Programação
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O Sistema Nervoso é a mais complexa e fascinante estrutura dos seres vivos. É através dele que interpretamos e interagimos com tudo o que se passa no mundo ao nosso redor e é este Sistema que controla todas as funções do nosso corpo, como andar, falar, respirar, enxergar e escutar. É também por meio dele que somos capazes de aprender e construir nossas memórias, elaborar nossos pensamentos, expressar emoções e comportamentos. Nesse curso abordaremos os princípios fundamentais de funcionamento do Sistema Nervoso e como ele controla a atividade de diferentes órgãos e sistemas. Vamos explorar os mecanismos celulares e moleculares associados a cada uma de suas funções e esperamos que, no final do curso, o aluno tenha uma visão integrada dos diferentes elementos que o compõem. Essa disciplina representa um passo inicial dentro da Neurociência e pretende que o aluno desenvolva uma visão crítica dos mecanismos de ação do Sistema Nervoso para que, no futuro, ele possa reconhecer e interpretar as diversas doenças associados ao seu funcionamento anormal.
Sejam bem-vindos!!!
Prof. Guilherme Lucas
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Antes da aula, reveja os conceitos de Sinapse química e elétrica, Potencial de ação, Potencial pós-sináptico excitatório, Potencial pós-sináptico inibitório e Neurotransmissores. Alguns vídeos foram anexados para você relembrar alguns dos mecanismos sinápticos fundamentais.
Esses tópicos também podem ser encontrados nos capítulos 5 (Transmissão sináptica) e 6 do livro 'Neurociências' de Purves e colaboradores (2005) ou nos capítulos 5 (Transmissão sináptica) e 6 (Sistemas de Neurotransmissores) do livro 'Neurociências: desvendando o sistema nervoso' de Bear e colaboradores (2002).
Tente assistir o vídeo (5 min.) anexado aqui sobre 'Plasticidade neural'. Esse vídeo iniciará uma de nossas discussões sobre a capacidade do Sistema Nervoso se modificar (ou se adaptar) dependendo do estímulo que ele recebe.
Objetivo da aula: até aqui você tem aprendido a identificar as diferentes estruturas que compõem o Sistema Nervoso (SN) e como podemos dividi-lo por critérios anatômicos. Nessa aula vamos olhar para o SN de uma forma diferente. Vamos discutir os mecanismos que permitem o SN (1) interpretar o que se passa no meio ambiente, (2) reconhecer e controlar o se passa no meio interno e (3) processar as nossas diferentes funções cognitivas (aprendizado, memória, atenção, escolhas, linguagem, etc.). Um segundo objetivo dessa aula é entender como as complexas ações do Sistema Nervoso ocorrem, essencialmente, a partir de um único fenômeno bioelétrico na membrana celular, o Potencial de Ação.
Perguntas para serem respondidas no final da aula:
1) Como poderíamos conciliar a divisão anatômica com a divisão funcional do Sistema Nervoso?
2) Se os neurônios utilizam uma mesma linguagem para se comunicar (Potencial de ação), que características desse Sistema permitem que ele exerça tantas e tão distintas funções simultaneamente?
3) De que maneiras o Sistema Nervoso se comunica com outros sistemas?
4) Quando avaliamos uma disfunção do Sistema Nervoso, que características devemos investigar nos mecanismos de funcionamento dos elementos que compõem esse sistema?
5) Um desafio para você!!! O seu paciente se queixa de dificuldade para se locomover, diminuição dos reflexos, perda de orientação visual, dificuldade de aprender e memorizar e dorme mal (acorda várias vezes durante a noite). Tente explicar esse quadro através dos conceitos básicos de comunicação neural vistos nessa aula.
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Antes da aula, reveja os mecanismos de ação dos receptores que se ligam à Proteína G. Esse tópico foi abordado nas disciplinas Bioquímica e Biologia Celular.
Esse assunto pode ser revisto no capítulo 6 (Sistemas de Neurotransmissores) do livro 'Neurociências: desvendando o Sistema Nervoso' de Bear e colaboradores (pag. 157 - ítem 'Receptores acoplados a proteína G e seus efetores') ou capítulo 8 do livro 'Neurociências' de Purves e colaboradores (2005).
Tente assistir os vídeos sugeridos aqui. Eles podem ajudar você a entender, de forma dinâmica, os mecanismos de ação desse tipo de receptores. Vale a pena conferir!!
Objetivo da aula: Discutimos na aula anterior que os neurônios se comunicam através de uma única linguagem: o Potencial de Ação. Então nessa aula vamos discutir como as diferentes formas de energia (mecânica, química, térmica, luminosa, etc.) geradas, tanto no meio ambiente, quanto no meio interno, são transformadas em Potencial de Ação, permitindo que o Sistema Nervoso possa reconhecê-la e interpretá-la.
Perguntas para serem respondidas no final da aula:
1) Quais são as modalidade e sub-modalidades sensoriais do Sistema Nervoso Somático e Visceral?
2) Identifique os diferentes grupos de receptores de acordo com suas funções.
3) Quais as consequências funcionais quando mudamos a amplitude e o tempo de duração de um estímulo aplicado num receptor periférico? Como o Sistema Nervoso interpreta mudanças nestes dois parâmetros?
4) Quais são os principais mecanismos celulares de transdução de um estímulo?
5) Um desafio para você!!: Muitas patologias do Sistema Nervoso ocorrem por uma falha na transdução. Tente identificar algumas dessas doenças e os mecanismos associados a elas.
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Antes da aula, reveja os conceitos de nociceptor, os grupos celulares e os mecanismos de controle da transmissão nociceptiva no corno dorsal da medula espinal, as vias ascendentes e descendentes de transmissão da dor, os principais neurotransmissores (e receptores) envolvidos nesse processo e os mecanismos endógenos de analgesia.
Você poderá também rever esse assunto nas pags. 408-418 do livro 'Neurociências: desvendando o SN' ou o capítulo 10 do livro 'Neurociências' do Purves.
Alguns vídeos sobre o assunto foram anexados. Vale a pena conferir!!
Objetivo da aula: nessa aula veremos que a dor pode deixar de ser um fenômeno fisiológico e se tornar uma patologia do Sistema Nervoso. Veremos que, na verdade, existem diferentes tipos de dor. O objetivo da aula é mostrar os mecanismos associados à nossas dores e ressaltar a importância de conhecê-los para escolher o melhor tratamento. Iremos discutir três fenômenos associados à dor persistente: (1) sensibilização de nociceptores periféricos e centrais; (2) ação das células da glia na manutenção da dor crônica e (3) potenciação sináptica de longa duração como um possível mecanismo associado à dor patológica. Essa aula também irá introduzi-lo em um conceito fantástico e muito importante em Neurociência: a plasticidade neural.
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Controle supra-espinal da motricidade: regulação da postura e dos movimentos pelos Núcleos da Base, Cerebelo e Cérebro
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