Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
CCA5886 - Educomunicação: Fundamentos, Metodologias e Áreas de Intervenção (2019)
Início
Ambientes
2019
ECA
CCA
CCA5886--2019
Unidade I - Emergência de um campo em interface
Apresentação Grupo A
Apresentação Grupo A
Clique no link
Apresentação Grupo A.pdf
para ver o arquivo.
◄ Uma formaçao inovadora na interface da comunicação e educação
Seguir para...
Seguir para...
Avisos
Fórum de Notícias e Avisos
Fórum de Notícias e Avisos
Programa disciplina CCA5886 - Educomunicação (2019)
CATEGORIAS DE TEXTOS DA BIBLIOGRAFIA BÁSICA
SOARES, I. O. "Comunicação/Educação: a emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais” (TR-01) (A3)
SOARES, I. O. “Gestão comunicativa e educação: caminhos da educomunicação” (TC-01)
FANTIN, M. "Mídia-Educação no currículo e currículo como prática cultural" (TC-01) (A3)
MARQUES, F. T; TALARICO, B. “Da comunicação popular à educomunicação: reflexões no campo da Educação como cultura” (TR-03) (B2)
RAMOS, P. "Tres décadas de educomunicacion em America Latina OCCLAC- Organizacion Catolica Latin." (TR-04) (B3)
Educomunicação na Perspectiva de Soares: Análise da Editoria Artigos Nacionais da Revista Comunicação & Educação de 2000 a 2015
Apresentação Grupo B
MACHADO, E. S. "Matrizes epistemológicas: a emancipação e a dialética do esclarecimento" (TR-05) (A3)
PINHEIRO, R. M. ”José Luiz Braga”, “Jorge Huergo” e “Ismar de Oliveira Soares” (TR-06) (p. 37-78) (A3)
VIANA, C. E. "A Educomunicação Possível: práticas e teorias da educomunicação revistas por meio de sua práxis" (TR-07) (p. 925-942) (A3)
Uma formaçao inovadora na interface da comunicação e educação
Uma formaçao inovadora na interface da comunicação e educação
Apresentação Grupo A
SOARES, I. O. "Comunicação/Educação: a emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais” (TR-01) (A3)
FANTIN, M. "Mídia-Educação no currículo e currículo como prática cultural" (TC-01) (A3)
SOARES, I. O. “Gestão comunicativa e educação: caminhos da educomunicação” (TC-02) (A2)
Apresentação Grupo A
SOARES, I. O. “Teorias da Comunicação e Filosofias da Educação: fundamentos epistemológicos da educomunicação” (TR-02) (B3)
MARQUES, F. T; TALARICO, B. “Da comunicação popular à educomunicação: reflexões no campo da Educação como cultura” (TR-03) (B2)
RAMOS, P. "Tres décadas de educomunicacion em America Latina OCCLAC- Organizacion Catolica Latin." (TR-04) (B3)
Educomunicação na Perspectiva de Soares: Análise da Editoria Artigos Nacionais da Revista Comunicação & Educação de 2000 a 2015
Apresentação Grupo B
MACHADO, E. S. "Matrizes epistemológicas: a emancipação e a dialética do esclarecimento" (TR-05) (A3)
PINHEIRO, R. M. ”José Luiz Braga”, “Jorge Huergo” e “Ismar de Oliveira Soares” (TR-06) (p. 37-78) (A3)
VIANA, C. E. "A Educomunicação Possível: práticas e teorias da educomunicação revistas por meio de sua práxis" (TR-07) (p. 925-942) (A3)
Uma formaçao inovadora na interface da comunicação e educação
Uma formaçao inovadora na interface da comunicação e educação
SOARES, I. O. “Educomunicacão e as múltiplas tradições de um campo emergente de intervenção social na Europa, Estados Unidos e América Latina." (TR-08) (p.169-202) (B4)
VIANA, C. E. "Educomunicação, do movimento popular às políticas públicas: o percurso acadêmico de Ismar de Oliveira Soares." (TR-09) (B4)
SOARES, I. O. Educomunicação: de experiência alternativa a política pública” (TC-03) p. 33-41
SOARES, I. O. "Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas de aproximação entre comunicação e educação. Comunicação e Educação (TC-04)
SOARES, I. O. "Educação midiática e políticas públicas: vertentes históricas da emergência da educomunicação na América Latina." (TC-05) (p.19-29)
SOARES, I. O. Construção de roteiros de pesquisa a partir dos livros da coleção Educomunicação. (TR 10) (A e B 04)
SOARES, I. O. Roteiro de leituras dos anais do V Encontro Brasileiro de Educomunicação sobre “Educação midiática e políticas públicas” (TR 11) (p. 19-29) (A e B 04)
SOARES, I. O.; PRÓSPERO, D. Manuais de Educomunicação: subsídios das organizações sociais e da política pública. (TR 12) (A e B 04)
SOARES, I. O. Plano de leitura de pesquisa. (TR 13) (p. 14 -18) (A e B 03)
Apresentações Grupo A
Apresentações Grupo B
SOARES, I. O. “Educomunicacão e as múltiplas tradições de um campo emergente de intervenção social na Europa, Estados Unidos e América Latina." (TR-08) (p.169-202) (B4)
VIANA, C. E. "Educomunicação, do movimento popular às políticas públicas: o percurso acadêmico de Ismar de Oliveira Soares." (TR-09) (B4)
SOARES, I. O. Educomunicação: de experiência alternativa a política pública” (TC-03) p. 33-41
SOARES, I. O. "Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas de aproximação entre comunicação e educação. Comunicação e Educação (TC-04)
SOARES, I. O. "Educação midiática e políticas públicas: vertentes históricas da emergência da educomunicação na América Latina." (TC-05) (p.19-29)
Apresentação Grupo B
SOARES, I. O. Construção de roteiros de pesquisa a partir dos livros da coleção Educomunicação. (TR 10) (A e B 04)
SOARES, I. O. Roteiro de leituras dos anais do V Encontro Brasileiro de Educomunicação sobre “Educação midiática e políticas públicas” (TR 11) (p. 19-29) (A e B 04)
SOARES, I. O.; PRÓSPERO, D. Manuais de Educomunicação: subsídios das organizações sociais e da política pública. (TR 12) (A e B 04)
SOARES, I. O. Plano de leitura de pesquisa. (TR 13) (p. 14 -18) (A e B 03)
Apresentações Grupo A
Apresentações Grupo B
VIANA, C. & LAGO, C. (orgs). Educomunicação e Direitos Humanos, ABPEducom, NCE, Universidade Anhembi Morumbi (CP 01) (B e A 03)
SOARES, I.O. ; ROSA, R.; MACHADO, S. (Orgs.) Educomunicação e Diversidade: múltiplas abordagens. (CP 02) (B e A 03)
ROSA, R., SOARES, I. O. & M.ACHADO, S. (Orgs.) . Educomunicação e Diversidade: Tecendo saberes. (CP 03) (B e A 03)
SOARES, I. O. VIANA, C.; BRASIL J. (Orgs.). Educomunicação e Alfabetização Midiática: conceitos, práticas e interlocuções. (CP 04) (B e A 03)
CITELLI, A. Comunicação e Educação: os desafios da aceleração social do tempo. Ed. Paulinas. São Paulo. 2017. + CORAZZA, H. Educomunicação: caminhos e perspectivas na formação pastoral. A experiência do Serviço à Pastoral da Comunicação. (CP 05)(B e A 03)
VIANA, C. & LAGO, C. (orgs). Educomunicação e Direitos Humanos, ABPEducom, NCE, Universidade Anhembi Morumbi (CP 01) (B e A 03)
SOARES, I.O. ; ROSA, R.; MACHADO, S. (Orgs.) Educomunicação e Diversidade: múltiplas abordagens. (CP 02) (B e A 03)
ROSA, R., SOARES, I. O. & M.ACHADO, S. (Orgs.) . Educomunicação e Diversidade: Tecendo saberes. (CP 03) (B e A 03)
SOARES, I. O. VIANA, C.; BRASIL J. (Orgs.). Educomunicação e Alfabetização Midiática: conceitos, práticas e interlocuções. (CP 04) (B e A 03)
CITELLI, A. Comunicação e Educação: os desafios da aceleração social do tempo. Ed. Paulinas. São Paulo. 2017. + CORAZZA, H. Educomunicação: caminhos e perspectivas na formação pastoral. A experiência do Serviço à Pastoral da Comunicação. (CP 05)(B e A 03)
SOARES, I. O. Planejamento de Projetos de Gestão comunicativa. (TR 14) (A3)
SOARES, Ismar de Oliveira. “Caminhos da gestão participativa como prática de educomunicação” (TR 15) (A3)
ROSSI, V. L S. de. Gestão do projeto político-pedagógico: entre corações e mentes. (TR 16) (A3)
SOARES, I. O. “Educom.rádio, na trilha de Mário Kaplún. (TC 06)
SOARES, I.O. Planejamento e Avaliação de Projetos de Comunicação. (TC 07)
ALMEIDA. L. B. C. Projetos de intervenção em educomunicação. (TC 08)
MAROS, C.; SCHMIDT, P. & MACIEL, M. C.M. Contribuições da educomunicação para a escola como espaço de comunicação participativa e de educação dialógica. (TC 09)
BARANQUERO, A. Concepto, instrumentos y desafíos de la Edu-comunicación para el cambio social. (TC 10)
SOARES, I. O. Planejamento de Projetos de Gestão comunicativa. (TR 14) (A3)
SOARES, Ismar de Oliveira. “Caminhos da gestão participativa como prática de educomunicação” (TR 15) (A3)
ROSSI, V. L S. de. Gestão do projeto político-pedagógico: entre corações e mentes. (TR 16) (A3)
SOARES, I. O. “Educom.rádio, na trilha de Mário Kaplún. (TC 06)
SOARES, I.O. Planejamento e Avaliação de Projetos de Comunicação. (TC 07)
ALMEIDA. L. B. C. Projetos de intervenção em educomunicação. (TC 08)
MAROS, C.; SCHMIDT, P. & MACIEL, M. C.M. Contribuições da educomunicação para a escola como espaço de comunicação participativa e de educação dialógica. (TC 09)
BARANQUERO, A. Concepto, instrumentos y desafíos de la Edu-comunicación para el cambio social. (TC 10)
SOARES, I.O. “A educomunicação possível: uma análise da proposta curricular do MEC para o Ensino Básico. (TR 17) (B3)
SOARES, I. O. “A educomunicação na segunda versão da BNCC: Caminhos para uma alfabetização midiática e informacional integrada ao currículo” (TR 18) (p. 35-49) (B3)
SOARES, Ismar de Oliveira. “Inovação na gestão e nas práticas pedagógicas: a contribuição da Educomunicação para a renovação da base curricular nacional” (TR 19) (B3)
MEDITSCH, Eduardo. Paulo Freire e o estudo da mídia: uma matriz abortada. (TC 11)
SOARES, I. O. Paulo Freire mobiliza crianças e jovens no Brasil pela educomunicação. (TC 12)
BNCC em infográfico
SOARES, I.O. “A educomunicação possível: uma análise da proposta curricular do MEC para o Ensino Básico. (TR 17) (B3)
SOARES, I. O. “A educomunicação na segunda versão da BNCC: Caminhos para uma alfabetização midiática e informacional integrada ao currículo” (TR 18) (p. 35-49) (B3)
SOARES, Ismar de Oliveira. “Inovação na gestão e nas práticas pedagógicas: a contribuição da Educomunicação para a renovação da base curricular nacional” (TR 19) (B3)
MEDITSCH, Eduardo. Paulo Freire e o estudo da mídia: uma matriz abortada. (TC 11)
SOARES, I. O. Paulo Freire mobiliza crianças e jovens no Brasil pela educomunicação. (TC 12)
BNCC em infográfico
BÉVORT, E. & BELLONI, M. L. “Mídia-educação: conceitos, histórias e perspectivas” (TR 20) (A 4)
DUDZIAK, E. A. Information literacy: principios, filosofia e prática. (TC 13)
CAUDURO, L.“Pesquisa em Mídia Educação no contexto escolar” (TC 14) (p. 8-25)
SOARES, I. O. “El derecho a la pantalla: de la educación en medios a la educomunicación en Brasil” (TR 21) (A 4)
BÉVORT, E. & BELLONI, M. L. “Mídia-educação: conceitos, histórias e perspectivas” (TR 20) (A 4)
DUDZIAK, E. A. Information literacy: principios, filosofia e prática. (TC 13)
CAUDURO, L.“Pesquisa em Mídia Educação no contexto escolar” (TC 14) (p. 8-25)
SOARES, I. O. “El derecho a la pantalla: de la educación en medios a la educomunicación en Brasil” (TR 21) (A 4)
CONSANI, M. "Mediação tecnológica na educação: conceitos e aplicações. (TR 22)" Capitulo 3 p. 127-174(B03); capítulo 4 p. 175-211(B04)
PRIMO, A. “Fases do desenvolvimento tecnológico e suas implicações nas formas de ser, conhecer, comunicar e produzir em sociedade” (TC 15) (p. 51 - 68)
SOARES, I. O. “Educomunicação e terceiro entorno: diálogos com Galimberti, Echeverría e Martín Barbero" (TC 16)
BIEGING, P. “Entretenimento, Informação e Aprendizagem". (TC 17) (p. 45- 58)
SOARES, I. O. & VIANA, C.”Pais, filhos e Internet: a pesquisa TIC KIDS BRASIL 2012, na perspectiva da educomunicação” (TC 18) (p. 47 - 53)
LIVINGSTONE, S. “Internet Literacy: a negociação dos jovens com as novas oportunidades on line”. (TC 19)
WILSON, C. et. al. "Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores." (TC 20)
A escola entre Mídias – Multirio (TC 21)
CONSANI, M. "Mediação tecnológica na educação: conceitos e aplicações. (TR 22)" Capitulo 3 p. 127-174(B03); capítulo 4 p. 175-211(B04)
PRIMO, A. “Fases do desenvolvimento tecnológico e suas implicações nas formas de ser, conhecer, comunicar e produzir em sociedade” (TC 15) (p. 51 - 68)
SOARES, I. O. “Educomunicação e terceiro entorno: diálogos com Galimberti, Echeverría e Martín Barbero" (TC 16)
BIEGING, P. “Entretenimento, Informação e Aprendizagem". (TC 17) (p. 45- 58)
SOARES, I. O. & VIANA, C.”Pais, filhos e Internet: a pesquisa TIC KIDS BRASIL 2012, na perspectiva da educomunicação” (TC 18) (p. 47 - 53)
LIVINGSTONE, S. “Internet Literacy: a negociação dos jovens com as novas oportunidades on line”. (TC 19)
WILSON, C. et. al. "Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores." (TC 20)
A escola entre Mídias – Multirio (TC 21)
CONSANI, M. Produção midiática em educomunicação. (TR 23)
EducomJT
Aproximações entre a Educomunicação e o Jornalismo Participativo: O Papel da TV Pública
CONSANI, M. Produção midiática em educomunicação. (TR 23)
EducomJT
Aproximações entre a Educomunicação e o Jornalismo Participativo: O Papel da TV Pública
A contribuição da abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais para o desenvolvimento da epistemologia da educomunicação
A expressão comunicativa por meio da arte e a experiência estética na Educomunicação
A contribuição da abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais para o desenvolvimento da epistemologia da educomunicação
A expressão comunicativa por meio da arte e a experiência estética na Educomunicação
SOARES, I. O. “Educomunicacão e as múltiplas tradições de um campo emergente de intervenção social na Europa, Estados Unidos e América Latina." (TR-08) (p.169-202) (B4) ►