Objetivos gerais:
Reconhecer as dimensões da profissionalidade docente articulando-as com as especificidades do ensino da língua espanhola.
Desenvolver a competência profissional, estabelecendo bases teórico-metodológicas e práticas reflexivas que promovam o diálogo entre o conhecimento acadêmico, o conhecimento adquirido nas vivências como aluno e o conhecimento adquirido nas vivências como estagiário.
Fomentar a criação e/ou o engajamento em comunidades de prática profissional.
Objetivos específicos:
Estabelecer bases metodológicas – teóricas e práticas – que permitam ao futuro professor selecionar, adaptar e avaliar situações de ensino bem como elaborar atividades e materiais didáticos.
Vivenciar o ensino de espanhol como língua estrangeira (E/LE) por meio da observação, participação e regência de aulas em estágios na educação básica.
Planejar, implementar e avaliar programas de ensino, aulas e materiais didáticos de E/LE.
Elaborar e comparar planos de aula, tomando-os como objeto de estudo e de reflexão sobre os conceitos discutidos ao longo do curso.
Analisar, selecionar e avaliar a importância e função das novas tecnologias e dos multiletramentos no ensino e aprendizagem de E/LE.
Construir referencial teórico-metodológico no que diz respeito à avaliação da aprendizagem de línguas estrangeiras, com ênfase para conteúdos, propósitos e modalidades avaliativas
- Docente: Andrea Augusta de Aguiar