Considerando o indivíduo como ponto central da ação projetual do design, a disciplina tem como objetivo apresentar os princípios e métodos relacionados à abordagem do design centrado no usuário, design centrado no humano e design centrado na experiência dos usuários, bem como sua aplicação na análise e no desenvolvimento de projetos, no design de produto, design visual e design de serviços. Pretende aprofundar as competências na problematização e o domínio das técnicas de investigação acerca da tríade sujeito / cenário / objeto, capacitando o pesquisador a analisar o design do cotidiano, privilegiando a leitura com foco no sujeito e suas ações e interações com os objetos, espaços e sistemas de comunicação.
Fornecer subsídios teóricos e metodológicos que possibilitem identificar e analisar manifestações gráficas e da cultura material enquanto elementos da memória e da identidade coletiva. Estimular investigações que contribuam para uma melhor compreensão e valorização das origens daquilo que conhecemos hoje como design gráfico, em particular no Brasil e na América Latina. Estudar as coincidências e dissonâncias entre a linguagem visual presente em objetos e artefatos impressos produzidos em diferentes partes do Brasil e em outros países, buscando identificar tendências, influências e gostos comuns ou peculiares. Proporcionar uma melhor compreensão das relações entre história, memória e identidade no campo do design. Contribuir para a compreensão do design como uma faceta do fenômeno maior da cultura, e da relevância dos estudos sobre sua história para as práticas contemporâneas de projeto.