Programação
INTRODUÇÃO GERAL À DISCIPLINA DE ONCOLOGIA CLÍNICA
BREVE HISTÓRICO:
O câncer, apesar de ser recente sua ampla e difundida discussão e, mais recente ainda, a existência de uma disciplina dentro dos cursos Médicos para ensino desta enfermidade sob a óptica do especialista (oncologista), existem relatos do estudo desta doença por Hipócrates (460-370 a.C). Nesta época foi, por meio da observação clínica da disseminação e crescimento das tumorações que surge a denominação: CÂNCER, lembrando as "patas de um caranguejo", sendo chamada de "karkinoma" (denominação para caranguejo em grego).
Entretanto a primeira descrição médica do câncer de que se tem conhecimento data de 2500 a.C, atribuída ao sacerdote egípcio Imhotep, que identificou uma "massa protuberante na mama" a qual foi cauterizada com fogo.
Posteriormente Galeno (130-200 d.C) considerou o aumento da bílis negra como responsável pelo aparecimento do câncer de pele, conhecido como melanoma.
Já no século XVIII começam a estudar associações entre o câncer da bolsa escrotal mais frequente em "limpadores de chaminé". Por volta do século XIX Virchow ( médico alemão a quem é atribuído o início da patologia celular) caracterizou que os tumores tinham características especificas. Neste mesmo século com a melhora da assepsia e com o desenvolvimento da anestesia, houve importantes avanços na cirurgia como opção de tratamento.
No final do século XIX, o casal Marie e Pierre Curie descobriram a radiação, que posteriormente foi incorporada como um dos pilares importantes para o controle local do câncer.
Na segunda metade do século XX houve a introdução dos tratamentos sistêmicos com a quimioterapia e a hormonioterapia evoluindo na atualizada para uma "medicina personalizada", com grande aplicação da biologia molecular e imunoterapia.
SOBRE A DISCIPLINA DA ONCOLOGIA CLINICA:
O aumento da incidência do câncer mundialmente justifica a postura de alguns escolas médicas a introduzirem o estudo desta doença na grade de formação geral do profissional medico.
O conteúdo a ser ministrado vem sendo amplamente discutido nas Sociedades Americana e Europeia de Oncologia e dentre os modelos apresentados um dos mais detalhados tem sido o adotado pelo grupo Australiano, CANCER COUNCIL AUSTRALIA, modelo este que utilizamos em parte para estruturar o conteúdo. desta disciplina.
Segundo dados do Reino Unido, aproximadamente 60% das emergências oncológicas ocorrem em pessoas que ainda NÃO FORAM DIAGNOSTICADAS com o CÂNCER; sendo fundamental o preparo do profissional de saúde para a realização deste diagnostico o mais precoce possivel.
Outro dado bastante relevante é que 24% dos casos novos de CÂNCER do Reino Unido tem como 1a manifestação da doença UMA URGÊNCIA ONCOLÓGICA.
NESTE CENÁRIO, MAIS DO QUE UM DIFERENCIAL, É UMA NECESSIDADE PARA A BOA FORMAÇÃO MEDICA O APRENDIZADO DO MANEJO DO PACIENTE ONCOLÓGICO PELO NÃO ESPECIALISTA PARA O EXERCÍCIO DE UMA MEDICINA DE QUALIDADE!!!ROTEIRO DE ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES DA DISCIPLINA
Neste tópico estão anexos tanto o Roteiro de Atividades quanto o arquivo contendo as Orientações sobre a Disciplina. Ambos serão entregues impressos no 1º dia de aula, entretanto também estão disponíveis caso tenham alguma dúvida.
CÂNCER PRINCÍPIOS GERAIS
Neste modulo devem ser assimilados os conhecimentos frente ao impacto do aumento da incidência, prevalência e em países ainda em desenvolvimento no segmento da saúde como o Brasil, também um aumento da mortalidade de pacientes com câncer. É importante como médico generalista saber fazer orientações básicas quanto algumas medidas preventivas e outras voltadas para o diagnóstico precoce para a população em geral, como medidas educacionais em saúde.
Finalmente neste modulo, dentre algumas das particularidades desta doença estão: a importância de um diagnóstico histopatológico, o estadiamento da doença; sem o qual não e possível planejar de forma adequada o tratamento oncológico e poder discutir com o paciente e familiares sobre prognóstico.
O conteúdo envolverá:
1- Câncer: epidemiologia atual e suas implicações no planejamento de saúdee.
2- Prevenção, rastreamento e risco familiar.
3- Diagnóstico, estadio e avaliação de resposta ao tratamento.
Seguem anexos os textos para estudo e a aula didatica dada em classe para orientar os topicos importantes do tema.