Programação
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Apresentação da disciplina, do professor e dos alunos. Explicação da sistemática de estudos e procedimentos de avaliação.
Apresentação e discussão dos textos:
"Los movimientos sociales como política", capítulo do livro Los Movimientos Sociales, 1768-2008: desde sus orígenes a Facebook, de Charles Tilly (Barcelona, Crítica, 2010, pp. 17-43).
"Com, contra e para além de Charles Tilly: mudanças teóricas no estudo das ações coletivas e dos movimento sociais", artigo de Breno Bringel (Sociologia & Antropologia, v. 2, n. 3, 2012, pp. 43-67).
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Apresentação e discussão dos textos:
"What is a Social Movement?" e "The Study of Social Movements", capítulos 1 e 2 do livro What is a social movement? (Cambridge: Polity Press, 2014), de Hank Johnston.
"As teorias dos movimentos sociais: um balanço do debate", artigo de Angela Alonso (Lua Nova, São Paulo, n. 76, 2009, pp. 49-86).
"Introdução: fazer protesto", "O que são movimentos sociais", introdução e primeiro capítulo do livro Protesto: uma introdução aos movimentos sociais (Rio de Janeiro, Vozes, 2016), de James M. Jasper. SEMINÁRIO 1: aluno
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Apresentação e discussão dos textos:
"What is a Political Movement?", "What is a Cultural Movement?", "What Do Social Movements Do?", "Researching Social Movements" e "Where are Social Movements Headed?", capítulos 3 a 7 do livro What is a social movement? (Cambridge: Polity Press, 2014), de Hank Johnston.
"Movimentos sociais na teoria e na prática: como estudar o ativismo através da fronteira entre Estado e sociedade?", artigo de Rebecca Abers e Marisa Von Bülow (Sociologias, ano 13, n. 28, set./dez. 2011, pp. 52-84). SEMINÁRIO 2: aluno
"Dos movimentos sociais às manifestações de rua: o ativismo brasileiro no século XXI", artigo de Ilse Waren Scherer (Política & Sociedade, v. 13, n. 28, 2014, pp. 13-34). SEMINÁRIO 3: aluno
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Apresentação e discussão dos textos:
"Novas teorias dos movimentos sociais na América Latina", artigo de Maria da Glória Gohn (XXVII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. VIII Jornadas de Sociología de la Universidad de Buenos Aires. Asociación Latinoamericana de Sociología, Buenos Aires, 2009).
"Los movimientos sociales brasileños de la última década", capítulo de Maria da Glória Gohn do livro Movimientos Sociales en América Latina: Perspectivas, Tendencias y Casos (Paul Almeida e Allen Cordero, Eds., Buenos Aires: CLACSO, pp. 619-638).
"Gritos de rebeldía. Movimientos sociales (globales) en el siglo XXI", capítulo de Ángel Calle Collado, do livro Activismo digital y nuevos modos de ciudadanía: Una mirada global (José Candón Mena e Lucía Benítez Eyzaguirre, Eds., Bellaterra, IncCom/UAB, 2016, pp. 15-39). Seminário 4: aluno
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Apresentação e discussão dos textos:
"Communication sciences and the study of social movements", capítulo de Jonathan Cable do livro Handbook of social movements across disciplines (Conny Roggeb e Bert Klandermans, Eds., 2. ed. Cham, Springer, 2017, pp. 185-201).
"Media and communication strategies of glocalized activists", capítulo de Bart Cammaerts do livro Reclaiming the media: communication rights and democratic media roles (Bart Cammaerts e Nico Carpentier, Eds., Bristol, UK, Intellect Books, 2007, pp. 265-288). Seminário 5: aluno
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A atividade correspondente à aula será a feitura de um breve texto individual, a partir de leitura de algum capítulo da obra Methodological Practices in Social Movement Research (della Porta, ed., 2014). A escolha será do estudante, que deverá pensar em como determinada metodologia exposta poderia ser articulada a sua proposta de pesquisa para o artigo final da disciplina. O texto deverá ser colocado no espaço do ambiente para tanto.
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Além da discussão dos textos metodológicos produzidos para a aula anterior, o dia terá a apresentação e discussão dos textos:
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"Social Movements, Protest and Mainstream Media", artigo de Patrick McCurdy (Sociology Compass, v. 6, n. 3, 2012, pp. 244–255).
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"Mídia e movimentos sociais: um esboço metodológico a partir da frame analysis de Erving Goffman", artigo de Kelly Cristina de Souza Prudencio e Jocelaine Josmeri dos Santos (IV Encontro da Compolítica, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 13 a 15 de abril de 2011). Seminário 6: aluno
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Apresentação e discussão dos textos:
"A cobertura jornalística sobre o feminismo brasileiro (1921 a 2016): relação de público e privado na narrativa sobre o ativismo", artigo de Rayza Sarmento (XXVII Encontro Anual da Compós, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte - MG, 05 a 08 de junho de 2018). Seminário 7a: aluno
"Movimientos sociales y estrategias de comunicación. El caso del 15-M y de Occupy Wall Street", artigo de Antonio Castillo Esparcia, Damián García Ponce, Emilia Smolak Lozano (Estudios Sobre el Mensaje Periodistico, v. 19, n. 1, 2013, pp. 71-89). Seminário 7b: aluno
"Social Movement Theories and Alternative Media: An Evaluation and Critique", artigo de John Downing (Communication, Culture & Critique, n. 1, 2008, pp. 40-50).
"Protest movements and their media usages", capítulo de Dieter Rucht do livro Mediation and Protest Movements (Bart Cammaerts; Alice Mattoni e Patrick McCurdy, Eds., Bristol, UK; Chicago: Intellect, 2013, pp. 249-268). Seminário 8a: aluno
"Media activism", verbete de Alice Mattoni da The Wiley-Blackwell encyclopedia of social and political movements (Nova Jersey, Blackwell Publishing, 2013). Seminário 8b: aluno
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Apresentação e discussão dos textos:
Firebrand waves of digital activism 1994-2014: the rise and spread of hacktivism and cyberconflict, livro de Athina Karatzogianni (Nova Iorque: Palgrave Macmillan, 2015).
"Online/off-line: o novo tecido do ativismo político", capítulo de Bernardo Sorj do livro Ativismo político em tempos de internet (Bernardo Sorj e Sergio Fausto, Orgs., São Paulo, Ed. Plataforma Democrática, 2016, pp. 11-37). Seminário 9: aluno
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Apresentação e discussão dos textos:
"Introduction" e "‘Friendly’ Reunions: Social Media and the Choreography of Assembly", capítulos de Paolo Gerbaudo, do livro Tweets and the streets: social media and contemporary activism (Londres: Pluto Press, 2012).
"Introduction: ¡Escucha! ¡ Escucha! ¡ Estamos en la Lucha!" e "Walkout Warriors: Transmedia Organizing", capítulos de Sasha Costanza-Chock do livro Out of the shadows, into the streets! Transmedia organizing and the immigrant rights movement (Cambridge; Londres: The MIT Press, 2014).
"As transformações do mundo na sociedade em rede", capítulo de Manuel Castells, do livro Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet (Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2012). Seminário 10: aluno
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Apresentação e discussão dos textos:
"Movimentos sociais na contemporaneidade", artigo de Maria da Glória Gohn (Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 47, maio-ago. 2011, pp. 333-361). Seminário 11: aluno
"Movimentos sociais, cidadania e educação" e "O caráter educativo dos movimentos populares", capítulos de Maria da Glória Gohn, do livro Movimentos Sociais e Educação (São Paulo: Cortez Editora, 8a. ed., 2012). Seminário 12: aluno
"Entre ações coletivas e subjetividade: o caráter educativo dos movimentos sociais", artigo de Denise Mesquita de Melo Almeida (EccoS - Rev. Cient., v. 11, n. 1, 2009, pp. 141-156). Seminário 13: aluno
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Apresentação e discussão dos textos:
"Educação Não Formal, Aprendizagens e Saberes em Processos Participativos", artigo de Maria da Glória Gohn (Investigar em Educação - IIª Série, n. 1, 2014, pp. 35-50). Seminário 14: aluno
"Learning in social action: The informal and social learning dimensions of circumstantial and lifelong activists", artigo de Tracey Ollis (Australian Journal of Adult Learning, v. 51, n. 2, 2011, pp. 248-268). Seminário 15: aluno
"Learning to Resist: hegemonic practice, informal learning and social movements", capítulo de Elisabeth Steinklammer, do livro Learning and education for a better world: the role social movements (Budd Hall; Darlene Clover; Jim Crowter e Eurig Scandrett, Eds., Roterdã: Sense Publishers, 2012, pp.23-39). Seminário 16: aluno
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Discussão coletiva sobre possíveis trabalhos a serem desenvolvidos pelos estudantes. Cada um dos que puder, apresentará ideias (mais desenvolvidas, quando viável) sobre as quais têm pensado para o artigo final.
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Apresentação e discussão dos textos:
"Youth Voice, Media, and Political Engagement" capítulo de Henry Jenkins do livro By any media mecessary: the new youth activism (Henry Jenkins et al., Nova Iorque: NYU Press, 2016). Seminário 17: aluno
"Artes e Aprendizagens em Coletivos de Jovens e nos Movimentos Sociais", artigo de Maria da Glória Gohn (Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, v. 11, n. 29, 2016, pp. 21-39). Seminário 18: aluno
"Communication Activism as a School of Politics: lessons from Spain’s Indignados Movement", artigo de Angel Barbas e John Postill (Journal of Communication, v. 67, n. 5, 2017, pp. 646–664). Seminário 19: aluno
"Partisan performance: the relational construction of Brazilian youth activist publics", capítulo de Ann Mische do livro Social movement dynamics: new perspectives on theory and research from Latin America (Federico M. Rossi e Marisa von Bülow, Eds., Londres; Nova Iorque, Routledge, 2016, pp. 43-71.). Seminário 20: aluno
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Discussão sobre um dos trabalhos finais apresentados em versão anterior do curso.
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Avaliação da disciplina / Entrega do trabalho final.