Programação
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Capítulos do livro Introdução aos estudos de jogos, de Suely Fragoso e Mariana Amaro (Salvador, Edufba, 2018).
Livro completo disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27659
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Capítulo do livro A realidade em jogo (Rio de Janeiro, Best Seller, 2012), de Jane McGonigal.
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Capítulo do livro A realidade em jogo (Rio de Janeiro, Best Seller, 2012), de Jane McGonigal
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A aula compreenderá também o encontro com o Fast Food da Política para discutir o trabalho sobre o deck de Direitos e Silêncios 2.0 (possíveis eixos: orientação sexual, classe, direitos humanos e gênero, além dos que forem sugeridos pelos estudantes).
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Artigo de Henry Jenkins, publicado originalmente em Technology Review, 1º de agosto de 2003.
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SEMINÁRIO 1: Denise Rosa Ora, Guilherme Dantas Viana, Mariana Corrêa Fontes
SEMINÁRIO 2: Ana Caroline Tavares Rayol, Laiza Gomes de Souza, Priscila Aguiar,
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Capítulo, de James Paul Gee, do livro The Ecology of Games: Connecting Youth, Games, and Learning (Cambridge, MA: The MIT Press, 2008).
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Capítulo do livro Aprendizagem baseada em jogos digitais (São Paulo, Senac-SP, 2012), de Marc Prensky.
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SEMINÁRIO 3: Ivo Dias Alves, Vinícius Serpa da Silva
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Capítulo, de Delmar Domingues, do livro Gamificação em debate (São Paulo, Blucher, 2018).
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Capítulo, de Alan Richard da Luz, do livro Gamificação em debate (São Paulo, Blucher, 2018).
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Artigo de Robin Hunicke, Marc LeBlanc, Robert Zubek, publicado originalmente em Proceedings of the AAAI Workshop on Challenges in Game AI, 2004.Para exemplos de análise de jogos que esclarecem o modelo, ver: https://mbg3dmind.wordpress.com/2009/08/19/o-util-mda-framework/
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SEMINÁRIO 4: Andreia Oliveira Beserra, Lygia Brito Santos, Marcelo Medeiros Blandy, Marco Aurelio Batista da Silva Crepaldi
SEMINÁRIO 5: Bianca Anselmo Coelho, Bruna Garcia Kuba, Camila Izidio Costa, Marcelle Matias de Lucena Pedrozo, Marcia Gabriella Martins Santana Ferreira, Pedro Augusto Machado de Castro
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Capítulo, de Raul Inácio Busarello, do livro Gamificação em debate (São Paulo, Blucher, 2018).
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Capítulos do livro Values at Play: valores em jogos digitais (São Paulo, Blucher, 2016), de Mary Flanagan e Helen NIssenbaum.
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Texto de Celia Pearce, do livro Values at Play: valores em jogos digitais (São Paulo, Blucher, 2016).
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SEMINÁRIO 6 (textos 6a e 6b): Adda Caroline Basso da Cruz, Alef Castro Goncalves, João Victor Quattrucci Pinho, Marina Vasconcellos Rebuzzi, Rafaela Treib Taborda
SEMINÁRIO 7: Catarina Landi da Costa Couto, Mirko Weber Ara, Nuria Nogueira,
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Capítulo, de Mary Flanagan, Helen Nissenbaum e Jonathan Belman, do livro Values at Play: valores em jogos digitais (São Paulo, Blucher, 2016).
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Capítulos do livro Values at Play: valores em jogos digitais (São Paulo, Blucher, 2016), de Mary Flanagan e Helen NIssenbaum.
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Artigo de , Leandro Demenciano Costa, apresentado no VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, Rio de Janeiro, 2009. O artigo é uma síntese da dissertação de mestrado do autor, que está disponível em: https://bit.ly/2NM0uby (o trabalho também foi publicado no formato de livro).
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Relato de experiência, de 2017, do desenvolvimento do jogo Potato Pirates.
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Texto do designer de jogos David Silverman, de 2013.
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SEMINÁRIO 8: Carina Reno Soci, Erika Thamiris Ferreira de Novais, Tainah Figueiredo Barata
ESTUDANTES AINDA SEM GRUPO: Alexandre Buccini, Ana Caroline Torres Victorio, Daniel Vitor Nascimento, Gabriella Machado de Santanna Carvalho, Juliana Larsson Belchior Nunes, Laura Napolitano Sant Ana, Luiza Giordani Aleixo de Oliveira, Marina Nader Acquaviva, Maura Cristina Silva dos Santos, Pedro Henrique da Cruz Esperança, Raquel Moutinho Arriola,
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Artigo de Geoff Kaufman e Mary Flanagan (Cyberpsychology: Journal of Psychosocial Research on Cyberspace, v. 9, n. 3, artigo 5, 2015).
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Artigo de Simone Monteiro, Lívia Fraga, Sandra Rebello e Zilene M. Pereira, apresentado no VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 8 nov. 2009.
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Artigo de Maria José Nogueira, Samuel Barcelos, Héliton da Silva Barros, Virgínia Torres Schall , publicado em Ciência e Educação, v. 17, n. 4, p. 679-694, 2011.
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Artigo de Simone Souza Monteiro, Eliane Portes Vargas e Sandra Monteiro Rebello (Educ. Soc., Campinas, vol. 24, n. 83, p. 659-678, agosto 2003).
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Escolher apenas um dos modelo no arquivo (apagar os outros), fazendo tantas cópias do slide quanto for necessário para o número de cartas elaboradas.
Observação: baixar a fonte Insaniburger with Cheese (https://pt.fonts2u.com/insaniburger-with-cheese.fonte) para formatar os textos. Ao terminar, pode ser válido salvar tanto no formato PDF quanto em JPG.
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A mesma lógica do arquivo de cima: pegar só um conjunto e apagar os demais. O "glossário" é opcional, caso o grupo avalie ser necessário explicar algum termo ou conceito.
Nesse caso a fonte usada no jogo original foi Lato (https://fonts.google.com/specimen/Lato?selection.family=Lato). No entanto, a fonte Calibri é relativamente parecida, então pode ser usada em substituição..
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Coloque aqui o deck feito por seu grupo. Importante que haja, em algum lugar o nome de todos.
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- Direitos em educação (Ada e Rafaela);
- Direitos Ambientais (Andreia - Lygia - Priscila - Marcelo - Marco Aurelio);
- Direitos do Consumidor (Pedro e colegas);
- Direitos das Mulheres Gestantes (Márcia e Marcelle)
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Direitos dos Animais - Denise Ora, Guilherme Viana e Mariana Fontes
Direitos à Educação - Adda Caroline Basso da Cruz e Rafaela Treib Taborda
Direitos das Mulheres Gestantes - Marcelle Matias de Lucena Pedrozo e Marcia Gabriella Martins Santana Ferreira
Direitos das Pessoas com Deficiências (PCD) - Ana e Laiza Gomes de Souza
Direitos do Consumidor - Bianca Anselmo Coelho, Bruna Garcia Kuba, Catarina Landi C. Couto e Pedro Augusto M. de Castro
Direitos Ambientais - Andreia Oliveira Beserra, Lygia Brito Santos, Marcelo Medeiros Blandy, Marco Aurelio Batista da Silva Crepaldi e Priscila Aguiar de Carvalho Assis e Souza Cruz
Diretos à Saúde - Ivo Dias Alves e Vinícius Serpa da Silva
Direitos Culturais - Alef Castro Goncalves, João Victor Quattrucci Pinho, Marina Vasconcellos Rebuzzi e Nuria Nogueira
Direitos à Assistência Emergencial (Migrantes e Imigrantes) - Erika Thamiris Ferreira de Novais, Carina Reno, Soci, Tainah Figueiredo Barata
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Versão Print and Play (imprime e jogue) do jogo do grupo. É importante que em algum lugar apareça o nome dos autores.
Enviar também arquivo com pequena descrição/anúncio do jogo, com no máximo 500 caracteres (com espaço), como no exemplo:
Nos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o jogo Baralho dos Direitos Humanos foi criado para permitir que o conteúdo da Declaração seja divulgado de maneira lúdica. Além disso, o baralho pode permitir, pós-jogo, uma rica atividade de discussão e debates: todos no Brasil têm acesso aos direitos da Declaração? Por quê? Algumas das cartas que não estão na Declaração Universal deveriam se tornar direitos desse tipo?
Vamos nos divertir e pensar sobre os Direitos Humanos!
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