Programação
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Introdução do curso
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Jogos produzidos no curso
TAREFAS/AVALIAÇÃO
A avaliação será composta por três elementos: relatórios sobre as atividades com convidados (de uma a duas páginas); seminários sobre jogos (serão montados seis grupos para tanto) e uma autoavaliação.
Tarefa Pontuação Relatórios sobre atividades com convidados (síntese da discussão) 4,0 Seminário sobre jogos (grupo)*
4,0 Autoavaliação 2,0 * A cada falta, em dia de seminário será descontado meio ponto do aluno.
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Rafael Alario - CineSolar
Vídeo sobre o projeto: https://bit.ly/34clKPA
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Engajamundo - http://www.engajamundo.org/
Sue The Real - https://www.suethereal.com/
GameArte - https://www.gamearte.art.br
Agência Mural - https://www.agenciamural.org.br/
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RECESSO
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Convidados do Engajamundo: Amanda e Iago.
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Agência Mural: Cíntia Gomes
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Sue the Real: Raquel Motta e Marcos Silva
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Game Arte: Jaderson Souza e Tainá Felix
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Lucas Néia (doutorando ECA/USP), Éder Lopes (Fábrica de Cultura - Jardim São Luis)
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======================================================================Jogatina (Buffalo, Potato Pirates, etc.)
Grupo 1
Andrew Urbano
Gabriella Freitas
Laís Barreto
Mateus Ruivo
Priscila Braga
Taís Cristi
Verônica Lopes
Grupo 2
Enia Pinotti
Flavio Lins
Isabela Ximenes
Jenifer Amanda
Laura Resende
Luis Scala
Grupo 3
Alice Viana
Bruna Cantuária
Felipe Campos Azevedo Seriacopi
Odair José
Rogério Menale
Victor Hugo Pereira Alves
Grupo 4
Bruno Francioni
Jade Leite
Pedro de Oliveira
Vinícius Ribeiro
Vitória Sforcin
Grupo 5 (Grupo de pessoas que não estavam na classe no dia de distribuição dos grupos)
Amanda Freire de Sousa
Danilo Lopes Cardoso
Diego Fernandes Barbosa
Ligia dos Santos Souto
Luisa mira
Mayara dos Santos Ferreira
Natalia Alvim Siqueira
Tomas PereiraLeituras Opcionais: Natureza dos Jogos
O que exatamente é um jogo?
Capítulo do livro A realidade em jogo (Rio de Janeiro, Best Seller, 2012), de Jane McGonigal.Os benefícios das realidades alternativas
Capítulo do livro A realidade em jogo (Rio de Janeiro, Best Seller, 2012), de Jane McGonigal -
Encontro com Elisa Grec e jogatina do jogo Vidas Violetas.
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Artigo que fala da metodologia de desenvolvimento de jogos como o "Vidas Violetas".
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Seminário 1: Jogos e Educação
A virtude do videogame
Artigo de Henry Jenkins, publicado originalmente em Technology Review, 1º de agosto de 2003.Aprendizado e Jogos
Capítulo, de James Paul Gee, do livro The Ecology of Games: Connecting Youth, Games, and Learning (Cambridge, MA: The MIT Press, 2008).
Aprendizagem baseada em jogos digitais: uma nova esperança para o ensino formnal e os treinamentos centrados no aprendiz
Capítulo do livro Aprendizagem baseada em jogos digitais (São Paulo, Senac-SP, 2012), de Marc Prensky.Seminário 2: Gamificação, motivação e educação
O sentido da gamificação (Leitura opcional)
Capítulo, de Delmar Domingues, do livro Gamificação em debate (São Paulo, Blucher, 2018).Gamificação, motivação e a essência do jogo
Capítulo, de Alan Richard da Luz, do livro Gamificação em debate (São Paulo, Blucher, 2018).Fundamentos da gamificação na geração e na mediação do conhecimento
Capítulo, de Raul Inácio Busarello, do livro Gamificação em debate (São Paulo, Blucher, 2018). -
RECESSO
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Seminário 3: Análise e desenvolvimento de jogos
Base para os valores nos jogos / Revelando o Values at Play [SEMINÁRIO 5]Arquivo
Capítulos do livro Values at Play: valores em jogos digitais (São Paulo, Blucher, 2016), de Mary Flanagan e Helen NIssenbaum.Jogando (e projetando) com valores por meio da modificação de jogos de tabuleiroArquivo
Texto de Celia Pearce, do livro Values at Play: valores em jogos digitais (São Paulo, Blucher, 2016).Seminário 4: Design, criação e avaliação de jogos - Design com valores
Elementos dos jogos: a linguagem dos valores
Capítulo, de Mary Flanagan, Helen Nissenbaum e Jonathan Belman, do livro Values at Play: valores em jogos digitais (São Paulo, Blucher, 2016).Visão geral da heurística / Descoberta
Capítulos do livro Values at Play: valores em jogos digitais (São Paulo, Blucher, 2016), de Mary Flanagan e Helen NIssenbaum. -
Seminário 5: Design, criação e avaliação de jogos - Jogos educativos versus jogos de entretenimento
===================================================================================O que os jogos de entretenimento têm que os jogos educativos não têm
Artigo de , Leandro Demenciano Costa, apresentado no VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, Rio de Janeiro, 2009. O artigo é uma síntese da dissertação de mestrado do autor, que está disponível em: https://bit.ly/2NM0uby (o trabalho também foi publicado no formato de livro).Seminário 6
- Amanda Freire de Souza / Jenifer Amanda
Uma abordagem psicologicamente “incorporada” para projetar jogos para causas pró-sociais [SEMINÁRIO 8]ArquivoArtigo de Geoff Kaufman e Mary Flanagan (Cyberpsychology: Journal of Psychosocial Research on Cyberspace, v. 9, n. 3, artigo 5, 2015).
Devolução dos jogos/discussão dos jogos
Avaliação do curso
Recomendações de leitura para o recesso: