Aperçu des sections

  • Programa do Curso

  • Aula 1 - 20/03

    Introdução: As pinturas rupestres, os cultos cerimoniais e a discussão sobre a origem da Arte.

    Apresentação do programa. 

  • Aula 2 - 27/03

    Aula expositiva: As figurações do humano na arte. 

    Divisão dos grupos de seminários.

  • Semana Santa - 03/04

    Não haverá aula.

  • Aula 3 - 10/04

    Aula expositiva: Arte e ciência: transformações na cultura artística durante o Renascimento.

    Discussão coletiva sobre o texto: BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica” (p. 165 - 196).


  • Aula 4 - 17/04

    Aula expositiva: Renascimento – Giotto e as novas funções da arte

    Seminário 1. Referências:

    ARGAN, Giulio Carlo. “O Trezentos”, in História da arte italiana vol. 2 (pp.21-83). 

    FRY, Roger. “Giotto”, in Visão e forma (pp. 167-203).

    LONGHI, Roberto. “Giotto e o estilo plástico”, in Breve mas verídica história da pintura italiana (pp. 36-44).


  • Aula 5 - 24/04

    Aula expositiva: Arte, religiosidade e representação da vida cotidiana no Norte da Europa.

    Seminário 2.

    FRY, Roger. “Dürer e seus contemporâneos”, in Visão e forma (pp. 219-228). 

    ARGAN, Giulio Carlo. “Cultura e realismo de Pieter Bruegel”, in Clássico anticlássico (pp. 459-471).

    HUIZINGA, Johan. “A arte na vida”, in O outono da Idade Média (pp. 413-463).

    FERRO, Sérgio. “O virtuosismo em Dürer”, in Artes plásticas e trabalho livre (pp. 31-50).

  • Dia do Trabalho - 01/05

    Não haverá aula.


  • Aula 6 - 08/05

    Aula expositiva: A condição social des artistes do século XV ao XVII. Referências: 

    Galileu Galilei, de Bertolt Brecht.

    Filme Moça com brinco de pérola, de Peter Weber, 2004. 


  • Aula 7 - 15/05

    Aula expositiva: Renascimento e Maneirismo, o caso Michelangelo.

    Seminário 3. 

    ARGAN, Giulio Carlo. “Matéria e furor”, in Clássico anticlássico (pp. 311-318).

    BLUNT, Anthony. “Michelangelo”, in Teoria artística na Itália 1450 – 1600 (pp. 83-116).

  • Aula 8 - 22/05

    Aula expositiva: A dialética entre desenho e cor da pintura veneziana à Academia Francesa.

    Seminário 4.

    LICHTENSTEIN, Jacqueline. A Pintura. Textos Essenciais. Vol. 9: O desenho e a cor (pp. 9-28; pp. 63 – 71).

    GOMBRICH, E. H. “Cap 6. Luz e cor: Veneza e Itália setentrional no início do século XVI”, in A história da arte (pp. 247-259).

  • Aula 9 - 29/05

    Dia livre para pesquisa e levantamento bibliográfico acerca da monografia.

  • Aula 10 - 05/06

    Aula expositiva: As metamorfoses do Barroco entre Europa e América Latina nos séculos XVIII e XIX: o caso Aleijadinho. 

    Seminário 5:

    MACHADO, Lourival Gomes. “A arte do santuário de Congonhas – A igreja, O adro, Os Passos, in: Barroco Mineiro (pp. 285-300).

    MOURA, Rodrigo (org.). Imagens do Aleijadinho (catálogo de exposição, MASP).

    OLIVEIRA, Miriam Andrade Ribeiro de. “Escultura colonial brasileira”, in: ÁVILA, Affonso. Barroco: teoria e análise (pp. 263-303).


  • Aula 11 - 12/05

    Aula expositiva: Caravaggio e o naturalismo na pintura europeia do séc. XVII. 

    Seminário 6.

    WÖLFFLIN, Heinrich. “O linear e o pictórico”, in Conceitos fundamentais de história da arte (pp. 25-97).

    CHASTEL, André. “O Barroco”, in A arte italiana (pp. 489-551).

    FOUCAULT, Michel. “Las meninas”, in As palavras e as coisas (pp. 19-32).

  • Aula 12 - 19/05

    Aula expositiva: A cultura artística das Luzes, a representação do espaço urbano, e os viajantes na América. 

    Seminário 7.

    HOLANDA, Sérgio Buarque de. “O semeador e o ladrilhador”, in Raízes do Brasil (pp. 93- 139).

    NAVES, Rodrigo. “Debret, o neoclassicismo e a escravidão”, in A forma difícil (pp. 43-145).

  • Aula 13 - 26/05

    Aula expositiva: A Idade do Romantismo. 

    Orientação das monografias. 

  • Aula 14 - 03/07

    Aula expositiva: O Impressionismo e a invenção da modernidade.

    Orientação das monografias. 

  • Entrega das Monografias - 10/07

    A avaliação se dará por uma monografia sobre uma obra de arte, atinente ao período abarcado pelo curso. A monografia é um trabalho individual. Cada aluno apresentará uma proposta de monografia, no formato de um texto de máximo uma página A 4, até o dia 29 de maio de 2022 (segunda-feira) na secretaria do AUH. Os docentes darão as orientações pertinentes. Para a redação da monografia é sugerido o seguinte roteiro:

    Introdução: apresentação da obra a ser estudada.

    Quadro cronológico: dados sintéticos e esquemáticos sobre a época e o autor de uma obra, ou sobre um evento escolhido.

    Pranchas gráficas: documentação visual, com identificação (título em português, técnica, altura, largura e profundidade para as tridimensionais, coleção, cidade e país em que se encontra). Conforme as especificidades da obra, pranchas gráficas e analíticas, de modo a caracterizar as peculiaridades materiais, entre as quais, composição, predomínio cromático, textura e divisão de planos etc.

    Importância da obra: apontar características singulares da obra, com base nas pranchas gráficas e comparativamente ao conjunto efetuado na produção do autor e, também, considerando a época em estudo neste semestre.

    Bibliografia sobre a obra e o artista geral (dicionários, manuais e enciclopédias); específica sobre a obra (web, catálogos, fascículos e livros sobre o artista ou a obra).

  • Bibliografia geral do curso

    A Pintura. Textos Essenciais. Direção Geral Jacqueline LICHTENSTEIN, São Paulo, Editora 34, 2004.

    ARGAN, Giulio Carlo - História del Arte como Historia de la Ciudad, Barcelona, Laia,

    1983. _______. História da Arte Italiana, São Paulo, Cosac Naify, 2002.

    _______. Clássico e Anticlássico. São Paulo, Cia. das Letras, 1999.

    _______. Imagem e Persuasão. Ensaios sobre o Barroco. São Paulo, Companhia das Letras, 2004.

    _______. Arte moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos, São Paulo, Companhia das Letras, 1992.

    ÁRIES, Pierre & CHARTIER, Roger (org). História da vida privada 3: Da Renascença à Revolução Francesa. 8 ed. São Paulo, Cia. Das Letras, 1991. (1986).

    ALBERTI, Leone Battista (1404-1472) Da Pintura, Campinas, UNICAMP, 1988. 

    ALPERS, Svetlana, A arte de descrever: a arte holandesa no século XVII. São Paulo, Edusp, 1999.

    _______. O Projeto de Rembrandt. O Ateliê e o mercado, São Paulo, Companhia das Letras, 2010.

    AZEVEDO, Ricardo Marques de. Metrópole: abstração. São Paulo: Perspectiva, 2006.

    _______. Antigos Modernos: estudo das doutrinas arquitetônicas nos séculos XVII e XVIII. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 2009. 

    BATTISTI, Eugenio. L'Antirinascimento, Turim, Aragno, 2005.

    BAXANDALL, Michel. O Olhar Renascente: Pintura e experiência Social na Itália da Renascença, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1991.

    BAYLEY, Gauvin Alexander. Art of Colonial Latin America, New York, Phaidon Press, 2005.

    BAYÓN, Damián; MARX, Murilo. Historia del Arte Colonial Sudamericano. Barcelona: Ediciones Polígrafia, 1989.

    BELTING, Hans. Semelhança e presença. A história da imagem antes da era da arte, Rio de Janeiro, Ars Urbe, 2010.

    BLUNT, Anthony. Teorias artísticas na Itália 1450-1600, São Paulo, Cosac Naify, 2001.

    BURCKHARDT, Jacob. A Cultura do Renascimento na Itália. São Paulo, Companhia das Letras, 1991.

    CASTEDO, Leopoldo. Historia del Arte Ibero Americano. Precolombino. El Arte Colonial. Madri: Alianza Editorial, 1988, 2v.

    CASTELNUOVO, Enrico, Retrato e Sociedade na Arte Italiana, São Paulo, Companhia das Letras, 2006.

    DA VINCI, Leonardo - Tratado de la Pintura, trad. M. Pittaluga, Buenos Aires, Losada,1943. 

    DESWARTES, Sylvie, Ideias e imagens em Portugal na época dos descobrimentos, Lisboa, Difel, 1992.

    DIAS, Pedro. História da Arte Portuguesa no Mundo (1415-1822) - O Espaço do Índico, Lisboa: Círculo de Leitores, 1998.

    DUBY, George (org). História da vida privada 2; da Europa Feudal à Renascença. São Paulo, Cia das Letras, 1990. (1985)

    ELIAS, Norbert. A sociedade de corte: investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia de corte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

    FARAGO Claire (ed.), Reframing Renaissance. Visual Culture in Europe and Latin America 1450-1650. New Haven and London: Yale. University Press, 1995.

    GARIN, Eugenio. Ciência e vida civil no Renascimento italiano. São Paulo, Unesp, 1996. 

    GOMBRICH, Ernst. H.. A história da arte. RJ: LTC, 1993.

    _______. Norma y forma. Madrid, Alianza, 1984.

    _______. El legado de Apeles. Madrid, Alianza, 1985.

    _______. Imágenes simbólicas. Madrid, Alianza, 1990.

    _______. Nuevas visiones de viejos maestros. Madrid, Alianza, 1985.

    GISBERT, Teresa. Iconografia y Mítos Indígenas en el Arte. La Paz: Editorial Gisbert & Cia, 2008.

    GOMES, Paulo Varela. A cultura arquitectónica e artística em Portugal no século XVIII, Lisboa, Caminho, 1988

    GRAZIOSI, Elisabetta. On the canvas and on the page: women shaping culture in eighteenth century Venice. In Findlen, P. Wassyng Roworth W., Sama Catherine M.(eds.) "Italy's Eighteenth Century: Gender and Culture in the Age of the Grand Tour" Stanford, Stanford Univ. Press, 2009.

    _________________. A águia e o dragão: Ambições Europeias e Mundialização no século XVI. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

    _________________. As Quatro Partes do Mundo: História de uma Mundialização. São Paulo / Minas Gerais: Edusp / Eufmg, 2014.

    _________________. El Pensamiento Mestizo. Cultura Amerindia e Civilización del Renascimiento (1999). Barcelona: Paidos, 2007.

    GUTIÉRREZ, Ramón (Ed.). Barroco Iberoamericano: de los Andes a las Pampas. Barcelona: Lunwerg, 1997.

    ___________________(Coord.). Pintura, Escultura y Artes Útiles en Iberoamérica, 1500-1825. Buenos Aires: Manuales Arte Cátedra, 1995.

    IMPRENSA NACIONAL (Ed.). A Cidade Global: Lisboa na Primeira Mundialização. Lisboa: MNAA. Museu Nacional de Arte Antiga / INCM, 2017.

    FRANCASTEL, Pierre - A Realidade Figurativa, São Paulo, Perspectiva/EDUSP, 1973.

    _______. - La Figura y el lugar: El Orden Visual del Quattrocento, Caracas, Monte Avila, 1969.

    HELLER, Agnes. O homem do Renascimento. Lisboa, Presença, 1982.

    JASMIN, Marcelo & PATUZZI, Silvia. Modernas tradições: percursos da cultura ocidental, séculos XV-XVII. Rio de Janeiro: Access, 2002.

    KAUFMANN, Thomas da Costa; DOSSIN, Catherine; JOYEUX-PRUNEL, Béatrice. Circulations in the Global History of Art. Surrey / Burlington: Ashgate Publishing, 2015.

    KEMP, Martin. La Ciencia del Arte. Óptica en el arte ocidental de Brunelleschi a Seurat, Madrid, AKAL, 2012.

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    ___________. Art and evidence in the Italian Renaissance, New Haven, London, Yale University Press, 1997.

    KLEIN, Robert. A forma e o inteligível. Ensaios sobre o Renascimento e a arte moderna, São Paulo, EDUSP, 1998.

    LEVENSON, Jay. Portugal e o Mundo nos séculos XVI e XVII: encompassing the globe. Lisboa: Instituto dos Museus e da Conservação, 2009.

    MACHADO, Lourival Gomes. Barroco mineiro. São Paulo: Perspectiva, 1991.

    MARAVALL, José Antonio. A cultura do barroco: análise de uma estrutura histórica. São Paulo: Edusp, 1997.

    MARQUES Luiz (org.) A fábrica do antigo. Campinas, EDUNICAMP, 2008. 

    MARTINS, Renata; MIGLIACCIO, Luciano (Ed.). No Embalo da Rede: Trocas Culturais, História e Geografia Artística do Barroco na América Portuguesa. Sevilha: Enredars, 2020. Disponível em: https://www.upo.es/investiga/enredars/?page_id=1685.

    PACHT, Otto. Early Netherlandish Painting, London, Harvey Miller, 1997.

    PANOFSKY, Erwin - Significado nas Artes Visuais, São Paulo, Perspectiva, 2002.

    _______. Estudos de Iconologia, Lisboa, Estampa, 1982.

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    _______. A Perspectiva como Forma Simbólica, Lisboa, Ed. 70. 1993,

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    PINELLI, Antonio. La bellezza impura. Arte e politica nell'Italia del Rinascimento, Bari, Laterza, 2004.

    POMMIER, Edouard. Theories du portrait. De la Renaissance aux Lumiéres, Paris, Gallimard, 1998.

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    SAMA, Catherine M. The residence of the arts: Angelica Kauffman's place in Rome. In

    Findlen, P. Wassyng Roworth W., Sama Catherine M.(eds.) "Italy's Eighteenth Century: Gender and Culture in the Age of the Grand Tour" Stanford, Stanford Univ. Press, 2009. 

    SANZIO, Raffaello. Cartas sobre a arquitetura, (org. Luciano Migliaccio), Campinas, Edunicamp, 2011.

    SEBASTIÁN, Santiago. El Barroco Iberoamericano: mensaje iconográfico, Madri, Ediciones Encuentro, 2007.

    SERRÃO, Vitor. História da Arte em Portugal. O Barroco. Lisboa, Editorial Presença, 2003.

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    SLIVE, Seymour, Pintura holandesa. 1600 – 1800, São Paulo, Cosac & Naify, 1998.

    TEDESCO, Cristine, História e imagem: personificações do feminino na obra de Artemisia Gentileschi, In “Tempos Históricos”, 2018, Vol.22(1), pp. 273-304

    VARCHI, Benedetto, BORGHINI, Vincenzo. Pittura e Scultura nel Cinquecento, Livorno, Sillabe, 1998.

    VASARI, Giorgio. Vidas dos artistas, São Paulo, Martins Fontes, 2011.

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    WARBURG, Aby. A renovação da Antiguidade pagã. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

    WITTKOWER, Rudolf - El arte en Itália 1600-1750, Madrid, Cáthedra, 1995. _______. A Escultura, São Paulo, Martins Fontes, 1994.

    WÖLFFLIN, Heinrich - Conceitos Fundamentais da Historia da Arte, São Paulo, Martins Fontes, 1984.

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