Vai al contenuto principale
Pannello laterale
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Italiano (it)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Cerca
Chiudi
Cerca
Attiva/disattiva input di ricerca
Acessar
EDM0338 - Metodologia do Ensino de História (2020)
Home
Corsi
2020
FE
EDM
EDM0338-202-2020
ORIENTAÇÕES E INFORMAÇÕES DO CURSO
Filme "Conrack", de Martin Ritt (versão original)
Filme "Conrack", de Martin Ritt (versão original)
Per aprire la risorsa fai click sul link
Filme "Conrack", de Martin Ritt (versão original)
◄ Filme "Conrack", de Martin Ritt (versão dublada)
Vai a...
Vai a...
Programa_MEH
DRIVE da turma
ORIENTAÇÕES DE ESTÁGIO
POSTE AQUI o relato memorialístico e reflexivo da sua descoberta da história
POSTE AQUI: Plano de ensino
POSTE AQUI: Relatório de estágio
FICHA DE ESTÁGIO
POSTE AQUI a apresentação do SEMINÁRIO
Filme "Conrack", de Martin Ritt (versão dublada)
Avisos
Registro do primeiro encontro: 15/09/2020
Texto base para escrita do relato memorialístico: ARIÈS, P. Uma criança descobre a história
Gravação - Encontro virtual do dia 22/09/2020
Texto base: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. A construção de noções de tempo. In: __________Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.
RIBEIRO, Regina Maria de Oliveira. A “máquina do tempo”. Representações do passado e memória na sala de aula. São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2006 (dissertação de mestrado)
SEGAL, A . Por uma didática da duração. In. MINIOT, Henri (org.) Inseigner l’histoire – des manuels `a la memoire. Berne: Peter Long, 1984. (trad. de Circe Bittencourt)
Seminário: OLIVEIRA, Sandra R. F. de. O tempo, a criança e o ensino de História. In. DI ROSSI, V. L. S.; ZAMBONI, E. (orgs.). Quanto tempo o tempo tem! Educação, Filosofia, psicologia, cinema, astronomia, psicanálise, história. São Paulo: Alínea, 2003.
Gravação - Encontro virtual do dia 29/09/2020
Texto Base: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. História. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília, 1997. (1o e 2o ciclos).
Texto Base: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. MEC, Brasília, 2018.
Texto Base: SAO PAULO (estado). Proposta curricular para o ensino de História – 1º grau. São Paulo: Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas/ Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, 1992.
Texto complementar: SAO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: Ensino Fundamental: componente curricular: História. São Paulo: SME / COPED, 2019.
Texto Complementar: SÃO PAULO. Currículo Paulista. Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Texto complementar: São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: Educação Infantil. São Paulo: SME / COPED, 2019.
Texto complementar: CAINELLI, Marlene. Educação Histórica: perspectivas de aprendizagem da história no Ensino fundamental. In. Educar em Revista. Curitiba, PR: Ed. EFPR, n. 164, especial 2006 (Dossiê: Educação Histórica)
Seminário: COOPER, Hilary. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de três a oito anos. Educar em Revista. Curitiba, PR: Ed. UFPR, n. 164, 2006 (Dossiê: Educação Histórica).
Gravação - Encontro virtual do dia 06/10/2020
ARIÈS, Philippe. Uma criança descobre a História. In: O Tempo da História. Lisboa: Relógio d’Água, 1992.
BARCA, Isabel. Aula Oficina: do Projeto à Avaliação.
BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, ANPEd, n. 19, p. 20-28, Abr. 2002.
LIMA, Maria. Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis Pedagógica, Catalão, Goiás, 3(3 e 4), 5-24, 2006.
ZANONI, Antônio Augusto. A produção científica em tempos de incerteza: a urgência de se (re)pensar o fazer científico. Revista do Lhiste, Porto Alegre, num.6 vol.8, p. 26-41, jan./jun. 2020.
Gravação - Encontro virutal do dia 13/10/2020
Texto-base: CANDIDO, Antonio. A vida ao rés-do- chão. In: CANDIDO, Antonio (et. al.). Crônica: o gênero e sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas, SP: Editora da Unicamp; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992; p. 13 – 22.
Texto complementar: MORAES, Dislane Zerbinatti. A “tagarelice” de Macedo e o ensino de História do Brasil. História. São Paulo: Unesp, v. 23, n. 1-2, 2004.
Gravação - Encontro virtual do dia 20/10/2020
Texto-base: ABUD, K. M. Registro e representação do cotidiano: a música popular na aula de história. In. ABUD, K. M.; KNAUSS, P. (orgs.) Ensino de História. Novos Horizontes. São Paulo: Cortez; Campinas: Cedes, v. 25, n. 67, set/dez. 2005.
Texto-base: NAPOLITANO, Marcos. Cultura. In. PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Novos temas nas aulas de História. São Paulo: Contexto, 2009.
Texto-base: NAPOLITANO, Marcos. História & Música. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
Seminário: FERREIRA, Maíra Soares Ferreira. A rima na escola, o verso na história. São Paulo: Boitempo, 2012. (Introdução e 3º. Capítulo). (online: Banco de dissertações e teses da USP)
Gravação - Encontro virtual do dia 27/10/2020
Texto-base: LEITE, Miriam L. Moreira. “Fotografia e História”. Ciência Hoje. Rio de Janeiro: SBPC, (39), jan.fev. 1988.
Texto complementar: ABUD, Kátia Maria; SILVA, André Chaves de Melo; ALVES, Ronaldo Cardoso. Fotografia e Ensino de História. In. _____. Ensino de História. São Paulo: Cengage Lerning, 2010.
Seminário: SANTOS, André A. de O.; MORAES, José G. V. de. O cotidiano lúdico dos engraxates paulistanos. Práxis Educacional, 16 (40), 114 - 133.
Seminário: ALBERTI, Verena. Algumas estratégias para o ensino de História e cultura afro- brasileira. In. PEREIRA, Amilcar Araujo; MONTEIRO, Ana Maria. Ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Palas, 2013.
Gravação - Encontro virtual do dia 03/11/2020
Texto-base: SEVCENKO, Nicolau. “A cidade metástasis e o urbanismo inflacionário: incursões na entropia paulista”. In: Revista USP. 2004, n.63, pp. 16-35. (online)
Texto Complementar: MIRANDA, S. R.; SIMAN, L. M. C. A cidade como espaço limiar. In: MIRANDA, S. R.; SIMAN, L. M. C. (orgs). Cidade, Memória e Educação. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013.
Seminário: OLIVEIRA Jr. Wenceslao Machado de. Crônicas de cidades – testemunho e(m) Imagens. In. MIRANDA, Sonia Regina; SIMAN, Lana Mara Castro (orgs). Cidade, Memória e Educação. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013.
Roteiro: Centro Histórico de São Paulo
Gravação - Encontro virtual do dia 10/11/2020
Texto-base: SITTON, T. et.al. História Oral; um guia para profesores (y otras personas). Mexico: Fondo de Cultura Econômica, 1995.
Seminário: SANCHEZ. Laís Alves. Ensino de História indígena através do cinema: uma experiência pedagógica. 2014. Dissertação (Mestrado em História Social - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - História.
Complementar: ABUD, K. M. A construção da didática da História: algumas ideias sobre o uso do cinema no ensino de História. Revista História. São Paulo: Unesp, v. 22, n. 1, 2003.
Complementar: BENJAMIN, Walter. O Narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
Complementar: SALIBA, Elias Tomé. Experiências e representações sociais: reflexões sobre o uso e o consumo das imagens. In. BITTENCOURT, Circe. (org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.
Complementar: THOMPSON, Paul. A entrevista. In: THOMPSON, P. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002
Gravação - Encontro virtual de 17/11/2020
Texto-base: ORIÁ, Ricardo. Memória e ensino de História. In. BITTENCOURT, Circe. (org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.
Texto-base: RAMOS, Francisco Regis Lopes. A insustentável leveza do tempo: os objetos da sociedade de consumo em aulas de História. In. Educação em Revista. Belo Horizonte: FaE/UFMG, n. 47, jun. 2008.
Texto-base: PELIZZONI, Gisela Marques; MIRANDA, Sonia Regina. De relicário a janelas: objetos materiais como mensageiros da (investig)ação escolar. In. Educação em Revista. Belo Horizonte: FaE/UFMG, n. 47, jun. 2008.
Complementar: KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O brinquedo na educação: considerações históricas. Ideias, São Paulo, n. ju 1990, p. 39-45, 1990.
Seminário: MENESES, Ulpiano B. de. Para que serve um museu histórico. In.____ (Dir.) Como explorar um museu histórico, São Paulo: Museu Paulista, 1992.
Seminário: FOX, Mem. Guilherme Augusto Araújo Fernandes. São Paulo: Brinquebook, 1995.
Gravação - Encontro virtual de 24/11/2020
Texto-base: BITTENCOURT, Circe. “Livros didáticos entre textos e imagens”. In: BITTENCOURT, Circe. (org.) O saber histórico na sala de aula. 7ª. ed. São Paulo: Contexto, 2002.
Seminário: BERGAMASCHI, M. A. Povos Indígenas e Ensino de História: A Lei no.11.645/2008 como caminho para interculturalidade. In: BARROSO, Vera L. (Et.al.) (Orgs.) Ensino de História. Porto Alegre: EST: Exclamação: ANPUH/RS, 2010.
Seminário: KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019; p. 1-34.
Gravação - Encontro virtual do dia 01/12/2020
Gravação - Encontro virtual do dia 08/12/2020
Avisos ►