Programação

  • Arte e Cidade. A função pública das artes

    Parte I. Arte e Cidade. A função pública das artes nas cidades

    Parte II. Introdução Historiográfica: As perspectivas contemporâneas na História da Arte. O Projeto JP2 Fapesp / FAUUSP Barroco-Açu. A América Portuguesa na Geografia Artística do Sul Global. Convidada: Profa. Myriam Salomão (UFES)


  • Parte I. A perspectiva e seus usos no contexto italiano

    Parte I. A perspectiva e seus usos no contexto italiano

    Parte II. Texto base: DA COSTA, Ricardo. Um “Espelho de Príncipes”artístico e profano: a representação das virtudes do “Bom Governo” e os vícios do “Mau Governo” nos afrescos de Ambrogio Lorenzetti (c. 1290-1348?) In “Utopía y Praxis Latinoamericana” ano:2003 iss:23 pág.:55 -72

    https://produccioncientificaluz.org/index.php/utopia/article/view/2652/2652

     


  • Arte e Ciência. Leonardo. A Ilustração Científica. Imagens e Objetos do Novo Mundo.

    Parte I.  Arte e Ciência. Leonardo. A Ilustração Científica. Imagens e Objetos do Novo Mundo

    Parte II. Textos. KICKHÖFEL, Eduardo Henrique Peiruque. A ciência visual de Leonardo da Vinci: notas para uma interpretação de seus estudos anatômicos. In “ScientiaeStudia”; Vol. 9 No. 2 (2011); 319-335  https://www.revistas.usp.br/ss/article/view/11243

    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-31662011000200005


  • A primeira mundialização: artistas, objetos, coleções nas quatro partes do globo. Mesoamérica e Andes.


    Parte I. A primeira mundialização: artistas, objetos, coleções nas quatro partes do globo. Mesoamérica e Andes.

    Parte II. Textos. GRUZINSKI, Serge. O historiador, o macaco e a centaura: a “história cultural” no novo milênio In Estudos Avançados 17 (49) Dezembro 2003.

    http://dx.doi.org/10.15446/hys.n36.73800

    ZALAMEA, Patrícia. En diálogo con un mundo antiguo: las pinturas de las casas coloniales de Tunja en el marco de un Renacimiento Global. In: “Historia y Sociedad”, 36 (enero-junio de 2019), pp. 161-194. http://www.scielo.org.co/pdf/hiso/n36/2357-4720-hiso-36-161.pdf DOI: http://dx.doi.org/10.15446/hys.n36.73800

     



     


  • 26 de abril.

    26 de abril. Oficina de metodologia de pesquisa em História da Arte,  Arquitetura e Território 


  • Coleções, objetos sensíveis e culturas indígenas.

    Parte 1. Coleções, objetos sensíveis e culturas indígenas. 

    Parte 2. Textos. KOK, Glória. "A Fabricação da Alteridade nos museus da América Latina: representações ameríndias e circulação dos objetos etnográficos do século XIX ao XXI". In: “Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material” (Dossiê Cultura Material). São Paulo: Museu Paulista da USP, v. 26, 2018. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/140444/141737

  • Imagem e Poder na Europa das cortes. Michelangelo, Rafael, Tiziano

    Parte I. Imagem e Poder na Europa das cortes. Michelangelo, Rafael, Tiziano 

    Parte II. LIECHTENSTEIN, Jacqueline (org.), A Pintura. Textos Essenciais, vol. 7. O paralelo das artes , São Paulo, Editora 34, 2014. TEIXEIRA, José de Monterosso. Francisco de Holanda: Da Fábrica que falece à cidade de Lisboa (1571) In “Diálogos Mediterrânicos”, 15, 2018, “Francisco De Holanda: Imagens, Ideias, Percursos” DOI: https://doi.org/10.24858/330

  • Status Social dos Artistas e das Artistas

    Status Social dos Artistas e das Artistas 

    Parte II. Textos. MARQUES Luiz, “La Donna di Garbo”. Pintoras e Mulheres de Letras entre os Séculos XVIII e XIX. In In: Bresciani, Stella (org.). Revista Brasileira de História - A mulher no espaço público. São Paulo: ANPUH/Marco Zero, v. 9, n. 18, ago./set. 1989. pp.67-82 https://www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=3850 

    DABBS Julia K., Sex, Lies and Anecdotes. Gender Relations in the Life Stories of Italian Women Artists, 1550-1800. In “Aurora”, 6, 2005, pp. 17-37. https://core.ac.uk/download/pdf/235253409.pdf

  • O Brasil, a Amazônia e os Andes na Geografia Artística do Sul Global.

    Parte I. O Brasil, a Amazônia e os Andes na Geografia Artística do Sul Global. 

    Parte II. Textos. MARTINS, Renata Maria de Almeida, MIGLIACCIO Luciano. Seguindo a Pista de Wei-KiaLou. A migração de formas artísticas de gosto oriental através das missões jesuíticas e a ornamentação de espaços religiosos na América Portuguesa In “Revista de História da Arte”, Serie W, Dossiê “The Art of Ornament. Senses, Archetypes, Shapes and Functions, Lisboa, 2019”, Disponível em academia.edu

  • A polêmica entre desenhistas e coloristas

    Parte 1. A polêmica entre desenhistas e coloristas 

    Parte 2. LIECHTENSTEIN, Jacqueline (org.), A Pintura. Textos Essenciais, vol. 9. O desenho e a cor. (trad. Magnolia Costa), São Paulo, Editora 34, 2014.

  • Caravaggio e o Naturalismo na pintura europeia. A Pintura Holandesa do Século XVII.

    Parte I. Caravaggio e o Naturalismo na pintura europeia. A Pintura Holandesa do Século XVII. 

    Parte II. ALPERS, Svetlana, Constantijn Huygens e o “Novo Mundo”. In A arte de descrever: a arte holandesa no século XVII. São Paulo, Edusp, 1999, pp. 45-82.

  • Artistas, Materiais, Saberes e Técnicas nas Américas dos séculos XVII e XVIII.

    Parte I. Artistas, Materiais, Saberes e Técnicas nas Américas dos séculos XVII e XVIII. 

    Parte II. Textos. MARTINS, Renata Maria de Almeida, “Uma cartela multicolor: objetos, práticas artísticas dos indígenas e intercâmbios culturais nas Missões jesuíticas da Amazônia colonial”. In: Revista Caiana, Buenos Aires, n. 8, 1 sem. 2016. 

    Disponível em: http://caiana.caia.org.ar/template/caiana.php?pag=articles/article_2.php&obj=233&vol= 8

  • Pintura e arquitetura no Barroco italiano: Bernini, Pietro da Cortona, Pozzo.

    Parte I. Pintura e arquitetura no Barroco italiano: Bernini, Pietro da Cortona, Pozzo. 

    Parte II. Textos. RAGGI, Giuseppina. “A Pintura de Quadratura no Brasil Colonial. Continuidades e Descontinuidades de uma forma artística globalizada”. In: “Revista Caiana”, Buenos Aires, 2016. http://caiana.caia.org.ar/template/caiana.php?pag=articles/article_1.php&obj=224&vol= 8