- Discutir questões relativas à produção e circulação do conhecimento pedagógico e das formas pelas quais esses processos se configuram em livros e manuais escolares, escritos para professores e alunos. - Desenvolver uma reflexão teórica e conceitual sobre os livros e manuais escolares como objeto e fonte de pesquisa, identificando questões e referenciais que mobilizam trabalhos já elaborados sobre esse tipo de texto. - Refletir sobre o lugar dos livros e manuais na cultura escolar, examinando como esses textos constróem saberes que estruturam o currículo e direcionam o trabalho de professores e alunos. - Evidenciar a multiplicidade de pesquisas que podem ser realizadas sobre os livros e manuais escolares, destacando a produção e circulação de saberes entre professores e alunos como uma dimensão fértil de estudo sobre os esses livros. - Identificar questões ligadas à produção e circulação de livros e manuais escolares, a partir das quais seja possível pensar sobre possibilidades teóricas e metodológicas de pesquisa para a compreensão dos saberes que orientam as práticas pedagógicas, das orientações para implementação e desenvolvimento curricular e de tecnologias usadas em situações de ensino.