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A disciplina examina as mudanças impulsionadas pela convergência do Iluminismo, da dupla revolução - Industrial e Francesa – e da ascensão do Estado-nação no Ocidente. Atenta às relações entre arquitetura, cultura e sociedade, apresenta os princípios que orientaram a produção arquitetônica dos últimos decênios do século XVIII até meados do século XX. Da crise do classicismo à afirmação do chamado movimento moderno, busca-se ampliar o conhecimento sobre o período, seja aprofundando e circunstanciando melhor arquiteto/as e obras canônicas, seja apresentando profissionais e propostas pouco reconhecidas pela historiografia ou não-realizadas de modo a apontar a riqueza dos debates naqueles séculos. Interessa problematizar a noção de moderno, apontando as transformações, mas também as continuidades, adaptações, variações e reinvenções formuladas de modo a compreender que um mesmo conjunto de circunstâncias sociais e materiais geraram respostas muito diferentes. Para tanto, a partir da seleção dos problemas e dos desafios considerados mais marcantes, traça-se um panorama temático que tem a intenção de oferecer a_ estudantes alguns instrumentos de análise da modernidade arquitetônica na sua multiplicidade para que possam construir uma perspectiva de compreensão dessa produção que ainda hoje ecoa em sua formação.
- Docente: Joana Mello de Carvalho e Silva