Programação
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"Leia-me"! Atualizado 3/10 com as recomendações e datas de entrega do exercício individual.
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Postem aqui as apresentações semanais por grupo - uma pessoa pode subir o arquivo, mas não esqueçam de colocar o nome de todos!
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Linha do tempo a partir do texto de Carmen Rial. Guia para a aula de 19/3.
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Carmen Rial
Texto introdutório sobre o panorama das teorias da comunicação.
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Livro de Jorge Pedro Souza com MUITA informação sobre as várias correntes da teoria da comunicação.
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Sobre o intenso consumo de signos na contemporaneidade.
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Vídeo para discussão inicial da aula, 19h30- 20h.
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Introdução do livro de Lev Manovich - em espanhol.
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Lev Manovich em português.
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Ronaldo Lemos. Texto completo publicado na Folha de São Paulo.
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Ref. da aula de hoje.
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Texto de Carlos Alberto Araújo.
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Texto de Harold Lasswel.
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Vídeo realizado como trabalho para a disciplina.
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Outra abordagem da pesquisa norte-americana, desenvolvida por Lazarsfeld e Merton.
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O canal também tem um site: https://psicoativo.com
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Sobre a escola de Palo Alto e o método que usaremos para uma das avaliações do semestre, o diário etnográfico.
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Artigo de Raquel Recuero que utiliza a Teoria da Face, de Erving Goffman, autor ligado à Escola de Palo Alto. A autora utiliza esta teoria para entender o "discurso de ódio" na internet.
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PPT guia texto Raquel Recuero com Erving Goffman
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Texto clássico de Theodor Adorno.
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Texto de Francisco Rüdiger sobre o coletivo de pesquisadores alemães conhecidos nas teorias da comunicação como " Escola de Frankfurt".
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Texto de Walter Benjamin. Necessário ler!
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Vídeo com socióloga.
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Texto de Adorno sobre o estilo musical (em inglês).
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PPT para discussão.
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Antoine Doinel, alter ego do cineasta François Truffaut, ouve discos, vai a concertos, cinema, lê jornais e livros... logo depois de sair do orfanat, a indústria cultural emergente é o refúgio para a sua solidão e a buscar pelo amor.
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Vídeoclipe da cantora chinesa Jane Zhang: cultura pop + história da arte = indústria cultural com a tecnologia da comunicação no século XXI?
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Texto super atual (infelizmente) de Theodor Adorno, aqui um exemplo:
“Além disso seria necessário esclarecer quanto à possibilidade de haver um outro direcionamento para a
fúria ocorrida em Auschwitz. Amanhã pode ser a vez de um outro grupo que não os judeus, por exemplo os idosos, que escaparam por pouco no Terceiro Reich, ou os intelectuais, ou simplesmente alguns grupos divergentes. O clima ---- e quero enfatizar esta questão mais favorável a um tal ressurgimento é o nacionalismo ressurgente. Ele é tão raivoso justamente porque nesta época de comunicações internacionais e de blocos supranacionais já não é mais tão convicto, obrigando-se ao exagero desmesurado para convencer a si e aos outros que ainda têm substância". -
David Hesmondhalgh, professor da Universidade de Leeds, tem pesquisado o trabalho nas indústrias culturais/midiáticas/criativas – expressões com suas particularidades – especialmente na área de música. Ele conversou com DigiLabour sobre as mudanças no trabalho na indústria musical, o alcance da categoria de exploração para compreensão do trabalho na área da comunicação, a noção de criatividade no trabalho, e as representações midiáticas da classe trabalhadora. Em linhas gerais, Hesmondhalgh fala na complexidade de compreender o trabalho entre independência e precariedade e questiona os usos neoliberais da palavra “criatividade”.
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Pierre Bourdieu
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Aplicativo de acompanhamento de Opinião Pública.
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Episódio 72 e esfera de visibilidade pública.
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Esfera de visibilidade / esfera pública fragmentada.
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Texto de Marshall McLuhan.
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Texto descritivo / historiográfico de Aluizio Trinta sobre o teórico.
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Filme sobre o jornal americano que ajudou na deposição de Nixon.
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Aula sobre o artigo "E-motividade: o impacto social da Internet como um sistema límbico". Derrick de Kerckhove, na Revista Matrizes.
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Artigo de Rodrigo Miranda Barbosa.
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