Skip to main content
Side panel
Disciplinas »
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
English (en)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Search
Close
Search
Toggle search input
Acessar
EDM0338 - Metodologia do Ensino de História (2020)
Home
Courses
2020
FE
EDM
EDM0338-202-2020
AULA 5 - 13/10/2020 - Encontro de orientação de es...
Gravação - Encontro virutal do dia 13/10/2020
Gravação - Encontro virutal do dia 13/10/2020
Click on
Gravação - Encontro virutal do dia 13/10/2020
to open the resource.
◄ ZANONI, Antônio Augusto. A produção científica em tempos de incerteza: a urgência de se (re)pensar o fazer científico. Revista do Lhiste, Porto Alegre, num.6 vol.8, p. 26-41, jan./jun. 2020.
Jump to...
Jump to...
Programa_MEH
DRIVE da turma
ORIENTAÇÕES DE ESTÁGIO
POSTE AQUI o relato memorialístico e reflexivo da sua descoberta da história
POSTE AQUI: Plano de ensino
POSTE AQUI: Relatório de estágio
FICHA DE ESTÁGIO
POSTE AQUI a apresentação do SEMINÁRIO
Filme "Conrack", de Martin Ritt (versão dublada)
Filme "Conrack", de Martin Ritt (versão original)
Avisos
Registro do primeiro encontro: 15/09/2020
Texto base para escrita do relato memorialístico: ARIÈS, P. Uma criança descobre a história
Gravação - Encontro virtual do dia 22/09/2020
Texto base: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. A construção de noções de tempo. In: __________Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.
RIBEIRO, Regina Maria de Oliveira. A “máquina do tempo”. Representações do passado e memória na sala de aula. São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2006 (dissertação de mestrado)
SEGAL, A . Por uma didática da duração. In. MINIOT, Henri (org.) Inseigner l’histoire – des manuels `a la memoire. Berne: Peter Long, 1984. (trad. de Circe Bittencourt)
Seminário: OLIVEIRA, Sandra R. F. de. O tempo, a criança e o ensino de História. In. DI ROSSI, V. L. S.; ZAMBONI, E. (orgs.). Quanto tempo o tempo tem! Educação, Filosofia, psicologia, cinema, astronomia, psicanálise, história. São Paulo: Alínea, 2003.
Gravação - Encontro virtual do dia 29/09/2020
Texto Base: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. História. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília, 1997. (1o e 2o ciclos).
Texto Base: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. MEC, Brasília, 2018.
Texto Base: SAO PAULO (estado). Proposta curricular para o ensino de História – 1º grau. São Paulo: Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas/ Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, 1992.
Texto complementar: SAO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: Ensino Fundamental: componente curricular: História. São Paulo: SME / COPED, 2019.
Texto Complementar: SÃO PAULO. Currículo Paulista. Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Texto complementar: São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: Educação Infantil. São Paulo: SME / COPED, 2019.
Texto complementar: CAINELLI, Marlene. Educação Histórica: perspectivas de aprendizagem da história no Ensino fundamental. In. Educar em Revista. Curitiba, PR: Ed. EFPR, n. 164, especial 2006 (Dossiê: Educação Histórica)
Seminário: COOPER, Hilary. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de três a oito anos. Educar em Revista. Curitiba, PR: Ed. UFPR, n. 164, 2006 (Dossiê: Educação Histórica).
Gravação - Encontro virtual do dia 06/10/2020
ARIÈS, Philippe. Uma criança descobre a História. In: O Tempo da História. Lisboa: Relógio d’Água, 1992.
BARCA, Isabel. Aula Oficina: do Projeto à Avaliação.
BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, ANPEd, n. 19, p. 20-28, Abr. 2002.
LIMA, Maria. Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis Pedagógica, Catalão, Goiás, 3(3 e 4), 5-24, 2006.
ZANONI, Antônio Augusto. A produção científica em tempos de incerteza: a urgência de se (re)pensar o fazer científico. Revista do Lhiste, Porto Alegre, num.6 vol.8, p. 26-41, jan./jun. 2020.
Texto-base: CANDIDO, Antonio. A vida ao rés-do- chão. In: CANDIDO, Antonio (et. al.). Crônica: o gênero e sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas, SP: Editora da Unicamp; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992; p. 13 – 22.
Texto complementar: MORAES, Dislane Zerbinatti. A “tagarelice” de Macedo e o ensino de História do Brasil. História. São Paulo: Unesp, v. 23, n. 1-2, 2004.
Gravação - Encontro virtual do dia 20/10/2020
Texto-base: ABUD, K. M. Registro e representação do cotidiano: a música popular na aula de história. In. ABUD, K. M.; KNAUSS, P. (orgs.) Ensino de História. Novos Horizontes. São Paulo: Cortez; Campinas: Cedes, v. 25, n. 67, set/dez. 2005.
Texto-base: NAPOLITANO, Marcos. Cultura. In. PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Novos temas nas aulas de História. São Paulo: Contexto, 2009.
Texto-base: NAPOLITANO, Marcos. História & Música. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
Seminário: FERREIRA, Maíra Soares Ferreira. A rima na escola, o verso na história. São Paulo: Boitempo, 2012. (Introdução e 3º. Capítulo). (online: Banco de dissertações e teses da USP)
Gravação - Encontro virtual do dia 27/10/2020
Texto-base: LEITE, Miriam L. Moreira. “Fotografia e História”. Ciência Hoje. Rio de Janeiro: SBPC, (39), jan.fev. 1988.
Texto complementar: ABUD, Kátia Maria; SILVA, André Chaves de Melo; ALVES, Ronaldo Cardoso. Fotografia e Ensino de História. In. _____. Ensino de História. São Paulo: Cengage Lerning, 2010.
Seminário: SANTOS, André A. de O.; MORAES, José G. V. de. O cotidiano lúdico dos engraxates paulistanos. Práxis Educacional, 16 (40), 114 - 133.
Seminário: ALBERTI, Verena. Algumas estratégias para o ensino de História e cultura afro- brasileira. In. PEREIRA, Amilcar Araujo; MONTEIRO, Ana Maria. Ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Palas, 2013.
Gravação - Encontro virtual do dia 03/11/2020
Texto-base: SEVCENKO, Nicolau. “A cidade metástasis e o urbanismo inflacionário: incursões na entropia paulista”. In: Revista USP. 2004, n.63, pp. 16-35. (online)
Texto Complementar: MIRANDA, S. R.; SIMAN, L. M. C. A cidade como espaço limiar. In: MIRANDA, S. R.; SIMAN, L. M. C. (orgs). Cidade, Memória e Educação. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013.
Seminário: OLIVEIRA Jr. Wenceslao Machado de. Crônicas de cidades – testemunho e(m) Imagens. In. MIRANDA, Sonia Regina; SIMAN, Lana Mara Castro (orgs). Cidade, Memória e Educação. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013.
Roteiro: Centro Histórico de São Paulo
Gravação - Encontro virtual do dia 10/11/2020
Texto-base: SITTON, T. et.al. História Oral; um guia para profesores (y otras personas). Mexico: Fondo de Cultura Econômica, 1995.
Seminário: SANCHEZ. Laís Alves. Ensino de História indígena através do cinema: uma experiência pedagógica. 2014. Dissertação (Mestrado em História Social - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - História.
Complementar: ABUD, K. M. A construção da didática da História: algumas ideias sobre o uso do cinema no ensino de História. Revista História. São Paulo: Unesp, v. 22, n. 1, 2003.
Complementar: BENJAMIN, Walter. O Narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
Complementar: SALIBA, Elias Tomé. Experiências e representações sociais: reflexões sobre o uso e o consumo das imagens. In. BITTENCOURT, Circe. (org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.
Complementar: THOMPSON, Paul. A entrevista. In: THOMPSON, P. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002
Gravação - Encontro virtual de 17/11/2020
Texto-base: ORIÁ, Ricardo. Memória e ensino de História. In. BITTENCOURT, Circe. (org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.
Texto-base: RAMOS, Francisco Regis Lopes. A insustentável leveza do tempo: os objetos da sociedade de consumo em aulas de História. In. Educação em Revista. Belo Horizonte: FaE/UFMG, n. 47, jun. 2008.
Texto-base: PELIZZONI, Gisela Marques; MIRANDA, Sonia Regina. De relicário a janelas: objetos materiais como mensageiros da (investig)ação escolar. In. Educação em Revista. Belo Horizonte: FaE/UFMG, n. 47, jun. 2008.
Complementar: KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O brinquedo na educação: considerações históricas. Ideias, São Paulo, n. ju 1990, p. 39-45, 1990.
Seminário: MENESES, Ulpiano B. de. Para que serve um museu histórico. In.____ (Dir.) Como explorar um museu histórico, São Paulo: Museu Paulista, 1992.
Seminário: FOX, Mem. Guilherme Augusto Araújo Fernandes. São Paulo: Brinquebook, 1995.
Gravação - Encontro virtual de 24/11/2020
Texto-base: BITTENCOURT, Circe. “Livros didáticos entre textos e imagens”. In: BITTENCOURT, Circe. (org.) O saber histórico na sala de aula. 7ª. ed. São Paulo: Contexto, 2002.
Seminário: BERGAMASCHI, M. A. Povos Indígenas e Ensino de História: A Lei no.11.645/2008 como caminho para interculturalidade. In: BARROSO, Vera L. (Et.al.) (Orgs.) Ensino de História. Porto Alegre: EST: Exclamação: ANPUH/RS, 2010.
Seminário: KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019; p. 1-34.
Gravação - Encontro virtual do dia 01/12/2020
Gravação - Encontro virtual do dia 08/12/2020
Texto-base: CANDIDO, Antonio. A vida ao rés-do- chão. In: CANDIDO, Antonio (et. al.). Crônica: o gênero e sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas, SP: Editora da Unicamp; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992; p. 13 – 22. ►