Programação
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PROPOSTA GERAL
Estudos de EAD com o objetivo de, ao longo da disciplina, produzir um curso neste formato sobre o tema "Jogos e Educação". A proposta inicial tem apenas alguns requisitos básicos:
- O curso seria para professores, buscando sensibilizar/ensinar sobre a temática.
- Ele teria cinco módulos (pois, além desse ser um formato usual para cursos, a classe será dividida em cinco grupos e, após a definição da estrutura, cada um desenvolverá um módulo).
- Uso de múltiplas linguagens midiáticas (texto e vídeo, pelo menos) em cada módulo. (Possível conjugação de trabalho com o professor Marciel.)
A especificidade da proposta será construída pelos estudantes (por exemplo, "Jogos e Educomunicação", "Jogos Ativistas na Escola"), e ainda para o tipo de professor (nível e disciplinas)
Algumas vantagens da proposta:
- Possibilidade de consolidarmos conhecimentos anteriores sobre a temática, bem como aprofundá-los (ver conteúdos de Produção de Suportes Midiáticos para Educação);
- Possível uso e divulgação dos jogos que têm sido produzidos pelos estudantes do curso (ver site "Jogos Ativistas");
- Aproveitamento do trabalho de Denise/Henrique (websérie sobre jogos), bem como dos contatos que temos feito no âmbito do curso, desde o começo do trabalho com jogos em Educom (por exemplo, Fast Food da Política);
- Produção de material educativo que, depois, possa ser usado pelos estudantes de Educomunicação, tanto no próprio formato EAD (ver experiência do projeto do Pedro), quanto em formações presenciais (claro, beneficiadas pela reflexão sobre a temática que a produção do curso irá exigir).
TAREFAS/AVALIAÇÃO
Seriam montados cinco grupos e cada um produziria dois seminários, um sobre textos que aumentam o conhecimento sobre jogos e educação e outros sobre algum curso que envolva a temática. Além disso, são previstas algumas aulas de conteúdos de EAD e tempo para a produção do curso (incluindo a discussão coletiva para construir a proposta).
Tarefa Pontuação Seminários (grupo)* 3,0 Localização de possível recurso digital para o curso
(individual)1,0 Autoavaliação 2,0 Módulo Produzido 4,0
* A cada falta, em dia de seminário será descontado meio ponto do aluno.Conteúdos gerais sobre jogos
A triforce dos estudos de jogos / Level Up
- Capítulos do livro Introdução aos estudos de jogos, de Suely Fragoso e Mariana Amaro (Salvador, Edufba, 2018).
- Livro completo disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27659
O que exatamente é um jogo?- Capítulo do livro A realidade em jogo (Rio de Janeiro, Best Seller, 2012), de Jane McGonigal.
- Capítulo do livro A realidade em jogo (Rio de Janeiro, Best Seller, 2012), de Jane McGonigal
PPT - Tipologias de Jogos
PPT - Estudos de Jogos e Questões Educativas -
ATENDIMENTO
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Seminário 1: Jogos e Educação
A virtude do videogame
Artigo de Henry Jenkins, publicado originalmente em Technology Review, 1º de agosto de 2003.Aprendizagem baseada em jogos digitais: uma nova esperança para o ensino formnal e os treinamentos centrados no aprendiz
Capítulo do livro Aprendizagem baseada em jogos digitais (São Paulo, Senac-SP, 2012), de Marc Prensky.Seminário 2: Gamificação, motivação e educação
O sentido da gamificação (Leitura opcional)
Capítulo, de Delmar Domingues, do livro Gamificação em debate (São Paulo, Blucher, 2018).Gamificação, motivação e a essência do jogo
Capítulo, de Alan Richard da Luz, do livro Gamificação em debate (São Paulo, Blucher, 2018).Fundamentos da gamificação na geração e na mediação do conhecimento
Capítulo, de Raul Inácio Busarello, do livro Gamificação em debate (São Paulo, Blucher, 2018).Seminário 3: Análise e desenvolvimento de jogos
Base para os valores nos jogos / Revelando o Values at Play [SEMINÁRIO 5]Arquivo
Capítulos do livro Values at Play: valores em jogos digitais (São Paulo, Blucher, 2016), de Mary Flanagan e Helen NIssenbaum.Jogando (e projetando) com valores por meio da modificação de jogos de tabuleiroArquivo
Texto de Celia Pearce, do livro Values at Play: valores em jogos digitais (São Paulo, Blucher, 2016). -
RECESSO
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Seminário 4: Design, criação e avaliação de jogos - Design com valores
Elementos dos jogos: a linguagem dos valores
Capítulo, de Mary Flanagan, Helen Nissenbaum e Jonathan Belman, do livro Values at Play: valores em jogos digitais (São Paulo, Blucher, 2016).Visão geral da heurística / Descoberta
Capítulos do livro Values at Play: valores em jogos digitais (São Paulo, Blucher, 2016), de Mary Flanagan e Helen NIssenbaum.Seminário 5: Design, criação e avaliação de jogos - Jogos educativos versus jogos de entretenimento
O que os jogos de entretenimento têm que os jogos educativos não têm
Artigo de , Leandro Demenciano Costa, apresentado no VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, Rio de Janeiro, 2009. O artigo é uma síntese da dissertação de mestrado do autor, que está disponível em: https://bit.ly/2NM0uby (o trabalho também foi publicado no formato de livro). -
Observação: os cursos abaixo são sugeridos, caso os alunos encontrem outros que sejam mais convenientes estudar, poderá haver mudança
Seminário 1a
Learning with creativity: Let the game begin! (é necessário fazer login no curso, mas pode ser com conta Google ou Facebook)
GRUPO 2 (Cláudio, João, etc.)
Seminário 2a
Games in Schools 3rd round - updated course (é necessário fazer login no curso, mas pode ser com conta Google ou Facebook)
Grupo 5 (Gabriel, Denise, Nelson)
Seminário 3a
Teaching Ethics with Games (não é propriamente um curso, mas um conjunto de cinco vídeos sequenciais que discutem o tema geral. É interesssante, entre outros aspectos, para mostrar o uso de entrevista gravada em educação)
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Observação: os cursos abaixo são sugeridos, caso os alunos encontrem outros que sejam mais convenientes estudar, poderá haver mudança
Seminário 4a
Gamificação e RPG para educação - Ensinando com Jogos (curso na plataforma Udemy, infelizmente, só parte dele é acessível sem pagamento, mas o que tem já é interessante para ver, principalmente a estrutura)
Grupo 3 (Pâmela, Marcela, Heloiza e Beatriz)
Seminário 5a
Design and Development of Games for Learning (curso na plataforma EdX, requer cadastro) / Tendências e Novas Tecnologias para Aulas Virtuais do Ensino Primário e Secundário - K-12 (curso, em inglês, na plataforma Coursera, o módulo/semana três desse curso é sobre "Game-based Learning & Badges in Virtual Education")
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PROPOSTA: Na trilha dos jogos / educom.jogos...
Módulo 0 - Introdução
Módulo 1 - Grupo Stephanie, Lucas, Gabriel Guimarães, Simony.
História dos games - A geração Z e o aprendizado
Educação e jogos
Por que trabalhar com jogos na educação?
Módulo 2 - Pedro, Ana, Murilo e Nicole
Games reais da Atualidade - Outros exemplos/ Exemplos de uso reais
Aprender literatura do que os jovens têm jogado
Módulo 3 - Pamela, Marcela, Beatriz e Heloísa
Exemplos - Games analógicos para usar em sala
Módulo 4 - Denise, Gabriel, Nelson, etc.
Exemplos - Games digitais para usar em sala
Módulo 5 - Cláudio, João, Gracieli, Clara
Conclusão - Exemplos de uso reais
- Trabalho final: Proponha um jogo para usar em aula (Template de plano de aula)
- Projeto final: criação de um jogo (digital ou de tabuleiro)
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"Planejamento pedagógico para cursos EAD" (texto de Adriana Clementino, capítulo do livro Design Instrucional para para cursos on-line (organizado por Vani Moreira Kenski, São Paulo: Editora Senac SP, 2015).
- PRIMEIRA ETAPA: Estudo do contexto
- SEGUNDA ETAPA: Seleção e gestão das mídias
- TERCEIRA ETAPA: Definição dos objetivos do curso
- QUARTA ETAPA: Delimitação dos conteúdos
- QUINTA ETAPA: Elaboração das estratégias pedagógicas
- SEXTA ETAPA: Seleção dos instrumentos de avaliação de aprendizagem
- PRIMEIRA ETAPA: Estudo do contexto
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10ª Aula - 14 outubro - Discussão e avaliação das propostas de curso / Finalização do desenho do curso da turma
Recursos possíveis para o curso:
- Five Reasons to Use Games in the Classroom (texto - últil para pensar em razões para um professor fazer um curso de EAD sobre o tema)
- Cuando los profesores diseñan juegos - Recomendaciones para prácticas creativas de aprendizaje basado en juegos (manual para professores - apresenta também discussões sobre a validade da aproximação entre jogos e educação, além do tema específcio que poderá, talvez, ser conteúdo co curso)
- El juego como herramienta de aprendizaje - https://www.youtube.com/watch?v=TwVwbKF8Le0 (vídeo - interessante para ver um modelo de gravação com uma pessoa só, abordando determinado conteúdo de interesse, mas que, pelo uso de diferentes ângulos e pelo tamanho do vídeo, não é uma experiência massante)
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Capítulo, de Adriana Clementino, do livro Design Instrucional para Cursos On-line (São Paulo: SENAC SP, 2015), organizado por Vani M. Kenski.
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Capítulo do livro Design Instrucional, de Andrea Filatro (São Paulo: Pearson, 2008).
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Planilha com distribuição de: Módulos, Tema principal (do módulo); Subtemas; Objetivos específicos e Bibliografia
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TRABALHOS COLETIVOS EM GRUPO / ATENDIMENTOS
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RECESSO
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Encontro coletivo para discussão do trabalho
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Acertamos que o Módulo 1 dá um parâmetro de tamanho de produção dos demais módulos (exceto o 0).
Porém, cada módulo tem autonomia para experimentação na linguagem e forma (módulos são pensados como fase de um jogo, podendo ser diferentes).
Cada Módulo poderá prever mais de um a mídia, entretanto para efeito de produção e inserção no ambiente, fica estabelecido que cada grupo produção UMA mídia. (Se algum grupo produzir mais, OK, mas o obrigatório é uma.)
Os dados de acesso à plataforma foram informados em classe
O QUE ESSE MÓDULO TEM
Módulo 1
1 texto introdução ao Módulo
3 Textos introdutórios submódulos (300 caracteres)
2 textos 1 lauda e meia
2 vídeos 5 minutos
1 podcast 5 min.
2 atividades
1 recapitula/feedback
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TRABALHOS COLETIVOS EM GRUPO / ATENDIMENTOS
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TRABALHOS COLETIVOS EM GRUPO / ATENDIMENTOS
Roteiro básico de todos os grupos, para o pessoal do Módulo 0 trabalhar -