Themis

THEMIS é a deusa grega que mantém as leis divinas, a ordem da natureza  e a moralidade. A divindade reúne o espírito de DIKE, na mão esquerda, ao segurar uma balança em posição bem visível, que representa a justiça, a moralidade e as leis, e o espírito de NEMESIS, na mão direita com uma espada de maneira coercitiva, representando a punição, a vingança, a indignação e o fato. THEMIS pisa na cabeça de uma serpente, que é a representação da dominação do conhecimento, das paixões e dos impulsos humanos.



Asclepio

ASCLÉPIO é o deus da "arte da cura". Filho de Apollo, Asclépio foi ensinado pelo centáuro Quirón. A serpente envolve o Caduceu.

Esta disciplina pretende resgatar este simbolismo, usando estas representações mitológicas, para compreender a "epidemia de judicialização da saúde ", com o propósito de criar a segurança social, profissional, científica e jurídica, para o exercício da arte da cura. Confira.


ATHENA FAVOUR: ASKLEPIOS

LOCALE: Unknown (Greece) 

Pseudo-Apollodorus, Bibliotheca 3. 10. 3 (trans. Frazer) (Greek mythographer C2nd A.D.) :

"And [Asklepios] having become a surgeon, and carried the art to a great pitch, he not only prevented some from dying, but even raised up the dead; for he had received from Athena the blood that flowed from the veins of the Gorgon, and while he used the blood that flowed from the veins on the left side for the bane of mankind, he used the blood that flowed from the right side for salvation, and by that means he raised the dead."

http://www.theoi.com/Olympios/AthenaFavour.html#Asklepios



Arte da cura
Para a mitologia grega, Asclépio era o deus da "arte da cura" e Hipócrates de Kós foi seu seguidor mais eminente, com quem compartilhou os segredos do ofício. As epidemias na Antiguidade dizimaram populações e legiões de imigrantes buscam lugares melhores para viver. A obra de Hipócrates foi perpetuada pela História.


Arte da cura
Hipócrates tinha influência política, pois era cuidador da sociedade grega. Com a formação dos Estados-nação, o governante foi incumbido de arrecadar impostos para retribuí-los na forma de prestação de serviços à população. Surgiram as Universidades e a regulamentação das profissões, para capacitar pessoas e fiscalizar o exercício profissional. A obrigação estatal depende de insumos e de infraestruturas, para a prestação de serviços de saúde. À medida que o conhecimento científico se desenvolve, tecnologias vão surgindo e aperfeiçoando a prática da "arte da cura". O setor Saúde se tornou num grande complexo de negócios, cuja atividade demanda regulamentação, e de políticas públicas, que dependem de recursos para efetivarem seus resultados.

Pesquisa em Saúde
A vida, a morte e as doenças eram mistérios a serem desvendados. Antes de Hipócrates, as doenças eram explicadas pela magia e pelo xamanismo; depois dele, a observação da natureza orientou a busca pelo conhecimento. A humanidade, em sua afinidade pelo conhecimento (filo-sofia), desenvolveu técnicas e métodos, para realizar a construção do que chamamos de Ciência, hoje. Na área da saúde, a influência do positivismo é marcante e possibilitou atingir o estágio de evolução intelectual e tecnológico atual. O conhecimento científico não é absoluto, mas é inacabado e fragmentado. A era do conhecimento absoluto terminou, há séculos, e atualmente existe a valorização da interpretação da observação.

Governança
Themis era a deusa grega da justiça e guardiã das leis do Universo, cujo dever era cumprido com coação ou pela coerção. A divindade mantinha a sociedade em equilíbrio. O Direito tem esta atribuição e deve acompanhar a evolução do conhecimento e da sociedade. O fenômeno conhecido como judicialização da saúde representa a deus mitológica atuando na área da saúde, buscando solucionar conflitos e pacificando a sociedade, mediante a ação do Poder judiciário.

Solução de Conflitos
Pallas Athena era uma das formas de Themis, que atuava com sabedoria ao invés da coação/coerção, alternativamente. A figura Pallas Athena representa a solução de conflitos sem o uso da força do Estado-juiz, valendo-se do consenso entre as parte beligerantes. Atualmente, com os tribunais assoberbados, os métodos pacíficos de solução de conflitos representam um caminho extrajudicial rápido e menos oneroso.
Última atualização: terça-feira, 4 jul. 2017, 23:43