A disciplina tem por objetivo propor uma reflexão sobre a formação de professores a partir de algumas das chamadas “ciências do trabalho”. Com base, sobretudo, na ergonomia da atividade e na clínica da atividade, o curso procurará colocar em discussão a pertinência das noções e métodos propostos por essas disciplinas para a formação inicial e continuada de professores. Dessa forma, a disciplina terá por objetivo questionar a formação que se orienta apenas pelas prescrições para o ensino, de um ponto de vista estritamente didático, para propor uma formação que alie as preocupações didáticas com o “saber fazer” do professor e com as inquietações vindas da prática de ensino. Sendo assim, o curso proporá uma compreensão ampliada da atividade de ensino como sendo um trabalho que se constroi a partir da dimensão pessoal, impessoal, interpessoal e transpessoal, enfocando questões como os dilemas do trabalho de ensino, os métodos de compreensão, análise e transformação das situações de trabalho educacional, a transmissão de gestos profissionais, entre outros, e suas consequências para a formação de professores.