artística das Luzes, a representação do espaço urbano, e os viajantes na América.
Seminário 7.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. “O semeador e o ladrilhador”, in Raízes do Brasil (pp. 93- 139).
NAVES, Rodrigo. “Debret, o neoclassicismo e a escravidão”, in A forma difícil (pp. 43-145).
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Aula expositiva: A Idade do Romantismo.
Orientação das monografias.
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Aula expositiva: O Impressionismo e a invenção da modernidade.
Orientação das monografias.
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A avaliação se dará por uma monografia sobre uma obra de arte, atinente ao período abarcado pelo curso. A monografia é um trabalho individual. Cada aluno apresentará uma proposta de monografia, no formato de um texto de máximo uma página A 4, até o dia 29 de maio de 2022 (segunda-feira) na secretaria do AUH. Os docentes darão as orientações pertinentes. Para a redação da monografia é sugerido o seguinte roteiro:
Introdução: apresentação da obra a ser estudada.
Quadro cronológico: dados sintéticos e esquemáticos sobre a época e o autor de uma obra, ou sobre um evento escolhido.
Pranchas gráficas: documentação visual, com identificação (título em português, técnica, altura, largura e profundidade para as tridimensionais, coleção, cidade e país em que se encontra). Conforme as especificidades da obra, pranchas gráficas e analíticas, de modo a caracterizar as peculiaridades materiais, entre as quais, composição, predomínio cromático, textura e divisão de planos etc.
Importância da obra: apontar características singulares da obra, com base nas pranchas gráficas e comparativamente ao conjunto efetuado na produção do autor e, também, considerando a época em estudo neste semestre.
Bibliografia sobre a obra e o artista geral (dicionários, manuais e enciclopédias); específica sobre a obra (web, catálogos, fascículos e livros sobre o artista ou a obra).
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A Pintura. Textos Essenciais. Direção Geral Jacqueline LICHTENSTEIN, São Paulo, Editora 34, 2004.
ARGAN, Giulio Carlo - História del Arte como Historia de la Ciudad, Barcelona, Laia,
1983. _______. História da Arte Italiana, São Paulo, Cosac Naify, 2002.
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BATTISTI, Eugenio. L'Antirinascimento, Turim, Aragno, 2005.
BAXANDALL, Michel. O Olhar Renascente: Pintura e experiência Social na Itália da Renascença, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1991.
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BELTING, Hans. Semelhança e presença. A história da imagem antes da era da arte, Rio de Janeiro, Ars Urbe, 2010.
BLUNT, Anthony. Teorias artísticas na Itália 1450-1600, São Paulo, Cosac Naify, 2001.
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