Programação

  • Geral

    AUH0154 - História e Teorias da Arquitetura III (2023)


    Professora Joana Mello de Carvalho e Silva

    Monitores de Pós-Graduação Gyovanna Teixeira Freire e Vitor Lima

    Monitoras de Graduação  Luciana de Mello Miranda e Ana Carolina de Andrade Tenório

  • 11/08 - MÓDULO 1 - CRISE DO CLASSICISMO, REVISÕES E ATUALIZAÇÕES

    8h00 Apresentação do curso 


    10h00  Modernização, modernidade e modernismo: arquitetura em transformação

    PATETTA, Luciano. Considerações sobre o Ecletismo na Europa. In: FABRIS, Annateresa (Org.). Ecletismo na Arquitetura Brasileira. São Paulo, Nobel, 1987, pp. 8-27.


  • 18/08

    8h00 Construção de ordens: tipologias programáticas na passagem do século XIX para  o XX e a modernização do Brasil Prof. Dr. Hugo Segawa


    10h00 O ensino da história para arquitetos nas academias de belas artes da Cidade do México e do Rio de Janeiro em meados do século XIX Karolyna De Paula Koppke (Doutoranda FAU UFRJ)

    PEVSNER, Nikolaus. O renascimento da arte industrial e a formação do artista na atualidade. In: PEVSNER, Nikolaus. Academias de arte: passado e presente. Tradução de Vera Maria Pereira; coordenação de Sérgio Miceli. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. cap. 6. (Coleção História social da arte). [Original de 1940].

    PEREIRA, Margareth. Quadrados brancos: Le Corbusier e Lucio Costa. In: NOBRE, Ana Luiza; KAMITA, João Masao; LEONÍDIO, Otavio; CONDURU, Roberto (Orgs.). Um modo de ser moderno: Lucio Costa e a crítica contemporânea. São Paulo: Cosac & Naify, 2004. p. 220-245.

  • 25/08

    8h00 A continuidade das tradições: reinvenção e atualização

    SALGUEIRO-ANGOTTI, Heliana. Estilo: uma questão de caráter e de décor. In: A casaca do Arlequim: Belo Horizonte, uma capital eclética do século XIX. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Belo Horizonte: Editora UFMG, 2020, pp. 295-320.


    10h00 Início do trabalho semestral: O que é um projeto de iniciação científica? com a participação de Ana Carolina de Andrade Tenório

    Desse dia até 15 de setembro, deve-se iniciar o trabalho com vistas a definir o eixo, tema e justificativa de sua escolha.


  • 01/09

    8-12h00 Do Largo de São Bento ao Bom Retiro

    Visita de campo.

  • 08/09

    Semana da Pátria. Não haverá aula.

  • 15/09 - MÓDULO 2 – MODERNO E NACIONAL

    8h00 O neocolonial e as primeiras iniciativas preservacionistas Profa. Dra. Maria Lucia Bressan Pinheiro


    10h00 Por uma arquitetura nacional Profa. Dra. Maria Lucia Bressan Pinheiro

    PINHEIRO, Maria Lucia Bressan. Trajetória das ideias preservacionistas no Brasil: as décadas de 1920 e 1930. Revista do Patrimônio – 80 Anos. Rio de Janeiro: IPHAN. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/revpat_35.pdf. Acesso em: ago. 2018.

    SILVA, Joana Mello de Carvalho e.  A construção do nacional: Ricardo Severo e a Campanha de Arte Tradicional no Brasil (1910-1930). Varia História (UFMG), v. 35, p. 597-629, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-87752019000200009. Acesso em: jul. 2019. 


    Entrega 1 1 folha A4 com nome e número USP da pessoa; definição do eixo, tema e justificativa


  • Entrega 1

  • Greve

  • 10/11

    8h00 Mestiçagens e identidade nacional na América Latina Prof. Dr. Ivo Giroto

    CARRANZA, Eduardo. "Race and Miscegenation in Early Twentieth-Century Mexican Architecture.In: CHENG, Irene; DAVIS, Charles; WILSON, Mabel (ed.). Race and Modern Architecture A Critical History from the Enlightenment to the Present. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 2020, p. 155-171.


    10h00 Conversa sobre readequação do programa

    Início das atividades em grupo - etapa 1 - formação e disciplinas ministradas de história da arquitetura dos cursos de AU públicos do país (maiores detalhes ver tabela compartilhada)



  • 17/11

    8h00 A formação de uma arquitetura moderna nacional

    MARTINS, Carlos A. F. “Lucio Costa e Le Corbusier: afinidades eletivas”. In: NOBRE, Ana Luiza (et al.). Um modo de ser moderno. São Paulo: Cosac & Naify, 2004, p. 71-83.

    RUBINO, Silvana Barbosa. "Entre o CIAM e SPHAN: diálogos entre Lucio Costa e Gilberto Freyre. In: Ethel Volfson Kosminsky; Claude Lépine; Fernanda Arêas Peixoto. (Org.). Gilberto Freyre em quatro tempos. Bauru: Editora da Universidade do Sagrado Coração/Editora da UNESP, 2003, v. , p. 267-285.


    10h00 Atividade em grupo - etapa 2 - produção acadêmica (maiores detalhes ver tabela compartilhada)



  • 24/11 e 01/12

    8h00 A invenção do Brazilian Style e do patrimônio nacional

    LIERNUR, Jorge Francisco. The south american way. O milagre brasileiro, os Estados Unidos e a Segunda Guerra Mundial – 1939-1943. In: GUERRA, Abílio (Org.) Textos fundamentais sobre a história da arquitetura moderna brasileira. v. 2. São Paulo: Romano Guerra, 2010, p. 169-217.

    CHUVA, Márcia Regina Romeiro. Fundando a nação: a representação de um Brasil barroco, moderno e civilizado. Topoi (Rio J.),  Rio de Janeiro ,  v. 4, n. 7, p. 313-333,  Dec.  2003.


    10h00 Ajustes etapas 1 e 2 e sistematização dos dados levantados

    Apresentação e discussão


  • 05/12 - MÓDULO 3 – A PRODUÇÃO DA ARQUITETURA, HABITAÇÃO E MODOS DE MORAR

    8h00 Críticas à cultura acadêmica e conflitos com a indústria_gravada

    CURTIS, William. A busca de novas formas e o problema do ornamento / Ideais do movimento artes e ofícios na Grã-Bretanha e nos Estados. In: Arquitetura moderna desde 1900. Porto Alegre: Bookman, 2008, p. 53-71/87-97.


     10h00
    Apresentação e debate sobre os resultados do levantamento - Entrega via moodle

  • Entrega 2

  • 08/12

    8h00 Taylorismo, funcionalidade, economia e mínimos de existência

    FORTY, Adrian. O lar. Objetos do desejo – design e sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac Naify, 2007, p. 131-165.

    RYBCZYŃSKI, Witold. Eficiência. In: Casa: pequena história de uma ideia. Rio de Janeiro: Record, 1996, pp. 153-179.

    SILVA, Joana Mello de Carvalho e; FERREIRA, Pedro Beresin. Os sentidos do morar em três atos: representação, conforto e privacidade. Pós. Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, 24(44), 68-87. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v24i44p68-87.


    10h00 Desenvolvimento do trabalho individual/ Revisão e entrega do problema de pesquisa


  • 15/12

    8h00 Elogio à indústria e formas de racionalização da arquitetura 

    ARAVECCHIA-BOTAS, Nilce. (2016). Produção de cidade como projeto coletivo: a ação habitacional do Instituto dos Industriários (1937-1960). Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 14(2), 31-37. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v14i2p31-37

    BARONE, Ana C. Castilho. Capítulo 1 - Os motivos que levaram ao fim dos CIAM. In: Team 10: arquitetura como crítica. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2002, p. 23-58.

    BRUNA, Paulo Júlio Valentino. “Arquitetura e primeira revolução industrial”. In: Arquitetura, industrialização e desenvolvimento. São Paulo: Perspectiva, 1976, p.31-69. CURTIS, William. O estilo internacional,  talento individual e o mito do funcionalismo. In: Arquitetura Moderna desde 1900.Porto Alegre: Bookman, 2008, p.257-273


    10h00 Desenvolvimento do trabalho individual


  • 22/12

    8h00 - 10h00 Desenvolvimento do trabalho individual e entrega via moodle


  • Entrega 3

  • Bibliografia

    AL ASSAL, Marianna Ramos Boghosian. Arenas nem tão pacíficas: arquitetura e projetos políticos em Exposições Universais de finais da década de 1930. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – FAUUSP, 2014.

    _________. Arquitetura e identidade nacional no Estado Novo: as Escolas Práticas de Agricultura do Estado de São Paulo. São Paulo: Annablume, Fapesp, 2013.

    AMAZÓNIA FELSÍNEA: António José Landi: itinerário artístico e científico de um arquitecto bolonhês na Amazónia do século XVIII. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1999.

    AMARAL, Aracy (Org.). Arquitectura neocolonial: América Latina, Caribe, Estados Unidos. São Paulo, Memorial/Fondo de Cultura Económica, 1994.

    ANDERSON, Benedict R. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

    ANDERSON, Stanford. Peter Behrens and a New Architecture for the Twentieth Century. London: MIT, 2000.

    FORTY, Adrian; ANDREOLI, Elisabetta. (Org.). Arquitetura Moderna Brasileira. Londres: Phaidon, 2004.

    ARANGO, Silvia. Colonialismos y espanholismos, todos son modernismos. Desígnio, São Paulo, n 2, p. 91-96, set. 2004.

    ARAVECCHIA-BOTAS, Nilce. Estado, arquitetura e desenvolvimento: a ação habitacional do Iapi. São Paulo: Editora da Unifesp, 2016. 

    _________.  Produção de cidade como projeto coletivo: a ação habitacional do Instituto dos Industriários (1937-1960). Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 14(2), 31-37. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v14i2p31-37

    ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo, Companhia. das Letras, 1992.

    _________.  História da Arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

    ARGAN, Giulio Carlo [Et. Al] El pasado en el presente. El revival en las artes plásticas, la arquitectura, el cine y el teatro. Barcelona: Gustavo Gili, 1977.

    AYMONINO, Carlo. La Vivenda Racional. Ponencias de los Congressos CIAM 1929-1930. Barcelona: Gustavo Gili, 1973.

    AZEVEDO, Ricardo Marques de. Antigos modernos: estudos das doutrinas arquitetônicas nos séculos XVII e XVIII. São Paulo: FAUUSP, 2009.

    __________. AZEVEDO, Ricardo Marques de. Nefelomancias. São Paulo, Perspectiva, 2009.

    BANHAM, Reyner. Teoria e projeto na primeira era da máquina. São Paulo: Perspectiva, 1975.

    BARONE, Ana Claudia Castilho. Team 10: arquitetura como crítica. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2002.

    BAYLY, Christopher Alan.; BECKERT, Sven; CONNELY, Matthew; HOFMEYR, Isabel; KOZOL, Wndy; SEED, Patricia. AHR conversation: on transnational history. The American Historical Review, Washington, AHA, v. 111, n. 5, pp. 1441-1464, dez. 2006. Disponível em: < http://ahr.oxfordjournals.org/content/111/5/1441.full.pdf+html>. Acesso em: 18 de jan. 2015.

    BENEVOLO, Leonardo. História da Arquitetura Moderna. São Paulo, Perspectiva, 1976. 

    BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

    BONDUKI, Nabil. Origens da habitação social no Brasil. São Paulo, Estação Liberdade/FAPESP, 1998.

    BONDUKI, Nabil. Pioneiros da Habitação social – volume 1 – Cem anos de construção de política pública no Brasil. São Paulo: Editora da Unesp e Edições SESC, 2014.

    BONDUKI, Nabil; KOURY, Ana Paula Pioneiros da Habitação social – volume 2 – Inventário da produção pública no Brasil entre 1930 e 1964. São Paulo: Editora da Unesp e Edições SESC, 2014.

    BONDUKI, Nabil; KOURY, Ana Paula Pioneiros da Habitação social – volume 3 – Onze propostas de morar para o Brasil moderno. São Paulo: Editora da Unesp e Edições SESC, 2014.

    BOTAS, Nilce Aravecchia. Pensamento urbanístico e prática construtiva: a ação habitacional do IAPI. Comunicação apresentada na BRASA XI, 2012.

    BOURDIEU, Pierre. “O mercado de bens simbólicos” e “Campo do poder, campo intelectual e habitus de classe”. In: A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1974 

    _________. “Sobre o poder simbólico” e “Espaço social e gênese das ‘classes”. In: O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.

    BRUAND, Yves. Arquitetura Contemporânea no Brasil. São Paulo, Perspectiva, 2003.

    BRUNA, Paulo Júlio Valentino. Arquitetura, industrialização e desenvolvimento. São Paulo: Perspectiva, 1976.

    _________. Os primeiros arquitetos modernos: habitação social no Brasil, 1930-1950. São Paulo : Edusp, 2010.

    CAMPOS, Eudes.  Arquitetura paulistana sob o Império : aspectos da formação da cultura burguesa em São Paulo. Tese (Doutorado) - São Paulo, 1997.

    _________. Nos caminhos da Luz, antigos palacetes da elite paulistana. Anais do Museu Paulista. [online]. 2005, vol.13, n.1, p. 11-57. Disponível em:<http://dx.doi.org/10.1590/S0101-47142005000100002>.

    _________. Chalés Paulistanos. In: Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. São Paulo: O Museu, V. 16, n. 1, jan./jun. 2008, pp. 47-108.

    CAMPOS, Vitor José Baptista. CAMPOS, Vítor José Baptista. O art-déco na arquitetura paulistana: uma outra face do moderno. São Paulo, Dissertação de Mestrado apresentada à FAUUSP, 1996.

    CARVALHO, Maria Cristina Wolff de. Ramos de Azevedo. São Paulo, EDUSP, 2000.

    CARVALHO, Vânia Carneiro de. Gênero e artefato: o sistema doméstico na perspectiva da cultura material. São Paulo, 1870-1920. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/Fapesp, 2008.

    CAVALCANTI, Lauro. Moderno e brasileiro: a história de uma nova linguagem na arquitetura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.

    CIUCCI, Giorgio; DAL CO, Francesco; MANIERI-ELIA, Mario; TAFURI, Manfredo. La ciudad americana de la guerra civil al New Deal. Barcelona: Gustavo Gili, 1975.

    CHENG, Irene; DAVIS, Charles; WILSON, Mabel (ed.). Race and Modern Architecture A Critical History from the Enlightenment to the Present. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 2020.

    CHUVA, Márcia Regina Romeiro. Os arquitetos da memória: sociogênese das práticas de preservação do patrimônio cultural no Brasil (anos 1930-1940). Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.

    ________. Fundando a nação: a representação de um Brasil barroco, moderno e civilizado. Topoi (Rio J.),  Rio de Janeiro ,  v. 4, n. 7, p. 313-333,  Dec.  2003.

    COHEN, Jean-Louis. O futuro da arquitetura desde 1889: uma história mundial. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

    COLIN, Rowe. The Mathemathics of the Ideal Villa [1947]. Disponível em: < http://www.pasadena.edu/files/syllabi/cxkorner_33943.pdf>. Acesso em: 18 de jan. de 2015. 

    COLLINS, Peter. Los ideales de la arquitectura moderna; su evolución (1750-1950). Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1998.

    COMAS, Carlos Eduardo Dias.  “Teoria acadêmica, arquitetura moderna, corolário brasileiro. In: GUERRA, Abílio (Org.). Textos fundamentais da arquitetura moderna brasileira: v. 2. São Paulo: Romano Guerra, 2010, p. 57-70.

    CORREIA, Telma Barros de. A construção do habitat moderno no Brasil – 1870-1950. São Carlos: RiMA: Fapesp, 2004.

    COSTA, Angela Marques da e SCHWARCZ, Lilia Moritz. 1890-1914: no tempo das certezas. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

    COSTA, Eduardo Augusto. Brazil Builds e a construção de um moderno na arquitetura brasileira. Dissertação (Mestrado em História) – IFCH-UNICAMP, 2009.

    ___________. Arquivo, poder, memória: Herman Hugo Graeser e o arquivo fotográfico do Iphan. Tese (Doutorado em História) - IFCH-UNICAMP, 2015.

    COSTA, Sabrina Studart Fontelene. Apartamentos duplex: uma ideia moderna sobre o morar e a proposta de uma tipologia habitacional. Anais do Museu Paulista [online]. 2018, vol.26, e25.  Epub Nov 23, 2018. ISSN 0101-4714. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02672018v26e25.

    COSTA, Xavier; HARTRAY, Guido (org). SERT. Arquitecto en Nueva York. Barcelona: MAC-BA/ACTAR, 1997.

    CURTIS, William. Arquitetura moderna desde 1900. Porto Alegre: Bookman, 2008.

    D’AGOSTINO, Mário Henrique Simão e PINHEIRO, Maria Lucia Bressan. A noção de Pitoresco em arquitetura. In: Desígnio 1. São Paulo, Annablume, março 2004, pp. 119-128.

    DREXLER, Arthur (Ed.). The Architecture of École des Beaux-Arts. London: Secker & Warburg, 1977.

    ELIA, Mario Manieri. William Morris y la ideologia de la arquitectura moderna. Barcelona: Gustavo Gili, 2000.

    FABRIS, Annateresa. Ecletismo na Arquitetura Brasileira. São Paulo, Nobel, 1987.

    ___________. Arquitetura eclética no Brasil: o cenário da modernização. Anais do Museu Paulista. São Paulo, Nova Série, n. 1, 1993, pp. 131-143.

    FABRIS, Annateresa (Org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1991.

    FICHER, Sylvia. Os Arquitetos da Poli: Ensino e Profissão em São Paulo. São Paulo, FAPESP/EDUSP, 2005. 

    FONSECA, Maria Cecília Londres da. O patrimônio em processo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/ Iphan, 1997.

    FORTY, Adrián. Objetos do desenho – design e sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

    FOUCAULT, Michel. O corpo utópico; As heterotopias. São Paulo: n-1 Edições, 2013.

    FRAMPTON, Kenneth. História crítica da arquitetura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

    FREIRE, Gyovanna Teixeira. Arquitetas em revista: um ensaio metodológico. Orientadora: Dra. Paula Gorenstein Dedecca. 2022. 101p. Trabalho de Curso (TC) - Arquitetura e Urbanismo, Associação Escola da Cidade, São Paulo, 2022. 

    G BLANCHERE, Marcello Grisotti [et ali].  Industrialização da construção. São Paulo: FAU, 1971.

    GIEDION, Siegfried. Space, Time and Architecture: The Growth of a New Tradition. Cambridge: Harvard University Press, 1954.

    GITAHY, Maria Lucia Caira; PEREIRA, Paulo Cesar Xavier. (Org.). O Complexo Industrial da Construção e a Habitação Econômica Moderna, 1930-1964. São Carlos: RiMa Editora, 2002.

    GORELIK, Adrián. Das vanguardas a Brasília: cultura urbana e arquitetura na América Latina. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005, pp. 15-56. 

    GUINSBURG, J. O Romantismo. São Paulo: Perspectiva, 1985.

    GRESPAN, Jorge. Revolução Francesa e Iluminismo. São Paulo: Contexto, 2003.

    GROPIUS, Walter. Bauhaus: Novarquitetura. São Paulo: Editora Perspectiva, 1997.

    HARVEY, David. A condição pós-moderna : uma pesquisa sobre as origens da mudança. São Paulo: Loyola, 1992.

    HITCHCOCK ,Henry-Russell. The international style. New York : W.W. Norton, 1932.

    HOBSBAWM, E. J. A. Mundos do Trabalho. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984.

    _________. Da revolução industrial inglesa ao imperialismo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1986.

    _________. A era dos impérios. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

    _________. A era das revoluções 1789-1848. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

    HOMEM, Maria Cecília Naclério. O prédio Martinelli: a ascensão do imigrante e a verticalização de São Paulo. São Paulo: Projeto, 1984.

    _________. O Palacete paulistano e outras formas urbanas de morar da elite cafeeira: 1867-1918. São Paulo : Martins Fontes, 2010.

    KAHATT, Sharif S. Utopías construidas: las unidades vecinales de Lima. Lima: Fondo Editorial PUCP, 2015.

    IRIGOYEN DE TOUCEDA, Adriana Marta. Da Califórnia a São Paulo: referências norte americanas na casa moderna paulista 1945-1960. Tese (Doutorado) - FAUUSP, São Paulo, 2005.

    KESSEL, Carlos. Arquitetura neocolonial no Brasil: entre o pastiche e a modernidade. Rio de Janeiro: Jauá Editora, 2008.

    LARA, Fernando Luiz. Excepcionalidade do modernismo brasileiro. São Paulo: Romano Guerra: Austin: Nhamerica, 2018.

    LE CORBUSIER. Por uma arquitetura. São Paulo: Perspectiva, 1981.

    _________. Precisões sobre um estado presente da arquitetura e do urbanismo. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

    LEMOS, Carlos. Cozinhas, etc. São Paulo: Perspectiva, 1976.

    _________. Ramos de Azevedo e seu escritório. São Paulo: Pini, 1983.

    _________. Alvenaria Burguesa: breve história da arquitetura residencial de tijolos em São Paulo a partir do ciclo econômico liderado pelo café. São Paulo: Nobel, 1989.

    _________.  A República ensina a morar (melhor). São Paulo: Hucitec, 1999.

    LIMA, Vitor. Visões de Brasil em arquitetura: um panorama crítico. Orientador: Guilherme Wisnik. 2021. 120p. Trabalho Final de Graduação (Monografia) - Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. 

    LIERNUR. Jorge Francisco. Trazas de futuro. Espisodios de la cultura arquitectónica de la modernidad en América Latina. Santa Fe: Universidad Nacinal del Litoral, 2008. 

    _________.  The South American Way. O milagre brasileiro, os Estados Unidos e a Segunda-Guerra Mundial – 1939-1943”. In: GUERRA, Abílio (Org.) Textos fundamentais sobre a história da arquitetura moderna brasileira. v. 2. São Paulo: Romano Guerra, 2010, p. 169-217.

    _________. La Red Austral: obras y projectos de Le Corbusier y sus discípulos en la Argentina: 1924-1965.

    LIERNUR, Jorge Francisco; BALLENT, Anahi. La casa y la multitud: vivenda, política y cultura en la Argentina moderna. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2014.

    LIRA, José Correia Tavares. Ruptura e construção: a obra de Gregori Warchavchik, 1917 – 1927. São Paulo, Novos Estudos Cebrap, n. 78, p. 145 - 167, jul. 2007. < http://novosestudos.uol.com.br/v1/contents/view/103 >.

    LIRA, José. Warchavchik: fraturas da vanguarda. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

    MARINS, Paulo César Garcez. Através da rótula. Sociedade e arquitetura urbana no Brasil, século XVIII a XX. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2001. 

    MARTI, Carlos (Org.). Las formas de la residencia en la ciudad moderna: vivienda y Ciudad en la Europa de entreguerras. Barcelona: ETSAB-UPC, 1991.

    MARTINS, Carlos A. F. “Lucio Costa e Le Corbusier: afinidades eletivas”. In: NOBRE, Ana Luiza (et al.). Um modo de ser moderno. São Paulo: Cosac & Naify, 2004, p. 71-83.

    _________. Estado, cultura e natureza na origem da arquitetura moderna brasileira: Le Corbusier e Lúcio Costa, 1929-1936. Caramelo, São Paulo, FAUUSP, 1993, pp. 129-136.

    MELLO, Joana. Ricardo Severo: da arqueologia portuguesa à arquitetura brasileira. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2007.

    MENEGUELLO, Cristina. Da ruína ao edifício: neogótico, reinterpretação e preservação do passado na Inglaterra vitoriana. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2008.

    NASCIMENTO, Flávia Brito do. Entre a estética e o hábito: o Departamento de Habitação Popular (Rio de Janeiro, 1946-1960). Rio de Janeiro: Secretaria Municipal das Culturas, Coordenadoria de Documentação e Informação Cultural, Gerência de Informação, 2008.

    NASCIMENTO, Flávia Brito do. (2019). Habitar o presente, construir o passado: história oral e patrimônio nos conjuntos residenciais modernos em São Paulo. arq.Urb, (26), 117-138. Disponível em: https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi26.30.

    NOBRE, Ana Luiza de Souza. Fios cortantes: projeto e produto, arquitetura e design no Rio de Janeiro (1950-1970). Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura, PUC Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: https://pdfslide.net/documents/fios-cortantes-ana-luiza-souza-nobre.html

    NOBRE, Ana Luiza; KAMITA, João Masao; LEONÍDIO, Otavio; CONDURU, Roberto (Orgs.). Um modo de ser moderno. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

    OLIVEIRA, Beatriz Santos de [ et al] (Orgs.). Leituras em teoria da Arquitetura. v. 1. Rio de Janeiro: Viana & Mosley, 2009.

    PANERAI, Philippe, CASTEX, Jean e DEPAULE Jean-Charles. Formas urbanas. A dissolução da quadra. Porto Alegre: Bookman, 2013.

    PARETO JR., Lindener. Joaquim Cavalheiro: um ‘arquiteto-construtor’ no Brás e na Mooca.  São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015.

    PATETTA, Luciano. Historia de la Arquitectura (Antologia Critica). Madrid: Celeste, 1997.

    _________. Considerações sobre o Ecletismo na Europa. In: FABRIS, Annateresa. Ecletismo na Arquitetura Brasileira. São Paulo, Nobel, 1987, pp. 8-27.

    PEREIRA, Renata Baesso. Arquitetura, imitação e tipo em Quatremère de Quincy. Tese (Doutorado) – FAUUSP, 2008.

    PEVSNER, Nikolaus. Pioneers of the modern movement from William Morris to Walter Gropius. London, Faber, 1936.

    _______. Academias de arte: passado e presente. Tradução de Vera Maria Pereira; coordenação de Sérgio Miceli. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. 

     PINHEIRO, Maria Lucia Bressan. Notas para a periodização da arquitetura eclética carioca. In: Sinopses 17, São Paulo, FAUUSP, junho 1992.

    ________. Modernizada ou moderna? A arquitetura em São Paulo nas Décadas de 1930 e 1940. Pós. Revista do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU/USP, São Paulo, n. 9, p. 108-117, 2001.

    _________. William Morris e a SPAB. In: Rotunda no. 3, 2004, pp. 22-32. ISSN-1678-7692 (www.iar.unicamp.br/rotunda/rotunda03.pdf).

    _________. Arquitetura verticalizada em São Paulo nas décadas de 1930 e 1940. In: Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material Vol. 16 No. 1. Jan.-jun. 2008, pp. 109-149. [on line].

    ________. Neocolonial, modernismo e preservação do patrimônio no debate cultural dos anos 1920 no Brasil. São Paulo: Fapesp, 2011.

    ________. Trajetória das ideias preservacionistas no Brasil: as décadas de 1920 e 1930. Revista do Patrimônio – 80 Anos. Rio de Janeiro: IPHAN. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/revpat_35.pdf. Acesso em: ago. 2018.

    PROST, Antoine; VICENT, Gérard (orgs.). História da vida privada, 5: Da Primeira Guerra a nossos dias. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

    RAMALHO Maria Lucia Bressan Pinheiro. Da Beaux-Arts ao Bungalow. Dissertação (Mestrado) - FAUUSP, 1989.

    REIS FILHO, Nestor Goulart. Quadro da Arquitetura no Brasil. São Paulo, Perspectiva, 1983.

    ROCHA-PEIXOTO, Gustavo. A estratégia da aranha ou: da possibilidade de um ensino metahistórico em arquitetura. Rio de Janeiro: Rio Books, 2013.

    RUBINO, Silvana Barbosa. "Entre o CIAM e SPHAN: diálogos entre Lucio Costa e Gilberto Freyre. In: Ethel Volfson Kosminsky; Claude Lépine; Fernanda Arêas Peixoto. (Org.). Gilberto Freyre em quatro tempos. Bauru: Editora da Universidade do Sagrado Coração/Editora da UNESP, 2003, v. , p. 267-285.

    RUBANO, Lizete Maria. Cultura de Projeto: um estudo das idéias e propostas para habitação coletiva. Tese (Doutorado) – FAUUSP, 2001.

    RYBCZYNSKI, Witold. Casa: pequena história de uma ideia. Rio de janeiro: Record, 1996.

    RYKWERT, Joseph. Primeros Modernos. Los Arquitectos del Siglo XVIII. Barcelona: Ed. Gustavo Gili, 1982.

    SALGUEIRO-ANGOTTI, Heliana. A casaca do Arlequim: Belo Horizonte, uma capital eclética do século XIX. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Belo Horizonte: Editora UFMG, 2020.

    SAMBRICIO, Carlos (ed.). Ciudad y vivenda em América Latina. 1930-1960. Barcelona: lampreave, 2012.

    SAMPAIO, Maria Ruth do Amaral de (Org.). A promoção privada da habitação econômica e a arquitetura moderna 1930-1964. São Carlos: RiMA, 2002.

    SALVATORE, Waldir. Italiano e nosso: Felisberto Ranzini e o ‘estilo florentino’. São Paulo: Cultura acadêmica, 2015.

    SCHORSKE, Carl E. Viena fin-de-siècle: política e cultura. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

    SCULLY JR., Vincent. Arquitetura moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2002.

    SEGAWA, Hugo. Arquiteturas no Brasil 1900-1990. São Paulo: Edusp, 1999.

    _________. Fonseca Rodrigues: arquiteto. São Paulo: BEĨ, 2016.

    SILVA, Joana Mello de Carvalho e Silva. Habitar a metrópole: os apartamentos quitinetes de Adolf Franz Heep. Anais do Museu Paulista. São Paulo. N. Sér. v.21. n.1. p. 141-157. jan.- jun. 2013. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/anaismp/v21n1/a09v21n1.pdf>. Acesso em: 20 de jan. 2015.

    ________. O arquiteto e a produção do arquiteto: a experiência de Jacques Pilon, 1930-60. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2012.

    _______. Raça, meio e tradição: a escrita da história da arquitetura brasileira por Ricardo Severo. Anais I ENANPARQ, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://www.anparq.org.br/dvd-enanparq/simposios/138/138-790-1-SP.pdf.

    _______. A construção do nacional: Ricardo Severo e a Campanha de Arte Tradicional no Brasil (1910-1930). VARIA HISTÓRIA (UFMG. IMPRESSO), v. 35, p. 597-629, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-87752019000200009. Acesso em: jul. 2019. 

    SILVA, Joana Mello de Carvalho e; FERREIRA, Pedro Beresin. Os sentidos do morar em três atos: representação, conforto e privacidade. Pós. Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, 24(44), 68-87. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v24i44p68-87.

    SÜSSEKIND, Pedro. Posfácio. Schiller e a atualidade do sublime. In: Friedrich Schiller: do sublime ao trágico. Belo Horizonte: Autêntica Editorial, 2011, p. 75-120.

    TAVARES, André. Uma anatomia do livro de arquitectura. Porto: Dafne/ Canadian Centre of Architecture, 2016. 

    THOMPSON, E. P. William Morris Romantic to Revolutionary. London: Lawrence & Wishart Ltd, 1955.

    UMA CIDADE EM QUESTÃO I: Grandjean de Montigny e o Rio de Janeiro. Texto Irmã Sylvia Arestizabal, Giovanna Rosso Del Brenna, Afonso Carlos Marques dos Santos, Susane Worcman, Roberto Coustet, Mário H. G. Torres, Donato Mello Júnior. Rio de Janeiro: PUC: FUNARTE: Fundação Roberto Marinho, 1979.

    XAVIER, Alberto. Depoimento de uma geração. São Paulo:  Cosac&Naify, 2002.

    XAVIER, Alberto; KATINSKY, Julio (org.). Brasília – antologia crítica. São Paulo: Cosac Naify, 2012.


    Sites de arquitetura e de periódicos

    De arquitetura

    https://undiaunaarquitecta.wordpress.com/

    https://guides.lib.vt.edu/iawa

    https://docomomo.org.br/

    https://www.nucleodocomomosp.com.br/

    http://docomomo.web2403.uni5.net/paginas.php?id=2&pagina=Linha-Editorial

    https://www.docomomo.com/


    Periódicos

    https://www.jstor.org/

    http://www.iaa.fadu.uba.ar/?p=11590

    https://www.redalyc.org/



    Sistemas de Busca USP

    https://dedalus.usp.br/F/BU7CCLYCMIQEMDHMIU8I8XK8V3SHVEBSFRQ5EC49DNVHIHC2FI-15895?&pds_handle=GUEST

    https://www.teses.usp.br/

    https://www.buscaintegrada.usp.br/primo_library/libweb/action/search.do

    https://acervos.fau.usp.br/s/acervos/page/inicio

    https://www.arquigrafia.org.br/



    Sistemas de Busca de Periódicos

    https://www.jstor.org/

    https://www.redalyc.org/

    http://www.acropole.fau.usp.br/

    https://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/

    https://www.scielo.br/



    Sistema de Busca de Trabalhos Acadêmicos

    https://educapes.capes.gov.br/handle/1884/37446


    Arquivos de Documentos

    http://www.arquivoestado.sp.gov.br/web/

    https://www.museudacidade.prefeitura.sp.gov.br/

    https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma/