Programação
-
-
A disciplina traduz, em seu programa, a natureza teórico-prática. Nesse sentido, as aulas teóricas desenvolverão conteúdos voltados para epistemologia e a metodologia da pesquisa, a partir dos resultados das pesquisas acadêmicas sobre o campo, documentadas no banco de teses da CAPES e nos papers apresentados e defendidos nos congressos das sociedades científicas de Comunicação e Educação. O aluno deverá elaborar exercícios (protótipos) que permitam o domínio sobre todas as fases de uma pesquisa, de forma a garantir as condições mínimas para passar à fase da elaboração de seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
-
A Pesquisa em Comunicação
Leitura dos textos do livro Pesquisa em Comunicação: Metodologias e Práticas Acadêmicas. Claudia Peixoto de Moura e Maria Imamacolata Vassallo de Lopes. EDIPUCRS. 2016.
– Pesquisa em Comunicação: formulação de um modelo metodológico. Maria Immaculattta Vassallo de Lopes.
– Metodologia pedagógica e metodologia científica Texto 2 ”Aprender metodologia ensinando pesquisa: incidências mútuas entre metodologia pedagógica e metodologia científica.” José Luiz Braga. P.77-97
– O objeto e a pesquisa em comunicação: uma abordagem relacional. Vera Veiga França. P. 153-174
-
Definição de PROBLEMA/OBJETO/METODOLOGIA pesquisa para TCC
-
-
produção acadêmica sobre a Educomunicação no Brasil
De 1998 a 2011 (Profa. Dra. Rose Pinheiro) - Ciências da Comunicação ECA USPPanorama sobre pesquisas e práticas em educomunicação pela América Latina nas ultimas décadas do século XX.
Sistematizações sobre a epistemologia da educomunicação.
-
-
-
Exercício Individual
Encerramento prazo para Exercício Protótipo 2 : 05/06/2019
Exercício - Resumo Expandido do Pré Projeto (publicar no STOA- Tópico 8)
-
Normalização de trabalhos acadêmicos (referências e citações).
Enviar Projeto de Pesquisa até 26/06/2019, publicando-o neste tópico.
Preencher Ficha de inscrição de Orientação do TCC disponível neste tópico, até 26/06/2019.
Revisão dos itens que constituem o Projeto de Pesquisa.